Este trabalho ele apresenta uma preeminência de abordado estatística para analisadas da qualidade dos níveis de tensão em sistemas de distribuir de energia elétrica sediada nos princípios sentei confortavelmente; assinado pela dissolver n.º 505/2001 da agência Nacional de energia Elétrica - ANEEL, à o que todas concessionárias de distribuir de energia dá país estão submetidas. O artigo faz considerar sobre qualidade na entregue de energético elétrica, os procedimento vigentes para o direção da qualidade dos níveis de tensão e evidencia der possibilidade de uso de o conceito do ao controle estatístico dá processo e de índices de capacidade e desempenho como elementos alternativos de informação e predição. Um pesquisar de circunstâncias em dois circuitos de distribuir de baixo tensão é analisadas de formato comparativa, usando-se primeiro os procedimentos e critérios estabelecidos dar ANEEL e, em seguida, a abordado proposta por autores. O artigo finaliza alcançar uma analisado das potenciais contribuir do procedimento estatístico proposto ~ por procedimentos vigentes.

Você está assistindo: 110 volts é igual a 127 volts

Distribuição de estar engajado em elétrica; controle do faz de tensão; Qualidade; direção estatístico são de processo; Autocorrelação


This paper proposes der statistical strategy to analyze a quality that voltage levels in electrical Power circulation systems, based on ns principles created by ANEEL Resolution 505/2001, under which tudo de utility power circulation of a country ser estar subjected. The paper presents considerations on top quality in electrical energy distribution, present procedures para quality ao controle of voltage levels and suggests ns possibility of utilizing statistical process control concepts and levels that ability and performance as proof of alternate information and prediction. A case study in two circuits of low voltage circulation systems is analyzed comparatively, using primarily ns procedures and criteria established by ANEEL, e then the approach suggest by the authors. Ns article concludes by analyzing ns potential contribute of a statistical procedures proposed.

Electric energy distribution; stress and anxiety level control; Quality; Statistical procedure control; Autocorrelation


Análise estatístico da qualidades de níveis de voltagem em sistema de entregue de energia elétrica

Statistical analysis of a quality of stress and anxiety levels in electric energy circulation systems

Guilherme luís Roehe VaccaroI,* * UNISINOS, elas Leopoldo, RS, brasil ; Jonatas campos MartinsII; Thiago Morais MenezesIII

Iguilhermev
unisinos.br, UNISINOS, brasil

IIjonatascm
gmail.com, UNISINOS, brasil

IIIthiagomoraismenezes
gmail.com, UNISINOS, Brasil

RESUMO

Este trabalho é um presente uma prioridade de apelo estatística para análise da qualidade dos níveis de tensão em sistemas de entregue de energético elétrica sediada nos princípios estabeleça-se pela resolução n.º 505/2001 da caverna Nacional de estar engajado em Elétrica – ANEEL, à qual todas concessionárias de entregue de energia a partir de país estão submetidas. O artigo faz considerações sobre qualidade na distribuir de energia elétrica, os procedimento vigentes porque o o controle da qualidade são de níveis de voltagem e evidencia naquela possibilidade de usar de o conceito do ao controle estatístico são de processo e de índice de capacidade e desempenho gostar elementos alternativos de informação e predição. Um aprender de situação em dois circuitos de dispensados de baixo tensão é análise de forma comparativa, usando-se primeiramente os procedimentos e padrão estabelecidos pela ANEEL e, em seguida, a apelo proposta igual autores. O artigo finaliza com uma analisadas das potenciais contribuir do procedimento estatística proposto aos procedimentos vigentes.

Palavras-chave: distribuição de energético elétrica. Direção do grau de tensão. Qualidade. Ao controle estatístico são de processo. Autocorrelação.

ABSTRACT

This record proposes der statistical method to analyze the quality of voltage levels in electrical Power distribution systems, based on ns principles created by ANEEL Resolution 505/2001, under which tudo de utility power circulation of ns country ~ ~ subjected. Ns paper presents considerations on quality in power distribution, present procedures para quality control of voltage levels e suggests the possibility of using statistical process direção concepts e levels that ability and performance as evidence of alternate information e prediction. Der case pesquisar in dois circuits of short voltage distribution systems is analyzed comparatively, utilizing primarily a procedures e criteria developed by ANEEL, e then a approach propose by a authors. The article concludes through analyzing the potential contributions of a statistical steps proposed.

Keywords: electrical energy distribution. Tension level control. Quality. Statistical procedure control. Autocorrelation.

1. Introdução

A energia denominações um componente essencial a partir de desenvolvimento socioeconômico e do crescente econômico (GOLDEMBERG, 1998). Hoje em dia, der evolução, o crescimento e o em desenvolvimento de um país podem ser direto relacionados à disponibilidade energética. Naquela disponibilidade de energético implica transformações o que se revertem em melhorar nas dimensões econômicas, sociais, ambiente e institucionais do desenvolvimento da o negócio nacional (SCHAEFFER et al., 2003). Desde o descobrir da energético elétrica e sua longe utilização durante final dá século XIX, o homem vem se tornando por vez adicionando dependente entre eles insumo (ITO, 2003). No decorrer Brasil, as iniciativas governamentais no setor de energético elétrica passou a ser fundamentais para o desenvolve da disponibilidade desse insumo, alcançar a viabilização do surgimento das a empresa de eletricidade, construção de mills elétricas e criacionismo de vísceras públicos vinculados ao setor energético, com fins de plano e regulamentação.

Segundo ministérios modelo brasileiro de concessões e comercialização de energia, as empresas dividem-se em três segmentos: geração, transferir e distribuição. As eu comecei de distribuição prestam serviço em área específicas, denominadas gamas de concessão, tendo der missão de conheça às comunidade residenciais, propaganda e indústria quanto aos fornecimento de estar engajado em elétrica. Para participar da dispensados de energia, together empresas devem concorrer em processos licitatórios abertos, conforme a lei vigente (BRASIL, 2008). Como ajudando do processo licitatório, um contrato ser adequado de distribuição de energético elétrica denominações firmado entrou a empresa distribuidor vencedora na referida gamas de concessão e emprego governo, pela meio de dele representante, der ANEEL – caverna Nacional de estar engajado em Elétrica.

Os contratos de concessão definem padrões para der manutenção da qualidades e dá aprimoramento a partir de serviços prestados pelas concessionárias de estar engajado em elétrica, fornecendo como referência parâmetros para der distribuição de energia e de participação a prazos ao realização ns atividades, excluir índices de doação e frequência de forneceu (BRASIL, 2008). Esses parâmetros particulares estão associados à regulamentação oficial dá setor e dela atualizações, no todo o cerca de de concessão. Entre esses parâmetros encontra-se naquela especificação técnica são de nível de voltagem fornecido ao os consumidores, ministérios qual é aliviado de atendimento das especificações técnica de funky de equipamentos elétricos e eletrônicos.

Dada seus importância, naquela regulação da qualidade da energia elétrica é foco de capturar da ANEEL. Um dos principais documentos regulatórios para ministérios setor de dispensados de energético elétrica denominada a dissolução n.º 505 da ANEEL, de 26 de novembro de 2001 (R505/2001), a qual estabelece as disposições relativas à conformidade a partir de níveis de tensão de energia elétrica em caminho permanente e especifica naquela metodologia para medimos de gradual de voltagem (BRASIL, 2001). Segundo a metodologia estabelecida, a obrigado requer instalação em sensores e pessoal, muitas vezes considerados elevados a partir de concessionárias, a partir de ponto de vejo de dele custo. No entanto, segundo Jannuzi (2007), é fundamental respeitar o para a direita de recebimento de estar engajado em elétrica com qualidade compatível com os requisitos de utilização (em consonância alcançar os limites adequados dos indicadores fixados em dissolução específica da ANEEL), boa como definição a compensado efetiva e automática pela tensão inadequada naquela unidades consumidoras faturadas alcançar a mesmo tarifa de energia elétrica.

Em efetua do definição de papel apresentado, este artigo tem como objetivo argumentativo a usar de uma apelo estatística alternativa baseada em conceitos do ao controle estatístico de processo (MONTGOMERY, 2004; LIN; CHOU, 2004) para analisado da qualidade dá nível de tensão de energético elétrica em modo permanente. Metodologicamente, isso pode ser descrito como um aprender quantitativo alcançar características de estude de circunstancias exploratório (YIN, 2005; GIL, 1996). O artigo ele apresenta uma análise quantitativa dos níveis de voltagem elétrica de dois circuitos de distribuição. A apelo proposta denominada comparada ao procedimento estabelecido pela ANEEL, conforme a dissolvendo n.º 505/2001, no que tange à forma de curar dos dados.

O restante do artigo está estruturado em: considerações sobre doação da distribuir de estar engajado em elétrica e policiamento de ao controle de nível de tensão; referencial teórico sobre controle estatístico do processo e índices de capacidade e desempenho a partir de processo; metodologia; analisado do estudo, implicação e constatações; conclusão e sugestões. Como resultado, espera-se contribuir para a qualificação do serviço prestado por concessionárias de energia, focalizando ministérios potencial de paliação de preço de apreciação dos nível de tensão sem redução são de padrões de qualidades estabelecidos.

2. Qualidade da dispensados de energético elétrica

A qualidade do serviço prestado através da empresas dá setor elétrico de dispensados de energético pode ser valor nos seguintes aspectos: a contínuo do fornecimento; naquela qualidade do atendimento ao consumidor; e der qualidade são de produto estar engajado em elétrica (BELISÁRIO; BAHIENSE; OLIVEIRA, 2003). Esses aspecto são névoa básicos ao a definição dos diversos critérios de localização e ordenar das subestações; a localização das equipes de serviços; os critérios de escolha no materiais e equipar de controle e proteção; a regulação de tensão; e a definições da rede de distribuição.

Segundo Paniago (2006), por um são de três lado é portanto entendido: a continuidade do fornecimento corresponde a à disponibilidade da energético elétrica vir consumidor e é caracterizada através dois parâmetros – período e frequência das interrupções; der qualidade a partir de atendimento consiste em a relação propaganda existente adentraram a concessionária e o consumidor, considerando-se naquela cortesia, ministérios tempo de participação às inquéritos serviços, o degrés de presteza, emprego respeito aos direitos a partir de consumidor, entre outros; naquela qualidade a partir de produto isto é relacionada abranger os fenômenos conectado com à formato de aceno de tensão, tais gostar flutuações de tensão, distorções harmônicas, mudança momentâneas de tensão, entre outros.

Segundo der ANEEL (BRASIL, 2008), os parâmetros que apresentou a qualidade da energético elétrica fornecida, tanto em regime permanente gostar de transitório, são:

tensão em regime permanente: voltagem no estado estacionário, para naquela qual são estabeleça-se os limites adequados, precários e críticos, os indicadores de qualidade, os critério de medir e registro, os prazos para regularização e de compensação ao consumidor, circunstancias os limite para emprego atendimento adequado não ser estar obedecidos;

fator de potência: der razão entre a estar engajado em elétrica ativa e a raiz quadrada da soma são de quadrados a partir de energias elétrica ativa e reativa, consumidas num mesmo período de tempo, sendo naquela energia elétrica reativa naquela que círculo continuamente entrada os diversos campo elétricos e magnéticos de um sistemas de corrente alternada, ou por efeito de chaveamento, sem makeover trabalho, expressa através quilovolt-ampére-reativo-hora (kVArh);

Distorções harmônicas: fenômeno associados alcançar deformações nas formas de onda a partir de tensões e correntes em ligação à maré senoidal da frequência fundamental;

desequilíbrio de tensão: o fenômeno combinar a alterações a partir de padrões trifásicos são de sistema de distribuição;

Flutuação de tensão: ns variação aleatória, repetitiva alternativamente esporádica do valioso eficaz da tensão; e

variante de voltagem de baixo duração: desvios significativo no valioso eficaz da tensão em baixo intervalos de tempo.

Segundo Jannuzi (2007), fundamentalmente, der qualidade da estar engajado em elétrica está viver relacionada à doação da tensão. Segundo emprego autor, nos sistemas elétricos pode-se ao controle somente naquela tensão, não sendo possível exercício qualquer controle sobre a cadeia elétrica alcançar vistas a melhorar a qualidades da estar engajado em elétrica. Assim, a perda na qualidades da energético elétrica excluir qualquer anomalia na forma de onda da tensão elétrica, na corrente alternativamente na frequência eu imploro seu perdão resulte em falha ou operação inadequada de um acessórios elétrico. Do ponto de vista são de consumidor, é possível definir qualidade da estar engajado em elétrica como sendo o recebimento de estar engajado em elétrica alcançar regime de voltagem em conformidade com parâmetros estabeleça-se em regulamentação específica do órgão regulador e compatível alcançar os requisitos técnicos necessários à operação adequada do papel eletroeletrônico, de forma naquela garantir a vida útil dá mesmo, segundo especificações habilidade de fabricantes idôneos (JANNUZI, 2007).

2.1. Contrato arrendado e nível de tensão de distribuição

As redes de distribuição de energético elétrica no brasil possuem características que preciso ser mencionadas a acabando de promoção a compreendo do leitor quanto ~ por presente trabalho. Emprego contrato arrendado é o instrumento que objeto os direitos e together obrigações da concessionária encarregada da prestação de um serviço público. Entre outras cláusulas essenciais que devem constar num acordo de concessão, a agir nº 8987, de 1995, impõe em seu inciso III, art. 23, a cobrar do instalação de caminho precisos para medir da qualidade dá serviço prestado. Aqueles meios elas os critérios, os indicadores, as fórmulas e os parâmetros alcançar base nos quais será estimado a qualidade dá serviço (BRASIL, 2009; BLANCHET, 1999).

Conforme Méffe et al. (2002), as redes de distribuição do país são dividir em médio e baixa tensão. As rede de médio tensão apresentam, em deles maioria, tensões entrou 13,8 kV e 34,5 kV, aproveitar configurações radiais. São rede trifásicas no tronco, pode ser ter ramais bifásicos e monofásicos (este último baixo utilizado em gamas rurais). Seu longs varia a partir de dezenas até ~ centenas de quilômetros. Tais rede alimentam transformadores de distribuição, quem objetivo é reduzir a voltagem para níveis de 220 V entrou fases e 127 V entre fase e neutro. Por transformador de distribuição alimentação uma rede de baixo tensão, composta por um cabo neutro e um ou adicionando cabos de estágio (até 3 fases), cujo longs varia desde papel dezenas até ~ centenas de metros.

Ver mais: Antes Tarde Do Que Nunca Significado, Oque Significa O Ditado Antes Tarde Do Que Nunca

Das rede de baixo tensão começar ramais de serviço até o ponto de entrega vir consumidores de baixo tensão. Esse apontar de entrega, individual através consumidor, denominada o dotes em que o grau de tensão ele deve ter ser medido, muitos em situação de reclamação por parte do cliente sobre as condições de forneceu quanto para comparecimento do programa publicação periódica de medições realizado pela concessionária de dispensados de energia elétrica (de acordo abranger as diretivas dado pelo instituições regulador). Os gradual de tensão efetivamente medidos (Tensão de compreensão de leitura – TL) são comparados vir limites de voltagem exigidos ao garantir naquela qualidade do fornecimento quanto é este à conformidade de tensão. Aqueles limites são baseados nos valor de Tensão no nome de (TN), conforme é um presente o retirou 1.