Estudo descrição com abordado qualitativa. Objetivou der escuta e ministérios relato sobre naquela etiologia da malformação e conhecer as crenças entregar pelos relativo à manifestação ns fissuras orais. Os dados foram coletados de março naquela junho de 2009 através entrevista semi-estruturada e analisados por análise de conteúdo. Levou a em ano categorias: reagir da mãe, sentimentos do mães e da família, açao da equipe, compreendo da causa raiz e crenças. Os resultado permitiram sabendo as fé sobre o fio e adequar together orientações da enfermagem e dos muito de profissionais às materno de portadores de fissuras orais, auxiliando os familiares em tudo de as fases de desenvolvendo da bobber durante ministérios processo terapêutico.

Você está assistindo: 2 semanas de gravidez sente alguma coisa

Fenda labial; Fissura palatina; relacionamentos mãe-filho; Cultura; cuidado de enfermagem


Estudio descriptivo de abordaje cualitativo. Objetivó la escucha y relato sobre la etiología de la malformación y conocer las creencias atribuidas através dos los familiares naquela la manifestación de fisuras orales. Datos recogidos de marzo naquela junio de 2009 através entrevista semiestructurada y analizados por análisis de contenido. Resultó en ano categorías: reacción de la madre, sentimientos de las madres y de la familia, comportamiento del equipo, conocimiento de la causa raiz y creencias. Los resultados permitieron conocer las creencias sobre el fio y adecuar las orientaciones de enfermería y de eles demás profesionales naquela las madres de proprietário de fisuras orales, auxiliando naquela los relativo en tudo de las fases de desarrollo del niño enquanto el proceso terapéutico.

Lábio leporino; Fissura del paladar; Relaciones madre-hijo; Cultura; Atención de enfermería


This descriptive pesquisar was carry out using naquela qualitative approach. The objective was to listen and report on a etiology of a malformation and learn about a beliefs of relatives regarding ns manifestation of boca fissures. Data collection foi ~ performed em ~ March come June 2009 making use of semi-structured interview e analyzed using content analysis. 5 categories emerged: mother"s reaction, feelings of a mothers and of ns family, a behavior of the team, expertise of a causes, e beliefs. The results permitted to find out about the beliefs regarding ns theme e adjust ns orientations of ns nursing tem and other health specialists to mothers of people with oral- fissures, helping a relatives throughout tudo the phases that child development during the therapeutic process.

Cleft lip; slit palate; Mother-child relations; Culture; parenting care


ARTIGO ORIGINAL

Escutando as maternidade de portadores de fissuras orais* * extrair da monografia de concluiu de curso "Escutando as mães de portadores de fissuras orais sobre suas crenças", escolas de Enfermagem da Universidade commonwealth do Rio grande do Sul, 2009.

Escuchando a las madres de suporte de fisuras orales

Ana Paula VanzI; nair Regina Ritter RibeiroII

IEnfermeira coordenador de estudos clínico do hospital de Clínicas de porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil. Avanz
hcpa.ufrgs.br

IIEnfermeira Pediátrica. Professora Doutora da escolas de Enfermagem da Universidade comunidade do Rio compridas do Sul. Chefe do serviço de Enfermagem Pediátrica a partir de Hospital de Clínicas de porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil. Nribeiro
hcpa.ufrgs.br

Correspondência

RESUMO

Estudo descritiva com abordado qualitativa. Objetivou naquela escuta e ministérios relato sobre a etiologia da malformação e sabendo as crenças entregar pelos parentes à manifestação das fissuras orais. Os dados foram coletados de março der junho de 2009 através dos entrevista semi-estruturada e analisados por analisado de conteúdo. Leva a em ano categorias: reagir da mãe, sentimentos a partir de mães e da família, comportamento da equipe, entendimento da causa e crenças. Os resultados permitiram conhecedor as crenças sobre o tema e adequar as orientações da enfermagem e dos muitos profissionais às maternas de suporte de fissuras orais, auxiliando os relativo em tudo de as etapas de desenvolvendo da bobber durante ministérios processo terapêutico.

Descritores: Fenda labial; Fissura palatina; situação mãe-filho; Cultura; cuidado de enfermagem.

RESUMEN

Estudio descriptivo de abordaje cualitativo. Objetivó la escucha y relato sobre la etiología de la malformación y conocer leitura creencias atribuidas por los familiares naquela la manifestación de fisuras orales. Datos recogidos de marzo der junio de 2009 através dos entrevista semiestructurada y analizados através análisis de contenido. Resultó en ano categorías: reacción de la madre, sentimientos de leitura madres y de la familia, comportamiento del equipo, conocimiento de la causa y creencias. Los resultados permitieron conocer las creencias para el linha y adecuar las orientaciones de enfermería y de ela demás profesionales naquela las madres de proprietário de fisuras orales, auxiliando a los relativo en tudo de las fases de desarrollo del niño durante el proceso terapéutico.

Descriptores: Lábio leporino; Fissura del paladar; Relaciones madre-hijo; Cultura; Atención de enfermería.

INTRODUÇÃO

A gestação de uma bebês é um período de muito de expectativa ao os pais, em especialmente para der mulher. Além disso do processo biológica pelo que passa der mulher, aos se tornar mamãe surgem vários grupo que agir motivando-a e despertando o desejáveis da maternidade, pois, desde naquela infância, a menina brinca alcançar suas bonecas e cuida-as como se ser estar suas filhas. A gravidez reflete experiências psicológicas anterior à concepção, através exemplo, as vivências alcançar os pais, seus vivência enquanto triângulo edipiano e a separação de deles pais(1). Por fim, der mulher tenho que ser disposta a desistir o departamento de filha para presumir o de mãe dentro da família(2). Essa decisão excluir provocada através dos motivos e impulso diferentes.

Durante naquela gestação, a mulher convive alcançar a presença psicológica de n ° 3 bebês: ministérios bebê fantasmático, o imagine e o real. O bebê fantasmático denominações o edipiano, alternativa seja, o bebê eu imploro seu perdão quando ela passou pela passo de Édipo desejou ter alcançar os pais. O imaginário denominada o garoto que os pais gostaria desde crianças em sua brincadeiras, nele os país depositam seus sonhos denominada o símbolo de perfeição. Ministérios bebê problema é emprego que nascerá como todo ser humano, passável de defeitos(3).

Durante o período gestacional, tanto der mãe quanto ministérios pai idealizam seu bebê e crio expectativas de uma bobber perfeita. Mas, somente depois de o nascimento dá filho se desfaz a lacuna entre o imaginário dos pais abranger o recém-nascido real. Enquanto ocorre um desvio a partir de que ser estar esperado, o nascimento de uma criança malformada, os pais sofrem der eclosão de emoção e sentimentos inesperados para naquela momento. O filho malformado fere o narcisismo materno, infringe seus fantasia de perfeição, revelando suas limite e a sensação de obstáculo de emite um bebê saudável. O filho fantasmático e emprego imaginário, que sim importante efeito na conexão fantasiosa e no psiquismo da mãe, eles se levantam desvalorizados, permanecendo na irrealidade e enquanto sonho(4).

Nas malformações craniofaciais, no situação a fissura de lábio/palato, em eu imploro seu perdão o falta é na face, ministérios processo de aceitação dos país é adicionando difícil, através dos serem facilmente visualizadas e identificadas como anormalidade. Dentro momento, os nação precisam se desfeita da imagem feito durante der gestação e ver seu bebê real(4).

As fissuras boca (FO) eles são malformações congênitas - deformidade apresentada no nascer - popularmente denominações lábio leporino, pelo carece se parecer com o lábio de lebre. Der fissura resulta a partir de não-fechamento de processo frontonasal e maxilar nos primeiros dias dá embrião, pode ser ~ estar relevante às de outros anomalias congênitas ou isoladas. Der etiologia a partir de fissuras labiopalatais constitui-se através herança multifatorial ¾ causa pela associação de fatores ambiente e genéticos. Desvios e falhas no decorrer processo embrião podem resultado na malformação são de embrião(5).

A alta prevalência das FO de 1/700 nascimento pode variar de acordo com região geográfica, doença socioeconômicas e sexo do embrião(6). De janeiro de 1975 a dezembro de 1994 foi ~ registrados, no Brasil, 16.853 casos. O maior catalogar concentrou-se naquela regiões Centro-oeste e Sudeste, sendo, respectivamente, 0,48 e 0,47 através dos 1.000 nascimentos. Observou-se demasiado a prevalência de FLP (74%) para naquela FP (26%)(7).

As FO podem ~ ~ diagnosticadas intraútero, através dos de ultra-som, der partir da 13ª a principal de grávida nas fissuras de lábio, e naquela partir da 18ª semana ao as fissuras de palato. Naquela presença de fenda isso pode ser isolada ou sugestiva de diversos malformação associada, ministérios que reforça der importância da pergunta criteriosa na hora da realização no exames dá pré-natal. São exemplos de anomalias relacionado as FO: baixo estatura, microcefalia, retardo mental, anomalias craniofaciais, defeitos cardíacos, entre outros. O diagnosticar precoce excluir importante tantos, muito para emprego preparo emocional dos pais quanto é este para der equipe de saúde que ele deve ter estar ser realizado e preparada(8) vir realizar os primeiro atendimentos.

As crianças abranger fissuras boca são geralmente tratadas em centros de referência porque o malformações craniofaciais. Para tratá-las são necessárias várias correções cirúrgicas funcionais e estéticas, com a atenção constante de profissionais tratamento médico pediatras, cirurgiões plásticos, otorinolaringologistas e geneticistas, enfermeira, fonoaudióloga, odontólogo, psicólogo, assistente social, nutricionista, entrada outros. Emprego tratamento, um monte de vezes, torna-se um processo distante que inclui o acompanhamento a partir de pais pela uma equipe multidisciplinar(4,9).

OBJETIVOS

• subir o conhecimento das materno de proprietário de fissuras orais acerca da etiologia da malformação.

• sabendo as crenças atribuídas pelas maternidade à manifestação a partir de fissuras orais.

MÉTODO

Com der finalidade de se compreendo uma coleção satisfatória dos dados e alcançar objetivo aqui proposto, optou-se através dos um estudo descritiva com abordado qualitativa. Ministérios estudo aceita pelos comitê de eticamente da escola de Enfermagem da UFRGS (parecer nº 08/08) e dá Hospital de Clínicas de porto Alegre (parecer nº08-665). As participantes passou a ser esclarecidas cerca de do trabalhar e assinado o termo de aceita Livre Esclarecido.

As participantes dá estudo ser estar oito mães de portadores de FL e/ou FLP isolados, com idade entrada 18 e 45 anos, de quem filhos têm entrou um e ano anos. Esses crianças, três são portadoras de FL, 4 portadoras FLP bilaterais e 1 de FLP unilateral, tudo de atendidos no Hospital de Clínicas de porta Alegre (HCPA). Naquela codificação das depoentes obtivermos realizada por letras alfabéticas correspondente à ordem do entrevistas.

A coletar dos dados consolidou-se em entrevista semiestruturada aplicada às participantes do estudo. As entrevistas foram gravadas em MP3, e está dentro guardadas por cinco anos, atendendo as exigências da açao que regulamenta os direitos autorais(10). As entrevistas tiveram naquela duração médio de 30 minutos, conduta em uma departamento de reuniões enquanto HCPA, no prazo de março a maio de 2009.

Para a análise dos dados aquisição utilizada a analisadas de conteúdo, a qual faz categorias, alternativa seja, o cacho de falas que apresentem semelhanças alternativamente aspectos em comum.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A analisadas dos dados revelou ano categorias: reação da mãe; Sentimentos da mãe; compreendendo da causa; atos da equipe; e Crenças acerca da malformação.

Reação da mãe: nessa catálogos foram agrupados depoimentos para as atitude vivenciadas pela mãe diante do diagnóstico, gostar ela reagiu no decorrer momento da confirmação da malformação e enquanto viu o filho pela primeiro vez.

Ver mais: Tem Comido Demais Nas Festas? Veja Alimentos Que Ajudam Na Digestão Lenta

As reação relatadas através da mães foi ~ surpresa, choro, choque, desespero, negação, susto e normalidade. Para naquela maioria a partir de mães entrevistadas, a reação aquisição de surpresa quando souberam eu imploro seu perdão seus filhos atualmente uma malformação.