O Dia da consciência Negra denominada uma dia cardonafam.comemorativa que denominada celebrada em nossos país no dia 20 de novembro. Essa data rememora a trajetória de Zumbi no Palmares, quilombola o que liderou naquela resistência dá Quilombo são de Palmares contrário os portugueses durante século XVII. É uma data também para cardonafam.comemoro e cardonafam.combater o problema do racista em nosso país.

Você está assistindo: 20 de novembro dia da consciência negra resumo

Acesse também: escravidão no brasil durante o período colonial

Por eu imploro seu perdão o encontro 20 de novembro?

No dia 20 de novembro, é honra no brasil o data Nacional da consciência Negra. Essa data obtivermos instituída oficialmente pela Lei n.º 12.519, de 10 de novembro de 2011, e remete ao dia em que obtivermos morto ministérios líder do Quilombo a partir de Palmares, Zumbi, no decorrer ano de 1695. O Quilombo de Palmares situava-se na montanha da Barriga, na antiga Capitania de Pernambuco — hoje integra o distrito de União no Palmares, no estado de Alagoas —, e adquirindo formado por volta do ano de 1597.


*
O dia 20 de novembro foi escolhido em cardonafam.comemoro a Zumbi no Palmares, líderes da resiliência quilombola no século XVII.<1>

O Quilombo no Palmares obtivermos formado por escravos o que tinham fugido das lavouras de cana-de-açúcar presente em Pernambuco. As fugas e naquela formação de quilombos foi ~ duas do práticas de resistência adicionando utilizadas pelos africana escravizados no Brasil. Der destruição entre eles quilombo foi efetuada através um agrupados de bandeirantes liderado através Domingos jorge Velho.

A liderança de Zumbi enquanto Quilombo dos Palmares e sua resistência anti a escravização fizeram seu um grande ícone da a luta dos negros contra a escravidão durante Brasil. Ele se convertido nesse símbolo de resistência a partir da tea de 1970, quando detalhadas de sua cerimônia foram descoberto e enquanto os movimento sociais retomaram a deles força enquanto Brasil.

Esse contexto motivou o Movimento negro Unificado contra a Discriminação Racial naquela eleger, em um congresso realizado em eles são Paulo, em 1978, a figura de Zumbi gostar de símbolo de resistência, e a dia de sua deceleia se passou a ser um momento de celebração da a luta dos negros anti a escravidão e contrário o racismo durante Brasil.


*
A lutar contra o racismo no brasil permitiu que diversos ganhos ser estar obtidos, mas mas há um longo caminho a estar percorrido.<2>

Esse fortalecimento a partir de movimento cor preta no brasil permitiu que o discutir sobre ministérios racismo e naquela desigualdade racial presentes na sociedade brasileira ganhasse espaço. Isso possibilitou eu imploro seu perdão leis de cardonafam.combate aos racismo e às desigualdades fossem criar no Brasil, cardonafam.como:

Lei n.º 7.716, de 5 de janeiro de 1989: açao que definir os crime de raça e cores no Brasil;

Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003: lei que torna obrigatório o ensino de história e cultivo Afro-Brasileira;

Lei n.º 12.711, de 29 de honroso de 2012: lei que garante cotas ao o bilhete de negros, pardos e nativo nas universidades.


Não rompimento agora... Tem adicionando depois da anúncio ;)

O encontro da consciência Negra aquisição criado, gostar de vimos, através meio da açao n.º 12.519, de 10 de novembro de 2011. A encontro se deformado em uma celebração importante, uma rotação que por holofotes no decorrer cardonafam.combate vir racismo no decorrer Brasil. Atual o dia da consciência Negra não é um feriado nacional, mas, desde naquela criação da data cardonafam.comemorativa, adicionando de 1000 municípios decidido transformar esse dia em feriado municipal.

Acesse também: você sabe o que é desigualdade social?

Importância a partir de Dia da relacionado Negra

O encontro da Consciência que é somente uma encontro cardonafam.comemorativa que relembra a abriga de Zumbi, mas excluir um encontro dedicado ao cardonafam.combate contrário o racismo e todos o mau que ele causa ~ por nosso país. É uma dia para eu imploro seu perdão possamos cardonafam.combater práticas racistas atualmente, mas demasiado é um tempo para relembrar all aqueles enquanto passado eu imploro seu perdão dedicaram suas vidas no lutar à escravidão.


*
A valorização da lavoura afro-brasileira denominada uma ns práticas da abriga antirracista durante Brasil.<3>

Claro que uma postura anti o racismo algum deve ocorrer só no data 20 de novembro, mas ele deve ter pautar nossas vidas durante todos os dias a partir de ano. A porque devemos sem exceção nos cardonafam.comemoração de que a condição actuais do brasil é achados de mais de 300 a idade de escravidão, o eu imploro seu perdão moldou costumes e práticas do brasileiro e tornou emprego racismo e der hierarquização apontar inerentes à nossa sociedade.

Mudanças significativas ocorrendo nas final décadas, contudo o Brasil mas tem muito der avançar na questão racial. É necessário, pela exemplo:

cardonafam.combater a falta de oportunidades que os negros têm enquanto mercado de trabalho;

cardonafam.combater der violência policial, o que mata milhares de negros all os anos;

acabar abranger o apagamento da cultivo africana;

extinguir ministérios preconceito alcançar as religiões de matriz africana, etc.

O racismo, cardonafam.como lugar, colocar o advogado e filósofos Silvio Almeida, é estrutural e está demonstrado em tudo as área de oh sociedade. Trata-se de um mecanismo que reproduz naquela desigualdade em nosso país|1|. O cardonafam.combate ~ por racismo implicar necessariamente criar condições o que permitam o que os negros possam ter condição de mesmo em impressionante sociedade.

O data da relacionado Negra serve ao nos cardonafam.comemoração de que jovens negros sim direito naquela ter acesso a uma educação de doação e a oportunidades iguais, porque o que tenham acesso a boas posições enquanto mercado de trabalho, através dos exemplo. Naquela porque os negros e pardos representam prazo 56% da população, mas aquelas proporção algum se reproduz em aulas cardonafam.como der política e ministérios Legislativo.

Atualmente o Parlamento brasileiros é cardonafam.composto por apenas um 1/10 de negros|2| e, no Judiciário brasileiro, apenas 18% dos juízes elas negros|3|. Naquela evidencia a desigualdade causa pelo racismo e gostar ela se manifesta: sobrenome marginaliza e violento os negros. Sobre a violência, é importante cardonafam.comemorando também o que o racismo mata: nos primeiros sete meses de 2019, 1075 cardonafam.compatriotas foram mortas pela polícia do Rio de janeiro e 80% eles eram negras|4|.

O encontro da consciência Negra é sobre isto: evidenciar o assuntos do racista e cardonafam.comemorando a resistência dos negros do passado anti a violência praticada contrário eles. A abriga contra emprego racismo vai por por tudo de nós, sendo assim, pequena práticas podem estar adotadas por all que são contrário o racismo.

Posicionar-se invariavelmente que vermos amigos alternativa familiares fazendo cardonafam.comentários racistas.

Abandonar palavras do vocabulário que têm a fonte racista, cardonafam.como “denegrir” e “mulata”.

Ouvir ministérios que pessoas negras têm der dizer sobre ministérios racismo e situações de racismo eu imploro seu perdão viveram.

Respeitar a história, as cortar e as religiões de matriz africana.

Lembrar-se sempre de que piadas racistas não têm graça.

Notas

|1| ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racistas Estrutural. Eles são Paulo: Sueli Carneiro; editor Jandaíra, 2020.

|2| através que precisamos de adicionar negros e negras na política? porque o acessar, clique aqui.

|3| Apenas 18% são de juízes brasileiro são negros, segundo CNJ. Porque o acessar, clique aqui.

Ver mais: Alguem Ja Fez Endoscopia Com Biopsia, Page Not Found &Bull Instagram

|4| A violência policial anti negros gostar política de bateau no Brasil. Para acessar, clique aqui.