Khean-Lee Goh (Malásia)Thilo Hackert (Alemanha)Peter layer (Alemanha)Xavier Molero (Espanha)Stephen Pandol (EUA)Masao Tanaka (Japão)Muhammed Umar (Paquistã)Anton LeMair (Países Baixos)

Seções
*

(Clique para embasar secção)


1.1 Pontos-chave e principais aspectos da aplicação práticaUma elétrico detalhada e exame físico cuidadoso a partir de paciente são fundamentais.Na aspiração inicial a partir de líquido cístico: realizar testes de antígeno carcinoembrionário (CEA), amilase e citologia.Os cistos preciso ser avaliados para destino o ameaça de malignização alternativamente complicações.Em pacientes alcançar cistos sintomáticos, cistos prolongar que 3 cm, abranger componentes duro ou alcançar dilatação ductal:- alcançar ultrassonografia endoscópica (USE) com ou não tem aspiração alcançar agulha fina (AAF)* e considerado avaliação cirúrgica.

Você está assistindo: 3 cm de dilatação e perda do tampão

Em pacientes com cistos alcançar características de baixo risco:

- continue a vigilância que invasiva no mínimo no 5 anos, com base em algum das diretrizes, contudo o risco a longo prazo porque o o em desenvolvimento de malignidade não seja grandemente claro.

- considerado idade e comorbidades são de paciente e prosseguir a vigilância segundo ministérios caso até ~ haver melhor evidência para naquela interrupção finalmente da vigilância e estratificação a partir de risco.

- É preciso considera as preferências dá paciente e sua consciência do risco. Em pacientes alcançar cistos indeterminados:

- Vigilância alcançar análise do líquido cístico e/ou propriedades das imagens.

Testes moleculares não são faço rotineiramente pelo seu despesa e porque os dados recebidos eles são limitados, mas são prometedores para ministérios futuro.Antes de começar qualquer estratégias de vigilância, é necessária ns conversa exaustiva como o paciente sobre os possíveis dilemas respeito do diagnóstico e dá tratamento, bem como acima de a taxa econômica e emocional são de exames.

* naquela AAF não pode está dentro realizada se naquela lesão estiver no corpo pancreático alternativa na cauda se lá qualquer preocupação alcançar malignidade, em débito ao ameaça de disseminação ~ por longo do ir da AAF que algum pode estar abordada pela operação subsequente.Em pacientes alcançar lesões no corpo ou na cauda, ministérios estômago que é removido, enquanto naqueles alcançar lesões na cabeça pancreática, ministérios duodeno é removido na cirurgia.

1.2 Cascatas da WGO para as lesões císticas pancreáticas

Cascatas da WGO: conjunto hierárquico de opções diagnósticas, terapeuticamente e de manejo para lidar abranger risco e patologia, classificadas segundo os recursos disponíveis.

As diretrizes e cascatas da WGO visam destacar as opções de manejo apropriadas sensíveis ~ por contexto e ~ por recursos disponíveis em cada gamas geográfica, independentemente de de ser é considerado “em desenvolvimento”, “semidesenvolvida” ou “desenvolvida”. As cascatas da WGO oferecem opções que não dependem necessariamente apenas da disponibilidade de recursos; podem, pela exemplo, abrangia também os elementos de preço e benefício, preferências dá paciente boa como der disponibilidade de equipamentos, capacidades e experiência.

A maioria a partir de cistos incidentais assintomáticos elas diagnosticados em países com recursos disponível quando naquela imagem isto é sendo realizada para avaliação sintomas não necessariamente relacionados à doença pancreática.Para der região ásia do Pacífico, através dos exemplo, dois itens recentes da Coréia e do Japão, ambos os países ricos, o relatório taxas de incidente de cistos assintomáticos de 2,2% e 3,5% <1,2>. Em países de baixo recursos, der maioria dos diagnósticos é estabelecida no decorrer momento da cirurgia alternativamente da autópsia.

Por conseguinte, os autores desta diretriz optaram por não utilizar ministérios padrão normalmente em “cascata“, contudo sim pela fazer recomendações alcançar base na prova atual. Entendemos que all os recursos algum estão disponíveis em tudo os lugares, e uma autodeclarada consciente ele deve ter ser atirar em conversa com o doentes sobre o ameaça de malignidade, recursos acessível e custo.


2.1 alcance e objetivos

Esta diretriz visa fornecer aos médicos de todo o mundo uma abordagem sensata e atualizada para ministérios manejo ns lesões císticas pancreáticas.Uma rotação que os recursos diagnósticos e terapêuticos pertinentes que estão uniformemente disponível em diferentes áreas do mundo, esses orientações ter que ser utilizadas conforme adequado, considerando os recursos aulas e together preferências dos pacientes.

2.2 Definições

“Lesões císticas pancreáticas” denominações uma designação convencional de uma lesão boa definida durante pâncreas alcançar conteúdo líquido. A maioria das lesões pequenas são detectadas incidentalmente no decorrer o rastreamento denominada realizado para avaliação de indicações alternativa sintomas não relacionados alcançar o pâncreas. A etiologia são de cistos pancreáticos é variável;podem ser inflamatórios alternativa pós-traumáticos, alternativamente podem algum ter etiologia conhecida. Contudo da maioria das lesões pequenas serem benignas, papel lesões podem levar à malignidade e, portanto, à necessidade de adicionar estudos , vigilância e decisão terapêuticas. Através dos isso, excluir preciso compreendo uma está bem anamnese são de paciente e avaliação a natureza da lesão através dos de pesquisas adequadas, se necessário, a acabando de avaliar o ameaça de malignização.Uma giradas que as lesões potencialmente malignas algum podem ser distinguidas de formato fiável do lesões benignas, alcançar base só nas propriedades clínicas e morfológicas, isso pode ser necessária ns avaliação e/ou vigilância adicionais.

As lesões císticas pré-malignas do pâncreas incluem neoplasias císticas mucinosas (NCM) e neoplasias mucinosas papilares intraductais (NMPI).Como indicado acima, algumas lesões císticas pancreáticas eles podem fazer evoluir para adenocarcinoma do pâncreas <3>.

Como ministérios adenocarcinoma ductal pancreático (ADP) e os tumores pseudopapilares raramente se apresentam como prejuízo císticas, eles que são abrangidos pela presente diretriz.

Os pseudocistos pancreáticos (que que têm epitélio) ocorrem genericamente em pacientes com história de pancreatite ou traumatismo. Os pseudocistos são benignos e muitas vezes regridem espontaneamente sem exigem de intervenção, a menos que sejam sintomáticos; sobrenome também que são objeto desta diretriz.No entanto, excluir importante para garantir que a lesão isso é de na realidade um pseudocisto e não um realmente cisto pancreático.Embora o curar de lesões benignas alternativamente obviamente malignas seja guardada ambíguo, o melhor curar para prejuízo de ameaça indeterminado alternativamente de ameaça médio é pouco claro, e estas diretrizes esperam oferta orientação sobre a terapia e manejo adequados.


Os cistos pancreáticos são muitas vezes assintomáticos;são freqüentemente benignos, mas alguns têm potencial maligno.

As lesões císticas pancreáticas podem ser classificado como:

Cistos benignos – p.ex., cistos simples, pseudocistos e neoplasias císticas serosas (NCS)Cistos com potencial maligno, p.ex., neoplasias císticas pancreáticas (NCP) como neoplasias císticas mucinosas (NCM) e neoplasias mucinosas papilares intraductais (NMPI)Cistos malignos - cistos neoplásicos, como adenocarcinomas pancreáticos com degeneração cística e tumores pancreáticos neuroendócrinos císticos

As neoplasias císticas pancreáticas você pode ter potencial maligno, consiste em NCM e NMPI. Alternativamente, elas podem que ter potencial maligno; estas incluem neoplasias císticas serosas (NCS). As prejuízo císticas benignas podem está dentro tratadas de forma conservadora, decorrente aquelas alcançar potencial maligno significativamente precisam de intervenção cirurgia <4>.

*

3.1 Classificação a partir de lesões císticas pancreáticas

A escritório 2 ele apresenta a classificação histológica dos cistos pancreáticos da Organização mundial da saúde (OMS), eu imploro seu perdão também consiste neoplasias sólidas pseudopapilares.

Origem a partir de lesões: relevante para o curar das prejuízo precursoras:

Progressão de 1 neoplasia mucinosa papilar intraductal (NMPI)Progressão de 1 neoplasia cística mucinosa (NCM)

*

3.2 Neoplasia intraepitelial pancreática (NIPan)

Muitos concordam que a gorjeta diferença adentraram a NMPI e der NIPan excluir o tamanho: as prejuízo NIPan são microscópicas planas alternativa papilares eu imploro seu perdão surgem nós pequenos ductos pancreáticos intralobulares; geralmente inferiores naquela 5 mm de tamanho, formato muito raramente estruturas císticas, e são de um modo geral indetectáveis em imagens transversais alternativa em USE. Maire e col. <14> tentaram estar relacionado um do outro os resultado da USE alcançar a histopatologia em uma população selecionada. Quando naquela lesão excluir maior o que 10 mm, NMPI denominada o termo preferido, enquanto debaixo de 10 mm o termo “dilatado” denominações o adequado. As dúvida têm sido expressas quanto é este à caracterização histológica a partir de lesões entre 0,5 e one cm. Marcação moleculares, genéticos alternativamente epigenéticos podem ser úteis para diferenciar entrou NIPan e NMPI <3,14>.

3.3 diagnóstico diferencial dos cistos pancreáticos

A jardim a seguir destaques aparências potencialmente confusas, especialmente comuns, que precisar ser considerado no diagnóstico diferencial:

Pancreatite crônica contra neoplasias mucinosas papilares intraductaisPseudocistos pós-pancreatite, anti neoplasias serosas, contrário neoplasias císticas mucinosasNeoplasias císticas serosas, anti neoplasias mucinosas papilares intraductais de um ducto secundário, contrário cistoadenoma de células acinaresVariantes sólidas de neoplasia cística serosa (NCS), anti um tumor neuroendócrino, contrário tumores pseudopapilares sólidosFormas císticas de qualquer tumor sólidoLesões císticas pancreáticas alternativamente peripancreáticas raras (por exemplo, cistos epiteliais)

A maioria no cistos pancreáticos são assintomáticos e são descoberto incidentalmente na fotografias de diagnóstico realizada pela um sintoma alternativamente razão algum relacionada. Em uma decimal de casos, der apresentação inicial pode ser devida der um cisto sintomático manifestando-se gostar de pancreatite aguda, sangramento, icterícia alternativa massa palpável.Em áreas do mundo naquela quais naquela tecnologia avançada para diagnóstico através imagem não está disponível alternativa é aplicada alcançar critérios adicionando restritos, as lesões císticas pancreáticas você pode ser descoberta em fase adicionando tardia, contudo isso genericamente implica um dimensões maior alternativa progressão para neoplasia.

Em pacientes alcançar cisto sintomático, a qualificado é der manifestação acrescido comum.A dor pode alertar o médicas para uma maior probabilidade de malignidade, exceto nos pseudocistos pós-pancreatite, e o ameaça de malignidade pode ~ ~ relacionado com a duração dos sintomas<15,16>. De outros sintomas compreender icterícia, náuseas e vômitos secundários à compressão dá estômago, ou obstrução da aceno gástrica provocada pela compressão extrínseca dá lúmen duodenal.

Pacientes abranger NCM ~ podem introduzir dor, tumor abdominal alternativamente perda de peso que ele pode fazer estar demonstrado há anos antes são de diagnóstico <17>. Durante entanto, a maioria do NCM denominada descoberta em imagens transversais em pacientes facto assintomáticos.

Entrevista paciente: história e antecedentes

Motivos de consultaParâmetros demográficosHistória familiar e pessoal, incluindo doenças pancreáticas (por exemplo, câncer pancreático, pancreatite, diabetes)Consumo de álcool, tabagismo, drogas, medicamentos.Índice de volume corporal

Apresentações clínicas potencial relacionadas naquela tipos específico de cisto: deve-se notar que der maioria dos pacientes abranger cistos pancreáticos eles são assintomáticos.

*


5.1 Introdução

O número crescente de pacientes em todo ministérios mundo com cistos descoberto incidentalmente exige aperfeiçoar as recomendações referentes vir exames imagiológicos necessário, necessidades <6,8>.

A abordado dos cistos pancreáticos prosseguir a estar problemática, devido à falta de está bem informação cerca de a elétrico natural da entidade, poucos pesquisar publicados alcançar dados de acompanhamento a longo prazo e possível viés, uma virado que naquela maioria a partir de relatórios são de centro especializados no curar de incapacidade pancreatobiliares.

Em geral, pacientes alcançar lesões menor (Geralmente, lesões císticas menor são guardada propensas a introduzir características radiográficas sugestivas de malignidade (por exemplo, componente sólidos alternativamente dilatação ductal) do que cistos prolongar (> 3 cm).A prevalência de cistos pancreáticos aumenta com a idade, em ajuda devido ao aumento da vigilância radiográfica de um modo geral realizada em pacientes idosos alcançar comorbidades adicionar frequentes (como história pessoal de neoplasias malignas). Na maioria são de casos, as prejuízo císticas eles são detectadas incidentalmente enquanto uma tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM) são realizadas através outras razões.Em 95% no casos, o universal de neoplasias císticas isso consiste de neoplasia papilar mucinosa intraductal (NMPI), neoplasia cística mucinosa (NCM), neoplasia cística serosa e neoplasia sólido pseudopapilar pancreática (NSPP).O risco de malignidade variado de 0% para adicionar de 60%. Os procedimentos diagnósticos, portanto, visam distinguir adentraram lesões císticas neoplásicas e císticas algum neoplásicas, e adentraram lesões serosas e mucinosas, pois têm muitos potenciais de malignização.Um diagnóstico preciso é indispensável ao que naquela vigilância alternativamente a estratégias terapêutica pode ser ser personalizado em conformidade.Isso isso pode ser fornecido pela uma análise dos dados de imagem junto com medições bioquímicas de líquido cístico e apresentou clínicas.A ressecção pancreática deve ser evitada em pacientes nós quais existe baixa probabilidade de malignidade alternativa malignização <6,18,19>.

As tecnologias em evolução, como como análise molecular (marcadores moleculares, certificado genéticos) com resultados de teste de primeira fileira (citologia, imagiologia e químicas de fluidos) eles podem fazer ser adicionar precisas na determinação são de potencial maligno no cistos pancreáticos do que os métodos de diagnóstico presente <20>. Até à data, porém, ainda todas as técnicas disponíveis ~ ~ rotineiramente incluir na prática clínica.

5.2 Opções para a apelo diagnóstica

Pacientes alcançar lesões císticas pancreáticas tem que ser avaliados abranger especial atenção a:

Riscos potenciais para o paciente se mau diagnosticadoRiscos potencial para o paciente derivativos de procedimentos invasivos e cirurgiaCustos acumulados incorridosImpacto desconhecido na qualidades de vida são de paciente: depoimento frequentes, incerteza de diagnóstico, ameaça de malignização e dano financeiro

Convencionalmente, pequenas prejuízo (A TC denominações útil para verifica e caracterizar as lesões císticas que foi ~ inicialmente identificadas durante ultrassom.Os exames de TC preciso ser utilizados criteriosamente, principal em conta der exposição à radiação envolvida, especiais se ao necessária uma fotografias múltipla/repetida.

Protocolo ao colangiopancreatografia através ressonância magnética (CPRM):

A CPRM é útil para estabelecer der relação entrada as prejuízo císticas e os ductos biliar e pancreático.A RM tenho a conduzida de algum envolver exposição à radiação, e ministérios ducto pancreático isso pode ser visualizado melhor. É sensível para definiram NMPI de ductos secundários.As desvantagens da RM são: ela é provavelmente adicionando cara, não está universalmente disponível e não pode estar realizada em paciente portadores de implantes metálicos durante corpo. Der TC é uma opção razoável para vigilância se der RM não estiver disponível, ao cara ou contraindicada.

A ultrassonografia endoscópica (USE) alternativamente (ecografia endoscópica) é alto precisa e:

Oferece a opção de aspiração com agulha fina (AAF).Evita der exposição à radiação durante der vigilância são de paciente. No decorrer entanto, denominada um procedimento invasivo.É útil especiais se der morfologia a partir de cisto mudar ou se o paciente desenvolver sintomas, para poder assim repetir a AAF.

Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE):

Raramente indicada.As amostras de tecido têm baixo rendimento diagnóstico (ao contrário da USE).Não há nenhum beneficiar estabelecido da pancreatoscopia ao NMPI.

*

5.2.3 Biopsias—análise dá líquido cístico

AAF guiada pela USE

A aspiração por agulha fina capaz realizada alcançar orientação da USE para avaliação citológica e drenagem de traduzir cístico, a fim de distinguir adentraram lesões serosas e mucinosas. Enquanto disponível, naquela AAF guiada pela USE denominada o método preferido, ~ por contrário da aspiração percutânea alcançar orientação através dos TC alternativamente ultrassom.

O grau de antígeno carcinoembrionário durante líquido cístico capaz examinado.É possível a identificação citológica ns lesões abranger alto ameaça de malignidade.Existem atualmente dados limitados sobre naquela avaliação de marcadores moleculares para o fluido cístico.

Ver mais: Quais Alimentos Uma Pessoa Que Tem Ácido Úrico O Que Não Pode Comer ?

Citologia, esfregaços

Análise do líquido cístico. Quando o fluido é aspirado, os seguintes transcrição são recomendados na series descrita, dependendo a partir de volume são de aspirado:

Citologia: célula ricas em glicogênio (NCS) ou células conter mucina (NCM e NMPI), mas der sensibilidade denominada baixaMarcadores tumorais: faz de CEA, um marcação tumoral ter que para o diagnóstico de NCP mucinoso (a autenticado e o grau de corte variam entrada os laboratórios).Marcadores moleculares diagnósticos: KRAS, GNAS, VHL, CTNNB1.Marcadores moleculares prognósticos: TP53, PIK3CA, PTEN.Mucinas: der avaliação da mucina do cisto denominações complementar aos níveis de CEA e à citologia a partir de cisto <21,22>.Viscosidade: o “sinal a partir de barbante” <22,23> denominações uma medição indireta, de baixo custo, mas subjetiva da viscosidade, calculado pela colocação de uma amostra do líquido aspirado entrou os dedo polegar e indicador e para ele medição do longs do estiramento antes de da ruptura. Leung e col. Notaram uma médio de 0 mm nós sinais dá barbante em cistos benignos e 3,5 mm em cistos mucinosos, e o risco de cistos mucinosos aumentou 116% naquela cada conseguir um aumento de 1 mm. Investigação de confirmação ainda é necessária.Amilase (ou lipase).

*