Este último de ano presenteia-nos com um evento astronomicamente muito especial, que denominações a conjunção planetária entrada os dois planeta Júpiter e Saturno: uma novo “Estrela de Belém”.

Você está assistindo: A grande conjunção planetaria de 2020


*

Fig. 1 – Céu claramente às 18:30 horas a partir de dia 21 de dezembro em Lisboa apontado a grande conjunção a partir de dois planetas


Desde há papel meses o que os dois planeta se vêm a aproximar no decorrer céu. Distavam 7.5º durante equinócio de outono e a aproximação vai ccardonafam.commina na compridas conjunção que vou-me levantar já na próximo segunda-feira, encontro 21 de dezembro de 2020 por 18:37 horas.

Nesse instante os dois planetas distarão no céu 6,1 minuto de arco, alternativa seja período um décimo de grau (0,10°). Isto significa que sobrenome aparecerão havida próximos um são de outro que se estendermos o braço, der largura do dedo mindinho cobrirá facilmente os dois planetas no decorrer céu.

Os planeta vão-se depois realocar muito lentamente. Assim, os entusiastas da Astronomia terão dentro próximas duas semanas uma distinguir ocasião para observá-los, segue os planetas brilhantes Júpiter e Saturno se aproximam e depois se afastam. Ante do encontro 21, no decorrer céu observa-se Saturno ~ acima e à deixou de Júpiter, mais tarde desse mesmo encontro Saturno cardonafam.comtrapassa-o ficando abaixo e à direita.

As figuras abaixo mostram a progresso da desconexão angcardonafam.comar entrou os dois planetas ao longo a partir de dia 21. Der separação angcardonafam.comar denominações muito pequena durante todo o encontro e comprável o valor mínimo durante o tempo em que os planeta são visíveis durante céu noturno em Portugal, alternativa seja adentraram o pôr são de Sol (linha vertical laranja) e emprego ocaso dos planetas (linha vertical roxa). Na figura ampliar vê-se que a separação mínima ocorre às 18:37 horas, presente a desenvolvimento muito pequena no esse pausa de tempo.

*

*

Abaixo está naquela tabela com os instantes são de ocaso dá Sol, Júpiter e Saturno. Constata-se o que os dois planeta no encontro 21 irão estar no decorrer 2h20min ~ acima do horizonte depois de ~ o pôr-do-Sol. Os planetas serão visíveis muito brilhantes e encontram-se no decorrer lado sudoeste contestada do horizonte.

Infelizmente, devido à pandemia, ministérios cardonafam.com algum vai organizar anotações publicas abranger os sua telescópios. No entanto, alguns observatórios em vários países vão seguir ministérios evento alcançar transmissão a partir de imagens on-line. Siga este canal youtube, a partir a partir de 17:30 (hora de Portugal): https://www.youtube.com/channel/UCd0wCW9cOB9V_UTKOtc2yhw

(LISBOA)OCASO E AZIMUTE DE JÚPITEROCASO E AZIMUTE DE SATURNOSOL
DataOcasoAzimute

(contado de austral para Oeste)

OcasoAzimute

Do nosso ponto de vejo na Terra, os planeta parecem cruzando uns pelos outros periodicamente enquanto os seus movimentos orbitais. As posição de Júpiter e Saturno alinham-se no céu de 20 em 20 anos, contudo na realidade no decorrer espaço continuam naturalmente separados entrada si cerca de 5 UA. No decorrer entanto, tal gostar de sucede nós eclipses, só em raramente passagens aconteceu uma occardonafam.comtação, pois os seus planos orbitais estão ligeiramente inclinados entrou si e em conexão à Terra.

Porque é que aquela fenómeno deste ano denominações tão especialmente e tão raro? Embora algum chegue der haver occardonafam.comtação, importar ser naquela passagem adicionar próxima a partir de últimos 400 anos. Além disso disso, 1 ano der conjunção ocorre no decorrer dia são de solstício de durável e alcançar a Lua no dia da passo de quarto crescente, du estes fatores sejam meramente 1 coincidência.

Com como proximidade, os dois planeta poderão parecer como um só, enquanto vistos der olho nu, pode ser ~ aparentar uma estrelas muito brilhante. 1 facto torna naquela fenómeno uma ns hipóteses consideradas como explicação da “Estrela de Belém”.

Ver mais: Assistência Técnica Não Resolveu O Problema, Assistência Técnica Não Resolve O Problema

A freqüência ocorre da actuais grande conjunção cuscusever próxima a partir de Natal, faz-nos pensar novamente na “Estrela de Belém”, enquanto se celebra o nascimento de Jesus Cristo.