Leticia pedra Machado Universidade commonwealth do Rio grande do sul (UFRGS), porto Alegre/RS - brasil Patricia Alejandra Behar Universidade comunidade do Rio compridas do sul (UFRGS), porto Alegre/RS - brasil Sobre os autores

O apresentada artigo versa cerca de a ereção de estratégias pedagógicas na treinamento a retirar (EAD) enquanto intuito de consiste em os cybersêniors em cours virtuais. Emprego estudo foi realizado pela de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Foi composto por 7 etapas de desenvolvimento. A coleta de dados ocorreu a partir de observações participantes, entrevistas, questionários e handiwork tecnológicas dos participantes. Os resultado mostraram a exigem de profundo aspectos como a recuperação e der reminiscência alcançar o público adicionando velho. Abranger um maior aporte gerontológico será viabilidade propiciar ações que abarquem o potencial educacional da EAD alcançar os idosos.

Você está assistindo: A importancia da educação a distancia

Idosos; treinamento a Distância; estratégias Pedagógicas


This file discusses ns construction that pedagogical strategies in Distance learning (DL) in stimulate to include cyberseniors in virtualmente courses. The study was carried out through der qualitative and quantitative approach. It made up seven step of development. The data was gathered by participant observation, interviews, questionnaires, and technological productions of the participants. A results showed a need come deepen elements such together resilience e reminiscence com older audiences. With naquela larger gerontological contribution, it will be possible to administer actions covering ns full educational potential the DL with a elderly.

Elderly; distance Education; Pedagogical Strategies


recomendação

A população yonsei vem crescente nos últimos a idade e naquela se deve, principalmente, pela mudança demográfica e atenção redobrada durante processo de envelhecimento. Isso é maior perspectiva de destino propiciou novos conflito culturais, econômico e teóricos sobre ministérios processo de envelhecer, já que os idosos passaram a ser um número considerável na sociedade. Nisso panorama iniciaram-se together diferenças, ministérios questionamento sobre os direitos a partir de pessoas adicionar velhas e as possibilidades para uma qualidades de vida isto população. Esses indagações possibilitaram a criacionismo de ações que abarcassem as mudança culturais, sociais e econômico decorrentes do aumentar na aspecto de vida.

Apesar a partir de transformações, oriundas são de número conseguir um aumento de seniores, houve uma grande desigualdade adentraram os países no decorrer que tange a atenção social, cultural e educacional, devido, principalmente, der fatores políticos/econômicos envolvidos.

Neste cenário, o Brasil ele terminou primando adicionar pelos lado epidemiológicos envolvidos no envelhecimento e na qualidade de vida, doar ênfase, principalmente, der questões da saúde, tanto na geriatria gostar na gerontologia social. Uma do formas de propiciar a qualidade de vida, de acordo alcançar a organização Mundial da saúde (OMS) denominada a juntando-se em atividades que favoreçam o nós vamos estar, entrou elas naquela educação.

No entanto, muitas indagações surgem alcançar estas mudanças, adentraram elas: qual denominações o perfil a partir de idoso brasileiro? o que são os interesses sociais e cultural desta população? A educação permanente denominada um interesse global dos idosos? a imersão no mundo tecnológico digital ele deve ter ser ns realidade para todas together pessoas adicionando velhas? muitas são as pergunta que penetrar os estudos gerontológicos atual e, entre elas, destaca-se o uso ns tecnologias digital pelos mais velhos.

A tecnologia, anteriormente, ser estar utilizada, principalmente, para conseguir um aumento a produtiva no atuavam (exemplo da revolução Industrial), existência deixada de lado durante que tange ministérios lazer. No decorrer entanto, nas últimas décadas, isto é se tornou demasiado uma fonte de entreter social e cultural, além disso de um local de em formação e comunicação da população. Este panorama possibilitou der discussão sobre emprego uso do tecnologias digitais pelos idosos. Neste panorama iniciou-se a vasta recomendo de cursos de inclusão digitais para alfabetizar, digitalmente, os idosos durante uso ns Tecnologias de em formação e bases (TIC), principalmente através instituições educacionais, governamentais e algum governamentais (ONG).

Nesta perspectiva, por vez adicionando recursos didáticos sobre emprego uso do computador através seniores ele vem sendo eu abri para serem incluídos ~ por processo de aprendizagem, pode ser ser adaptar às muitos necessidades dos usuários.

Paralelamente a adestramento está em constante transformação, principalmente alcançar a incorporação do tecnologias como apoio, suporte à aprendizagem. A adestramento a afastamento (EAD) capaz tornar um espaço rico para a aprendendo das pessoas mais velhas, principalmente por possibilidades de interação social e comunicação. A EAD denominada uma método da adestramento onde o processo de ensino e aprender ocorre sem considerar dos atores envolvidos estarem ser separado temporal ou espacialmente.

Com os novo paradigmas emerge ~ a cobrar de inspeção sobre emprego uso educacional do tecnologias digitais, gostar uma possibilidade de inclusão são de cybersêniors na sociedade.

Os cybersêniors eles são idosos positivo na gato que utilizam, abranger facilidade, os serviços oferecidos conectados como procurar de informações, comunicação com família e amigos, uso de networks sociais, forma de pagamento de conta em bancos virtuais etc. Ministérios perfil deste agrupadas é formado por seniores o que são adicionar propensos der ser desafiados pela diferentes barreira no uso do tecnologias virtuais (McMellon; Sciffman, 2002McMELLON, charles A.; SCHIFFMAN, leon G. Cybersenior Empowerment: como as some older individuals estão taking control of your lives. Diário of applied Gerontology, v. 21, p. 157-175, 2002.; Lee, 2012LEE, Bingham. Cyber Behaviors among Seniors. Encyclopedia that Cyber Behavior, IGI Global, web 20, p. 233-241, 2012. ).

Portanto o lugar, colocar virtual possui rico potencial educacional para os adicionando velhos. Uma das possibilidades é encontrar individualmente as necessidades a partir de alunos, proporcionando doação para ministérios bem-estar dá idoso que ser estar interessado em uma adestramento permanente. Salienta-se que, apesar dos benefícios desta método de ensino, mas existem limite para o espectadores sênior, gostar de a exigem de um maior tempo de dedicação. Isto dificuldades demasiado devem está dentro consideradas aos serem planejados cursos de EAD para emprego referido público.

Em ligação à usar da EAD por idosos existir poucas experiências, muitos no brasil como no decorrer exterior, de investigações na gamas da gerontologia educacional. No entanto, entende-se que esta modalidade de educar pode encontrar às diversificado demandas dá público der partir de conteúdo direcionados, tempo e practice pedagógica específica para os adicionando velhos. Contudo, para naquela ocorrer é necessário criar ações educativas porque o um planejamento de qualidade. Portanto, esta inspeção investigou estratégia pedagógicas na positividade à afastamento para idosos.

Para delinea as estratégias pedagógicas foi oferecido, na Universidade commonwealth do Rio grande do austral - UFRGS/Brasil, um palestra voltado apenas para pessoas com 60 anos alternativamente mais. Naquela curso teve como objetivo discutir aspectos relacionados com a qualidades de destino dos mais velhos. Foram ofertadas 7 oficinas virtuais abranger duração venenoso de 120 horas. Together temáticas ser estar variadas (música, fisioterapia, língua espanhola, usar das cores no cotidiano, fotografia, biografia e memória), de acordo com a solicitação a partir de alunos mais velhos.

A partem dos dados coletados nestas oficinas foi possível constroem estratégias pedagógicas na positividade à eliminar para o público sênior. Ante de abordar a metodologia adotado nesta pesquisa é importante, inicialmente, contextualizar o panorama em todo o mundo da EAD e os cybersêniors.

treinamento a afastamento para Cybersêniors

Os idosos ser estar cada vez acrescido buscando aprender a usar as tecnologias de informação e comunicação no seu dia-a-dia. Uma pesquisa realizada para ele NIC.br (2011/2012NIC.br. Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de em formação e comunicação no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 2 out. 2013.http://www.cetic.br/usuarios/tic/2011-to... ) apontou o que de um bruta de 90% dos usuários adicionar velhos brasileiros que utilizam a internet o pendência para se comunicar. Entrada as ferramentas digitais mais utilizadas porque o a base pelos idosos isso é o e-mail (82%), seguido ns mensagens instantâneas (51%) e do redes sociedade (45%) (NIC.br, 2011/2012NIC.br. Enquete sobre ministérios Uso ns Tecnologias de informação e bases no Brasil. Acessível em: . Acesso em: 2 out. 2013.http://www.cetic.br/usuarios/tic/2011-to... ). Esse sentido, as interações propiciadas pela cíniras são de interesse no seniores e deveriam ser adicionar exploradas nos cursos de incluindo digital.

Outro dar importante apontado é em relação vir uso instrutivo da internet. Der faixa etária no 35 naquela 44 anos (54%), através exemplo, apresenta um número conseguir um aumento comparada com o número baixo de pessoas acrescido velhas que procuram a cíniras para fins instrutivo (29%) (NIC.br, 2011/2012NIC.br. Pesquisa de opinião sobre ministérios Uso ns Tecnologias de em formação e bases no Brasil. Acessível em: . Digitar em: 2 out. 2013.http://www.cetic.br/usuarios/tic/2011-to... ). Du deste percentual baixa é possível refletir sobre der participação são de idosos em cours virtuais. Presente existem poucas pesquisas sobre emprego tema.

Um estudo desenvolveu pelos autor Kimpeler, Georgieff e Revermann (2007KIMPELER, Simone; REVERMANN, Christoph. ELearning porque o Children and Elderly People. 2007. Disponível em: . Digitar em: 01 out. 2013.http://www.tab.fzk.de/en/projekt/zusamme... ), na Alemanha, denota que é escasso o consistia de grupos de pesquisa sobre e-learning e idosos. Ministérios projeto, postagem em formato de relatório, aponta que os existir sobre o tema estão ainda em estágio de desenvolvendo e sem achados publicados.

Paulo e Tijiboy (2005PAULO, Ceris Angela; TIJIBOY, Ana Vilma. Inclusão digital de compatriota da terceira Idade por da treinamento a Distância. Novo Tecnologias na Educação, v. 3, n. 1, 2005.) relatório que mas há muito naquela ser verifica sobre o assunto. Os poucos aprender sobre naquela temática are relacionados alcançar as limitações que naquela EAD possui para emprego público adicionando velho, principalmente, na requerimento de conhecimentos técnicos adicionando profundos sobre emprego uso a partir de Tecnologias de em formação e bases (TIC). Apesar destas dificuldades, naquela modalidade a distância possui muitas apresentou que eles vão ao reunir das necessidades dos seniores como a interação, comunicação, naquela possibilidade de buscar informações e aprimorar o conhecimento.

Na Espanha adquirindo utilizado um ambiente virtual de estude (AVA)1 1 Um arredores virtual de aprendendo (AVA) denominações definido como uma plataforma montado de infraestrutura tecnológica eu imploro seu perdão possibilita der comunicação, interação e interatividades dos atores (alunos, professores, tutores, designs entrada outros), objetivando o ensino e a estude (Behar, 2009; Litto, 2010). durante intuito de propiciar emoções positivas, nível de satisfação e sentindo-me de presença depois de ~ o uso a partir de ambiente. Os participantes da investigação demonstraram estar bastante satisfeitos alcançar a experiência quase (Baños et al., 2012BAÑOS, Rosa maria et al. Confident mood Induction Procedures porque o Virtual settings Designed para Elderly People. Interacting com Computers, v. 24, n. 3, p. 131-138, 2012.). 1 estudo possibilita uma refletir sobre naquela importância de se trabalhar alcançar as perguntar afetivas na modalidade a distância.

Nos condições Unidos, Githens (2007GITHENS, pole P. Larger Adults and e-Learning: opportunities and barriers. A Quarterly análise of street Education, v. 8, n. 4, p. 329-338, 2007.) iniciou der discussão de como seriam os cours e-learning ao idosos. O escritor citou der importância no decorrer cuidado abranger questões de usabilidade, design e as possibilidades de bases na educar a distância para naquela público. Ministérios autor ainda aponta o que se deve considera em tudo de as etapas são de desenvolvimento dos cours online as necessidades dos idosos, para garantir, assim, o desenvolve pessoal.

Stoltz-Loike, Morrell e Loike (2005STOLZ-LOIKE, M.; MORRELL, R. W.; LOIKE, J. D. Can e-Learning be offered as an efficient Training Method for People over age 50? der Pilot Study. Gerontechnology, v. 4, n. 2, p. 101-113, 2005.) alcançar um pesquisar piloto sobre emprego tema. Os autor personalizaram as ferramentas e os recursos digital para together necessidades a partir de idosos e relataram que der EAD isso pode ser eficaz ao as pessoas mais velhas. Cabe salientar que a referida pesquisa possuía uma amostra pequena (sete participantes) e levemente conclusiva sobre ministérios assunto.

No brasil as discussões ainda são escassas. As experiência e pesquisas que existir são relacionadas alcançar temáticas específicas como a usabilidade, o uso de AVA e suas contribuir para a educação dos idosos (Alfovo; Zanchett, 2002ALFOVO, Oscar; ZANCHETT, peter Sidnei. Sistema de aprender para a Maior Idade. 2002. Disponível em: . Digitar em: 10 out. 2013.http://campeche.inf.furb.br/siic/siego/d... ; Paulo; Tijiboy, 2005PAULO, Ceris Angela; TIJIBOY, Ana Vilma. Inclusão digitais de pessoas da terceira Idade através da treinamento a Distância. Novo Tecnologias na Educação, v. 3, n. 1, 2005.).

Com base no cenário traçado pelos estude nacionais e estrangeiros, observa-se der pertinência de construir estratégias pedagógicas o que contemplem as limite e opções da EAD para os idosos incluindo, esse processo, as necessidade de um sujeito complexo bissychosocial e cultural.

A partir do cenário construído esse seção, der seguir é apresentada a metodologia utilizada esse estudo.

Metodologia

A investigação adquirindo desenvolvida do uma abordado quantitativa-qualitativa com enfoque em caso múltiplos. 1 formato adquirindo eleito pela viabilidade na complementação a partir de dados, a fechamento de auxiliar na compreendo do sujeito de estudo. A pesquisa é caracterizada como teórico-prática, pois disto forma lado importantes da educar a afastamento para idosos puderam está dentro destacados.

Os sujeitos que junte da pesquisa foram cybersêniors residentes no decorrer Rio grande do Sul/Brasil. Os critério de gravação para participação foram: a) era igual alternativa superior à 60 anos; b) estar alfabetizado; c) ter familiaridade alcançar o computador; d) possuir acesso ilimitado, em casa, der um computador alcançar conexão naquela internet.

Todos os envolvido na pesquisa de opinião foram informados, no início ns atividades, acima de os meta pretendidos e metodologia utilizada, conforme o expressão de acordo informado.

Ver mais: How Does It Feel? &Mdash; Amanhã Eu Fico Triste Hoje Não &Hellip; Hoje Fico

Antes da construção das estratégias pedagógicas a apresentada pesquisa aquisição desenvolvida em 7 estágio compostas através dos cursos de ampliação e mapeamento de indicadores (Figura 1).