*

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Pensando fam. vol.23 no.2 Porto Alegre jul./dez. 2019


ARTIGOS

Família digital: a influência da tecnologia fazendo relações entre pais e filhos adolescentes

Digital family: ns influence of technology on the relationships between parents and adolescents

Débora Martins Consteila Neumann1, ns ; Rafaela Jarros Missel2, I

I universidade Luterana dá Brasil, ULBRA–Guaíba

Endereço ao correspondência

RESUMO

A família contemporânea tem o crescendo desafio que é a assimilação da presença a partir de novas tecnologia que naquela cada dia ganham adicionar recursos e acrescido espaço dentro relações parentais. Emprego objetivo do presente estudo aquisição conhecer a afetar da tecnologia dentro relações adentraram pais e garoto adolescentes. Diante disso, realizou-se uma pesquisa de opinião qualitativa exploratória, os dados foram coletados pela de uma entrevistas estruturada, os mesmos passou a ser analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados deste aprender apontam eu imploro seu perdão a influência da tecnologia fazendo relações parentais é um presente aspectos positivos e negativos. Os choque negativos dizem respeito vir afastamento, principalmente o eliminar afetivo. E os choque positivos apontam que der tecnologia aproximado pais e filhos por facilitar der comunicação em qualquer lugar e hora. Por sim em vista, que as tecnologias ~ ~ presentes e que retrocederão, se dar necessário procurar formas de beneficiar-se dental interface gostar instrumento de aproximação enquanto relacionamento parental.

Você está assistindo: A influencia da tecnologia nas relações familiares

Palavras-chave: Relações parentais, Tecnologias, Adolescente.

ABSTRACT

ns contemporary family has the growing difficulty to assimilate ns presence of new technologies i beg your pardon takes much more resources and space in parentais relationships. The aim of the present study is come know the influence of modern technology in relationships between parents e adolescents. Therefore, an exploratory qualitative pesquisar was conducted. Encontro were gathered through der structured interview e analyzed a partir de the conteúdo analysis. This estude revealed that technology presents positive e negative aspects, in pais relationships. The negative impacts ser estar related to absence, especially affective. And the positive impacts indicate that modern technology approach parents e adolescents facilitating communication. Thus, technologies deserve to be powerful instrumento that approximate pais relationship.

Keywords: pais relationships, Technologies, Adolescents.

Introdução

Pode-se falar que der família excluir uma unidade grupal na que se desenvolvem três tipos de relações: aliança (casal), filiação (pais/filhos) e consanguinidade (irmãos). Com objetivos de preservar a espécie, proteger e nutrir der descendência, exposição condições ao aquisição de dela identidades individual (Osório, 2011). Der força da família está em sua perpetuação, resultado da transmissão de sua legados de geração em geração. Por dos tempos desenvolveu funções diversificadas de transmissão de valores éticos, religioso e culturais (Falke & Wagner, 2014; Osório, 2011).

As relações alcançar os pais, irmãos e outros membros da casa passam através modificações para aspecto as novo demandas eu imploro seu perdão surgem à medida que avançam no circulação de determinação familiar (McGoldrick & Shibusawa, 2016; Minuchin, 1982). As mudanças de fronteiras, a retirar psicológica entrada os membros e os papéis adentraram os subsistemas são constante redefinidos (Carter & McGoldrick, 1995).

Os subsistemas são balizados através dos fronteiras eu imploro seu perdão são barreira invisíveis com o papel de demarcar naquela relação entrada os integrantes, ou seja, são os preceitos que delimitam naquela participa do subsistema e como participa (Aragonez, 2017; Nichols & Schwartz, 2007). Emprego subsistema parentais se dá abranger chegada do primeiro filho e as consequentes incorporações de papéis de mamãe e pai. Enquanto se decidir ser pai alternativamente mãe, demasiado se ligar a desistir de educar os filhos de acordo com a lavoura vigente, consiste em valores, regras, hábito e habilidade sociais (Osório, 2002; Wagner, Mosmann, Dell’Aglio & Falcke, 2010).

Para as famílias com adolescentes, se cometer necessário aumentar a flexibilidade das fronteiras relativo para adicionar a independência a partir de filhos (Carter & McGoldrick, 1995). Der adolescência denominações uma etapa são de desenvolvimento humanidade que se encontra na transição entrada a infância e naquela vida adulta, de acordo alcançar Organização mundial da Saúde, denominações o cerca de dos 10 vir 20 estou vivendo (Freitas & Hagel, 2013). Nisso período, os relacionamentos progenitor-filho se modificam para deu-se possibilidade vir adolescente de movimentar-se para dentro e porque o fora do sistema (Carter & McGoldrick, 1995).

O diálogo estabelecido adentraram pais e filhos denominações essencial para naquela comunicação da família, ministérios qual se amplia para as outras relações sociais no o período escolar. Se ~ por contrário, esse diálogo acaba que existindo pela abandono, deficiência de tempo alternativa de atenção, adentraram outros, der comunicação conseguir sendo interrompida e formando um distanciamento que, muitos vezes, ele pode se transformar em um abismo nós relacionamentos relativo (Eisensten, 2013).

A ser estar digital, o mundo virtual, são algum dos diversos termos dados a novas Tecnologias da Informação (TIC) como: computadores, telefones celular e internet. Ele vem fazendo ajuda do cotidiano das famílias alcançar filhos adolescentes e proliferam-se de formato veloz (Wagner, Verza, Spizzirri & Saraiva, 2009). ~ ~ revolucionando naquela maneira gostar as pessoas se comunicam, buscam, trocam informações, se socializam e adquirem conhecimento, ministérios que se defeito de tempo ao absorvê-las e dominá-las (Ungerer, 2013).

As mudanças advindas fazendo últimas décadas que incidiram sobre a estrutura das famílias tiveram, sem dúvidas, 1 grande relevante dos caminho de comunicação, Internet, celular entrada outros. Isto forma, valores passou a ser alterados, surgiram novo rituais, novas formas de relação e ~ novos conflitos familiares (Cerveny & Berthoud, 2009).

A família contemporânea tem um crescimento e sucessivo desafiada que denominações a assimilação da presença da TIC e together demandas o que se originam do ~ mundo digital. As familys contemporâneas eles passaram a agregam à cíniras em seu encontro a dia, tendo eu imploro seu perdão lidar não somente alcançar todas together facilidades trazidas pela esse recurso, mas também alcançar inseguranças, dúvidas, e dificuldades causa a começar de então inserção na sua vida todos os dias (Wagner et al., 2010).

A Sociedade brasileiro de Pediatria (SBP) (2016) é um presente indicadores importante da última inspeção realizada dar TIC kids ONLINE-Brasil de 2015, entre eles: do universo de 29.7 milhões de pessoas da limite etária entrou nove naquela 17 a idade de idade no Brasil, 23.7 milhões ou 80% eles são usuárias de internet; 66% acessam a Internet adicionando de 1 vez aos dia. O telefone móvel se tornou ministérios principal dispositivo em 83%; 21% no adolescentes permitir de comer alternativa dormir por causa da internet; 17% procuraram informações sobre formas de emagrecer; 10% forma para machucar a si mesmo; 8% relataram forma de experimentar ou usar drogas e 7% formas de dar suicídio. Já 39% tiveram contato alcançar pessoas que que conheciam pessoalmente e 18% encontraram-se alcançar desconhecidos – considerar que na faixa etária entre 15-17 a idade este dado cresce para 27%. Segundo der percepção de quanto é este seus pais alternativamente responsáveis tem compreendendo das suas atividade na gato - em 11% a partir de famílias os país nada sabiam sobre as atividades de seus filhos e em 41% sabiam adicionar ou menos.

Dessa forma, der SBP (2016) recomenda eu imploro seu perdão os adolescentes algum devem permanece isolados nos seus quartos, os pais precisam estabelecer limites de horário e mediar ministérios uso da tecnologia. Os nação devem conserva o diálogo e endereço sobre valores relativo e regra de proteção social para emprego uso saudável, construtivo e crítico ns tecnologias. Influência oportunidades ao conviver alcançar a casa e compartilhada momentos de prazer sem o uso da tecnologia. Planejar atividades longe dá Wi-fi ou de telefones e computadores, alcançar as refeições sem algum uso de tecnologias à mesa, adentraram outros cuidados.

Os nação vão presente forçados a assumir novas posturas enquanto sentido de guia os filhos, à medir que as consequência das novo tecnologias na vida familiar vão acontecendo. No decorrer entanto, devido a nenhum danificado evidente acontece, naquela família vai acomodando aquelas interação de forma pouco consistente e até mesmo desorientada (Wagner et al., 2010).

De acordo com Eisenstein (2013), compete a família preservar o diálogo com as crianças e adolescentes sempre abrir e permeável, mesmo usando da tecnologia. Vive-se tempos de novos desafios, mas que você pode converter-se em mais um ganho de entrosamento da comunicação, em vez de abrir um abismo intransponível de silêncio, riscos à saúde e ruídos desencontrados.

Apesar das críticas aos crescente uso da internet, devido ao modo de utilização do tempo livre e cabelo receio da substituição ns relações reais pelas virtuais, os situação virtuais ~ podem ~ ~ solidários, intensos, profundos e direcionar der laços de amizade e companheirismo (Wagner et al., 2009). Em contrapartida para Bauman (2011), as relações virtuais abatem facilmente der “vida real”, no em vista, a capacidade dos equipamentos produtos eletrônicos de essencial encontros entrada as pessoas, tornando-os breves, superficiais e sobre tudo descartáveis.

As tecnologias da Informação e Comunicação fazem ajuda da companhia pós-moderna, um avanço que algum retrocederá, pele contrário, as tecnologias fazem parte do encontro a encontro e proliferam-se de forma veloz. E, neste contexto pós-moderno, der família que está imune together mudanças produzidas pelas tecnologias, sobrenome tornaram-se um new membro e estão inseridas fazendo relações adentraram pais e filhos. Porém, ainda existe restrições em como lidar abranger este novo membro, tornando-se indispensável forte as relações familiares adiante ao uso da tecnologia visando naquela saúde ns futuras gerações. Desta forma, esta pesquisa tem gostar objetivo investigar a afetar da tecnologia dentro relações entre pais e garoto adolescentes.

Método

O presente estudo denominações uma pesquisa de opinião qualitativa e exploratória, a qual trabalha com o aeroespacial de significados, aspirações, motivos, crenças, definições e valores, ministérios que corresponde a um espaço mais profundo dos processos, das relações e dos fenômenos (Minayo, 2001).

Participaram dental estudo quatro famílias as quais passou a ser inseridas naquela partir a partir de seguintes padrão de inclusão: familys que tenho pelo menor um filho adentraram 10 e 17 anos, e que tudo fizessem uso de tecnologias; as mesmas castiçal ser privado e um dos seus classificação de uso, necessariamente, emprego domicílio da família. Os critério de para excluir, expulsar foram: familys (pais e filhos) em que naquela tecnologia utilizada não fosse privado e o que um dos locais de uso não fosse ministérios domicílio; e famílias em o que o(s) filho(s)entre 10 e 17 anos que morassem alcançar os país (pai alternativamente mãe). Os entrevistados foram selecionados de acordo com amostragem snawboll (bola de neve), der qual trata-se de uma forma de amostra algum probabilística que utiliza correntes de autoridade para resolver (Vinuto, 2014).

O instrumento para a coletar dos dados adquirindo uma entrevista estruturada alcançar perguntas mente aberta e fechadas, com as perguntas encerramento procurou-se verificar a frequência do uso da tecnologia. Já abranger as perguntas abertas buscou-se conhecer as percepções para a relevante da tecnologia fazendo relações parentais, e monitor as adido perguntas norteadoras:

a) aspecto positivos e negativos da tecnologia na relação entrada pais e filhos?

b) gostar de a tecnologia é gerir na família?

c) o que a seus percepção da relevante da tecnologia entrou vocês?

d) Qual naquela percepção do outro (pai/filho) quanto é este a relevante da tecnologia entrou vocês?

Para propósito de descrição da amostra, ~ utilizou-se emprego “Critério de Classificação Econômica a partir de Brasil” (Associação brasileira Empresas de Pesquisa, 2008) e um questionário para pesquisa de dados sociodemográficos como: ocupação, grau de escolaridade, tecnologia adicionando utilizada durante domicílio, sexo, idade. A Tabela 1 ele apresenta os dados das quatro familys participantes.

*

A pesquisa aquisição realizada respeitando os mandamento éticos, diretriz e normas estabelecido na Resolução no. 466/12 do recomendo Nacional de Saúde, eu imploro seu perdão regulamenta as pesquisas participação seres humanos. Naquela pesquisa ele tinha início depois de a apreciação e aprovação do comitê de Ética em inspeção (CEP) da universidade Luterana do brasil (ULBRA), foi aprovado registrado no parecer Consubstanciado número 2.564.392.

Após a aprovação do projeto pele CEP, der pesquisadora fez comunicação telefônico, alcançar duas familys inicias, together quais passou a ser indicadas, porque o convidar e explique o objetivo da inspeção e, após o aceite, a entrevista obtivermos agendada. Posterior der entrevista, as famílias foram convidadas a indicar novo contatos eu imploro seu perdão atendiam vir critérios de incluindo da pesquisa. Do uma do indicações fez-se essencial contatar alcançar mais uma casa inicial, considerando que der família tem acusação tinha 1 relação próxima abranger a pesquisadora. Tudo de os participante contatados foi aprovado participar da pesquisa e a partir de a assina do expressão de aceita Livre e Esclarecido (TCLE) as entrevista ocorreram.

As entrevista foram realizadas em dois momentos, 1 entrevista alcançar os pais e outra alcançar os filhos, foram gravadas e transcritas. Para fins de pesquisar utilizou-se naquela técnica de analisadas de conteúdo de Bardin (1979), uma metodologia utilizada fazendo pesquisas qualitativas, eu imploro seu perdão visa apreender novo sentidos a partir de um carta que geralmente advém de entrevistas. Aquela método excluir utilizado ao sintetizar, codificado e interpretar o que foi verbalizado na entrevista.

Resultados e discussão

A monitor serão demonstrado os resultado da pesquisa, os dados relacionados à frequência a partir de uso da tecnologia estão apresentados na mesa 2 e as quatro categorias definidas naquela priori ser estar apresentadas na tabela 3.

*

*

Aspectos negativos da influência da tecnologia

Essa categoria abrange as percepções a partir de pais e dos filhos cerca de os aspecto negativos que ministérios uso da tecnologia trouxe para ministérios relacionamento parental. Tantos, muito os pais quantos os continência apontaram o afastamento como consequência negativa. Porém, a é adicionar percebido pelos pais do que até filhos, segue os dados desta pesquisa, 57,14% dos pais entrevistados afirmaram que freqüentemente os continência preferem ficar conectado a tecnologia ao invés de estar alcançar a família. Devido a que 50% são de filhos confirme que ministérios ocasionalmente os país optam pela tecnologia ~ por invés de ficar abranger a família.

Tornou-se relacionado, apropriado o facto de todos indicarem gostar de negativo o distância no relacionamento, de acordo com as falas a seguir:

“Ela acaba afastando, modelo se naquela gente ele chega em casas e todos mundo mexendo no celular, der gente acaba que socializando alcançar os outros” < sic>. Filha 4

“Acho que diminuir muito naquela conversa, né. Naquela conversa familiar, de troca, de sentar tudo mundo ao longo pra conversar” < sic>. Mãe 2

“Ele tira em vez o tempo do relacionamento a partir de pais alcançar os filhos, de formato muito prejudicial” < sic>. Papai 2 através dos dos relatos, entende-se que o afastamento apontado algum se trata só do retirar físico. Segue a família compreendo avançando no ciclo vital familiar, mudanças são indispensáveis para prosseguir no desenvolvimento, como a experiência crescente de independência, autonomia, ministérios maior número de saídas e entradas de membros na família, desenvolvendo de carreira, trabalho, esses eventos se encarregam de fornecer o eliminar físico (Carter & McGoldrick, 1995). Porém, ministérios que se percebe excluir que o eliminar referido excluir o distanciamento afetivo, retirar do compartilhar, dá dialogar. Conforme relatos a seguir:

“Distancia a gente um pouco, ele sai a gente bonito de família, ele sai a gente adicionar pessoal, der gente fica acrescido no nossos canto, algum tem mais aquela convivência. Algum tem adicionar tempo pra faz as coisas que fazia juntos, tem que cuidar são de teu filho (mostra o celular)” < sic>. Papai 4

“O garoto pode ser passando por algo mais problema e o pai que perceber, e o filho tá lá passando por dificuldade e ele algum fala para o pai. Mexendo no telefone dele, achando que tá tudo bem abranger o filho dele, talvez lá poste foto nas networks sociais, fotos alcançar os amigo ... Uma humana social, contudo tá abranger problemas” < sic>.Filha 03

“A negativa é que, às vezes, eu assistir que as material poderiam estar perguntadas olhando durante olho .... Ou quer pedir papel coisa, algum tem coragem de ~ por e perguntar pessoalmente, manda através dos mensagem” < sic>. Mãe 4

O retirar também pode mudança os padrões de convívio e de comunicação dentro a partir de famílias. Segundas Eisenstein e Estefenon (2006), em um número significativamente de familys o convívio, atualmente, adquirindo substituído pelos quer dizer de comunicação que vão surgindo, mais rápidos e portáteis, muitos famílias ser estar enviando mensagens de carta via celular, e-mails e redes. Porém, ministérios abraço, “o olho durante olho”, emprego afeto durante convívio diário vai fazendo deficiência na construção a partir de afeto. Assim, em vez da tecnologia facilitar der comunicação uma vez tornar uma ponte social entre as distâncias geracionais, acaba se mudança em imagens e mensagens algum compreendias.

Os relatos são de participantes evidenciaram que emprego tempo de usar da tecnologia acaba presente um motivo de batida familiar. Quanto maior o tempo de uso da gato e a partir de redes sociais, limite o tempo dedicada à família, existência o ambiente familiar cada vez adicionar afetado, ministérios que desencadear uma diminuição na coesão afinidade e um aumento do conflito familiar (Martins, 2013). Papel vezes, denominações necessário naquela ação são de pais em ligar os filhos, solicitar a presença ao estarem alcançar a família, como mostra as falas a seguir:

“Eu antecipar que muitas vezes acaba isolando ele, a gente tem que sempre tá puxando, ... Isola do convívio familiar .... às tempo rola até ~ briga, né... Ah! pois vamos fazer o tema, porque malos isso, “ah! Já vô” < sic>.Mãe 03

“Às vezes, eles tá em vez demais, eu digo: desliga o celular e ele vem pra sala, tá demais, tá grandemente tempo com ele .... Filha senta aqui com a mãe” < sic>,Mãe 01

Os adolescentes têm digitar a todas as informações nos seus celular e sabem de tudo em tempo real, eles são ágeis, curiosos, informados e dominam der tecnologia. Mesmo assim, mas existem together dificuldades são de diálogo, um isolada paradoxal em meio naquela tantas rede de contatos (Eisenstein & Estefenon, 2011). Segue os relatos naquela seguir:

“Tipo eu, tá lá vidrada durante telefone e não vê o que os país podem tá alcançar problemas em casa, dívida, passando através dificuldade que poderia estar ajudando” < sic>. Filha 2

“O adolescente, que quer tá em tudo os lugares aos mesmo tempo, sabendo de tudo ministérios que tá acontecendo e que algum quer ficar de fora de nada, o celular propicia isso. O garoto já que quer ter contato com o pai, tá na estágio que os amigo são mais importantes do que emprego pai e der mãe. Assim ele tem um mecanismo que excluir a tecnologia por do tablet, dá computador, o telefone que... Ele tem 1 momento de aproveitar um espaço de escapou para ele” < sic>.Pai 2

“Essa questão idênticas de desligar, se desconectar são de mundo e fique avoado” < sic>.Filha 01

Observa-se o que o retirar físico denominações cada giradas maior entrou aqueles que ~ ~ perto, para ele preferência garantido às tecnologias por sua instantaneidade e atemporalidade.

Aspectos positivo da relevante da tecnologia

Nessa catálogos são apresentadas together percepções para os aspecto positivos da afetar da tecnologia na relação entrou pais e filhos. Os conteúdo demostram que der aproximação excluir o aspecto positivo mais relevante. Principalmente as mães, o relatório que naquela tecnologia promove naquela troca de saberes entrou as gerações, pois os filhos ensinam os pais. Gostar mostra as seguintes falas:

“Ela me ajuda em correto situações que eu que consigo entender, pra sobrenome é adicionar fácil, dispõem nasceu na tecnologia .... A faz até tu interagir, e eles acham o máxima te ensinar” < sic>. Mamãe 1

“Semana passada sobrenome fez um instagram para E. (pai), e tava ensinando ele gostar de impulsionar pra adicionando pessoas curtir a página. Eles também cometer isso alcançar a gente, de nós ensinar, de nós passa denominada uma relação nós vamos de troca, da gente aprender alcançar ela também” < sic>.Mãe 4

Através no relatos acima, entende-se que a tecnologia gera aproximação pela do compartilhado da informação. Com o uso ns tecnologias é frequente mancha os acrescido novos ensino os adicionando velhos der utilizar os recursos dá mundo digital, possibilitando o encontro das gerações e nesta chance de aprendendo conjunta, acontece o fortalecimento no laços afetivos (Wagner et al., 2010). Mas, naquela aproximação referida até se a partir de de outras formas, gostar de mostra as falas der seguir:

“A questão da localização, força falar, conheça a hora o que quer” < sic>.Pai 3

“Quando sobrenome precisam saber ferum estou pela causa da segurança” < sic>.Filha 4

“Te dá uma sensação de segurança, aliança e sabe ferum tá, te são de uma sensação de o que tem ministérios controle, um pouco adicionar de segurança” < sic>.Pai 04

“Saber papel coisas que o filho tá fazendo, onde tá indo, tu alcança ver pela network social” < sic>.Pai 02

Fica evidente a sensação de segurança e de controle que a tecnologia promove, principalmente, no discurso dos pais enquanto falam em aproximação. Segundo Di Giulio (2004), ministérios uso ns tecnologias até é utilizado porque o rastrear ministérios que os garoto fazem. Utilizar aqueles recursos para saber como os filhos are usando a cíniras também é algum presente na relação entre filhos e pais. Os telefones geram der sensação de o que mesmo ausentes os pais conseguem controlar a determinação dos filhos.

A facilidade e agilidade porque o comunicar-se denominações outro dotes que aparece como algo ativamente para emprego relacionamento adentraram pais e filhos, e isto excluir muito apresentada na discursos tanto dos pais quanto a partir de filhos quando o sujeito é aproximação. A cin é, atualmente, um recurso largamente utilizado, tendo abranger uma de suas principais apresentou o acesso facilitado em qualquer localização e hora, reduziu a afastamento e passou a ser rápida a comunicação (Terres –Trindade & Mosmann, 2016). Como mostra together falas a seguir:

“Só se comunicar mais rápido, modelo assim, se eu devem fala com a minha mãe e come na escola, eu posso chamada pra ela muito rápido, ou preciso contar pra ela algum coisa que aconteceu, eu tenho a tecnologia pra fala com ela adicionando rápido” < sic>.Filha 02

“Liga perguntando gostar de é que tá, sabe dá dia, a gente comprometer-se tudo naquela pela própria ajuda da tecnologia” < sic>.Mãe 04

Outro apontar importante destacado por Bacigalupe e Parker (2016) e verificado na fala naquela seguir, denominações o sentimento da presença de outra humano que a tecnologia permitir e isso denominada expressivo para naquela família:

“O E. < esposo> viaja, então às vezes, der gente conversa de noite alcançar ele através vídeo, portanto tudo isso denominações uma facilidade pra nós. Der gente se quase certo um pouquinho” < sic>. Mãe e papai 04

O relato acima de mostra der importância da tecnologia em aproximar familiares que por algo motivo encontram-se em localização diferentes. Há situações práticas dentro quais uma proximidade (virtual) torna-se viável somente mediada para o tecnologia porque famílias encontram-se fisicamente longe e podem interagir entre si por das facilidades tecnologia (Alves, 2011).

Administração da tecnologia

Esta categoria ele apresenta como der tecnologia é gerenciou dentro das famílias entrevistadas. Segunda-feira os dados, disto pesquisa, 57,14% são de pais referir que freqüentemente seus filhos ficam conectado sozinhos. De acordo com Wagner et al. (2010), pode brilho inofensivo um adolescente conectado sozinho várias vezes, apesar a cíniras abre ns porta ~ por mundo virtualmente que se caracteriza através dos uma infinidade de possibilidades, nem todas educativas ou promissoras.

Em relação ao relatos dos participantes disto pesquisa, observou-se coesão no discurso dos nação e dos filhos enquanto que diz respeito as estratégias utilizadas pela família quanto ao uso da tecnologia. Estabelecer regras óbvio e concordantes sobre ministérios uso de computadores, internet ou celulares fazem ajudando da rotina familiar simultaneamente no mundo tecnológico (SBP, 2016; Eisenstein, 2013). Gostar mostra as falas a seguir de nação e filhos:

“Horários, e isso que pode está dentro de uma hora para a outra. Se tá demais, como te disse, vai desligar” < sic>.Mãe 1

“Tem horários porque o usar, tipo até um absolutamente horário da noite mim fico usando e no momento depois eu paro e vou dormir” < sic>.Filha 1

“É bem importante o celular para eles .... Já viu que ela conseguir perder o sujeito de desejo se ela que fizer ministérios que é realmente importante” < sic>.Mãe 2

“Meu telefone fica comigo, contudo se eu fizer alguma coisa errada, óbvio fica abranger os pais” < sic>.Filha 02

A maioria das regras são feito pelos pais para os filhos, só em uma doméstico uma a partir de regras aquisição criada dar adolescente. Os país se faz uma referência para os filhos, portanto devem dado o em primeiro lugar exemplo, limite o seu tempo de trabalhar no computador, desconectar e estar presencialmente abranger os filhos (Eisenstein e Estefenon, 2006; SBP, 2016). Der administração da tecnologia excluir estabelecida por pais, mas algum há assinatura evidente de que os nação limitem seu uso como exemplo aos filhos, como mostra together falas der seguir:

“Ficou um bom tempo sem emprego telefone .... Serve como moeda de troca” < sic>.Pai 02

“Daí a gente realizado um trato naquela meia noite é o máximo” < sic>.Mãe 4

“Aí meu papai fica cansaço ... E aí fique mexendo no decorrer celular, vendo tv, fique deitado durante quarto seu e naquela cuida dos meus irmãos sou eu, e se aconteceu alguma coisa errada, né” < sic>.Filha 02

“A gente sentava na mesa, que eu algum gosto de desconhecido no celular na mesa, chegava emprego meu papai tava mexendo, minha mãe tava stirk e às vezes naquela empregada tava mexendo, todos mundo mexendo. Aí mim cheguei e falei: que gente, ministérios almoço denominada o horário da gente conversa. Aí eu fiz 1 regra, que naquela gente que pode alavancada o móvel durante o der almoço, se usar tem eu imploro seu perdão se retirar da mesa” < sic>.Filha 04

Também obtivermos possível verifica que uma do formas de administrador o uso a partir de tecnologias naquela famílias é a orientação pela do diálogo. Naquela mesma exigem de limitar, orientar, filtrar e gara a destino social de um filho, velho função exercida pela nossos antepassados alcançar seus filhos, segue atual, ainda que isto filho hoje esteja dentro de casas em adiante a tecnologia (Wagner et al., 2010). Sendo assim, emprego diálogo sobre ministérios mundo on-line faz ajudando da rotina familiar no mundo tecnológico (Eisenstein, 2013). Como mostra os relatos a seguir:

“Já tive umas duas conversas mim e sobrenome em particular e mostrei pra eles o que era bom, que este tipo de conversa que era boa .... Der gente conversa e cometer ela refletir. Ministérios que a gente ele pode fazer fazer excluir isso conversar, falar o que denominações certo, ministérios que é errado” < sic>. Mãe 2

“Hoje em encontro a gente observações que se sim uma bem conversa funciona fora bem” < sic>. Mamãe 03

Através são de relatos, entende-se que der solução que é proibido o acesso nem relaxar totalmente, sem reflexão crítica, pois a gato é adicionando uma evolução no processos de comunicação (Wagner et al., 2010). As falas naquela seguir só que o cronograma de encerramento a partir de uso da tecnologia excluir tido como uma forma a partir de famílias administrarem a tecnologia:

“Tem cronograma para usar” < sic>. Filha 01

“Daí der gente conclusão um trato que até ~ a quantidade - digamos noite denominada o máximo, denominações a último combinação dela por telefone” < sic>. Mãe 04

“22h30 tem eu imploro seu perdão desligar, na sexta algum coloco regra” < sic>.Mãe 01

Estabelecer o horário de uso, então como o cronograma de encerramento são de uso da tecnologia é adicionando do eu imploro seu perdão limite, é prevenção e proteção da saúde no adolescentes. Eisenstein e Estefenon (2011) referem eu imploro seu perdão se ele deve ter limitar ministérios tempo de uso da tecnologia para estar no convívio familiar, especialmente, manter os hábitos e as hora de sono para descanso cerebral e corporal.

Percepção empregado e a percepção do outro acima de a relevante do uso da tecnologia

Essa categoria apresenta uma comparação entre como os entrevistados percebem e como entendem que diferente (pais/filho) percebe a relevante do usar da tecnologia na seus relação parental. Der maioria no pais, isto pesquisa, percebem a afetar da tecnologia na relação alcançar seus continência como algo mais que promoção segurança, controle e que facilita naquela comunicação, enquanto compreendem que seus garoto percebem ministérios uso da tecnologia como uma formato de controle, cobrança, algo que atrapalha der relação entrada eles. Conforme exemplificado naquela falas abaixo:

Percepção a partir de pai:

“Eu antecipar que é boa ... Porque tem ideia de onde ela tá, do que ela precisa” < sic>. Papai 04

Como a sua filha percebe a relevante da tecnologia:

“Ao mesmo tempo fico adicionar em principal dela, questiono no decorrer ligo. Através que algum atendeu o celular? o que tá acontecendo? o que tava fazer que não atendeu ministérios celular? .... Pra ela denominações uma cobrança da oh parte” < sic>.Pai 04

Na percepção são de filhos, naquela facilidade de comunicar-se denominações a relevante da tecnologia acrescido evidente na relação abranger os sua pais, mas também, apontam que der tecnologia toma ajudando do tempo destinado ao relacionamento. Naquela maioria a partir de filhos entendem eu imploro seu perdão os seus pais percebem ministérios uso da tecnologia como algo mais negativo dá que positivo, no sentido de afastar, atrapalhar na relação, outra parte dos filhos atribuem 1 percepção positiva. De acordo com exemplificado dentro falas abaixo:

Percepção da filha:

“Eu antecipar que enquanto era menor, assim, meus nação saiam mais comigo, mas por enquanto a gente ele veio em casas e já mexe no celular, acabam não saindo tanto com a minha irmã. Eu espero que essa é umas coisas que acontece por causa da tecnologia. Papel coisas que der gente fez mais. Às vezes, a gente conversava então de noite, isso a gente ainda faz, tipo olhando tv, tudo ligado... Computador, celular, apenas que antes a gente desligava tudo e conversava, acho que denominações um pouco do tempo mesmo. Der tecnologia tira um pouco são de tempo” < sic>. Filha 04

Como der seus nação percebe a afetar da tecnologia

“Acho o que eles tem que pensar o que atrapalha um pouco até ~ mesmo pelo verdade de que interagir. Sobrenome (mãe) deve achar que atrapalha um pouco naquela nossa relação” < sic>. Filha 04

Os relatos debaixo apontam um desencontro de percepções cerca de a influência do uso da tecnologia. Naquela interação que se estabelece no sistema familiar compreendo influenciar der maneira gostar de a casa se relaciona alcançar as novo tecnologias. Assim, a cin sozinha, que explica as dificuldades familiares, alternativamente seja, ela não é o vilão da família actuais (Wagner et al., 2010). Como mostram together falas der seguir:

Percepção da mãe:

“Tipo eles (filha) me ajuda, eu mostro papel coisa pra ela” < sic>.Mãe 1

Como a deles mãe percebe a influência da tecnologia:

“Talvez como afasta” < sic>.Filha 01

Percepção da filha:

“Acho que de forma positiva porque ajuda a gente.... Comunicação quando naquela gente tá longe” < sic>.Filha 01

Como a deles filha percebe a influência da tecnologia:

“Eu espero que sobrenome deve achar que atrapalha, porque sobrenome é bem consciente que ela fica bonito tempo no celular, acrescido tempo dá que comigo. Algum sei ministérios que sobrenome pensa, até nunca perguntei isso” < sic>.Mãe 1

Como percebido, em algum famílias pode acontecem o desencontro do percepções. Já nós relatos a seguir, denominações possível notificação um consenso na forma como percebem e gostar de veem a percepção a partir de outro acima de a relevante do usar da tecnologia:

Percepção da mãe:

“Comunicação, até alcançar relação vir F. (filho), hoje tu vai buscar na escola, hoje mim vô” < sic>. Mãe 3

Percepção são de pai:

“O eu imploro seu perdão facilita denominações a comunicação” < sic>.Pai 3

Como seus país percebem a influência da tecnologia:

“Comunicação” < sic>. Filho 03.

Percepção do filho:

“A gente alcançado se chamado de de outros lugares, modelo se eu eu sou viajando .... Se não consigo falar com eles, portanto eu consigo falar abranger os meus país pela internet” < sic>. Filho 03

Como seu filho percebe a afetar da tecnologia:

“Olha espero que ele importar responder adicionando ou menos através dos aí, facilita a comunicação” < sic>. Pai 3

“Se ele for pensar pro lado dá celular: comunicação” < sic>.Mãe 3

O diálogo entrada os membros da família possibilita que os sinal se conheçam melhor. Der partir do momento que emprego diálogo transcende a função de transferir informações, à medida que solicitar atenção entrada os envolvidos, solicitando destes evolução e aperfeiçoar as tecnologia para saber ouvir e saber disse (Silva et al., 2012). Por essa modo, o diálogo excluir um a partir de fatores eu imploro seu perdão pode contribuir para o unir na família.

As diferenças geracionais contribuir para eu imploro seu perdão o acepção da tecnologia tenha representações diferentes. Together falas debaixo trazem como a percepção sobre ministérios uso da tecnologia são compartilhados alcançar significados diferentes ente pai e filha:

Percepção dá Pai:

“Sempre nós distancia .... Enxergo como alguma coisa o que afasta, algum aproxima. Hoje também trouxe muita informação, informação de gostar lidar alcançar os filhos” < sic>. Pai 2

Como seus país percebem a influência da tecnologia:

“Meu papai acha que é uma porcaria. Ele vive falando que excluir uma porcaria, que der gente apenas um vive mexendo enquanto celular, não dá ball pra nada, que a gente não faz nada” < sic>.Filha 2

Percepção da filha:

“Acho que ainda influencia muito, porque meu pai, eu que converso com ele através dos mensagem, isto coisas... Ligo apenas quando preciso. Abranger minha mamãe já converso mais, se eu tem que de alguma coisa ajuda, falo com ela (mãe) pela whats, faço 1 ligação adicionando rápida. Na minha família até é bom” < sic>. Filha 02

Como a seus filha percebe a afetar da tecnologia:

“No mundo dela é cheios normal. Não consegue ver o mundo sem a tecnologia .... Vive através dos da tecnologia” < sic>. Papai 2

O relato ~ acima mostra que para o pai naquela tecnologia denominada vista como algo mais que afasta, enquanto que para filha serve para certa aproximação, ambas falam sobre a tecnologia, mas abranger significados distintos. Naquela visão de mundo são de membros da família está influenciada pela época que cresceram, uma década se diferencia de outra, e todas as temporadas possuem orientações profundamente diferentes quanto ao significado da destino (McGoldrick & Shibusawa, 2016). Porém, denominada importante o que os país frequentem os mundos de seus filhos – sejam ela virtuais ou reais. Perseguir e encontrar, acaso de tornar naquela tecnologia uma aliado no estreitamento do relações familiares, denominações um solicitar para pais que não querem viver em mundos diferente de seus filhos (Alves, 2011).

Considerações finais

As tecnologias da Informação e da Comunicação fazem ajudando da família, pode-se dizer que se prazer de um novo integral que por vez adicionar ganha recurso e espaço na relação entrou pais e garoto adolescentes. Alcançar a inserção das tecnologias dentro relações parentais, surgem as dúvidas de gostar lidar, lá novos conflitos e desafio surgem no ambiente familiar.

Ao idênticas tempo o que as novo gerações desenvolvem intimidade abranger o uso do tecnologias, as famílias nem sempre provar estar preparadas porque o servirem de referência durante processo de orientação e mediação por essa uso. No em vista, o que as tecnologias are presentes e que retrocederão, torna-se indispensável buscar formas de beneficiar-se dental interface como instrumento de aproximação no relacionamento parental.

Os achados deste estudo apontam o que a influência da tecnologia fazendo relações parentais isto mostra aspectos positivo e negativos. Os choque negativos dizem respeito aos afastamento, e algum apenas o eliminar físico, contudo principalmente o retirar afetivo, considerado por tirar ministérios tempo, “o olho no decorrer olho” estar substituído por uma mensagem. Disto forma, modificando os padrões de convívio e de comunicação, podendo estar um razão de conflito dentro ns famílias. Os choque positivos dizem apreciação as tecnologias estarem a serviço de aproximar pais e filhos, pelo compartilhar de informações entrou as gerações, para o facilidade de comunicar-se em qualquer localização e hora, para ele sensação de segurança e de controle por ajudando dos pais, o que são de a eles naquela impressão de estar demonstrado mesmo enquanto ausente.

Neste estudo, together tecnologias acrescido utilizadas pelas familys entrevistadas ser estar a cin e o celular, presente smartphone, as outras tecnologias gostar de tablet, videogame e notebook foram menos mispredit no corre desta pesquisa. A partir disso, sugere-se que outras pesquisas sejam realizadas para grande os achados aqui encontrados, pesquisas com maior consistência de participantes, relacionadas vir uso de smatphone e internet. Buscando alongar as distinguir sobre o tema e os impactos dá uso de smartphone associado à internet nas relações parentais.

Referências

Alvez, M. M. (2011). Morada plugada: Tecnologia papai e filhos. Dissertação de mestrado. Mestrado em psicologia. Pontifícia Universidade católica de elas Paulo, elas Paulo, SP, Brasil. < Links >

Aragonez, C. (2017). Ministérios construto fronteiras na funcionalidade familiar.Revista interdisciplinar saberes,1(1), 20-32. < Links >

Bauman, Z. (2011). 44 cartas do mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar. < Links >

Cerveny, C. M. De O., & Berthoud, C. M. E. (2009). Ciclo vital da família brasileira. In L. C. Osorio, & E. P. Dá Valle, (Orgs.). Manual de terapia confiável – handmade I (pp. 36). Porto Alegre: Artmed.

Carter, B., & Mcgodrick, M. (1995). Together mudanças no ciclo da destino familiar – Uma inventar para a terapia familiar. In B. Carter, & M. McGodrick, et al. Together mudanças no bicicleta da destino familiar – Uma inventar para a terapia familiar (2ª ed., pp. 8-17). porta Alegre: art Médicas.

Eisenstein, E., & Estefenon, S. (2006). Computador: apontar social ou abuso virtual? Adolesc. Saúde, 3(3), 57–60.

Ver mais: Barriga Inchada Apos Cirurgia Da Vesicula, 14 Cuidados No Pós

Eisenstein, E., & Estefenon, S. (2011). Geração digital: Riscos das novas tecnologias para crianças e adolescentes. Revista hospital Universitário pedro Hernesto, 10(Supl. 2), 42-52. < Links >

Falke, D., & Wagner, A. (2014). Naquela dinâmica afinidade e o fenômenos da transgeracionalidade: Definição e conceitos. In A. Wagner (Org.). Gostar de se perpetua naquela família? A transmissão dos modelos familiares (pp. 25-29). Porto Alegre: EDIPUCRS. < Links >

Freitas, L. H., & Hagel, L. D. (2013). A puberdade. In C. L. Eizirik & A. M. Bassols, O bicicleta da destino humana, uma perspectiva psicodinâmica (2ª ed., p. 155). Porto Alegre: Artmed. < Links >

Martins, D. A. (2013). Adolescentes internautas, casa e depressão: aprender da relação entrada a utilização da internet e do redes sociais, o ambiente familiar e a sintomatologia depressiva. Dissertação de mestrado. Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. < Links >

Minayo, M. C. De S. (2001). Enquete social. Teoria, maneira e criativo (18ª ed.). Petrópolis: Vozes. < Links >

Minuchin, S. (1982). Famílias: funai e tratamento. Porta Alegre: art Médicas. < Links >

McGoldrick, M., & Shibusawa, T. (2016). O circulação vital familiar. In F. Walsh, processos normativos da família, diversidade e complexidade (4ª ed., pp. 376-377). Porto Alegre: Artmed. < Links >

Nichols, M. P., & Schwartz, R. C. (2007). Terapêuticas familiar: conceito e método (M. A. V. Veronese, Trad. 7ª ed.). Porto Alegre: Artmed. < Links >

Osório, L. C. (2002). Casais e famílias: ns visão contemporânea. Porta Alegre: Artmed. < Links >

Osório, L. C. (2011) novos rumos da família na contemporaneidade. In L. C. Osório, & M. E. P. A partir de Valle, manual de terapia familiar: tonelada II (pp. 19). Porto Alegre: Artmed. < Links >

Vinuto, J. (2014). A amostragem em zero de neva na pesquisa qualitativa: Um discutir em aberto. Temáticas, 22(44), 203-220. < Links >

Wagner, A., Verza, F., Spizzirri, R. C. P., & Saraiva, C. E. (2009). Adolescência & comunicação virtual. Col. E Agora.com - naquela era da informação e a vida cotidiana. Eles são Leopoldo: editores Sinodal. < Links >

Wagner, A., Mosmann, C. P., Dell’Aglio, D. D., & Falcke, D. (2010). Família e internet. Col. E Agora.com – naquela era da informação e naquela vida cotidiana. Elas Leopoldo: editores Sinodal.

*
Endereço para mesmo Débora Martins Consteila Neumann E-mail: deconsteila