A leitora Priscila Andrade Sousa enviar à aquecer Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"Boa noite, professor! gostaria de saber quando devo alavancada "a favor de" ou "em por favor de". Desde já agradeço".

Você está assistindo: A seu favor ou ao seu favor

Envie deles dúvida


1) uma leitora indaga enquanto deve alavancada "a por favor de" alternativamente "em favor de".

2) Diga-se, desde a logo, que não se eu fui descoberto divergência entrou os estudiosos a respeito de ambas as expressões, e todos os autor consultados entendem para ele perfeita sinonímia entrada tais circunlóquios, a cardonafam.começar pelo Dicionário Aurélio1.

3) até propugnando para ele sinonímia entrou elas (e especificando cardonafam.com os amarrado junto significados de para o beneficiar de e em proveito de), o Dicionário Houaiss trazer dois exemplos significativos: (i) "Advoga a favor dos pobres"; (ii) "Fazia lei em favor do povo"2.

4) apenas um ilustrando abranger mais uma palestra doutrinária, Cândido Jucá (filho) proteção à primeira do expressões ministérios sentido de em usar de, devido a à segunda atribuir a acepção de em prol de, emprego que, em última análise, meios considerá-las sinônimas3.

5) Respondendo, então, na prática, aos questionamento da leitora, pode-se dizer que, em última análise, as dois expressões eles são sinônimas, de modo que podem estar usadas indiferentemente uma para ele outra.

__________

1 FERREIRA. Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário aurélio da idiomas Portuguesa. 5. Ed. Curitiba: Positivo, 2010, p. 924.

2 HOUAISS. Antônio (Organizador). Dicionário Houaiss da língua Portuguesa. 1. Ed. Rio de Janeiro: editor Objetiva, 2001, p. 1.315.

Ver mais: Ação De Busca E Apreensão De Bem Móvel, Modelo De Peti��O

3 JUCÁ FILHO, Cândido. Dicionário Escolar a partir de Dificulda­des da língua Portuguesa. 3. Ed. Fluviais de Janeiro: Fename - base Nacional de material Escolar, 1963, p. 297.




José mary da Costa denominações graduado em Direito, letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e doutor em para a direita pela PUC/SP. Ex-Professor de línguas Latina, de portugal do cardonafam.comida Anglo-Latino de são Paulo, de linguagem Forense na escola Paulista de Magistratura, de Direito educado na universidade de Ribeirão negra e na ESA da OAB/SP. Membro da academia Ribeirãopretana de cartas Jurídicas. Sócio-fundador do bureau Abrahão Issa sobrinho e josé Maria da beach Sociedade de Advogados.