Na última quarto (1), mil de entregadores de aplicativos realizaram uma manifestação em todos país. Intitulada Breque a partir de Apps, a greve teve gostar de objetivo exigia melhores condições de trabalho ao entregadores de cardonafam.comida de aplicativos gostar iFood, Uber Eats, Rappi e Loggi.

Você está assistindo: A uberização do trabalho na era tecnológica precarização ou liberdade


*

Entre as reivindicações são de entregadores conclusão às empresas, estão: melhores doença de trabalho, ao melhor remuneração financeira, medidas de abrigam e equipamentos contra a Covid-19, acrescido transparência, fim dos bloqueios indevidos e pagamento de licença em circunstancias de retirar pelo coronavírus.

Nas networks sociais, der greve dos entregadores movimentou até os usuários a partir de aplicativos. Para doar a mobilização, muitas pessoas que pediram cardonafam.comida pelos aplicativos e chegaram, até mesmo, a dar observação baixa ~ por apps.


*

Manifestação no entregadores de apps contrário a precarização, no encontro 1 de julho (Danilo Quadros/Twitter)

O Breque são de Apps exibição o primeiro locardonafam.comoção de trabalhadores de apps através dos melhores doença no Brasil. Der mobilização denominada uma a partir de reações às novo relações trabalhistas e resultado da chamada telefónica uberização são de trabalho.

O que é a uberização dá trabalho?

Os progresso tecnológicos desafio o cardonafam.comportamento do consumidor e crio um novo modelo de negócios sob demanda. Incluído contexto, surge a uberização a partir de trabalho, o que nada adicionar é são de que naquela modernização a partir de relações de trabalho decorrente da popularização no aplicativos de contratação de serviços.

O termo cardonafam.cometer referência empresa Uber, que excluir a maior a empresa de transporte a partir de mundo sem aproveitar uma frota de carros. Naquela uma giradas que a Uber não é uma a empresa de portador de fato, mas conseguiram um aplicativo que conecta passageiros naquela motoristas, alternativa seja, crio uma ponte adentraram a oferecem e der procura.


*

(Marcello Casal/Agência Brasil)

Assim cardonafam.como a Uber, variedade empresas de tecnologia, através dos meio de aplicativos, fazem der mediação adentraram clientes e prestadores de serviços, ser estar motoristas, entregadores, babás, faxineiras, cuidadores de idosos, professores, entrada outros.

O estimado cobrado ao clientes e remunerado aos trabalhadores através dos esses serviços algum é fixo, ele denominações determinado através dos algoritmos. Os preço variam de acordo abranger a demanda, ministérios dia, o horário, der localidade, entre outros fatores.

cardonafam.como são as novo relações de trabalho?

Nessa dinâmica, ocorre uma informalização fazendo relações trabalhistas. Naquela porque os funcionantes que emprestar serviços a esses aplicativos que tem algum vínculo empregatício alcançar as empresas. Eles parceiros e não empregados.

Ao captar novos parceiros, os aplicativos garantem flexibilidade, liberdade, retorno finança rápido, possibilidade de alugueis extra e acrescido tempo para determinação pessoal. Além disso, os apps oferecem cadastro sem burocracia para ambas partes.


*

(Marcello Casal/Agência Brasil)

Frequentemente, as empresas ~ denominam os prestadores de serviços cardonafam.como empreendedores, porque eles de quem definem seu horário de trabalhar e elas seus próprios chefes.

Alternativa vir desemprego

Nos o último anos, a crise econômica e o altamente índice de desemprego contribuir para o que o consistia de trabalhadores de aplicativos aumentassem exponencialmente. De acordo abranger o IBGE, o consistia de pessoas que trabalha cardonafam.como motoristas de aplicativo, taxistas e motoristas e trocadores de ônibus, conseguir um aumento 29,2% em 2018, a maior alta desde 2012.

cardonafam.com a pandemia de Covid-19, o desemprego aumentou e muitas cardonafam.compatriota recorreram ~ por aplicativos gostar uma alternativa de sobrevivência. Segundo estatisticas da análise Econômica Consultoria, o consistia de trabalhadores de aplicativos de entregas de refeições deixe de ser criança 158% enquanto primeiro semestre de 2020.

Precarização são de trabalho

Para muitos especialistas, a uberização excluir sinônimo de precarização do trabalho. A porque, por que serem contratante formalmente, os trabalhadores através aplicativos algum têm direitos alternativamente garantias trabalhistas, cardonafam.como assistente doença, feriados remuneradas, 13º salário e previdência social.


*

(Edu/Twiiter)

Os ganhos no trabalhadores de app dependente da cardeais de horas trabalhadas. Para ganhar o mínimo para sobreviver, sobrenome precisam trabalhar muitas horas através dia, não tem a alimentando e o descanso essenciais. Além disso disso, os trabalhadores naquela devem arcar alcançar os preço do trabalhar e são de equipamentos necessários, gostar de carro, motocicleta, bicicleta, mochila térmica, entrada outros.

Segundo um estude recente da Associação liga Bike, os abrangendo 30 mil ciclistas entregadores de application da cidade de São paul trabalham, em média, 12 horas pela dia, no decorrer os sete mim da semana, para vencer menos de milhares reais através dos mês.


(Reprodução/Toni D’Agostinho)

Para piorar, alcançar um consistência cada rotação maior de trabalhadores autônomos dentro setor, os ganhos através dos serviços diminuíram. O resultados disso excluir que, para renomado a mesma dosar que ganhava sim um ano, um entregador por app, pela exemplo, desejo realizar o duplo de entregas.

Eles ~ devem se preocupar alcançar a qualidade são de serviços, porque são avaliados até usuários. Os trabalhadores precisam ter uma está bem pontuação para prosseguir recebendo demandas e que serem bloqueados dá app.


(Roberto Parizotti/Fotos Públicas)

A oscilação de renda, o trabalhar em excesso, naquela insegurança e naquela pressão psicologicamente das avaliações provocam estresse, ansiedade, doença laborais, cardonafam.como lesão por esforço repetitivo (LER), e acidentes de trânsito, no circunstâncias de entregadores e motoristas.

Pandemia agravou naquela situação

A precarização das condições de trabalhar nos apps piorou abranger a pandemia, emprego que perdido à bater nacional. Os entregadores de app se sim essenciais durante isolamento uma vez expõem ao risco de pegar a doença.


cardonafam.com naquela oferta maior são de que naquela demanda, eles ~ precisam trabalhar mais horas através dos dia para para garantir o sustento. De acordo alcançar um estude publicado na revista trabalhar e desenvolvendo Humano nisso ano, a taxa de entregadores de aplicativos que trabalham entre nove e 14 horas pela dia subiu de 54% porque o 56,7% durante a pandemia; a maioria ~ trabalha tudo os mim da semana.

Mais da metade no entregadores (58,9%) até afirmaram o que tiveram queda da reparar durante der pandemia. Naquela pesquisa foi feita alcançar trabalhadores de 29 cidades do país.


Uberização pode cair no Enem?

O professor de Sociologia rene Araujo, do anglo Vestibulares, acreditam que naquela uberização pode cair no teste Nacional a partir de Ensino média (Enem) sim, porque o tema tem provocado inúmeros debate no mundo todo.

Para o professor, der uberização pode ser abordada de diferentes formas: em questões o que problematizem der relação entrada os progresso tecnológicos e emprego mundo são de trabalho; gostar uma formato de tecnologia e de oportunidades empreendedoras, alternativamente para tendência sobre a flexibilização das leis trabalhistas na o negócio global.


(Julia Dolce/Agência Pública)

Para se para garantir nesse tema, rené recardonafam.comenda o que os candidatos estudem together mudanças no mundo do trabalho causadas cabelo processo de reestruturação produtiva do capital, na passagem a partir de sistema fordista para ministérios toyotismo, que trouxe mudar sem precedentes ao as situação de produzir e trabalho, gostar de a avatar de um modelo mais flexível, alto robotização, trabalhadores adicionar qualificados, produção adicionar eficiente e estoques menores.

"É importante estudar também o processo de globalização e a sua relação cardonafam.com as inovações tecnológicas, alcançar a descentralização da produção industrial e cardonafam.com o conseguir um aumento da relevância a partir de setor de serviços, enquanto as políticas econômicas neoliberais ganhavam espaço der partir dos a idade de 1980 e 1990, promovendo uma maior desregulamentação das relações de trabalho”, cardonafam.complementa.

A uberização do trabalho também denominada um fio relevante para der redação do Enem. Entretanto, o professor de Redação felipe Leal, também do anglo Vestibulares, considerado improvável o que o fio seja apelo tão em breve pelo exame, porque pode interromper polêmicas na atual gestão política são de país.

Ainda assim, o professor felipe indica o que os alunos estudem mais sobre emprego tema, porque, além de poder outono na redação de outros vestibulares, naquela questão da uberização ele pode ser demonstrado cardonafam.como discutir de repertório em assuntos ligados der relações trabalhistas alternativamente desigualdade.

“O tema pode ser apelo para caracterizar as novas relações trabalhistas, relacionado ~ por desenvolvimento de novo tecnologias. Isto novas relações, através um lado, recardonafam.comendo oportunidades antes não disponíveis, lá dinamiza naquela economia. Mas, por outro lado, elas cardonafam.comprometer-se a dignidade no trabalhadores, alcançar jornadas extenuantes e baixíssimos salários”, pontua Felipe.

Para escrevendo uma bem redação, ministérios professor ainda recardonafam.comenda o que os aluno se informem pela jornais, revistas, canais e localizações de diferentes opiniões e posicionamentos políticos, para construir sua própria visão de mundo. Além de implicou o tema vir conhecimentos de geógrafa e história, cardonafam.como as lutar sociais no trabalhadores e as revoluções industriais.

Ver mais: Como Assistir Game Of Thrones Gratis Online Em Hd No Netcine

Uma sugestão para aumentar o repertório denominada o filme “Você que estava aqui” (2019) e “GIG: naquela Uberização dá Trabalho” (2019), que relatório a história de pessoas que buscam no trabalhar autônomo uma formato de eu vivo e sofrem abranger as doença precárias.


Leia também:+Atualidades Enem: crise de 1929 x crise de 2008+10 filmes brasileira para citação na redação a partir de Enem