Sidnei jorge Fonseca-Junior carlos Gabriel Avelar de Bustamante Sá Phillipe augusto Ferreira Rodrigues Aldair J. Oliveira joseph Fernandes-Filho Sobre os autores

INTRODUÇÃO: O atribuições físico é importante ingrediente do tratamento da obesidade. Levemente são as em formação sobre o ao melhor e adicionar seguro tipo de atribuição e ministérios volume-intensidade der ser prescrito para indivíduos com obesidade mórbida. OBJETIVO: investigar os efeito de programas de exercícios físicos no decorrer tratamento clínico e cirúrgico da obesidade mórbida. MÉTODO: obtivermos utilizado emprego modelo sistemático de pesquisa por das comunicação de dados bibliotecas Virtual em Saúde naquela "Ciências em saúde em Geral" (Medline, Lilacs e Ibecs) e PubMed, utilizando os segue descritores: morbid obesity, serious obesity, grade 3 obesity, exercise, physics activity. Ser estar selecionados estudando que utilizaram programas de exercícios físicos gostar intervenção no tratamento de obesos mórbidos que vai de acordo abranger os padrão de inclusão. RESULTADOS: foi ~ selecionados 13 artigos, entre os quais, oito foi ~ realizados alcançar indivíduos em tratamento clínico para naquela obesidade, um em pacientes aguardando a operação bariátrica e 4 no prazo pós-cirúrgico. Observou-se que tudo os aprender selecionados utilizaram atividades aeróbicas e seis inseriram em deles respectivos programas os exercício de contra-resistência. CONCLUSÕES: programas de exercícios físicos aeróbicos e resistidos mostraram ser importantes componente no tratamento da obesidade mórbida. Cuidados especiais no momento da determinação do volume-intensidade de exercícios físicos são necessário, necessidades para naquela aderência ~ por tratamento, ser válida prioridade de programas de exercícios individualizados.

Você está assistindo: Aerobico antes ou depois da musculação para emagrecer

Atividade física; IMC; Emagrecimento; cirurgia bariátrica


INTRODUCTION: Physical exercise is an important component para the therapy of obesity. Small information is easily accessible about the best and safety kind of physical exercise concerning a type and volume-intensity to be prescribed porque o individuals com morbid obesity. AIM: to investigate ns effect the physical practice programs in medical and surgical treatment porque o morbid obesity. METHODS: era used ns systematic search version by databases of the virtualmente Health biblioteca in "Science in em geral Health" (Medline, Lilacs e Ibecs) and PubMed using ns following headings: morbid obesity, severe obesity, grade 3 obesity, exercise e physical activity. Were selected records that supplied physical exercise programs together an treatment in a treatment for morbid obese patients and those who were in accordance with ns inclusion criteria. RESULTS: to be selected 13 articles. Eight to be conducted com individuals in clinical treatment, uma in patients awaiting bariatric surgery e four in the postoperative period. It foi ~ observed that tudo selected studies used aerobic activities e six also included strength exercises on your programs. CONCLUSIONS: Aerobic and strength exercises programs verified being important materials in a treatment that morbid obesity. Special care when establishing a volume-intensity exercise is required for adherence come treatment, and a proposal for naquela valid individualized exercise programs.

Physical activity; corpo mass index; weight loss; Bariatric surgery


ARTIGO DE REVISÃO

Exercício físico e obesidade mórbida: uma revisão sistemática

Sidnei jorge Fonseca-JuniorI; carlos Gabriel Avelar de Bustamante SáI; Phillipe augusto Ferreira RodriguesI; Aldair J. OliveiraII; josé Fernandes-FilhoI,III

ITrabalho desempenhada no atividades de Biociências a partir de Movimento Humano, Universidade comunidade do rio de janeiro (LABIMH-UFRJ), fluviais de Janeiro, RJ

IIDepartamento de educar Física e Desportos, Universidade comunidade Rural a partir de Rio de janeiro (DEFD-UFRRJ), Seropédica, RJ

IIIEscola de adestramento Física e Desportos, Universidade comunidade do fluviais de janeiro (EEFD-UFRJ), rio de Janeiro, RJ, Brasil

Correspondência

RESUMO

INTRODUÇÃO: O exercício físico denominada importante elemento do tratamento da obesidade. Poucas são as informações sobre o melhor e acrescido seguro modelo de atribuições e o volume-intensidade a ser prescrito para indivíduos com obesidade mórbida.

OBJETIVO: inspeção os efeitos de programas de exercícios físicos no tratamento clínicos e cirúrgico da gordura mórbida.

MÉTODO: adquirindo utilizado o modelo sistemático de pesquisa através das bases de dados biblioteca Virtual em Saúde dentro "Ciências em saúde em Geral" (Medline, Lilacs e Ibecs) e PubMed, usar os segue descritores: morbid obesity, severe obesity, grade 3 obesity, exercise, physical activity. Foi ~ selecionados estudos que utilizaram programas de exercício físicos gostar de intervenção no tratamento de obesos mórbidos que eu estarei lá de acordo alcançar os critérios de inclusão.

RESULTADOS: foi ~ selecionados 13 artigos, entre os quais, oito foram realizados alcançar indivíduos em tratamento clínicos para der obesidade, um em pacientes aguardando a operação bariátrica e 4 no abrangendo pós-cirúrgico. Observou-se que tudo os estude selecionados utilizaram atividades aeróbicas e six inseriram em deles respectivos programas os exercício de contra-resistência.

CONCLUSÕES: programas de exercícios físicos aeróbicos e resistidos mostraram ~ ~ importantes componentes no curar da obesidade mórbida. Cuidado especiais no momento da determinação a partir de volume-intensidade de exercícios físicos são necessários para der aderência ao tratamento, ser válida prioridade de programas de exercício individualizados.

Descritores: atividade física. IMC. Emagrecimento. Operação bariátrica

INTRODUÇÃO

der obesidade denominada um são de principais problemas de saúde pública durante mundo, sendo respeitável doença que preocupa por razões de pedido social, psicologia e metabólica. Está atrelada aos desenvolvimento de comorbidades eu imploro seu perdão podem, inclusive, trazer à morte22. Indivíduos abranger índice de massa corpo (IMC) acima de 40 m/kg² são considerados obesos de degrés 3, mórbidos alternativamente severos. Neste grau, conseguir um aumento os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, diabete, com certeza tipos de câncer, hipertensão arterial, difícil respiratórias, incapacidade do dispositivo locomotor e dislipidemias além de transtornos psicopatológicos como a exaustão e compulsão alimentar22,15.

Em conjunto, o atribuição físico e together dietas hipocalóricas promovem der diminuição da gordura corporal, o aumento da volumes magra e a atenuação a partir de comorbidades geradas pelo excesso de gordura, compondo ministérios tratamento objetivo da gordura juntamente com o uso de fármacos específicos15. A cirurgia bariátrica excluir outra forma de tratamento que vem aumentando em todo o mundo. É considerado em longo prazo adicionar eficiente o que o curar clínico27. Entretanto, tanto antes quanto depois de ~ o processo cirúrgico, o mapeamentos físico ele deve ser ajudando integrante dá programa de tratamento cirúrgico multidisciplinar15,17.

Nesse sentido, com intuito de certo maior garantido na medicamento de prescrição de exercícios físicos e sua aderência - além de interromper maior conhecimento científica dos seus efeitos em relação ao emagrecimento e à saúde generais -, surge a importância de analisar os estudos que utilizaram programas de exercícios físicos como intervenção no curar de obesos mórbidos (OM).

O objetivo disto estudo foi, por de uma modificação sistemática, verifica os efeitos de programas de exercícios físicos enquanto tratamento clínico e cirúrgico de obesos mórbidos.

MÉTODOS

A emenda de literária constou de busca na biblioteca Virtual em saúde na base de dados das "Ciências em saúde em Geral" (Medline, Lilacs e Ibecs) e PubMed. Inicialmente, os prazo utilizados na bibliotecas Virtual em Saúde foi ~ "morbid obesity" or "several obesity" or "grade 3 obesity" and "exercise" or "physical activity". Enquanto entanto, observou-se eu imploro seu perdão os terminologia "grade 3 obesity" e "physical activity" reduziram a volume de busca, existência retirados depois de ~ a nota que os título encontrados alcançar suas inserções eles eram duplicatas de outra procurar sem sua inserções. Durante PubMed, os termos utilizados foram ("morbid obesity" or "several obesity" or "grade 3 obesity") e ("exercise" or "physical activity"), existência utilizados os filtros em concordância com os critério de inclusão.

Ver mais: App Para Reduzir Tamanho De Video, ‎Compressão De Vídeo Na App Store

Foram consiste em na seleção somente postagens nas idiomas inglesa, espanhola e portuguesa, abranger seres humanos, publicados de janeiro dá ano 2000 até ~ julho de 2012, o que utilizaram uma interferir de programas de atribuições físico no tratamento para ministérios emagrecimento ou para algo mais outro aspecto da saúde generais de adultos abranger obesidade mórbida (média são de IMC no participantes maior que 40 m/kg²), abranger aplicação de depoimento e re-testes (pré e pós-intervenção) para as variável dependentes, podendo haver ou algum a utilização de grupos controle.

Para captar itens de a idade anteriores vir da procurar - alternativa até mesmo os não encontrados dentro dá sistema de procurar -, optou-se por aceitável artigos dentro de dos critério de inclusão, citar nos selecionados alternativa consultados.

Inicialmente foi ~ analisados tudo de os títulos e resumos da busca pela três avaliadores. Por avaliador selecionou os que pelo visto estavam dentro dos critério de inclusão. Posteriormente, discutiu-se as seleções e quais itens seriam buscados na íntegra pela internet ou pelo Programa de Comutação Bibliográfica, presente excluídos os que disponíveis auto-fundação na rede alternativa no portal Capes, alternativamente em biblioteca de universidades brasileiras. Depois de ~ a lendo dos artigo pelos avaliadores, discutiu-se a possibilidade da gravação de algo mais artigo citar e constatou que estivesse dentro dos critérios de inclusão. Artigos que depois de a lendo na íntegra não estavam de acordo alcançar os padrão de inclusão foram excluídos.

A busca na biblioteca Virtual em Saúde os resultados ocorreram em 321 resumos, abranger 22 selecionado para a leitura dos itens na íntegra. A busca no PubMed os resultados ocorreram em 293 resumos, são de quais 160 eram duplicatas da procurar da bibliotecas Virtual em Saúde. Entrada os 133 resumos avaliados, sete foi ~ selecionados para a leitura do artigo na íntegra.

Do bruta de 29 postagens selecionados para leitura, três que estavam disponíveis auto-fundador na rede, durante Portal Capes e durante Programa de Comutação Bibliográfica. Um deu sido desconsiderado para o revista de publicação. Outro algum apresentava retratado detalhada da interferir e 13 artigos depois de a leitura foi ~ descartados por algum se enquadrarem nos critérios de inclusão. Através fim, considerou-se rapé dois artigo citados que, após a leitura, foi constatado que eu estarei lá de acordo abranger os critérios de inclusão. Disto forma, 13 artigo foram utilizados esse estudo.

RESULTADOS

Na escrivaninha 1 são demonstrado de formato resumida os postagens selecionados, emprego perfil do tratamento e os portões gerais são de aprender. Para trás são retratado de formato resumida as propriedades metodológicas, os espécies de exercício, ministérios volume-intensidade e os efeitos observados.