Elda classifique o cálculo do som Tavares Universidade do bang do rio de Janeiro, centrada Biomédico, laboratório de Nutrição, departamento de nutrição Social. Fluxo de Janeiro, RJ, brasil Débora Martins são de Santos Universidade do bang do fluviais de Janeiro, centrada Biomédico, institut de Nutrição, departamento de nutrição Social. Fluviais de Janeiro, RJ, brasil Aline alves Ferreira Universidade comunidade do rio de Janeiro, central de ciência da Saúde, laboratório de Nutrição, sala de nutrição Social e Aplicada. Rio de Janeiro, RJ, brasil Maria Fátima garcia de Menezes Universidade do bang do fluxo de Janeiro, centrada Biomédico, institut de Nutrição, departamento de nutrição Social. Fluxo de Janeiro, RJ, BrasilSobre os autores
Resumo

Entre os prolongar problemas de saúde pública no país atualmente, naquela maioria isto é relacionada abranger o estado nutricional. O envelhecimento populacional denominada uma realidade e traz grandes desafios, especiais para emprego setor de saúde. Passaporte o divisões da nutrição na modulação do processo são de envelhecimento, na etiologia de doenças e declínios funcionais associados abranger a idade, a obrigado e emprego monitoramento nutricional de idosos são necessário, necessidades para uma assistência correto e para emprego planejamento de ações de doutor da saúde. Incluído contexto, emprego objetivo do proposta estudo aquisição refletir sobre método e indicadores propostos para apreciação e acompanhamento nutricional de idosos. Apresenta-se uma síntese do que vem sendo proposto através dos meio ns recomendações são de Ministério da Saúde, o que orientam a punho e der vigilância nutricional a partir de idoso no decorrer Sistema Único de saúde (SUS). Os procedimento relativos ~ por diagnóstico e acompanhamento do estado nutricional de idosos preconizados, embora sinalizem naquela importância de se aumentar marcadores de consumo alimentar, acabam através dar ênfase ~ por uso de medir antropométricas, especiais o catalogar de volumes corporal. Naquela incorporação de outros indicadores para o monitoramento dos idosos demonstra pagamento adiantado no reconhecimento de eixos fundamentais que precisam está dentro incorporados na prática profissional e na rotineiramente da atenção básica. Entretanto, ministérios uso como marcadores exige que ministérios profissional o acabar de forma crítica e integrada em equipe, compreendo que ainda indicador dissecar satisfará as necessidade de tudo de as dimensões envolvidas na avaliação nutricional, especial tratando-se de idosos.

Você está assistindo: Alimentos bons para memoria e concentração

Idoso; reconhecimento Nutricional; punho Básica à Saúde


Abstract

The majority of the público health difficulties in Brazil ser estar related come nutritional status. Populace aging is naquela reality e presents great challenges, especially for the wellness sector. Due to the fact that nutrition plays naquela role in modulating a aging process, in ns etiology the diseases and in the functional declines associated with aging, evaluation and nutritional security of a elderly ser estar necessary ao proper care and planning of health promotion strategies. In this context, ns present estude aimed to reflect on the monitoring methods and proposed indicators of nutritional assessment of ns elderly. It presents der summary of set of health and wellness recommendations i m sorry guide the care e nutritional assessment provided to the elderly by the nacional Health company (SUS). Ns recommended procedures para the diagnosis and monitoring of a nutritional status of the elderly, despite suggesting an enhancing importance of monitoring food intake indicators, fim up emphasizing ns use the anthropometric measures, specifically the corpo mass index. A incorporation the other indicators in monitoring the elderly demonstrates progression in a recognition that the básico issues that have to be integrated into skilled practice e routine primary care. However, these indicators must be used by a professional as part of a critical, team-based approach, the being construed that no decorrer single indicator will meet ns needs of todos the aspects of nutritional assessment, specifically when it comes to ns elderly.

Elderly; Nutritional Assessment; Primary health and wellness Care


INTRODUÇÃO

Entre os problemas de saúde pública no decorrer país atualmente, a maioria isso é relacionada com o bang nutricional. Há uma crescimento demanda de saúde atrelada à dupla taxa de doenças - doenças que transmissíveis como obesidade, diabetes e doenças coronarianas; e fome/desnutrição e anemia.11. Schramm JMA, Oliveira AF, Leite IC, Valente JG, Gadelha AMJ, Portela MC, et al. Transição epidemiológica e o aprender de taxa de doença no Brasil. Ciênc saúde Coletiva 2004;9(4):897-908. Esse cenário díspar e complicado está relacionado abranger outra particularidade: o envelhecimento populacional.22. Veras RP. Envelhecimento populacional contemporâneo: demandas, desafio e inovações. Rev Saúde pública 2009;43(3):548-54.

O envelhecimento populacional denominações uma realidade nos países em desenvolvimento, ministérios que trazer grandes desafiando para a companhia e especial para ministérios setor saúde.22. Veras RP. Envelhecimento populacional contemporâneo: demandas, desafio e inovações. Rev Saúde público 2009;43(3):548-54. Durante Brasil, esse processo é aceleração e se a partir de de comportamento desigual entrada as diferentes regiões a partir de país.33. Instituto brasileiros de geógrafa e Estatística. Sintético de indicadores Sociais: uma analisadas das doença de vida da igreja ortodoxa brasileira. Fluxo de Janeiro: IBGE; 2013. (pesquisar e pesquisas Informação demográfico e Socioeconômica, 32) por essa forma, torna-se premente o desenvolvimento de agir intersetoriais articuladas de assistência e estimulação econômica à inserir social de idosos para der promoção de envelhecimento ativo.44. Brasil. Portaria nº 2.528, de 19 de outubro de 2006. Aprova der Política nacional de saúde da pessoa Idosa. Todo dia Oficial da União, Brasília, DF; 19 outubro 2006.

A atenção integral à saúde do idoso formato uma do prioridades enquanto Sistema Único de saúde (SUS), nós vamos como der Política nacional de saúde da humana Idosa.44. Brasil. Portaria nº 2.528, de 19 de outubro de 2006. Aprova der Política nacional de saúde da humanidade Idosa. Todo dia Oficial da União, Brasília, DF; 19 outubro 2006. Dentro contexto, reconhecimento e monitoramento das doença de alimenta e nutrição a partir de idosos elas fundamentais. A obrigado nutricional nesse agrupado etário ele deve ser cumpre de formato reflexiva, crítica e mais humanizada. Naquela porque deve ser levada em reflexão uma rede complicado de fatores decisão diretos e indiretos inerentes vir processo de envelhecimento, tais como: isolado social, doenças, incapacidades, alterações fisiológicas e biológicas.55. Inzitari M, Doets E, Bartali B, Benetou V, DiBari M, Visser M, et al. Nutrition in the age-related disablement process. J Nutr health and wellness Aging 2011;15(8):599-604. Além dessas especificidades, os método de reconhecimento nutricional e o contexto de destino da apresenta exigem a incorporação de uma aspecto ampliada.

Visto que der nutrição tem divisões importante na modulação são de processo do envelhecimento, na etiologia de doenças associadas alcançar a idade, está bem como no declínio funcional e aparência de deficiências,55. Inzitari M, Doets E, Bartali B, Benetou V, DiBari M, Visser M, et al. Nutrition in a age-related disablement process. J Nutr health Aging 2011;15(8):599-604. A avaliação e emprego monitoramento nutricional de idosos são necessário, necessidades para 1 assistência apropriado e para emprego planejamento de ações de grau de doutorado da saúde.

A obrigado nutricional é a traduzir de em formação obtidas de dados socioeconômicos, dietéticos, bioquímicos, antropométricos e clínicos. Essas subsidiam o diagnóstico coletivo, a limite de indivíduos em risco, a vigilância nutricional, o instalação e apreciação de políticas e programas.66. GIBSON RS. Ethics of Nutritional Assessment. Novo York: oxford University Press; 2005.

No Brasil, mas nos deparamos alcançar importantes desafios para garantir o monitor da situação nutricional dos idosos. Questões relacionadas vir perfil epidemiológico, ao processo de envelhecimento, às alterações nós modos de determinação e às preocupação da determinação moderna, incluindo a demanda através dos um corpo jovem e belo, os valor simbólicos relacionado à comida, exemplificam a complicação do tema. O ajustar de indicadores do bateau nutricional adequado às variedade modalidades de atenção também são enfrentar que merecem atenção, especialmente porque o enfoque centrais é impulso a limite de ameaça e a intervenção precoce, a fim de reduzir o impacto da derrota de funcionalidade.

Nesse contexto, ministérios objetivo do apresentada estudo aquisição refletir sobre métodos e indicadores propostos para obrigado e acompanhamento nutricional de idosos na atualidade. Trata-se de ns síntese a partir de que vem presente proposto, abordando-se algum destes, deles alcances e limitações. Ser estar utilizadas as presente recomendações do Ministério da Saúde que orientam a atenção e der vigilância nutricional a partir de idoso enquanto SUS,77. Brasil. O conjunto da saúde (MS), Secretaria de atenção à Saúde, sala de punho Básica. Protocolos são de Sistema de Vigilância alimentação e Nutricional - SISVAN na assistente à saúde. Brasília, DF: ministério da Saúde; 2008.8. Brasil. O conjunto da Saúde, Secretaria de atenção à Saúde, sala de atenção Básica. Caderneta de saúde da humanidade Idosa. Brasília, DF: ministério da Saúde; 2006.9. Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de atenção à Saúde, departamento de atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília, DF : gabinete da Saúde; 2006. (Série A. Padrão e Manuais Técnicos), (Cadernos de atenção Básica, n. 19). -1010. Brasil. O conjunto da Saúde, Secretaria de punho à Saúde. Caderneta de saúde da humanidade idosa: prioridade preliminar. Brasília, DF: gabinete da Saúde; 2014 . Disponível em: http://www.icict.fiocruz.br/content/caderneta-do-idoso-consulta-pública-já-está-disponívelhttp://www.icict.fiocruz.br/content/cade... então como referências científico da área.

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE IDOSOS no SUS

O gabinete da saúde lançou, em 2006, der Caderneta de saúde da humano Idosa gostar de instrumento de acompanhamento do idoso na atenção básica de saúde.88. Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de atenção à Saúde, departamento de punho Básica. Caderneta de saúde da humana Idosa. Brasília, DF: ministério da Saúde; 2006. Naquela função primordial da Caderneta é deixaram um monitor periódico de algumas condições do indivíduo velho e de outros aspecto que possam interferir em sua saúde e bem-estar. Abranger relação às em formação nutricionais, aqueles versão contém apenas um o anexando de peso, pressão arterial e glicemia.

Em paralelo, naquela publicação do Caderno de atenção Básica no.19 - envelhecimento e saúde da humana Idosa reforçou a importância do uso da Caderneta, trazendo orientações para os profissional sobre a reconhecimento e a punho integral à saúde são de idoso.99. Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de atenção à Saúde, departamento de punho Básica. Envelhecimento e saúde da humano idosa. Brasília, DF : ministério da Saúde; 2006. (Série A. Padrão e Manuais Técnicos), (Cadernos de atenção Básica, n. 19). naquilo são recomendados o anexar semestral das medidas antropométricas na Caderneta e/ou prontuário e o uso a partir de Índice de Massa alicerçada (IMC) como indicador ao o diagnóstico nutricional abranger pontos de corte diferenciados.

Destaca-se que der Antropometria Nutricional tenho sido amplamente utilizada na prática clínica e epidemiológica. É ministérios método acrescido utilizado para apreciação do bang nutricional por ser prático, de baixo custo, alcançar uso de equipar portáteis e através detectar alterações nutricionais precocemente.66. GIBSON RS. Principles of Nutritional Assessment. Novo York: oxford University Press; 2005. Por essa forma, naquela antropometria tem duro priorizada nas ações de vigilância nutricional, cuja história está adicionando consolidada na network de saúde durante monitoramento do crescimento infantil.

Na igreja ortodoxa adulta, a antropometria tem como gorjeta objetivo para avaliar a ingrediente corporal, du surgem mais dificuldades na sua formulários quando se tratamento de indivíduos idosos. Alterações fisica e de composição corporal observadas abranger a idade, tal como: redução da estatura, problema posturais ou de mobilidade, existe de edema ou desidratação, redução de massa muscular e de densidade óssea, aumentar e redistribuição da gordura corporal, derrota da elasticidade e compressibilidade da pele, interferem na coleção e análise de medições antropométricas.1111. Sampaio LR. Avaliação nutricional no envelhecimento. Rev Nutr 2007;17(4):507-14.,1212. Najas M. Em primeiro lugar Consenso brasileiros de nutrição e Disfagia em Idosos Hospitalizados. Sociedade brasileiros de Geriatria e Gerontologia, organizador . Barueri, elas Paulo: mina Editora; 2011.

Ver mais: Agua De Uva Passa Para Emagrecer, Benefícios Da Uva Passa

Alterações fazem ajudando do processo fisiológico do envelhecimento humano, porém, em deu-se momento e de acordo alcançar a história do indivíduo, podem ser relacionadas naquela riscos de agravos importantes para naquela saúde do idoso,1111. Sampaio LR. Obrigado nutricional no envelhecimento. Rev Nutr 2007;17(4):507-14.,1212. Najas M. Primeiro Consenso brasileiros de nutrição e Disfagia em Idosos Hospitalizados. Sociedade brasileiros de Geriatria e Gerontologia, organizador . Barueri, elas Paulo: mina Editora; 2011. Conforme quadro 1.