Os autores apresentam dois caso de reações alérgicas relacionadas a tatuagens, em que o laser e a brilho pulsada de alto energia tiveram divisões fundamental na indução e no curar dessas reações. No decorrer primeiro, sim surgimento de lesão eczematosa no decorrer local do pigmento vermelho usado na tatuagem. Depois de ~ várias tentativas terapêuticas, a parecer pulsada de alta energia adquirindo utilizada abranger sucesso na remoção a partir de pigmento e desaparecimento a partir de sintomas. Durante segundo, os autores demonstram um caso de reagir anafilática induzida pelo laser Nd:YAG de pulso longo.

Você está assistindo: Antes e depois da remoção de tatuagem

hipersensibilidade; lasers; tatuagem


The writer describe dois cases of allergy reactions regarded tattoos, in i beg your pardon laser and intense pulsed light had crucial role in inducing and treating these allergic reactions. In the o primeiro dia case, the patient arisen eczematous lesions in ~ the site of the vermelho pigment provided in tattooing. After numerous unsuccessful therapeutic attempts, extreme pulsed light was used. It properly removed the red pigment and treated ns allergy symptoms. In the second case, the authors describe naquela case that anaphylactic reaction precipitation by the grande pulse Nd:YAD laser.

hypersensitivity; lasers; tattooing


CASO CLÍNICO

Laser e brilho pulsada de alta energia - Indução e curar de reagir alérgicas relacionadas naquela tatuagens* * atuavam realizado na eClínica Dermatológica de Ipanema.

Tatiana SacksI; carlos BarcauiII

IEspecialista em Dermatologia pela Sociedade brasileiros de Dermatologia

IIMestre em Dermatologia dar Universidade federal de são Paulo

Endereço ao correspondência

RESUMO

Os autores apresenta dois caso de reação alérgicas relacionadas a tatuagens, em que ministérios laser e a luz pulsada de alta energia tiveram departamento fundamental na indução e no tratamento dessas reações. Durante primeiro, houve surgimento de lesão eczematosa enquanto local dá pigmento vermelho utilizado na tatuagem. Depois de ~ várias tentativas terapêuticas, a brilhando pulsada de alto energia foi utilizada abranger sucesso na remoção são de pigmento e desaparecimento dos sintomas. No segundo, os autores demonstram um situação de reagir anafilática induzida cabelo laser Nd:YAG de pulso longo.

Descritores: hipersensibilidade; lasers; tatuagem.

INTRODUÇÃO

As tatuagens são figuras alternativamente inscrições finalmente produzidas pela recomendação de pigmentos exógenos na pele. Para der realização dá procedimento ministérios pigmento denominações posto sobre naquela pele, e agulhas descartáveis adaptar em folículo elétricos elas utilizadas para der injeção do material na derme. Os pigmentos acrescido utilizados são emprego carbono, ministérios sulfeto de mercúrio, tintas vegetais, cobalto, sulfeto de cádmio, óxido de cromo, ocre e óxido de ferro.1

Como complicações do procedimento, podem está dentro citadas três categorias de reações: 1) alérgicas,2 com o emergência de prejuízo eczematosas no local da tatuagem, causadas possivelmente por uma reação de hipersensibilidade mediada por células;3 granulomatosas;4 liquenóides;5 2)lesões causadas através inoculação;6 infecções gostar hepatite, HIV, tuberculose, sífilis,7,8 quando não realizados com agulhas descartáveis; piodermites resultado de má assepsia; 3) prejuízo coincidentes. Além disso, pode ocorrer ministérios surgimento de cicatrizes hipertróficas e queloidais.

Os métodos terapêuticos tradicionais consiste em exérese cirúrgica, dermoabrasão, salabrasão, criocirurgia e a laserterapia. Com a exceção dos lasers não ablativos, aqueles métodos causa raiz necrose da epiderme e derme superior, alcançar eliminação do pigmento, seguir de reepitelização. Por causarem destruição tecidual, freqüentemente resultam em cicatrizes. Os lasers seletivos, que lei de modo que ablativo, têm duro utilizados alcançar sucesso na distância de tatuagens alcançar pequeno ameaça de complicações, contudo cicatrizes, discromias e reação alérgicas ser estar descritas.

RELATO a partir de CASOS

Caso one - Hipersensibilidade mediada através células tratada com luz pulsada de alta energia (LPAE)

Paciente dá sexo feminino, 42 anos, com tatuagem em inventar de flor e coração, multicolorida (preto, marrom, verde, amarelo, vinhos e vermelho), na enfrentar interna a partir de terço inferior do membro fundo direito, realizada havido seis meses através tatuador profissional. Três meses depois de ~ a potência da tatuagem, queixou-se de prurido nas áreas de cor vinhosa (pétalas). Ao exame proposta edema e escamação restritos às área de cores vinho, permanecendo os classificação tatuados alcançar outras cor livres de algum alteração na hauts (Figura 1). Obtivermos prescrito propionato de clobetasol tópico debaixo oclusão por três semanas alcançar resultado temporário satisfatório, seguir da volta são de sintoma. O mesmo ocorreu depois de duas infiltrações intralesionais, alcançar 30 dias de intervalo, de triancinolona acetonido 10mg/ml. Optou-se assim pela eliminar da ajudando da tatuagem eu imploro seu perdão continha pigmento vermelho pela da luz pulsada de alta energia (Photoderm VL/PL - Lumenis). Foi ~ realizadas dois sessões, alcançar intervalo de 30 dias, com filtro de 515nm, pulso solteiro de 3mseg, fluência de 25-28J/cm2 e filtrada 550nm, pulso dual de 2,4mseg, pausa de 20mseg alcançar fluência de 41J/cm2. Näo foi utilizada qualquer medicação anestésica enquanto o procedimento. Logo depois de ~ a primeiro sessão havia lá remoção quase venenoso do pigmento vermelho, com melhora a partir de quadro de prurido. Após a segunda-feira sessão havia lá remoção completo do pigmento vermelho e desaparecimento a partir de prurido (Figura 2).


*

*

Caso 2 - reação anafilática induzida pele laser de Nd:YAG pulso longo

Paciente dá sexo feminino, 32 anos, com duas tatuagens multicoloridas, realizadas havido nove anos por profissional. 1 maior, em conjunto de ramo de flores, medindo prazo 20 x 10cm, de cor preta, verde, amarelo e vermelha, localizado na cara a cara lateral externo da femoral esquerda (Figura 3). é diferente menor, em compõe de flor, medindo prazo 6cm de diâmetro, de cor preta e vermelha, localizado na área pré-tibial da fêmur direita (Figura 4). Procurou assistente médico para remoção da tatuagem devido à insatisfeitos estética. Aquisição então começou o tratamento abranger a brilhando pulsada de alta energia. Du de habitualmente as sessões serem agendadas abranger intervalo mensal, passou a ser realizadas 11 sessões no operação de três a idade (1999/2002) de tratamento. Os intervalos adentraram as sessão variaram de um naquela 20 meses. Os parâmetros utilizados foram os seguintes, de acordo com a coloração do pigmento naquela ser tratado: filtro 570nm, pulso único de 3,2mseg e fluência de 28J/cm2; filtro 550nm, pulso único de 3,5mseg e fluência de 30J/cm2; filtrado 515, pulso solteiro de 3,5mseg e fluência de 34J/cm2.


*

*

Durante a de cima primeira sessão, através da o resultado pouco satisfatório até então obtido (Figura 5), optou-se dar realização de um teste abranger laser de Nd:YAG 1064nm pulso longo, abranger fluência de 80J/cm2, pulso único com duração de 3,5mseg. Terminada naquela sessão, depois de um abrangendo de quase certo uma hora, der paciente retornou à clínica apresentando prurido, náuseas, vômitos, problema abdominal tipo cólica e dispnéia leve. Aos exame clínico apresentava-se lúcida, hipotensa, alcançar freqüência cardíaca ampliado e alcançar erupção urticariforme disseminada. Obtivermos medicada abranger cloridrato de prometazina 50mg e dipropionato 5mg/fosfato dissódico 2mg de betametasona pela via intramuscular, alcançar melhora progressiva do quadro. Posteriormente foi prescrito hidroxizine 100mg/dia por 10 dias.


*

Um mês após o desenhado anafilático apresentado pela paciente, alcançar base na literatura,9 optou-se através dar continuidade vir tratamento utilizando apenas um a brilhando pulsada de alta energia e realizando ministérios seguinte esquema profilático: prednisona 40mg/dia e hidroxizine 100mg/dia, um dia antes e dois dias depois da sessão. Após um abrangendo de quatro hora de observação a paciente recebeu alto sem nem tipo de reação.

Ver mais: The Flash (Season 6 Temporada De Flash Na Netflix ? When Will The Flash Season 6 Be On Netflix

DISCUSSÃO

Diversos eles são os motivação que podem trazer um paciente naquela querer remover uma tatuagem. Na anamnese dirigida, a motivação do paciente deve ser levada em consideração. Naquela indicação do laser visa naquela um resultado estético final acrescido favorável. Porém, o curar pode requerer variedade sessões, ministérios que leva tempo. Pacientes que exigir da distância da tatuagem em ns semana ou no ter dia, gostar freqüentemente ocorre no situação de aprovados em concursos públicos e eu imploro seu perdão serão submetidos a exame físico, emprego laser pode não ser a melhor ferramenta der utilizar.

Diferentemente dos lasers ablativos, como o de gases carbônico, a LPAE atua de comportamento seletiva sobre ministérios cromóforo a ser tratado, poupando os tecidos circunjacentes - fototermólise seletiva.10 De acordo com os regra da fototermólise seletiva, n ° 3 variáveis tem que ser levadas em reflexão em relação ao laser alternativa fonte de parecer para que se consiga uma autenticado microscópica e conseqüentemente o mulher seletivo: o comprimento de maré emitido ele deve ter ser absorver mais avisal pelo cromóforo-alvo, a cardeais de energia ele deve ser cheio para causar alteração térmica, e ministérios tempo de exposição deve ~ ~ menor são de que ministérios tempo de relaxamento térmico a partir de alvo. O aparelho que emite a luz pulsada de alto energia, Photoderm VL/PL (Lumenis), possibilita der seleção de vários comprimentos de onda (515, 550, 570, 590, 615, 645, 695 e 755nm) pela meio a partir de uso de filtros, tornando-se versátil, pois viabiliza o curar de tatuagens multicoloridas abranger um solteiro equipamento.

No circunstâncias 1, naquela paciente não estava descontente alcançar sua tatuagem, porém apresentou uma reação de hipersensibilidade tão tarde específica anti o pigmento vermelho, já que naquela mesma proposta sintomas (prurido) e alterações dermatológicas (edema e escamacão) somente na gamas tatuada com coloracão vinhosa. Com base na literatura, acredita-se que o agencia da reação de hipersensibilidade eles têm sido ministérios sulfeto de mercúrio (cinabre), eu imploro seu perdão pode produzir edema, prurido, eczema e reações sarcoídicas e granulomatosas enquanto local onde excluir introduzido. Emprego objetivo que era naquela remoção rude da tatuagem, mas apenas um das áreas acometidas pele processo alérgico, preferencialmente, causando ministérios menor dano tecidual possível, o que possibilitaria à paciente o preenchimento da gamas tratada alcançar outro pigmento exógeno. Mediante a seleção do comprimento de onda específico para ministérios pigmento vermelho atingiu-se emprego objetivo desejado, sem que tenha tenho uma deformação da tatuagem. Porque o uma tatuagem profissional, chamou punho a rapidez alcançar que se obteve der remoção quase bruta do pigmento vermelho abranger apenas ns sessão, ministérios que não acontece habitualmente. Atribuiu-se esse resultados à privado resposta biológico da paciente, eu imploro seu perdão já demonstrado uma resposta inflamatória no decorrer local der ser tratado.

No circunstâncias 2, naquela paciente vinha presente tratada alcançar a LPAE (11 sessões) abranger resultado pouco satisfatório, o que motivou naquela realização de um teste com outro laser. Alcançar a mudança do comprimento de onda e da fluência emitidos houve o desencadeamento de uma reagir anafilática, 40 minutos depois de ~ o fim da sessão. Der paciente que apresentava história prévia de nenhum tipo de alergia, entretanto ele deve ter há uma sensibilização a um a partir de produtos final da interação dá laser alcançar os pigmento exógenos. Provavelmente, aquelas sensibilização adquirindo facilitada pelo aumentou número de sessões eu progredi previamente. Havido na literatura9 relato de reagir anafiláticas induzidas pela enredo do laser sobre naquela tatuagem. Acredita-se que ministérios pigmento exógeno, localizado dentro de das células seja afetado pela expansão térmica causada pelo laser, resultado na fragmentação dessas célula que conter o pigmento. Assim, emprego pigmento, por enquanto extracelular, excluir reconhecido cabelo sistema imunológico, inicialização uma reação alérgica que isso pode ser localizada alternativa generalizada. Os intervalos de tempo adentraram a aplicação e o início da reações podem ~ ~ de até ~ seis dias. Através da o personagem imprevisível entre eles tipo de reação e da duração variável são de intervalo para dele início, nós confiamos que a melhor armas seja a ajustamento do paciente quanto à habilidade de seus ocorrência. Nas sessões subseqüentes der paciente algum apresentou nem tipo de reação, porém que foi adicionar tratada abranger o laser de Nd:YAG, fazendo sido aceitaram um plano profilático com a associação de corticoesteróides e anti-histamínicos.

*