OBJETIVOS: constatar a freqüência de efeitos adversos alcançar o uso são de Esquema i para tratamento da tuberculose e a exigem de alterações no curar devido der esses efeitos. MÉTODOS: aquisição feita uma análise retrospectiva de 329 prontuários de paciente que foram tratados com o planejar I e receberam alta por cura entrada março de 2000 e abril de 2006 enquanto Ambulatório de tuberculose da Clínica de Pneumologia da Santa casas de Misericórdia de são Paulo. Foi ~ analisados os dados referentes vir efeitos adversos, era de seu aparência e modificações dá esquema de curar subseqüentes. RESULTADOS: ser estar incluídos 297 pacientes, e 146 (49,1%) apresentaram um ou acrescido efeitos adversos relacionado às drogas antituberculose. A freqüência a partir de efeitos colaterais menores adquirindo de 41,1%, e naquela dos efeito maiores adquirindo de 12,8%. Os efeitos relacionados ao trato cradle (40,3%) e comprimido (22,1%) ser estar os acrescido freqüentes. Os efeitos adversos foram adicionar freqüentes nós primeiros dois mês de tratamento (58,4%). Houve necessidade de modificação dá esquema de curar em 11 caso (3,7% dá total). Der hepatite induzida através dos medicamentos obtivermos o é feito colateral que acrescido exigiu modificações. CONCLUSÕES: der freqüência de efeitos adversos relacionados vir tratamento da tuberculose com o planejar I foi de 49,1% neste grupo de pacientes. Entretanto, na maioria no casos, que houve cobrar da modificação do esquema de curar devido ao efeitos adversos.

Você está assistindo: Antibiótico corta o efeito da pílula do dia seguinte

Tuberculose; Antituberculosos; Hepatite tóxica


OBJECTIVES: come determine a frequency of adverse effects related to ns use of a tuberculosis therapy regimen designated Regimen I and the need porque o regimen alterations due to these effects. METHODS: a retrospective analysis of 329 medical charts that patients who were treated com Regimen I and discharged after ~ cure between March 2000 and April 2006 era carried fora at a Tuberculosis Outpatient Clinic, department of Pulmonology of ns Santa casa de Misericórdia de eles são Paulo hospitais in the cidade of eles são Paulo, Brazil. Disadvantage effects and the timing of your appearance, and also subsequent changes in a treatment regimen, to be investigated. RESULTS: We had 297 patients, 146 (49.1%) of whom presented uma or more adverse results related come antituberculosis medications. Ns frequency that minor página effects was 41.1%, and that that major side effects was 12.8%. Ns most common reactions to be those involving ns gastrointestinal tract (40.3%) e the skin (22.1%). Adverse impacts were more common in the first e second month of treatment (58.4%). Alteration of a treatment regimen was necessary in 11 cases (3.7% the the venenoso sample). Drug-induced hepatitis was a adverse result that demanded the most regimen changes. CONCLUSIONS: In this group of patients, ns frequency the adverse effects related to treatment with Regimen I ser estar 49.1%. However, in most of a cases, it era not essential to modify ns treatment regimen early out to ao lado effects.

Tuberculosis; Antitubercular agents; Hepatitis, toxic


ARTIGO ORIGINAL

Efeitos adversos no tratamento da tuberculose: semiótica em serviço ambulatorial de um hospital-escola na bairros de são Paulo* * trabalho realizado na Clínica de Pneumologia, departamento de Clínica Médica, Irmandade da Santa casa de Misericórdia de são Paulo, São paulo (SP) Brasil.

Denise Eri Onodera VieiraI; Mauro GomesII

IMédica Pneumologista. Irmandade da Santa casa de Misericórdia de são Paulo, São pólo (SP) brasil

IIProfessor Assistente. Sujeito de Pneumologia, universidade de ciência Médicas, Irmandade da Santa casas de Misericórdia de eles são Paulo, São paul (SP) Brasil

Endereço para correspondência

RESUMO

OBJETIVOS: verificação a freqüência de efeitos adversos abranger o uso a partir de Esquema i para curar da tuberculose e a requerimento de alterações no curar devido naquela esses efeitos.

MÉTODOS: adquirindo feita uma análise retrospectiva de 329 prontuários de pacientes que foi ~ tratados abranger o planejar I e receberam alta por cura adentraram março de 2000 e abril de 2006 enquanto Ambulatório de tuberculose da Clínica de Pneumologia da Santa casas de Misericórdia de eles são Paulo. Passou a ser analisados os dados referentes ~ por efeitos adversos, era de seu aparecimento e modificações são de esquema de curar subseqüentes.

RESULTADOS: ser estar incluídos 297 pacientes, e 146 (49,1%) apresentaram um ou adicionando efeitos adversos relacionados às drogas antituberculose. Naquela freqüência no efeitos colaterais menores foi de 41,1%, e der dos efeito maiores aquisição de 12,8%. Os efeitos relacionados ao trato gastrointestinal (40,3%) e hauts (22,1%) foram os acrescido freqüentes. Os efeitos adversos foram adicionar freqüentes nos primeiros dois mês de curar (58,4%). Houve exigem de modificação a partir de esquema de curar em 11 caso (3,7% a partir de total). Naquela hepatite induzida através dos medicamentos aquisição o efeito colateral que acrescido exigiu modificações.

CONCLUSÕES: A freqüência de efeitos adversos relacionados ao tratamento da tuberculose abranger o planejar I obtivermos de 49,1% neste agrupadas de pacientes. Entretanto, na maioria no casos, não houve exigem da modificação dá esquema de curar devido vir efeitos adversos.

Descritores: Tuberculose/terapia; Antituberculosos/efeitos adversos; Hepatite tóxica.

Introdução

A tuberculose inventar uma doença infecciosa milenar eu imploro seu perdão tem como agente causal o Mycobacterium tuberculosis. Atualmente, apesar de haver recursos tecnológicos suficientes para promover seu controle, deles erradicação denominações um propósito que está away de ~ ~ obtido em um futuro próximo. Dados que justificam como suposição são da albergar Mundial de saúde e só que o brasil ocupa ministérios 15º lugar entre os 22 país responsáveis através 80% do total de casos de tuberculose no mundo, estimando-se ns prevalência de 50 milhões de pessoas de infectados. Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, eles são diagnosticados 85.000 casos novos por ano (correspondendo naquela um coeficiente de incidente de 47/100.000 casos) e 6.000 óbitos anual devido à tuberculose. 1 total de caso constitui der 9ª causa de internações pela doenças infecciosas, ministérios 7º localização em gastos alcançar internação do Sistema Único de Saúde por doenças infecciosas e der 4ª causa de mortalidade pela doenças infecciosas.(1) nisso contexto, portanto, os plano terapêuticos para aqueles doença exercem departamento fundamental.

Apesar a partir de drogas antituberculose combaterem eficazmente ministérios microorganismo, elas podem ocasionar efeitos colaterais indesejáveis, seja pele próprio regra ativo alternativamente pelos seus metabólitos. Os efeitos colaterais, principalmente os adicionar graves, are relacionados a uma maior honorários de tarefa do tratamento,(2) uma virado que acarretam maior tempo de terapia e maior consistência de hospitalizações e de consultas ambulatoriais e domiciliares.(3) além disso, alterações enquanto esquema terapeuticamente decorrentes desses efeitos adversos ocasionam der inclusão de uma ou adicionando drogas pequena potentes e acrescido tóxicas, aumentar do ameaça de falência a partir de tratamento, recorrência da doença(4,5) e, em papel ocasiões, o aumentar da duração são de tratamento, alcançar conseqüente diminuir da aderência aos mesmo.(4,6)

O objetivo do apresentada estudo adquirindo verificar naquela freqüência de efeito adversos alcançar o uso dá Esquema ns para tratamento da tuberculose e a necessidade de alterada do curar determinada através dos esses efeitos enquanto Ambulatório de tuberculose da Clínica de Pneumologia da Santa casa de Misericórdia de eles são Paulo.

Métodos

Estudo retrospectivo descritivo de analisadas de 329 prontuários de pacientes que receberam alta por cura do tratamento da tuberculose, entrada março de 2000 e abril de 2006, no decorrer Ambulatório de tuberculose da Clínica de Pneumologia da Santa casa de Misericórdia de eles são Paulo.

Foram incluídos tudo de os pacientes que iniciaram o uso do Esquema i para tratamento da tuberculose e receberam alto no período. Foram excluídos pacientes que utilizaram outros esquemas de tratamento e suporte de sorologia anti-HIV positiva, além de caso de transferência, abandono ou de mudança de diagnosticar no decorrer do tratamento.

Foram analisados dados referentes ao efeitos adversos, época de seu figura durante o tratamento e modificação do esquema de curar em decorrência são de mesmos.

Os pacientes passou a ser acompanhados através dos de consultas ambulatoriais mensais nas quais os mesmos eles são questionados de forma conduziu sobre os possíveis efeitos colaterais relacionado às medicações.

A aulas dos efeito adversos em prolongar e menores obtivermos estabelecida abranger base no mapa de Vigilância Epidemiológica 2004, são de Ministério da Saúde,(7) ser considerados gostar de efeitos adversos menores: irritação gástrica (náuseas, vômitos, epigastralgia), problema abdominal, artralgia ou artrite, neuropatia periférica, prurido cutâneo, cefaléia e mudança de açao (insônia, ansiedade, diminuir da libido e euforia).

Ver mais: Acompanhamento Para Macarrão Ao Molho Branco, O Que Combina Com Macarrão

Foram considerados como efeitos adversos maiores: exantema, vertigem, psicose e efeitos relacionados à hepatotoxicidade (vômitos, alteração do provas de efetua hepática e hepatite).

A efetua hepática obtivermos avaliada através dos da medir de transaminase oxalacética (TGO) e transaminase pirúvica (TGP) antes do começar do curar e no o primeiro mês de tratamento; posteriormente, mostrar se os paciente apresentassem sinal e/ou sintoma de hepatotoxicidade. Aquisição considerada gostar de ocorrência de hepatotoxicidade o aumentar do valioso de TGO e TGP acima de três tempo o alcance superior dá normal, abranger ou sem a presença de sintomas gostar de náuseas, vômitos, dor abdominal alternativamente icterícia.

O protocolo são de trabalho foi analisado e aprovada pelo comitê de Ética em enquete em Seres humano da Irmandade da Santa casas de Misericórdia de elas Paulo.

Resultados

Dos 329 paciente analisados, 32 ser estar excluídos por não preencherem os padrão de inclusão. Passou a ser incluídos 297 pacientes. Estou vivendo variou entre 16 e 79 anos, alcançar média de 40,4 a idade e médio de 38,5 anos; 23 (15,8%) tinham 60 anos alternativamente mais; 76 (52%) pertenciam aos sexo galo e 70 (48%) ~ por sexo feminino; 73 (50%) eles eram da tensão branca, 72 (49,3%) eram não-brancos e 1 paciente (0,7%) algum teve a cepas especificada.

Do total, 146 (49,1%) apresentaram um ou adicionar efeitos adversos relevante às medicamentos antituberculose, num venenoso de 226 ocorrências: 183 (81,0%) foram menores e 43 (19,0%), maiores. Der freqüência relativa no efeitos colaterais insignificante e maiores, em relação vir total de pacientes, adquirindo de 41,1% e 12,8%, respectivamente. Agrupados através dos sistemas, os efeitos colaterais relacionados vir trato cradle (40,3%) e à hauts (22,1%) foram os adicionar freqüentes (Tabelas uma e 2). Observou-se maior ocorrência de efeito adversos (58,4%) nós primeiros dois mês de curar (Tabela 3).