Professor adjunto são de Departamento de operação da faculdade de farmacêutica da UFRGS. Ceo do serviço de cirurgia Geral dá HCPA.Doutor em Clínica Cirúrgica

Tiago leal Ghezzi

Médico coloproctologista a partir de Hospital Moinhos de Vento e dá Hospital São escotilha da PUCRS. Mestre e Doutorando em ciências Cirúrgicas da UFRGS.

Você está assistindo: Apendicite fase 1, 2 3, 4


Versão original publicada na estrutura Fochesatto filho L, baros E. Farmacêutica Interna na practice Clínica. Porto Alegre: Artmed; 2013.

Caso Clínico

Um paciente de sexualmente masculino, 28 anos, procura emprego serviço de emergência através sentir problema abdominal. O quadro havia iniciado há 36 hora de seus chegada cardonafam.com o aparência de qualificado difusa em cólica e náuseas. Naquela últimas 12 horas, a qualificado passa a ser certo e localizada durante quadrante inferior direito, acardonafam.companhado de um episódio de vomitar e de temperatura axilar de 37,8°C. A dor piora alcançar contração da muro abdominal e à deambulação. Vir realizar teste físico, ministérios pacienteencontra-seprostrado e imóvel. À palpação dá abdome, ele tem redução involuntária da musculatura da muro abdominal no quadrante inferior correto (defesa) e qualificado forte à retirada súbita de cardonafam.compressão manual nessa região (rebote). Ns hemograma solicitado,evidencia-seleucocitose (14.000/mm3) abranger desvio à esquerda (11% de bastonados e 61% de segmentados).

Definição

A apendicite aguda excluir a inflamação do adição cecal, causada, na cardonafam.compridas maioria são de casos, por obstrução a partir de lúmen. Alcançar a obstrução, ocorre proliferação de microrganismos, principalmentegram-negativose anaeróbios, e infecção da parede a partir de apêndice, ministérios que excluir a causa de grande parte dos sinais clínico da síndrome que acardonafam.companha essa doença.

Noções de anatomia do apêndice cecal

O anexação é ns protuberância tubular dá ceco eu imploro seu perdão tem a base constantemente localizado na confluência das tênias, depois à furgão ileocecal, e o cardonafam.comprimento variável, na maioria das pessoas, entre 7 e 11 cm. Ele é uma parte do intestino grosso abundante em feraios linfoide, mas sem função específica conhecida. A deles posição naquela partir da base é variável, pois muitas vezes está atrás do ceco (retrocecal), atrás do íleo potencial elétrico (retroileal) ou na buraco pélvica (Fig. 48.1).A localização do apêndice inflamado sim significativa influência na apresentações clínica da apendicite.
_img_1">
*
Figura48.1Posições do anexação cecal.Fonte: O"Connor e Reed¹e Skandalakis.²

Patogênese

O lúmen do anexação cecal isso é em continuidade cardonafam.com o lúmen do ceco, portanto o seu preenchimento varia segue o peristaltismo e o contente deste. O abild de esvaziamento do adição é ministérios mecanismo acrescido cardonafam.comum da inflamação. Esse abild é causado acrescido frequentemente devido a uma impactação arredondada de fezes, conhecida cardonafam.como fecalito, mas até pode resultado de hiperplasia linfoide, tumores, parasitas, corpo estranho alternativamente aderências. A estase do material fecal no decorrer lúmen apendicular der montante da obstrução propicia a proliferação de microrganismo que, então, invadem a parede dá apêndice, causando inicialmente uma inflamação, que, se algum tratada, ele pode evoluir ao necrose cardonafam.com perfuração. Aqueles sequência de evento determina as fases dos resultado clínicos e anatomopatológicos da apendicite: glorificação aguda abranger edema, microabscessos (flegmão), necrose alcançar perfuração, que pode ser contida por tecidos adjacente (peritonite localizada, abscesso) ou extravasar na público peritoneal (peritonite difusa).

Epidemiologia

A apendicite aguda denominações a causa mais cardonafam.comum de problema abdominal alcançar indicação cirúrgico de movimentada (abdome agudo). Ela influência indivíduos de ambas os sexos e de todos as acardonafam.companhar etárias, porém é adicionando frequente entrada os 20 e os 30 anos e muito anormal antes são de 2 anos de idade. Aos longo da vida, 12 a 25% da população será submetida à apendicectomia. A apendicite aguda é ~ a causa mais cardonafam.comum de abdome agudo em gestantes, ocorrendo em uma a cada 700 a 1.500 gestações.

Sinais e Sintomas

Dor abdominal excluir o sintoma adicionar característico da doença, podendo ocorrer em cólica, difusa alternativa referida na região periumbilical. Naquela febre em geral denominada de menos de 38°C. Reclamações de anorexia, náuseas e vômitos demasiado fazem parte do quadro.Vários sinais podem ser conheceu nesses paciente e preciso ser pesquisados, gostar os seguintes:•Sinal de Blumberg.•Sinal de Lapinsky (dor à cardonafam.compressão do ceco desatualizado a femoral direita excluir flexionada sobre der pelve).•Sinal de Lenander (diferença de temperamentos axilar e retal maior dá que 1ºC).•Leucocitose.

Quadro Clínico

Apesar de ser um quadro considerado cardonafam.como típico de apendicite aguda, em 30 naquela 50% dos pacientes ministérios diagnóstico clínico inicial excluir impreciso e esclarecido somente por meio de exames, progresso clínica ou cirurgia. A problema abdominal excluir o sintoma adicionar característico e constante. De acordo cardonafam.com mencionado anteriormente, a agonizante inicial denominada causada pela contrações do apêndice alcançar obstrução luminal. Essa qualificado é dá tipo em cólica, difusa alternativa referida na região periumbilical. cardonafam.com frequência, ocorrer concardonafam.comitantemente naquela essa problema anorexia e náuseas. Mas que possa ~ ~ queixa de diarreia, principalmente em crianças, alteração dá hábito intestinal algum faz ajudando do quadro clínico típico, mas ele deve ser inquirida para fazer diagnóstico diferencial abranger outras doenças, cardonafam.como a gastrenterite infecciosa. Alcançar a andamento do processo patológico, ministérios apêndicetorna-seinflamado, e o cardonafam.comprometimento dos tecido vizinhos, alcançar inervação somática, é anexar pela locações de dor e rigidez muscular. Abranger processo inflamatório próximo à muro abdominal anterior, der liberação brusca de ns pressão handmade na fossa ilíaca causa problema forte, emprego denominado sinal de Blumberg. Circunstancias o adição seja retrocecal, que há rigidez da muro abdominal, mas o noivado do muscular psoas causa problema ao flexionar a perna sobre der pelve. O assinatura de Lapinsky é equivalente a à problema quando se cardonafam.completar cardonafam.compressão dá ceco devido a a femoral direita denominada flexionada sobre a pelve. Dentro fase, a infecção da muro apendicular pode causa febre, genericamente menor dá que 38°C, e leucocitose. Naquela inflamação a partir de peritônio pélvico resultado em uma altura localizada da temperatura, emprego que determina diferença entrou a temperamento axilar e naquela retal maior a partir de que 1ºC (sinal de Lenander). Se o retirou progride para peritonite localizada, der contratura da muro abdominal denominações progressiva, bem cardonafam.como há agravamento do cardonafam.compromisso sistêmico. Em caso de peritonite difusa, naquela dor, o rebote doloroso e der contratura involuntáriatornam-segeneralizados durante abdome. Há expansão abdominal em enquadramento de peritonite difusa alternativamente quando ministérios flegmão englobar ministérios íleo distal, podendo ocasionar um retirou de suboclusão intestinal (Tab. 48.1).

Ver mais: 39 Semanas E 2 Dias São Quantos Meses, Semana 39 Da Gravidez


*

Diagnóstico

O diagnosticar de apendicite aguda tem cardonafam.como base a história e o teste físico do paciente, e esses são, um monte de vezes, suficientes para der indicação do curar cirúrgico. Nos casos considerados típicos, predomínio em cara jovens, pode ser desnecessária der realização de exames cardonafam.complementares. Porém, na maioria dos casos, o diagnosticar diferencial abranger doenças de tratamento algum operatório ele deve ser investigado abranger exames. Enquanto hemograma, naquela alteração adicionando cardonafam.comum excluir o grau de leucocitose moderado, até ~ 18.000/mm³, cardonafam.com desvio à esquerda. Se a cobranças de leucocitose estiver cerca de 20.000/mm³, frequentementeassocia-seesta à ruptura dá apêndice. Durante início do quadro, ministérios hemograma ele pode estar dentro dos padrões normais. O exame cardonafam.compartilhado de urina ele deve ter ser executar para auxiliar no diagnóstico diferencial alcançar litíase ureteral alternativamente pielonefrite. Nos casos em que o adição inflamado isso é em contato abranger o ureter ou alcançar a bexiga, pode ocorre leucocitúria e hematúria microscópica.O raio X de abdome regularmente agudo algum faz ajudando da indagação usual de apendicite. Adentraram os possível achados, demonstrar a não é normal visualização a partir de fecalito é alto sugestiva de apendicite. Naquela ultrassonografia abdominal pode ser muito sensível para aumentar diagnóstica. Os resultado serão de problema à cardonafam.compressão alcançar o transdutor, estrutura tubular de fundo cego, sem peristalse, cardonafam.com diâmetro maior alternativamente igual naquela 6 mm à cardonafam.compressão cardonafam.com transdutor, alcançar líquido aos seu redor. A visualização a partir de fecalito e os outros sinais ecográficos praticamente diagnosticam naquela condição. Os valor preditivos da ultrassonografia elas superiores naquela 90% em algumas séries. Naquela tomografia cardonafam.computadorizada de abdome isto mostra valores iguais ou superiores ao da ultrassonografia. Ministérios uso por essa exame é confinaram devido der custo, dando à macário e alergia aos contraste. Apesar de alguns especialistas defenderem ministérios uso gratuitamente da tomografia em pacientes cardonafam.com suspeita de apendicite, através diminuir substancialmente o lista de cirurgias não terapêuticas, essa indicação ainda é tema de controvérsia na literatura. Der ressonância nuclear magnética isso pode ser um teste substituto para a tomografia cardonafam.computadorizada em paciente gestantes, alérgicos vir contraste e em crianças.Mesmo cardonafam.com os progresso nas habilidade de imagem são de abdome, as preços de errado no diagnosticar de apendicite pouco se alteraram nos últimos anos. Elas são de 22% em denominações e 8% em homens. O avaliada de mudar clínicas e laboratoriais foi estudado, e muita escores são conheceu na literatura, sendo emprego de Alvarado o mais conhecido. Neste, são colocados em ns equação os segue dados: qualificado no quadrante fundo direito, leucocitose, êxodo da dor, desvio à esquerda, febre, náusea alternativamente vômito, anorexia e cetonemia e sintoma de rebote.Gestantes representar o agrupados de paciente que maior desafiada impõe para a realização do diagnóstico de apendicite aguda. O crescimento do útero desloca o anexação progressivamente porque o posições acrescido craniais no decorrer abdome (Fig. 48.2). Naquela dor, na maioria a partir de gestantes, permanece durante quadrante fundo direito. O quadro clínico tende naquela ser mais brando devido às alterações imunológicas normais da gestante.