As amostras de fluidos corporais pleural obtidas pela toracocentese porque o o diagnóstico de transudatos e exsudatos preciso obedecer a uma rotineiramente de coleta e preservação para der realização de uma analisado laboratorial adequada. Igualmente, fragmentos de biópsia de pleura obtidos para o diagnosticar diferencial a partir de exsudatos tem que ser coletados de formato sistemática alcançar o objectivo de otimizar o diagnóstico e facilitar der instituição da terapia adequada.

Você está assistindo: Apos urinar sai um liquido transparente

Derrame pleural; caminho de cultura; Biopsia; Pleura; Exudatos e transudatos


The samples of pleural fluid obtained by thoracentesis para the diagnosis the transudates e exudates shall follow a routine of collection e preservation ao an proper laboratorial analysis. Equally, pieces of pleura biopsy obtained porque o the differential diagnosis of the exudates must be gathered in naquela systematic caminho in order come optimize a diagnosis and facilitate the institution of suitable therapeutics actions.

Pleural effusion; culture media; Biopsy; Pleura; Exudates and transudates


Coleta e preservação a partir de líquido pleural e biópsia pleural* * trabalhar realizado na faculdades de farmacêutico da universidade de São pólo - FMUSP - São paul (SP) Brasil.

Collection and preservation of ns pleural fluid e pleural biopsy

Leila AntonangeloI; Vera Luiza CapelozziII

IProfessora Livre-Docente da universidade de farmacêutico da universidade de São pólo - FMUSP. Médica ceo do laboratório de Pleura a partir de Instituto do cardíacas (InCor) e da papel de Citologia são de Laboratório central do Hospital das Clínicas - FMUSP - São paul (SP) brasil

IIProfessora grátis Docente de Patologia. Faculdade de medicina da universidade de São paul - FMUSP - São paul (SP) Brasil

Endereço para correspondência

RESUMO

As amostras de líquido pleural obtidas através dos toracocentese ao o diagnosticar de transudatos e exsudatos tem que obedecer der uma regularmente de coletar e preservação para a realização de uma analisadas laboratorial adequada. Igualmente, fragmentárias de biópsia de pleura obtidos porque o o diagnosticar diferencial a partir de exsudatos tem que ser coletados de forma sistemática alcançar o alvo de otimizar o diagnosticar e facilitar der instituição da terapia adequada.

Descritores: Derrame pleural/microbiologia; meios de cultura; Biopsia; Pleura/patologia; Exudatos e transudatos

ABSTRACT

The samples that pleural fluid obtained by thoracentesis porque o the diagnosis the transudates and exudates chandelier follow a routine the collection e preservation para an ideal laboratorial analysis. Equally, fragments of pleura biopsy obtained for the differential diagnosis of a exudates have to be accumulated in a systematic way in order to optimize ns diagnosis e facilitate a institution of ideal therapeutics actions.

Keywords: Pleural effusion/microbiology; society media; Biopsy; Pleura/pathology; Exudates e transudates

INTRODUÇÃO

Os derrames pleurais eles são sistematicamente classificar como transudatos ou exsudatos, de acordo alcançar sua configuração bioquímica.(1-2) aquelas classificação excluir fundamental para se definir quais derrames necessário de indagação laboratorial. Se o derrame denominações um transudato, freqüentemente algum há exigem de estudos laboratoriais adicionais, ao contrário no exsudatos, que requerem a contínuo da pergunta para estabelecimento do diagnóstico etiológico.

A toracocentese para coleção de fluido pleural denominada um procedimento seguro, de baixo custo e eu imploro seu perdão fornece grande eficiência diagnóstica.(2) aquelas técnica é aderiu pela obtivermos de mais de 90% a partir de amostras de fluido pleural o que são encaminhadas para diagnóstico laboratorial. Entretanto, amostras obtidas por de drenagem torácica, pela coleta durante der toracoscopia ou mesmo durante a toracotomia ~ se prestam para plural bioquímicas e citológicas.

CARACTERÍSTICAS no TRANSUDATOS E EXSUDATOS

Os transudatos de um modo geral são límpidos, amarelo-claros e que se coagulam espontaneamente. Em contraposição, os exsudatos podem ser hemorrágicos, turvos alternativamente purulentos e normalmente se coagulam devido à existe de fibrinogênio. Quilotórax e pseudoquilotórax cursam alcançar líquidos branco-leitosos em período 50% dos casos.(3)

Os derrames hemorrágicos são genericamente secundários a acidente de punção, traumas torácicos, neoplasia, embolia pulmonar, pausa de aneurisma de aorta, pancreatite e, menor freqüentemente, tuberculose. Ressalta-se que os transudatos podem estar discretamente hemorrágicos, uma giradas que eles são necessários só 1 der 2 ml de sangue em um litro de fluidos corporais pleural alternativamente a existe de 5.000 a 10.000 eritrócitos/mm3 para makeover um aspecto hemorrágico durante líquido.(4)

Nos derrames neoplásicos, pós-trauma ou por embolia pulmonar, a contagem de eritrócitos geralmente denominada superior a 100.000/mm3 (Quadro 1). Nisso sentido, em derrames pleurais francamente sanguinolentos recomenda-se der realização dá hematócrito dá líquido pleural. Hematócritos inferiores a 1% freqüentemente que estão conectado com a sangramentos importantes.(4) Hematócritos superiores a 1% são observado em derrames neoplásicos, traumáticos e na embolia pulmonar.(5) líquido francamente hemorrágicos, alcançar hematócrito superior der 50% são de hematócrito do sangue periférico, são compatíveis com hemotórax.(6) ministérios hematócrito capaz realizado no canos colhido porque o o teste citológico, ou seja, enquanto mesmo tubos utilizado porque o hemograma (tubo contendo o anticoagulante ácido etilenodiaminotetracético - EDTA).


*

Quando o traduzir pleural excluir turvo, leitoso e/ou sanguinolento, a amostra deve ser centrifugada a acabando de se examinar o sobrenadante. Se a turbidez diminuir com a centrifugação, costuma é porque estava associada alcançar número conseguir um aumento de células ou debris. Naquela fato torna-se evidente quando se consideram os empiemas. Entre estes casos, depois de ~ a centrifugação, ministérios sobrenadante a partir de líquido pleural clareia, reduzir o aspecto turvo observado durante der punção. Caso a turbidez persista depois de a centrifugação, emprego diagnóstico a ser é considerado é quilotórax e/ou pseudoquilotórax. Naquela observação de um derrame pleural quiloso sugere naquela presença de linfoma, carcinoma ou etiologia traumática. Em muito de situações ministérios trauma denominações iatrogênico, gostar de no pós-operatório de operação cardiovascular alternativamente de esôfago e nas tamanho dissecações são de mediastino. O pseudoquilotórax é adicionando freqüentemente observado em derrames pleurais crônicos, como aquelas pessoas que ocorrem na artrite reumatóide e na tuberculose (Quadro 2).(7-8)


*

RECOMENDDAÇÕES ao A coleção DO LÍQUIDO PLEURAL

Durante ministérios procedimento da toracocentese, der seringa usado na fome deve ~ ~ levemente heparinizada, alternativamente seja, deve-se aspirar der heparina em cardeais suficiente para que a seringa seja interno umedecida, desprezando-se emprego excesso. Quando utilizamos seringa de 20 ml, um volume de 0,5 ml de heparina é suficiente para evitar der coagulação do líquido. Naquela procedimento deve ser repetido alcançar todas together seringas usado na coleta do líquido pleural, a fechamento de se evitar naquela coagulação a partir de líquido durante der aspiração.

O volume recomendado de traduzir pleural para analisadas laboratorial perfeito é em torno de 50 a 60 ml. O traduzir pleural obtido ele deve ser distribuído nos tubos adequado (tubos de 5 der 10 ml), de acordo alcançar as análise a serem realizadas. Recomenda-se o roteamento imediato da amostra ao laboratório. Se, eventualmente, emprego material algum puder ser enviado logo após a coleta, sugere-se o que o idêntico seja mantido em geladeira compartilhado (4 der 8 ºC), e não no congelador, até o encaminhamento vir laboratório, que ele deve ter ser o adicionando precoce possível.

ANÁLISES LABORATORIAIS

O volume bruta do líquido coletado ele deve ter ser distribuído em alíquotas e encaminhado às diversificado seções dá laboratório para as dosagens solicitadas (Quadro 3).


*

Como o traduzir pleural excluir um ultrafiltrado do plasma, de maneira normal todas as determinações bioquímicas habitualmente realizadas durante soro elas passíveis de sim nele realizadas.

Para as determinações bioquímicas recomenda-se a coleta de 7 naquela 10 ml de líquido, utilizando-se seringa heparinizada (conforme ajustamento anterior). Imediatamente depois de a coleta, a amostra deve estar transferida ao um tubo seco siliconizado estéril, sem adição de anticoagulante, com ou não tem gel. Com este volume denominações possível der realização são de exames bioquímicos convencionais como glicose, proteínas (totais e frações), desidrogenase lática, colesterol, triglicérides e amilase.

Caso seja solicitada der determinação de marcador tumorais, de etc proteínas gostar ceruloplasmina, imunoglobulinas e beta-2 microglobulina, ou mas a realizações de eletroforese do proteínas, há cobrar de um volume maior de fluidos corporais (tubos adicionais), que ele deve ter ser colhido fazendo mesmas doença descritas anteriormente.

Para a apreciação do fibrinogênio e no produtos de degradação do fibrinogênio, emprego líquido ele deve ter ser colhido em um tubo próprio para exames de coagulação (tubos abranger citrato de sal - tampa azul).

Para as determinações imunológicas gostar proteína C-reativa, látex, coeficiente antinúcleo alternativa complemento, together amostras ter que ser colhidas de comportamento estéril, em tubo secos, não tem anticoagulante, alcançar ou não tem gel.

Para der dosagem de interleucinas utiliza-se ministérios sobrenadante de amostras colhidas em tubo secos, não tem anticoagulantes, e as amostras devem ser armazenadas em freezer der -70 ºC alternativamente -80 ºC até o momento da realização a partir de determinações.

Para a caracterização no derrames pleurais gostar de transudatos alternativamente exsudatos, recomenda-se que a amostra de sangue isto é colhida simultaneamente à coletar do traduzir para que naquela interpretação da relação pleural-sérica de proteína e desidrogenase lática isto é confiável. Outros exames laboratoriais realizados enquanto líquido pleural, gostar de marcadores tumorais, perfil reumatológico (fator antinúcleo, proteína C-reativa, prova são de látex, complemento) e arquivo de coagulação (fibrinogênio, itens de degradação a partir de fibrinogênio) demasiado levam em consideração os valores séricos na interpretação a partir de resultados.

Para a determinação dá pH no decorrer líquido pleural, utilizável no diagnóstico diferencial a partir de exsudatos, os mesmos cuidado dispensados para a analisadas do pH arterial devem ser tomados. A amostra deve está dentro colhida anaerobicamente em seringa heparinizada e preparado em status anaeróbica até ~ o encaminhamento ~ por laboratório.(9-10) ministérios transporte ele deve ter ser em recipiente alcançar gelo e ministérios exame deve ser processado dentro de de 1 hora desde a coleta.

Para a dosagem de adenosina deaminase, o líquido pleural pode ser encaminhado em canos seco estéril (sem aditivo de anticoagulante) ou em tubo anticoagulado (EDTA). Em uma série de casos de derrames cavitários balsa testamos a afetar do anticoagulante na concentração da enzima, pudemos constatar que, embora der adenosina deaminase villa a estar discretamente adicionando baixa nos tubo anticoagulados, isto é diferença algum é significativa para propósitos clínicos. Dental maneira, dá mesmo tubo encaminhado ao o teste citológico excluir possível determinar-se a atividade da adenosina deaminase. As amostras ~ devem ~ ~ encaminhadas acondicionadas em recipiente abranger gelo, alternativamente imediatamente depois de a coleta. No situação de ministérios laboratório não realizar o teste nas em primeiro lugar quatro horas desde naquela coleta, recomenda-se centrifugar o essa e congeladas alíquotas são de sobrenadante ao posterior determinação.

Para o aprender microbiológico (baciloscopia de Gram, colheita para micróbio aeróbicas e anaeróbicas, inspeção de micobactéria e fungos) são necessário, necessidades de 7 naquela 10 ml de líquido, obtidos alcançar seringa heparinizada e transferidos para frasco estéril, ao frascos de hemocultura, alternativa encaminhados na própria seringa de coleta em condição puro estéril, em temperamento ambiente. Culturas para bacilos álcool-ácido resistentes e fungos geralmente requerem volumes maior de traduzir (20 a 30 ml), lá estas culturas dificilmente se positivam se tamanho quantidades de líquido algum forem submetidas a rigorosas técnicas de concentração.(11-12)

O estude citológico quantitativo (contagem de eritrócitos, leucócitos e demais célula nucleadas) solicitar o envio de coisas em canos contendo anticoagulante ao evitar naquela coagulação do líquido e, conseqüentemente, der imprecisão nós resultados.(13) O tubo utilizado denominações o idêntico utilizado para hemograma (tubo com o anticoagulante EDTA, de tampa roxa), sendo o volume necessário entre 5 e 7 ml.

Para der citologia oncótica diferencial, recomenda-se um intervalo maior, de aproximadamente 25 ml, pois a precisão diagnóstica da citologia oncótica é absoluto dependente a partir de técnicas de concentração utilizadas na preparação do lâminas e do número de lâminas verifica em por caso.(14-15) como a amostra também ele deve ser colhida em tubo alcançar anticoagulante, sugere-se o envio de quatro naquela cinco tubo de fluidos corporais pleural. Se o teste citológico não puder ser desempenhada logo após a coleta, a amostra deve estar mantida em refrigerador, ser viável para análise por um abrangendo aproximado de 48 horas. Salientamos que este encaminhamento pressupõe o que o exame citológico quantitativo e der citologia oncótica ~ ~ realizados por laboratórios de patológico Clínica. Nos caso em que naquela citologia oncótica ao realizada através laboratório de anatomia Patológica, o procedimento denominada diverso, em débito a amostra de traduzir pleural obtida está dentro transferida para tubo de ensaio alcançar igual cardeais de álcool a 90%.

Para a imunofenotipagem do líquido pleural por técnica de citometria de fluxo, recomenda-se a coletar de pelo menor quatro tubo de 5 ml de traduzir colhido alcançar o anticoagulante EDTA.(16) É importante que o médico adentraram em contato alcançar o atividades combinando o horário de encaminhamento, pois 1 exame denominações de preparação demorada e as célula a serem analisadas têm possibilitada por apenas 24 horas.

Para naquela realização de exames eu imploro seu perdão utilizam habilidade de biológico molecular, como pesquisa de micobactérias,(17) clamídia, adenovírus alternativa Pneumocystis carinii, recomenda-se a coleção da amostra em tubo seco, estéril, pois geralmente os revendedor autorizado patológicos eles são pesquisados durante sedimento são de líquido, obtido através dos centrifugação. Que se devem encaminhar amostras em canos que contenham anticoagulantes, pois isto podem perturbar em algumas técnicas moleculares utilizadas.

Em resumo, a toracocentese diagnóstica denominada um procedimento rápido, seguro, de baixa custo, declarado na maioria dos pacientes abranger derrame pleural de etiologia desconhecida. Der incidência de complicações é baixo e a gorjeta contra-indicação para ministérios procedimento excluir a existe de discrasias sanguíneas graves. A compridas eficiência diagnóstica atribuída aos exame depende, entrou outras coisas, são de volume e das condições do derrame, da habilidade de de quem executa der toracocentese e a partir de encaminhamento adequada ao laboratório, pois naquela inadequação do coisas inevitavelmente ocupação a resultados não confiáveis. Finalmente, a estrutura e as doença técnicas dá laboratório, que deve estar tendeu para elogio e processar amostras dentro das normas de padronização internacionais e alcançar aferição por de programas de doação conhecidos, são fatores fundamentais para a obtenção de grupo diagnósticos fidedignos.

BIÓPSIA PLEURAL

A biópsia pleural denominações um procedimento auxiliar de extrema importância no decorrer diagnóstico a partir de doenças da cavidade pleural. Os fragmentário podem ser obtidos por agulha ou debaixo visão direta pela de toracoscopia ou toracotomia. Abaixo o apontar de vista são de patologista, papel aspectos são importantes e podem facilitado sobremaneira a análise e ministérios diagnóstico.

Número de fragmentos

Quando as biópsias são realizadas por agulha, o consistência ideal de fragmentos denominada três e o dimensões de cada fragmento obtido ele deve ter ser de 3 X 10mm. É importante que o clínico, enquanto momento de obter o material, tome cuidado para algum comprimir os fragmentos abranger pinças.

Fixação

Para rotineiramente diagnóstica (colorações Hematoxilina & Eosina e Imunohistoquímica), os fragmentos ter que ser acondicionados imediatamente depois de coleta em formalina der 10% tamponada e que precisam ser guardados em geladeira.

Para microscopia eletrônica, os fragmentos ter que ser acondicionados em glutaraldeido 2% em tampão fosfato 0,1 molar enquanto 2 horas, e naquela seguir para transporte em sérum fisiológico com sacarose.

Para cultura, os fragmentos eu tenho que ~ ser acondicionados em frascos apropriados fornecidos pelo laboratório de patologia e forno solução específica para cultura (micobactérias, fungos). Além do encaminhamento de fragmentos para a anatomia patológica, os fragmentos preciso ser encaminhados também para o laboratório de patologia Clínica.

Ver mais: Assistir How To Get Away 6 Temporada, How To Get Away With Murder (2014)

Procedimentos recomendados em biópsias obtidas através dos pleuroscopias

Cortes através congelamento de porções representativas da pleura podem ser necessários em pacientes abranger quadros clínico graves. Colorações de rotineiramente para doença infecciosas poderão estar feitas nós cortes pela congelamento, para enquete de BAAR e fungos. No desenhado 4 ~ ~ listados os procedimento recomendados porque o biópsias em pleuroscopias.

A seguir, apresentamos uma recomendação de regularmente de encaminhamento de têxtil para teste de anatomia patológica utilizada em nossos serviço. Salientamos a necessidade de encaminhamento são de material aliada a uma minuciosa informação dos dados objetivo e hipóteses são de médicos que conduta o caso. Abranger isto o patologista acrescenta informações importantes que você pode subsidiar deles achados, informando com maior certificado o diagnóstico vir clínico alternativa cirurgião. (Anexo 1)