Giovana Xavier da Conceição nascimento Universidade comunidade do fluviais de janeiro (UFRJ), faculdade de Educação, veia de inspeção Intelectuais Negras. Fluviais de Janeiro, RJ,Brasil. Gixavier

Por bonito da articulação entre história social da cultivo e dá trabalho, o artigo discute emprego processo de fortalecimento da "cultura mulata" promovido através intelectuais afro-americanos do classes alta e média no período pós-emancipação. Ao analisar o "problema da liberdade" alcançar base nós referenciais de beleza construídos pela esses "novos negros", trago à estágio textos e imagem coletados a partir de revistas ns Half century Magazine, de Boston, e ns Crisis: der record of a darker races, de nova York. Os magazines e outros títulos evidenciam que, entrou 1900 e 1930, o sistema de segregação intrarracial sediada na tonalidade da pele ("colorismo") trouxe gostar de consequência a "pigmentocracia". Alternativamente seja, ministérios privilégio da pele óbvio (light skin) em relação à escura (dark skin) durante tocante às oportunidades de liquidez social.

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raça; respeitabilidade; pós-emancipação


By linking the social history of culture e labor, this post discusses ns process the strengthening ns "mulatto culture" supported by upper e middle course African-American pundits in a post-emancipation period. In analyzing the "problem the freedom" based upon references come beauty built by this "New Blacks," texts and photographs collected em ~ The Half século Magazine, são de Boston and The Crisis: naquela Record of ns Darker Races, são de New York, estão looked at. A magazines e other evidence concertos that between 1900 e 1930, ns intra-racial segregation sistema based top top skin tone (colorism) led to as a consequence "pigmentocracy," in various other words, ns privilege of having light skin quite than dark skin in relationship to opportunities for social mobility.

race; respectability; post-emancipation


Em 1907, 1 "morena evidente" foi forçada naquela retirar-se dá "ônibus porque o brancos". Contudo dos "protestos" e "provas visíveis", der jovem, integrante de 1 "influente família sulista", obtivermos obrigada naquela sentar-se durante transporte do "Jim Crow". "Afiadas" para invariavelmente "detectar emprego sangue Africano", as compatriota do austral o faziam ainda que ministérios "alisamento são de cabelo" alternativamente a "clareza da pele" disfarçasse tal descendência. Até ~ mesmo enquanto Norte, fex as "linhas" (de cor) que eram tão "rigidamente definidas", a questão da "identidade equivocada" preocupava der população. Lá, tantos, muito homens gostar mulheres, "perto da idade de se casar", eles são aconselhados naquela investigar naquela fundo ministérios pedigree de seus amores para afastar qualquer probabilidade de terem dela vidas ligadas a "Africanos disfarçados". Naquela despeito a partir de "complicações social e familiares", no Norte e no sulista pós-emancipados tornavam-se uma "tendência crescente" os caso de "homens e mulheres de cor" que se "passavam através brancos", quando portanto o poderia fazer.

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Figura 1 "Vagão dá Jim Crow". Fonte: Schomburg center for research in black Culture, visão global Research and Reference Division. Impressa com a permissão de borda of Directors, The boa Life Center. (Nearing, 1929NEARING, Scott. Black color America. Novo York: the Vanguard Press, 1929.).

Apresentado para o The Colored american Magazine, ministérios texto "Perigos do Negro Branco" (Williams, 1907WILLIAMS, Fannie Barrier. Hazards of the White Negro. A Colored american Magazine, v.12-13, p.421-423, 1907., p.423) coloca-nos diante de uma complicado trama sobre os usos e significados eu imploro seu perdão afro-americanos atribuíram ~ por seu corporal nas primeiro décadas do século XX, quando der manipulação dá cabelo e da hauts em busca da boa figura tornou-se exercício corriqueira na comunidade Negro. Aeroespacial pouco conhecido no Brasil, o caso, de pânico e rejeição ao uns, de esperanças e alívio para outros, nos ajuda a contar ajudando do processo na história de ereção de novas imagens agenciado pela pessoas negras enquanto mundo livre. Isto processo aquisição diretamente afetado pelas política eugênicas e igual valores da supremacia branca, que estimularam ministérios colorismo negro,1 1 para colorismo ver: GLENN, 2009. um sistemas de hierarquização são de sujeitos alcançar base na cor acrescido clara alternativamente escura (Du Bois, 1903DU BOIS, W. E. B. A Talented Tenth (Excerts). In: _______. The negro Problem: a Series of posts by Representative Negroes of To-day. Novo York, 1903. Disponível em: www.yale.edu/glc/archive/1148.htm; acesso em: 30 jan. 2015.www.yale.edu/glc/archive/1148.htm... ). Voce entende tal sistema, ajustar ressaltar que enquanto os anos da Reconstrução, muita mulatos tornaram-se verdade dotadas de reputação e afetar política no decorrer país. Conhecidos como "novos negros", tais estatuetas integravam um segmento o que se autoproclamava "aristocracia da cor". Uma a empresa de classe à ajuda nos a principal Unidos, 1 "estrutura social paralela" (Kronus, 1971KRONUS, Sidney. The Black middle Class. Ohio: charles E. Merill Publ Co, 1971., p.4) a qual apesar Bois nomeou como o "décimo talentoso" da tensão negra (Du Bois, 1903DU BOIS, W. E. B. Ns Talented Tenth (Excerts). In: _______. The preto Problem: naquela Series of articles by Representative Negroes the To-day. Novo York, 1903. Disponível em: www.yale.edu/glc/archive/1148.htm; acesso em: 30 jan. 2015.www.yale.edu/glc/archive/1148.htm... ).

Restritas no decorrer tamanho, mas grande no capitalistas cultural e econômico, as fileiras aristocráticas eram engrossadas através dos novas e novo negros como Booker T. Washington, ministérios ex-escravo, que, garoto de pai branco desconhecido, fundou o Tuskegee academy no alabama no final a partir de século XIX; ministérios sociólogo e historiador guilherme E. B. Apesar Bois, primeiro afro-americano der doutorar-se na Harvard university e ~ um dos primeiros negros naquela tornar-se membro da National associação for ns Advancement of Colored civilization (NAACP);2 2 a NAACP obtivermos fundada em 12 de fevereiro de 1909 através dos liberais branco como maria White Ovington e Oswald Garrison Villard (ambos progênie de abolicionistas) durante um ajunta para competir "justiça racial" avançar à dura realidade de linchamentos diários de negros pelos afirma Unidos. Dos sessenta participantes, somente sete eram afro-americanos, debaixo eles o historiador e sociólogo W. E. B. Contudo Bois e fora do jogo B. Wells-Barnett, jornalista, professora e sem braço dos verdade civis. Ministérios objetivo iniciais da albergar era o de pendência valer os direitos a partir de 13a, 14a e 15a Emendas Constitucionais, que falar respeito ao fechamento da escravidão, à ocultar igualitária perante a lei e ~ por sufrágio universal masculino, respectivamente. Em 1910, a associação estabeleceu seu sopa nacional na bairros de nova York tendo designada Moorfield Storey, um advogado branco, gostar seu presidência e tendo eleita uma equipas de diretores. Na ocasião, emprego único membro afro-americano o que participou a partir de quadros executivos da NAACP foi W. E. B. Du Bois. Agindo como gerente de publicação e Pesquisa, o intelectual fundado em 1910 ns Crisis, naquela publicação oficial da organização que circula até ~ hoje. Em 1913, a hospedeiro criou escritórios classifica em Boston, Massachusetts; Baltimore, Maryland; kansas City, Missouri; Washington, D.C.; Detroit, Michigan, e St. Louis, Missouri. Entrada 1917 e 1919, seus filiados cresceram de 9 mil para 90 mil. Em 1919, a albergar publicou um importante relatório, "Thirty years of Lynching in the US" ("Trinta estou vivendo de Linchamento nos EUA"). Em 1920, james Weldon Johnson tornou-se seu primeiro secretário negro. Mas hoje, o principal objetivo da NAACP denominada "assegurar der equidade política, educacional, sociedade e economicamente dos cidadãos de grupos minoritários no Estados unido e retirar o preconceito racial". Acessível em: www.naacp.org/pages/naacp-history; digitar em: uma ago. 2011. Fannie Williams, a distinta oradora que no de suas história assegurava nunca ter vivido "discriminação através conta da cor" (Williams, 1904WILLIAMS, Fannie Barrier. Naquela Northern Negro"s Autobiography. Independent, LVII, 14 jul. 1904.), e naquela escritora Paulina Hopkins, o que conheceremos melhor adicionar adiante, adentraram outras personagens. Para continue narrando uau história, uma história que se refere à saga afro-americana na busca através dos respeitabilidade3 3 discutir primordial sobre naquela reconstrução da feminilidade negra no período pós-emancipação encontra-se em: WOLCOTT, 2001. durante mundo livre, trabalharei com imagens publicadas entrou 1900 e 1920 e selecionadas de duas revistas: der The Colored american Magazine (TCAM), publicada em Boston, e naquela The Crisis, de novo York e proposta até os dia de hoje.

Ambos os periódicos compõem a vasta pressione para baixo afro-americana, iniciada em princípios do século XIX. Naquela TCAM é uma revista criar em 1900 e que circulou até ~ 1909, primeiro em Boston, mudando-se em 1904 para novo York. Subsidiado dar The fancy Co-operative posting Company, der publicação obtivermos um no primeiros imprimir negros do começar do séculos XX. Alcançar circulação nacional e tiragem de 15 milhares exemplares, o mensário trazia postagens que celebravam der "mais alta cultura" religiosa, científica, culturais e literária do mundo afro-americano letrado. 1 de suas principalmente editoras foi a notável escritora afro-americana Paulina Hopkins, autora dá romance competing Forces: der Romance Illustrative of preto Life, North e South. Já the Crisisdata de 1910 e refere-se der um magazine criado e subsidiado para ele NAACP. Tendo ministérios proeminente intelectualidade afro-americano contudo Bois como editor, além disso de espalhar nomes, fotografias, livros e artigo sobre história, cultura, literária e polícia produzidos através dos intelectuais do darker races (as raças acrescido escuras), der revista notabilizou-se através trazer à baila discriminação sobre a lutar pelos direitos civil e através dos denunciar os problemas são de "Negro Americano", dentre eles, o perigo certo dos linchamentos. Além disso, diferenciou-se de muito de outras vir publicar reflexões de intelectuais pele branca-homem sobre ministérios "problema da tribos Negra". Também alcançar circulação nacional, em 1918, através exemplo, a The crisis contava abranger a tiragem de 100 pano exemplares.4 4 Para adicionando informações sobre a elétrico da imprensa negra nos estados Unidos, ver, debaixo outros: JOYCE, 1991.

A figar 2 e together seguintes são compostas pela pessoas mulatas com vestimentas impecáveis e semblantes sérios e compenetrados. Dona de intensa destino social expressa em saraus, recitais, almoços e jantares beneficentes, mas, sobretudo, graças der políticas de isolada racial, a nobre da cor garantia a deles manutenção como agrupados de privilégios, a partir de o período setecentista, segue sugerem as anotações de du Bois: