Monteiro Lobato (continuação)

Literatura infantil

Em sua obras, Monteiro Lobato misturava praticamente e fantasia, valorizando o universo brasileiro. Fazia uso de referenciais mais próximos de crianças brasileiro e de sua lavoura do que de paisagens europeu e os boneca de sua mitologia.

No arredores “sítio”, não destacava apenas aspectos do interior, gostar de os costumes, os riachos, matos, e animais silvestres. Demonstrado elementos a partir de folclore brasileiros cardonafam.como sacis, caiporas e mulas-sem-cabeça, fazendo uso de linguagem colateral e acessível.

É possível solicitar que Monteiro Lobato nacionalizou o imagine infantil do país e eu imploro seu perdão o escritor exerceu naquela função de estimulação o gosto pela literária em pano de crianças brasileiras.

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As histórias do Sítio a partir de pica-pau amarela e seus habitantes: amante Benta, Emília, Visconde de Sabugosa, tia Nastácia, Cuca, e tantos outros se mantém cardonafam.como modelos majoritariamente imbatíveis a partir de gênero literário.

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Literatura em geral

A literatura geral, denominada pelo próprio escritoras para seus textos “adultos”, abrange três obras de ficção: Urupês, Negrinha e cidades mortas. São livros de histórias que presente uma ambivalência peculiaridade das obras do Pré-modernismo:

temática novo técnica olhar fixamente e linguagem tradicionais

Em seus escritos, Lobato utiliza são de imprevisto e dá anedótico utilizados fazendo obras O colocador de pronomes, Negrinha e ~ em O bugio moqueado e, através vezes apoia-se durante melodramático, gostar na obra A colcha de retalhos. Seu estilo mantém-se anexar aos padrões a partir de século passado, revelando-se difícil e acadêmico. Eventualmente, o autor vale-se de alguns vocábulos regionais, contudo estes não se adaptam ao estilo em geral e acabam por parecer falsos.

no quesito inovador e pré-moderno de seus obra, surgem algum registros do universo rural paulistano, descrevendo isto cenário, que conhece bem, alcançar precisão meticulosa.

Principais construção de Monteiro Lobato

Literatura “geral”: Urupês (contos, 1918); Cidades mortas (contos, 1919); Negrinha (contos, 1920).

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capa da construção Negrinha

Literatura infanto-juvenil: Reinações de Narizinho (1931); Viagem ~ por céu (1932); As caçadas de Pedrinho (1933); Geografia de amante Benta (1935); Histórias de tia Nastácia (1937).

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Literatura infanto-juvenil de Monteiro Lobato

Obras polêmicas: Ferro (1931); O escândalo são de petróleo (1936).

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o Escândalo dá Petróleo - 1ª Edição

Veja também o artigo a seguir, que aquisição publicado durante jornal O estado de São pólo em 20 de dezembro de 1917, abranger o título "A fins da exposição Malfatti", gerando a polêmica eu imploro seu perdão afastaria os modernistas de Monteiro Lobato.


PARANOIA alternativa MISTIFICAÇÃO? "Há duas espécies de artistas. Uma cardonafam.compor dos eu imploro seu perdão vêem colateral as essa e em episódio disso fazem arte pura, guardando os eternos rirmos da vida, e adotados para naquela concretização a partir de emoções estéticas, os processos clássicos dos tamanho mestres. Quem trilha através esta senda, se tenho gênio, denominada Praxíteles na Grécia, é Rafael na Itália, é Rembrandt na Holanda, excluir Rubens na Flandres, denominada Reynolds na Inglaterra, denominações Leubach na Alemanha, denominações Iorn na Suécia, denominada Rodin na França, denominada Zuloaga na Espanha. Se tem apenas um talento vai engrossar a plêiade de satélites eu imploro seu perdão gravitam em torno aqueles sóis imorredouros. Naquela outra espécie denominações formada igual que vêem anormalmente a natureza, e interpretam-na à parecer de teorias efêmeras, sob der sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá cardonafam.como furúnculos da cultivo excessiva. São itens de cansado e dá sadismo de all os prazo de decadência: são frutos de fins de estação, bichados vir nascedouro. Estrela cadentes, brilham um instante, as mais das vezes cardonafam.com a luz de escândalo, e somem-se logo nas trevas a partir de esquecimento.

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Embora ela se dêem cardonafam.como novos precursores duma arte a ir, nada é mais velho de que a arte anormal alternativa teratológica: nasceu abranger a paranoia e alcançar a mistificação. De sim muitos já que a estudam os psiquiatras em sua tratados, documentando-se nós inúmeros desenhando que ornam as muro internas no manicômios. A única diferença reside em que nós manicômios esta arte é sincera, produto ilógico de cérebros transtornados pelas mais estranhas psicoses; e fora deles, nas exibição públicas, zabumbadas pela pressione e absorvidas por americanos malucos, não há horrível nenhuma, nem nenhuma lógica, presente mistificação pura. Todos as arte são regidas por princípios imutáveis, leis radical que não dependem a partir de tempo ainda da latitude. As medir de proporção e equilíbrio, na forma alternativamente na cor, decorrem de o que chamamos sentir.

Quando as sensações a partir de mundo externo transformam-se em impressões cerebrais, nos "sentimos"; para que sintamos de caminho diversas, cúbicas alternativa futuristas, é forçoso ou que a concorde do aeroespacial sofra cardonafam.completa alteração, alternativamente que ministérios nosso bailly esteja em "pane" através dos virtude de papel grave lesão. Desatualizado a percepção sensorial se fizer anormalmente no homem, pela da porta cardonafam.comum dos ano sentidos, um artista diante de um gato não poderá "sentir" se não um gato, e denominada falsa naquela "interpretação" que ministérios bichano pendência um "totó", um escaravelho ou um amontoado de cubos transparentes. Estas considerações são provocadas pela exposição da Sra. Malfatti, ferum se notam acentuadíssimas tendências ao uma atitude estética forçada no decorrer sentido das extravagâncias de picasso e cardonafam.companhia. Aqueles artista tem talento vigoroso, fora são de cardonafam.comum.

Poucas vezes, pela de uma estrutura torcida para a má direção, se notam tantos, muito e cuscusever preciosas qualidades latentes. Percebe-se de qualquer aqueles quadrinhos cardonafam.como a deles autora denominada independente, cardonafam.como é original, cardonafam.como é inventiva, em que altamente grau possui um semi-número de doação inatas e adquiridas das acrescido fecundas para construir uma sólida individualidade artística. Entretanto, seduzida através da teorias dá que dispõem chama art moderna, penetrou nos domínio dum impressão discutibilíssimo, e põe todo o seu talento naquela serviço a partir de nova sino de caricatura. Ser estar sinceros: futurismo, cubismo, impressionismo e tutti quanti que passam de ouros tantos ramos da arte caricatural. É ampliação da caricatura naquela regiões onde que havia até agora penetrado.

Caricatura da cor, caricatura da formato - caricatura que algum visa, cardonafam.como a primitiva, ressaltar uma ideia cômica, mas sim desnortear, aparvalhar ministérios espectador. A fisionomia de que sai de uma esses exposições denominações das adicionar sugestivas. Nenhuma impressão de prazer, alternativa de beleza denuncia as caras; em todas, porém, se lê o desapontado de naquela está incerto, dúvida de si privado e no outros, incapaz de racionar, e tantos, muito desconfiado de que ministérios mistificam habilmente. Outros, certos críticos sobretudo, aproveitam a vaza porque o épater les bourgeois. Teorizam aquilo alcançar grande dispêndio de palavrório técnico, descobrem fazendo telas intenções e subintenções inacessíveis aos vulgo, justificam-nas cardonafam.com a independência de traduzir do pintor e concluem que emprego público é uma cavalgadura e eles, os entendidos, um pugilo genial de iniciados da Estética Oculta. No fundo, riem-se uns no outros, o artista do crítico, o crítico do pintor e o público de ambos. Arte moderna, eis ministérios estudo, naquela suprema justificação. Na poesia ~ surgem, às vezes, furúnculos desta ordem, vir da cego sempre der mesma: artes moderna.

cardonafam.como se que fossem moderníssimo isto Rodin o que acaba de falecer deixando depois de ~ si 1 esteira luminosa de mármores divinos; esse andrew Zorn, fantástico "virtuose" são de desenho e da pintura; esse Brangwyn, gênio rembrandtesco da babilônia indústria que excluir Londres; esse Paul Chabas, mimoso poeta do manhãs, das muita água mansas, e dos corpos femininos em botão. cardonafam.como se que fosse moderna, moderníssima, toda naquela legião presente de incardonafam.comparáveis artistas do pincel, da pena, da água-forte, da dry point que faz da nossa era uma das adicionar fecundas em obras-prima de quantas deixaram marcos de brilho na história da humanidade. Na dando Malfatti figura mas cardonafam.como justificativa da deles escola o trabalho de um hierárquico americano, ministérios cubista Bolynson. É um dinheiro representando (sabe-se isto porque uma anotações explicativa o diz) uma figura em movimento.

Está ali adentraram os faz da Sra. Malfatti em atitude de quem diz: eu estou o ideal, sou naquela obra-prima, julgue ministérios público são de resto tomando-me a mim cardonafam.como ponto de referência. Tenhamos navio de não ser pedante: essa gatafunhos que são uma figar em movimento; foram, dental sim, um pedaço de carvão em movimento. O Sr. Bolynson tomou-o adentraram os dedos ns mãos alternativamente dos pés, fechou os olhos, e fê-lo cruzando na telas às pontas, da direito para der esquerda, de alto a baixo. E se algum o conclusão assim, se perdido uma hora da sua vida puxando riscos de um ao lado para ministérios outro, revelou-se tolo e perdido tempo, visto gostar o resultado foi puro o mesmo. Já em paris se conclusão uma curiosa experiência: ataram ns brocha na cauda de um burro e puseram-no traseiro voltado em ~ tela. Abranger os simpatia da cauda a partir de animal naquela broxa ia borrando a tela. A coisa fantasmagórica resultante aquisição exposta gostar de um supremo arrojo da escola cubista, e proclama igual mistificadores cardonafam.como verdadeira obra-prima que apenas um um ou outro raríssimo espírito de eleição poderia cardonafam.compreender.

Resultado: o espectadores afluiu, embasbacou, os iniciados rejubilaram e já havia pretendentes à tela quando o truque foi desmascarado. Naquela pintura da Sra. Malfatti que é cubista, de modo que estas palavras não se para ele endereçam em fila reta; mas gostar agregou a sua dando uma cubice, leva-nos a crer eu imploro seu perdão tende porque o ela cardonafam.como para um ideal supremo. Que nós perdoe naquela talentosa artista, mas deixamos cá um dilema: alternativa é um gênio o Sr. Bolynson e ficam riscados desta classificação, cardonafam.como insignes cavalgaduras, der coorte inteira a partir de mestres imortais, de Leonardo a Steves, de Velásques der Sorolla, de Rembrandt der Whistler, ou... Vice-versa. Porque excluir de tudo impossível dado o nome da construir de arte a duas coisas diametralmente opostas cardonafam.como, pela exemplo, der Manhã de Setembro, de Chabas, e o dinheiro cubista são de Sr. Bolynson. Algum fosse a profunda simpatia que nos inspira ministérios formoso talento da Sra. Malfatti, e algum viríamos aqui alcançar esta série de considerar desagradáveis.

há de ter aquelas artista ouvido numerosos elogio à seus nova atitude estética. Havido de irritar-lhe os ouvidos, gostar de descortês impertinência, isso é voz sincera que vem pausa a harmonia de um coro de lisonjas. Entretanto, se refletir um bocado, verá que naquela lisonja mata e naquela sinceridade salva. Ministérios verdadeiro amigo de um artista que é naquela que o entontece de louvores, e conseguiram o eu imploro seu perdão lhe são de uma opinião sincera, apesar dura, e ele traduz chãmente, não tem reservas, ministérios que tudo pensam dele por detrás. Os homens têm ministérios vezo de algum tomar der sério as mulheres. Aqueles é a razão de sobrenome derem sempre amabilidades quando sobrenome pedem opinião. Tal cavalheirismo é falso, e sobre falso, nocivo. Quanto talentos de primeira água se não transviaram arrastados através dos maus caminhos pelo elogio incondicional e mentiroso? E tivéssemos na Sra. Malfatti apenas uma "moça eu imploro seu perdão pinta", cardonafam.como há centenas através dos aí, sem denúncias centelhas de talento, calar-nos-íamos, ou talvez lhe déssemos quantidade - digamos dúzia cardonafam.como adjetivos "bombons" o que a crítica açucarada tem sempre à mão em se tratando de moças. Julgamo-la, porém, valioso da alta homenagem que excluir tomar naquela sério o seu talento doar a estima da sua arte uma opinião sinceríssima, e valiosa pelo na realidade de está dentro o refletir da opinião a partir de público sensato, dos críticos, a partir de amadores, dos artistas seus colegas e... Dos seus apologistas. São de seus apologistas sim, porque também eles pensam dental modo... Através dos trás."