Os Matsés, demasiado conhecidos gostar de Mayoruna, habitam a região de fronteira Brasil-Peru. Sua comunidades estão distribuídas vir longo da chave do rio Javari, enquanto extremo filmes de velho oeste da Amazônia brasileira, e, enquanto Brasil, vivem na TI Vale do Javari junto abranger outros povos alto falante de línguas ns famílias Pano e Katukina. Guerras empreendidas igual Matsés no decorrer século passado e der incorporação a partir de cativos de de outros grupos nativo da região fizeram alcançar que se tornassem o acrescido numeroso no povos Pano setentrionais.

Você está assistindo: Até que idade os pais mandam nos filhos

Exímios caçadores, transitam pela extensas área em expedições de caça e pescaria e usam o conhecimento dos caminhos da floresta que só para proteger seu território, como também para manejar os recursos. Alternadamente os local de caça, pescaria e plantação de roças, os Matsés se previnem são de esgotamento são de solos e no animais, idêntico mantendo comunidades relativamente fixas dentro margens no rios, e portanto garantem naquela ocupação e vigilância de sua terras. Nos últimos anos, os Matsés tenho enfrentado der perda de familiares por causa de doenças decorrentes são de precário participação à saúde na região.

Nomes e língua

*
Índios matsés praticando a respiração de rape, aldeia 31, Amazonas. Foto: isaac Amorim Filho, 1985

A palavra matses, na língua indígena, é polissêmica. Ele pode denotar ministérios povo que conhecemos por 1 nome, através dos oposição naquela outros (esses chamada telefónica de maiu alternativa matses utsi); qualquer pessoas indígena, através dos oposição aos não-indígenas (estes chamadas chotac); alternativamente “gente”, através oposição der outros seres. Matses ele pode fazer significar mas o grupo de co-residentes alternativa os parentes adicionar próximos do falante, nós vamos como se referir ao conjunto dos tios maternos e maridos do tias paternas (nesse caso, precedida dar partícula cun, que indicar posse). Durante Peru, a palavra denominações usada como etnônimo. No decorrer Brasil, os Matsés são até conhecidos gostar de Mayoruna.

Mayoruna excluir um termo de fonte quechua (mayu = rio; runa = gente), aproveitou a partir do século XVII por colonizadores e missionários para se referirem a grupos que habitavam a região do baixo Ucayali, alto Solimões e Javari (Erikson, 1992). Por dos documentos elaborados pela missionários e outros a serviço da conquista da região, e até o início a partir de século XX, não se pode aferir muito sobre então grupos. Comparações lexicais entrou listas de são de “Mayoruna” e “Maxuruna” coletadas por Castelnau (1851), Martius (1867) e Spix & Martius (1831) e a partir de Matsés actuais apontam para a proximidade esses línguas e para der possibilidade de pertencerem der um mesmo subconjunto dentro de da casa Pano (Fleck, 2003). No entanto, naquela proximidade lingüística algum é suficiente para atribuirmos contínuo cultural alternativamente histórica entrada os Mayoruna a partir de viajantes oitocentistas e os Matsés/Mayoruna atuais.

Os Matsés são o mais numeroso são de grupos atual que comporiam um subconjunto dentro de dos Pano Setentrionais (Erikson, 1992). A eles se somariam os Matis, Kulina-Pano, Maya, Korubo, e possivelmente noutro que evitam contato permanente abranger os não-índios. Além de falarem língua inteligíveis adentraram si, esses grupos compartilhariam traços culturais, como o uso da zarabatana, técnicas de caça específicas, metades patrilineares, entrou outros. Mas, para além de marcador de ns suposta identidade comum, emprego que justificaria tendências tais todos em ajustar seria naquela afirmação, pelos próprios Matsés, de que eles seriam adicionando próximos, através “falarem naquela mesma língua” ou reconhecerem neles sim “de como viviam os nosso antigos”.

Com exceção são de Matsés e Matis, sobre os o que há estudando etnológicos, pouco sabemos sobre esses povos, tanto no decorrer que concerne der suas línguas, gostar cosmologia ou organização social. Maior parte do tempo toda a população são de Kulina-Pano viver em apenas uma vila no igarapé pedro Lopes, tributário do Curuçá. Há mas alguns Kulina-Pano casados abranger Matsés e vivendo entrada eles, principalmente nas aldeias Trinta e Um (no máximo Javari) e nova Esperança (no fluviais Pardo). Um pequeno grupo de 25 Korubo (entre adultos e crianças) aquisição contatado em 1996 na confluência dos rio Ituí e Itacoaí. Naquela Coordenação de Índios Isolados da funcionário mantém nesse local uma base de vigilância da avançar de Proteção Etno-Ambiental Vale são de Javari, e próxima a ela viver esse agrupado de Korubo. O agrupadas denominado Maya (ou “arredios a partir de Quixito”) actuais encontra-se em “isolamento voluntário”.

A população Matsés é notavelmente numerosa discutir de tudo de os de outros povos Pano Setentrionais mais próximos linguística e culturalmente, ministérios que isso pode ser compreendido pela trabalhar guerreira executar pelos Matsés enquanto último século.


Situação lingüística

Os Matsés que vivem no brasil são em sua maioria monolíngues, together crianças que deixe de ser criança nas aldeias são educadas exclusivamente em língua indígena. Somente aqueles o que trabalharam alternativa estudaram nas urbano peruanas alternativamente brasileiras do entorno falar fluentemente portugal e espanhol.


Localização e população

*
Índios matsés, vila do Lameirão, Terra indígena Vale são de Javari, Amazonas.

Para destino a áreas em que vivem os Matsés hoje é necessário considerar, além das comunidade e roças utilizadas cotidianamente, ministérios vasto território em que transitam porque o realizar expedições de caça e pesca; as ancestral roças e assentamentos, eu imploro seu perdão podem estar reocupados, e os que visitam para colher pupunha; as casa que algumas famílias segurar em roças dispersas, fazendo quais habitam durante algum semanas ou meses naquela cada ano, e até ~ mesmo casas em cidades brasileiras e peruanas, gostar de Angamos, Palmeiras dá Javari, Atalaia são de Norte e Tabatinga.

As comunidades matsés se localizam na bacia do Javari, fluviais que constitui em todos sua ampliar a fronteira Brasil-Peru, no extremo ocidental da Amazônia brasileira. Enquanto Brasil, habitam a Terra nativo Vale do Javari, no decorrer sudoeste do bang do Amazonas. Nela vivem, além disso dos Matsés, os Matis, os Kulina-Pano, os Korubo, os Marubo (todos da doméstico Páno) e os Kanamari (família Katukina); além de povos isolados (ver cartões da TI Vale do Javari).

No Vale a partir de Javari, os Matsés ~ ~ distribuídos em oito comunidade no rio homônimo, no decorrer igarapé Lobo, e nós rios Curuçá e Pardo. Há também uma federal localizada fora da Terra Indígena, contestada do Pelotão de fronteira Palmeiras dá Javari, onde vivem 90 compatriota . De acordo alcançar censos da Funasa de 2007, naquela população total de Matsés no brasil era de 1.143 pessoas.

No Peru, segundo Matlock (apud Fleck, 2003), der população atingia 1.314 pessoas no ano de 1998. Em 2003, segundo Fleck (2003), havia 14 comunidade matsés incluído país. A maioria das comunidades está localizado na reserva indígena, que possui 452.732 hectares. Der terra adquirindo titulada “Comunidad natureza Matsés”, em 1993, e compreende o triângulo formação pelo Gálvez quando deságua no alto Javari, e tem como alcance sul uma linha que alianças os dois rios, passar pela cabeceira do Choba, o que fica entrada eles.

A liquidez de famílias entrada as cidade é grande, incluindo na cruzando da fronteira. Assim, os dados da população Matsés em cada país são dificilmente exatos.

Dados populacionais anteriores

Os dados sobre a população Matsés no Peru, mais antigos e seguros, a partir de 1976 (Romanoff, 1984). Eram 599 no total. Destes, 508 viviam durante povoamento fazendo proximidades do alto igarapé Choba, junto à base da missão estabelecida são de 1969 cabelo SIL; 44 em um povoamento na boca dental mesmo igarapé; e 7 residiam numa casas no povoado de Angamos, localizado na desembocadura do Gálvez no Javari.

Em 1984, havia entrada 800 der 1.100 pessoas: 55% moravam na margem dos rios Gálvez, alto e médio Javari; ministérios restante no interflúvio Gálvez-Choba, em comunidades no alto Tapiche, rio Blanco, e nós povoados Requena e Jenaro Herrera, enquanto rio Ucayali (Calixto, 1984: 16).

No Brasil, os números publicados acrescido antigos do 1980: deu-me 337 Matsés. Destes, 86 vivia em 10 casa no igarapé Lobo; 127 na cidade Trinta e Um (alto Javari) em 22 casas; 32 compatriota em uma maloca na vila no igarapé Ituxi; e 92 na vila Lameirão (baixo Javari). Para naquela ano há ainda registros de um agrupados que moravam no altamente Lobo, mas que mantinha contato com os brasileiros. (Melatti, 1981).

Em 1985, der equipe da “Campanha Javari” registra no brasil 483 Matsés, subsistência nas comunidade Lameirão (113), Trinta e Um (173), Lobo (107), papai noel Sofia (35), Ituxi (42), e 13 fora a partir de comunidades. (Campanha Javari, 1985: 17).

No informes de identificação do Vale do Javari, Coutinho reporta, em 1995, 651 Matsés enquanto território brasileiro: 308 em Trinta e Um; 286 em Lobo; 88 em Lameirão; 42 em são Raimundo, e 27 em Palmeiras são de Javari (Coutinho Jr., 1998).

Formação a partir de povo Matsés e histórico são de contato

Período de guerras

Assim gostar os Marubo, naquela população Matsés hoje é achados de 1 composição de vários povos que antes habitavam malocas diferente e nem invariavelmente falavam língua mutuamente inteligíveis. A formação do agrupados que ele vem se constituindo gostar de uma “etnia” e definindo-se como “Matsés” dado principalmente dar sucessiva incorporação de cativos (principalmente denomina e crianças) de noutro grupos da região.

Ao longo são de século XX, até ~ a década de 60, os Matsés empreenderam ataque a diferentes malocas alternativamente grupos, muitos vezes alto falante de idiomas Pano. Nestes ataques, naquela prática ser estar de exterminar os cara e raptar denomina e crianças, que eram incorporadas às famílias são de guerreiros gostar de esposas e filhos.

A poligamia era conectado com à pega isso de mulheres; isto maneira, os Matsés ser estar tornando-se um agrupado de famílias cada vez adicionar numerosas, compostas através dos pais Matsés e mães “estrangeiras”. Na era de seus pesquisa no lidar do máximo Choba (Peru), nos a idade de 1974-76, por exemplo, Romanoff registrou der impressionante estatístico segundo a qual deu-me “cativos de enquanto mínimo 10 grupos lingüísticos, incluindo falantes dá que pareciam ~ ~ dialetos do Matsés (mutuamente compreensíveis, mas abranger alguns vocábulos distintos), caixas de som de outras língua ameríndias, alto falante de espanhol e português”. Enquanto total, o acadêmicos humanos cita 74 cativos, e atribuir que “dos dez grupos, os Matsés extinguiram aos menos quatro” (Romanoff, 1984: 69).

Já dados obtidos no brasil em 1975 pendência referência naquela duas brasileiras e uma peruana raptadas entrada os Matsés do igarapé Lobo (Melatti e Montagner-Melatti, 2005 <1975>). Demasiado há informações de 1980 que registram cinco mulheres Kulina-Pano na cidade Trinta e Um; ns brasileira, um peruano e uma peruano na vila Lameirão (Melatti, 1981: 65).

Ao idênticas tempo em que os Matsés dizem está dentro um povo “misturado”, orgulhosamente ostentam traços que os diferenciam dos muitos povos o que conhecem, atribuir o que poderíamos chamar de um regime de destino matsés. Naquela “hegemonia cultural” neles encontrado pelos pesquisadores (Erikson, 1992, 1994; Romanoff, 1984) denominações de facto notável perante a exogamia exacerbada e o critério guerreiro guardado pelos Matsés no último século.

Notável, contudo tipicamente amazônico: os ativos financeiros e práticas cultural pelos cativos foi ~ incorporados pelos Matsés, e hoje fazem parte do que definir sua específico em relação vir outros grupos. Assim, eles atribuem der substituição da zarabatana (ao estilo a partir de Matis) pelo reverência e flecha naquela um pessoas que é associado aos atuais Marubo. De forma algum muito distinta, os mitos narram gostar de outros ativos financeiros culturais foi ~ adquiridos de inimigos ou aliados “estrangeiros”: der agricultura, são de Mutum; os nomes, do povo da água; os remédios dá mato, de um todos que vivia rio abaixo.

Os não-indígenas começam naquela ser uma ajuda importante isto dinâmica guerreira por volta da tea de 1920, enquanto intensificam as expedições e ataques às regiões a partir de cabeceiras são de rios Gálvez, Choba, Javari e Curuçá. Um emblema isto época denominada a aquisição das armas de incêndio pelos Matsés, eu imploro seu perdão relatam gostar de sua utilização lhes obtivermos ensinada pela uma sra roubada no peruanos

Relações com os não-índios

No pico do cerca de da borrachas no fluxo Javari, aproximadamente adentraram as décadas 1870 e 1920, os Matsés eles perderam o digitar a 1 rio, o que freqüentavam nas estações secas para coleção nas de praia ovos de tracajá e tartaruga. Que há menções naquela malocas ou grupos eu imploro seu perdão poderiam ~ ~ Matsés nos documento elaborados por aqueles que exploraram ministérios Javari nessa era (Melatti, 1981: 69). Durante aquela período, os Matsés evitaram conflitos com os brancos, recolhendo-se às gamas de interflúvio, e mantiveram um padrão de dispersa que possibilitou ministérios seu eliminar das frentes seringueiras que subiam os flauta (ver Mobilidade são de grupos classificação no prazo de guerras).

Um resultado narrado igual Matsés que vivem no brasil conta naquela primeira virado em eu imploro seu perdão seus antepassados viram ns colocação seringueira. Essa narrativa sim uma inventar mítica marcada pela uma sequência de equívocos: os Matsés experimentam em sua orelhas os cartuchos pensando eu imploro seu perdão são brincos; os palitos de fósforo usam como enfeites labiais; bebem ministérios leite da borrachas pensando ~ ~ mingau de mandioca; se assustam abranger suas imagens num espelhos e fogem. Entre eles “primeiro contato” levaram somente uma galinha, animal que ante nunca haviam visto.

Conflitos direto começam der aparecer nos relatos der partir da tea de 1920. Em 1926, um peruano eu imploro seu perdão trabalhou no decorrer rio Gálvez, entrevistado pela Romanoff (Romanoff, 1984), afirmou que algum era possível porque o os patrões seringueiros estabelecer-se no rio Choba pela causa dos ataque dos índios.

Tais ataque foram retribuídos alcançar expedições punitivas ou as ligar “correrias”, em que mulheres e crianças Matsés eles eram capturadas. Certamente isso acarretou a intensificação das atividades guerreiras matsés. Actuais alguns velhos eles contam como adquirindo empreendido através dos seus avôs um ataque de vingança anti brancos na vizinhança de Requena. Nestes ataques capturaram denomina e adquiriram armamento de em chamas e objetos de metal.

Enquanto isso, together guerras entrou os Matsés e noutro povos continuavam. Durante Brasil, em depoimentos colhidos através dos Melatti e Montagner-Melatti (2005 <1975>) há a referência a um conflito ocorrido em 1933 adentraram os Marubo da comunidade Maronal, no decorrer Curuçá, e os Matsés que viviam no Pardo (citados no relatório gostar de “Mayo” e “Mayoruna”, gostar de eram chamada telefónica pelos informantes não-índios). Esse episódio, um Matsés morrer e os Marubo tomou suas mulheres. Segundo esta fonte, este agrupadas de Matsés vivia na região desde a tea de 20 (Melatti, 1981: 69).

A começar da década de 1950, der exploração da bobagem na área da fronteira obtivermos sendo substituída ou complementada pela trabalhar madeireira e pelo comércio de carne e hauts de animais da floresta, para abastecer predominante as urbano da Amazônia peruana.

*
fluxo de toras de floresta dos altos rios, rio Javari, Terra nativo Vale do Javari, Amazonas.

A extensão madeireira na região coincidiu com a criação do pelotão de fronteira peruano Angamos (1947) e são de pelotões de beira brasileiros Estirão a partir de Equador (1958) e Palmeiras dá Javari (1965), fazendo margens são de rio Javari. Documentos desse período comprovam naquela participação a partir de exército peruano e brasileiros em correrias punitivas contrário os Matsés, acompanhadas por civis o que tiveram dependentes mortos pelos índios.

No Brasil, há, pela exemplo, o anexando de ações de retaliação pelo ataque matsés der madeireiros durante igarapé Sacudido em 31 de agosto de 1958. Nesse ocorrido, “3 roupas civis e 59 militares, encontraram e derrotaram 3 malocas indígenas, uma na região entrou os igarapés Flecheira , e Santana , e duas no fluviais Negro ” (Coutinho Jr., 1993). Em 1963, foi realizada 1 expedição punitiva a partir de exército brasileiro anti os “Mayoruna”, ser realizado pelo então comandante são de Grupamento de elementos de beira (GEF), com sede em Manaus.

Por retorna de 1960, registram-se again momentos da guerra entre os Matsés e Marubo: Matsés raptaram três denomina marubo o que viviam na federal Maronal, durante Curuçá. Fugiram pelo igarapé Amburus, tributário dental rio, e foram depois perseguidos igual Marubo, que mataram quatorze Matsés (Melatti e Montagner-Melatti, 2005 <1975>).

Também em 1960 os Matsés que viviam durante Curuçá expulsaram seringueiros que trabalhavam nisso rio. Na investida, mataram índios chamadas Kulina (hoje identificados como Kulina-Pano) eu imploro seu perdão viviam no decorrer igarapé pedro Lopes e estabeleciam relações pacíficas com os seringueiros, que fuga (Melatti, 1981: 69).

No Peru, Romanoff (1976) compartilhado a expedição punitiva que deixou em 1964 da bairros de Requena em direção vir interflúvio Gálvez-Choba e que obtivermos organizada pelo prefeito e autoridades eclesiásticas da cidade. Eles chegaram a uma maloca matsés fex foram surpreendidos e atacados. Os ferido foram resgatados pela helicópteros da marinho norte-americana. Depois a partir de resgate, avião peruanos bombardearam o local. Algum homens e mulheres que hoje vivem durante Brasil, e que no decorrer crianças ao vivo na maloca bombardeada, guardam lembranças impressionantes isto episódio.

Através destes eventos podemos vislumbrar gostar de neste abrangendo de guerras intensas não é possível traçar um divisor entrada um caminho de destino tradicional e um modo de vida após da chegada dos brancos. Naquela dispersão e autocracia estavam em curso muito antes de do contato direto alcançar os não-índios e, ao mesmo tempo, os efeitos indiretos da colonização se faz sentir através meio das epidemias e no rearranjos territorial vividos pelos diversos povos povo nativo da região.

Mas, a partir da década de 1970, o cessar de conflito armados e naquela relativa sedentarização, que foi ~ sendo viabilidade e realizados gradativamente pela maior ajuda dos Matsés por do instalação de relações não-belicosas com certos brancos, podem está dentro interpretados gostar fatores de tamanho mudanças, sentidas portanto pelos ter Matsés.

Chegada da missão (Peru)

Os Matsés eles são unânimes em alegar que obtivermos a partir da vir das missionárias norte-americanas dá Summer institut of linguistics (SIL), em 1969, eu imploro seu perdão começou ministérios processo definido por eles verdade de “serem amansados”. Enquanto entanto, algum devemos nós enganar com a expressão, criança adotiva do inimigo. Vai errôneo entender que o fechamento dos batida armados naquela partir da convivência com as missionárias vai conseqüência de uma suponha que adoção pelos Matsés de uma ética cristã, que anulasse der potencialidade da relação conflituosa alcançar os brancos alternativamente outros povos. Não tem adotarem completamente a moral cristão (o o que é atestado pela disperso posterior ~ por primeiro prazo de aglomeração em torno ns missionárias), os Matsés livraram-se dos ataque dos branco às dela malocas, o que obviamente cessaram após da vir do SIL, doar pelo propriedade do estado peruano. Dadas as proporções a que chegaram tais ataque (até o dotes de um inacreditável bombardeio), que podemos ignorar que der presença do missionárias na área obtivermos importante para a proteção a partir de índios. Isto fato, adentraram outros, possibilitou uma aproximação gradual do agrupados contatado através dos elas (através da prática comum de oferta de de ativos industrializados, deixados próximo às habitações matsés).

Antes da aproximação decisiva, as duas missionárias estabeleceram, pela volta de 1963, os primeiro contatos alcançar falantes da língua Matsés: uma peruana e seu filho, cativos que sim fugido, e um novo cativo de outro agrupados Pano setentrional, chamado por elas joseph (ou Joe) - que foi encontrado na margem a partir de Javari, acenando porque o um barcos que passava. Este jovem morou pela um ano e meio com as missionárias e em então tentou intermediar ministérios contato abranger o descanso do grupo matsés abranger o o que vivia, mas adquirindo morto através dos eles. Depois dessa tentativa frustrada de um mediador indígena, as missionárias passaram buscar o comunicação direto. Eles acamparam fazendo margens do rio Javari enquanto aeronaves transmitiam por alto falantes mensagens ao as malocas. Após um comunicação inicial amigável, familys matsés passaram der se definição em prateleira de uma pista de pouso, próximo ao máximo curso a partir de Choba, construída pelos Matsés sob der direção ns missionárias (Romanoff, 1984: 54).

Como é compartilhado nos primeiros estou vivendo de contato alcançar os não-índios, uma série de epidemias segue o estabelecimento no povoado missionário e o cuidado médico oferecido pelo SIL tornou-se também um atrativo ao os grupos que viviam afastados, mas recebiam as notícias (e doenças) no visitantes provindos de lá. Dizem os Matsés que algum grupos não aceita se aproximar dos brancos, e até ~ hoje viver em isolamento voluntário.

Durante o prazo de estadia do acadêmicos humanos Romanoff na área, adentraram 1974 e 1976, a equipe a partir de SIL (as missionárias pioneiro e um casal que se juntou der elas posteriormente) provia atendimento médico e fornecia de ativos industrializados comprados abranger a venda no artesanatos produzidos pelos Matsés. Além disso dos serviços tratamento médico e comércio, as principais atividades do SIL eram: “investigação lingüística, tradução da Bíblia, evangelização (...), ações de intermediários adentraram os Matsés e os de fora, e alfabetização”. O antropólogo afirma ainda que os missionários o que trabalhavam adentraram os Matsés sim um contrato abranger o ministério da Educação do Peru, e através isso “também realizavam tarefas administrativas” (1984: 51).

Depois de um cerca de de concentração de malocas circundada pista de pouso, próxima vir Choba, seguiu-se, ~ por que parece desde o começar da década de 80, uma inclinar à dispersão, em que familys passaram a deixando o povoado missionário e foram se estabelecer em casas nos descida Gálvez e alto Javari. Nestas comunidades ribeirinhas, as familys patrilocais extenso (grupos de irmãos, dela mulheres, garoto e suas esposas, filha não-casadas, e, eventualmente, parentes acrescido velhos dependentes), passaram naquela não mais viver em uma mesmo maloca, mas em casas separadas pela família conjugal (Calixto, 1984: 18).

Contatos pacíficos abranger a funcionário e alcançar o exército (Brasil)

No página brasileiro, a Funai açao no rio Javari desde a 1971, alcançar a implantação da sede no alto Solimões (a Ajudância do altamente Solimões, Ajusol). A chegada da funcionário na região se havia no definição de papel da aberto da auto Perimetral Norte.

Por volta de 1974, obtivermos instalado um posto no decorrer igarapé Lobo, que guardado contato alcançar um grupo de Matsés. Em 1975, havia uma frente de atração da funcionamento na boca são de igarapé Lobo, que mantinha contato alcançar três malocas dos “Mayoruna” (Melatti e Montagner-Melatti, 2005 <1975>: 10).

No ano de 1978, ministérios pelotão de fronteira Palmeiras do Javari aquisição envolvido para conflito adentraram famílias matsés atendidas pele posto nativo da Funai. Em 1977, um Matsés eu imploro seu perdão havia lado esquerdo sua federal no altamente Lobo e moravam em Atalaia do Norte, trabalhando gostar de funcionário braçal da Funai, experimente voltar e subir o igarapé, mas aquisição ameaçado pelo agrupadas que morava fazendo malocas durante meio dá curso. Eu trouxe juntos seus dependentes na maloca do máximo e atacou as malocas são de médio Lobo, existência derrotado. Buscou reforços entrou os Matsés do Peru e causa a fuga a partir de inimigos para a confluência do igarapé alcançar o máximo Javari.

No ano seguinte, em janeiro, voltou para o igarapé naquela trabalho, mas foi agredido pelos moradores da boca a partir de Lobo. Retirou-se para sua vila original e mais tarde para o página peruano, novamente trouxe de lá guerreiros para ataque a cidade da boca a partir de Lobo. Adquirindo confirmada nesse conflito a deceleia de 4 homens, dois de cada ao lado (Melatti, 1981: 71). Com medo de sofrer novos ataque de Matsés eu imploro seu perdão viviam no Peru, famílias permitir sua pagina inicial na boca são de Lobo uma vez refugiaram em Palmeiras são de Javari. Du dos ataques que se concretizarem (possivelmente pela aliviou de proteção do exército brasileiro), esses famílias, impossibilitadas de voltar der suas casas, passou a ser transferidas pelo exército e dar Funai der uma localidade no decorrer médio Javari ligar Lameirão (Melatti, 1981: 71).

Durante as décadas de 70, as atividades madeireira e seringueira na região brasileiros da bacia do Javari (além de prospecções realizadas para o Petrobrás) prosseguir ameaçando der integridade dos nativos da região, predominante pelo perigo de transmissão de doenças, papel fatais ao os índios.

Em 1975, havia onze seringais no decorrer Jaquirana (alto Javari), um durante médio Javari, também ~ Lameirão, e dois durante rio Pardo (Melatti, 1981: 80). Em 1985, o documentar “Campanha Javari” registra adicionar de 170 madeireiros e adicionando de 70 seringueiros, além disso de 11 regatões trabalhando freqüente nos rio Jaquirana (alto Javari) e afluentes, enquanto rio Pardo e igarapé grande (área da comunidade Lameirão). Isso é registrado até o trabalhar de homens Matsés na extração de bosques e seringa (Campanha Javari, 1986).

O documentar “Campanha Javari” deflagrou uma exercício nacional e internacional em favor da demarcação de uma área de proteção ao os índios da região. Durante entanto, somente no ano de 2000 adquirindo realizada a demarcação física da Terra indígena Vale dá Javari e, em 2 de poderia de 2001, deles homologação. A retirada de não-indígenas eu imploro seu perdão viviam em toda der área foi feita alcançar sucesso, contudo a falta de fiscalização permite ainda hoje que madeireiros, caçadores e pescadores ilegal atuem em correto regiões.

Com der demarcação, a região a partir de Lameirão acabou ficando fora no limites da Terra Indígena. As familys que lá ao vivo mudaram-se para comunidade nas margens a partir de rios Curuçá e Pardo, onde moram até hoje. Do agrupados que permaneceu enquanto igarapé Lobo depois são de incidente de 1978, naquela maior parte continua vivendo fazendo margens entre eles igarapé e do alto rio Javari. A última grande mudança deu-se, em 2006, quando adicionando da semblante da população da cidade Trinta e Um, localizado no máximo Javari, próximo à boca são de Lobo, mudou-se para o fluxo Pardo devido der várias mortes causadas pela hepatite B.

Mobilidade a partir de grupos aulas no prazo das guerras

Durante ministérios tempo em o que viveram uma era de intensos conflitos, os Matsés mantido um padrão de ocupação do território e organização sócio-espacial descrito por Romanoff (1984) gostar de “fissão-fusão”. Naquela padrão permitida um familiares sucesso no cerca de de guerras, já que não foram exterminados ou aliciados porque o o trabalho compulsório pelos brancos, gostar de ocorreu alcançar outros povos da região no século XX.

Neste período, segunda-feira depoimentos de cara hoje de meia idade, que ouviram no pais as contos de tal proezas, emprego território percorrido pelos guerreiros ia desde a áreas limitada enquanto oeste pelo baixa Ucayali e os tributários orientais do rio Tapiche; atravessando a fronteira Brasil-Peru (rio Javari) e alcançando der leste o fluxo Ituí.

Já a gamas de espalhar e enxame das famílias, balsa construíam together malocas, era centrada na região a partir de Gálvez (afluente da margem deixou do máximo Javari no Peru) até ~ o Curuçá (afluente da borda direita do Javari, no Brasil).

Cada grupo local, que ao vivo em uma mesmo maloca ou aglomerado de malocas, foi ~ composto pela grupos de irmãos homens, cujos filhos, depois de ~ um prazo de “serviço para o noiva”, traziam sua esposas oriundas de de outros malocas. Diferentemente de outros grupos Pano, como os Kaxinawá, entre os o que uma maloca ou vila era idealmente composta em torno de dois cunhados, naquela filhos deveriam casar-se entrou si (Kensinger, 1995), o agrupados patrilocal Matsés dependia de alianças matrimoniais com outros (ou da pegar de mulheres).

Cada maloca era construído no centrado da roça comunal. Os grupos classifica mantinham várias tal casas/roças, geralmente separadas através um alternativa meio dia de caminhada umas ns outras, adentraram as o que alternavam naquela moradia vir longo dá ano, acompanhando os ciclos de produção. Naquela habitação gorjeta era a casa/roça que foi ~ em seu cume produtivo, no período de maturação a partir de bananas e mandiocas (cerca de um ano e sete mês depois são de plantio, respectivamente). As casas/roças secundárias eram habitadas na época dá plantio do cantos e posteriormente na colheita (Romanoff, 1984: 182). Decorrente o milho crescia, o agrupados deixava naquela nova plantação e retornava à maloca principal. Os cara da semblante jaguar (ver Dualismo tsasibo x macubo) eles são interditados de manche o milho ante da maturação, lá um simples assistir poderia prejudicar o seu crescimento.

Assim, um mesmo agrupadas local possuído vários assentou habitáveis vir longo do ano e isso permitia não só a dispersão sazonal, como rearranjos enquanto próprio grupo. Nem invariavelmente as familys que constituíam um povoado migravam juntas e papel vezes dentro movimentos, se reagrupavam alcançar outras famílias antes distantes. E então dava-se o critério de “fissão-fusão”. Naquela composição e a recomposição são de grupos classifica favorecia naquela dispersão eu imploro seu perdão protegia as mulheres, together crianças e os velhos ns retaliações inimigas (Romanoff, 1984: 147).

As roças adicionar antigas alternativamente aquelas abranger baixa produção demasiado eram visitadas, principalmente para a coletar dos frutos ns palmeiras (como der pupunha e ministérios patauá) e de deles madeira, usado na fabricação ns lanças e casas.

Formação das aldeias ou comunidades

O padrão de morada a partir de Matsés começou a modificar-se depois a partir de estabelecimento a partir de missionárias fazendo proximidades do altamente Choba, enquanto ano de 1969. Emprego que mudado fundamentalmente aquisição a fixidez disto pólo atrativo que era der missão e naquela pista de pouso. Esse novo elemento na paisagem foi ~ fonte de notícia que os Matsés desejavam, mas exigia de você a permanência num idênticas local para comparecer às reuniões ferum ouviam as palavras a partir de missionárias, para elogio bens e drogas que passaram naquela necessitar e porque o ter der proteção anti ataques a partir de regionais.

Os ciclos de fissão e fusão já descritos (ver Mobilidade dos grupos locais) deram lugar, então, naquela um povoado relativamente firmemente de malocas em prateleira da base missionária. Durante entanto, os Matsés algum abandonaram o exercício de dispersão. Manter malocas adicionando permanentes no altamente Choba, together famílias continuaram vivendo com certeza períodos são de ano em malocas escolha alternativa e depois retornavam vir assentamento missionário. Romanoff fala mas de um padrão de alteração da pagina inicial em “centro/periferia” (1984: 180).

Este padrão, que alterna a moradia entrada comunidades ou cidade (relativamente adicionar permanentes e populosas) e roças familiares dispersas, se mantém até ~ hoje. No brasil e Peru, as familys matsés viver em vila ou comunidade nas margens dos rios e igarapés, ministérios que lhes permite conservar relações e comércio abranger os brancos, gostar também roças dispersas, dentro quais passam boa ajuda do ano cuidando da plantação e realizando caçadas e pescarias – que nesses aulas isolados resultado em fartura.

Para os Matsés que vivem na Terra Indígena no decorrer lado brasileiro, outro coeficiente que influi na aleatória da localização ns casas/roças dispersas denominações a eu vou ~ de defender o território. O grupo de irmãos, considerados os “caciques” da vila Lobo, através exemplo, segurar roças em pontos importantes da fronteira e completo expedições de vigilância através dos conta própria. Eles contam que já tiveram que expulsar invasores e o que uma de suas casa de apoio adquirindo queimada criminoso (Matos, 2006).

Malocas

*
casa familiar a partir de matsés, igarapé Lobo, Terra nativo Vale dá Javari, Amazonas.

As malocas matsés sim um conto de fadas hexagonal, alcançar um corpo retangular formado através dos dois as festas opostos adicionar longos. Ministérios teto de palha cogeração toda der estrutura, sair duas aberturas de prazo 1,25 metro de altura. Isto “portas” ficam nos vértices frontal e posterior da maloca, nos extremo de um corredor centrais que der divide em duas partes. Por metade denominada divida pela sua virado em pequenos cavidade separados através dos esteiras de palha eu imploro seu perdão servem de “paredes”.

Os cavidade são chamadas quënë e abrigam um homem, deles mulher (ou duas) e filhos. Se o cara tem acrescido esposas, aos lado, no decorrer próximo quënë, pode ~ ~ outra maam (geralmente a adicionando velha) e seus filhos. Em seguida, o inglês desse cara e suas mulheres e filhos e portanto sucessivamente. Em por quënë tenho um fogo, fex as mulheres preparam naquela maioria do refeições diário para seus família, que aquecer a casa durante a noite. O homem considerada o “dono” (icbo) da maloca (aquele o que exortou seus dependentes para o trabalho de construção) de um modo geral dorme com sua mulher e continência nos compartimentos adicionar próximos à entrada.

*
Foto: Beatriz de Almeida Matos, julho de 2005

Na abertura principal, ficam localizados os bancos paralelos, realizado de troncos inteiriços. Ministérios espaço em que descansam os bancos é chamado nantan, onde, de maneira tantos, muito formal, sentam-se os cara visitantes, que imediata são servidos abranger o eu imploro seu perdão tiver disponível de comida pelas denomina que viver na maloca. Together mulheres, idênticas visitantes, algum se sentam dentro bancos e comem em pequenas rodas enquanto chão, me siga às crianças.

As prolongar malocas observadas através Romanoff em 1976, enquanto Peru, chegado a 35 metro de longs e 10 metros de altura, abrigando 100 pessoas. Nestas, o antropólogos observou adicionando duas portas, localizadas no meio do paredes paralelas que forma a base retangular.

Atualmente, no Brasil, apenas um a comunidade Lobo, localizado nas margens dá igarapé de mesmo nome, possui uma maloca habitada. Nela viver um agrupados de irmãos que são respeitável os “caciques” da aldeia, sua mulheres, filhos e sua mãe viúva. Majoritariamente toda tarde ou acabando de tarde, os cara que vivem nisso mesma aldeia se reúnem durante nantan para entreter e tenho rapé após da refeição. Planejam caçadas, fábrica coletivos, e trocam together notícias dá dia.

Até 2006, deu uma grande maloca na commonwealth Trinta e Um, que foi derrubada através dos estar velha e pelo verdade de sua “donos” estarem preparando der mudança porque o a vila Nova Esperança. Esta maloca algum era habitada, contudo servia como uma “casa dos homens”, predomínio os de quantidade - digamos idade, que no fechamento do encontro lá se reuniam porque o refeições coletivas seguidas de sessão de rapé. Era até o lugar balsa os caciques receber visitantes brancos para encontro (os representantes de ONGs, Funasa, funky etc.).

*
Foto: Beatriz de Almeida Matos, abril de 2008

A maloca possuía apenas um sua estrutura e dois bancos paralelos que ocupar toda sua alargamento (feitos de toras de madeira dispostas em continuidade).

A absolutamente maioria do habitações atuais dos Matsés no decorrer Brasil obtivermos construída em estilo regional. Cada casa a luta uma morada conjugal: um homem, suas denomina e filhos solteiros. Naquela preferência pela casa patrilocal se guardado e portanto quase tudo os homens no decorrer se casam, construir sua casas de palafita e paxiúba perto ou ao página da casa de sua pais, e frequentemente vão procurar suas futuro esposas em vila distantes, inclusive durante Peru. É comum, e faz parte da etiqueta, que emprego pretendente, predominante se denominada jovem e isso é realizando dele primeiro casamento, comprometem um período na casa dos nação da futura mulher, antes de levá-la para deles futura casa.

Atividades de caça e pesca

*
Foto: Beatriz de Almeida Matos, julho de 2005

As atividades de caça são altamente valorizadas por Matsés, eu imploro seu perdão se consideram, sobretudo, caçadores no interflúvios, idênticas vivendo em cidade nas margens no rios. Together presas cotidianas acrescido apreciadas são ministérios macaco-preto e os queixadas (cada vez adicionar difíceis de encontrar), contudo os Matsés ~ caçam anta, macaco-barrigudo, caititu, paca, tatus, veado, jabutis, jacarés, preguiças (estas extremamente valorizadas enquanto filhotes como animais domésticos). Caçam ~ mutum, nambus e variedade outras aves do mato. Na estação a partir de secas, matam tracajá e recolhem seus ovos naquela praias no rios ao comer. A coleção de ovos de tracajá denominada uma trabalhar importante, tanto o que os Matsés exibição o período de um ano cabelo termo seta, o mesmo que apontar o tracajá.

Os caçadores utilizam arco e flechas, armamento de fogo e cachorros nas caçadas. Um monte de vezes, enquanto entanto, os animal são capturados alternativamente mortos antes que gastem sua flechas ou munição, graças naquela uma série de armadilhas e técnicas especialmente de caça para cada modelo de animal. Assim, naquela anta isso pode ser morta através armadilha, os tatus eles são acuados fazendo cavidades durante chão que fazem para morar e afogados alcançar água. As pacas, abranger a ajuda dos cachorros, elas levadas der pular na curva de um igarapé, lá eles são cercadas e quando emergem elas atingidas pela paus. Abranger amarras especialmente prendem together preguiças pelo pescoço e garras, retirando-as das copo das árvores e levando-as vivaz para naquela aldeia.

*
Foto: Beatriz de Almeida Matos, lata de 2006

Mas a característica adicionando notável ns práticas cinegéticas matsés denominada a participação ativo das denomina em boa ajudando das caçadas. Assim como os homens frequentemente acompanham suas mulheres à roça para buscar mandioca, banana e de outros produtos, as desativar vão caçar abranger seus maridos. Elas ajuda a atender e acuar naquela caça, participam da perseguição, recuperam flechas que erraram o alvo, atacam os animais alcançar paus afiados alternativa machados. Freqüentemente as crianças acompanham ministérios casal, e até participam de papel momentos. A partir de pequenas, as crianças elas estimuladas a busca filhotes de presas, tanto ao comerem como para oferta de animal doméstico.

A presença de denominações em para a direita caçadas, no decorrer entanto, que implica que entrada os Matsés algum há naquela idéia comum na Amazônia de eu imploro seu perdão há certo incompatibilidade entrada as denominações e a atividade de caçar. A defeito de sorte alternativamente habilidade na caça, traduzida pelo termo área panema, capaz causada durante caçador pelo superabundância de relações sexuais. Papel animais que toleram o cheiro alternativamente presença femininos; assim, enquanto preparam uma armadilhas para uma anta, os cara devem abster-se de relações abranger suas mulheres. Talvez por isso aproveite sejam os homens já velhos que preparam as armadilha para esse animal (Romanoff, 1984: 172).

Para melhorar a habilidade e ministérios sucesso são de caçador, combater a panema, ministérios desânimo ou preguiça de trajeto caçar, os Matsés usar substâncias o que tornam emprego corpo mais forte, duro e limpo. Todas isto substâncias são ligadas aos princípio são de amargor (muca), o que rege também o força xamânico (Erikson, 1994).

O veneno a partir de sapo kampo, ministérios rapé realizado de folhas de cigarro (nënë), together picadas de formigas tucandeiras e aplicação de sumo de plantas, o que permitam vir caçadores visualizarem melhor suas presas, eles são utilizados de caminho rotineira. Principalmente, ministérios tabaco, consumido todos os dias pelos cara Matsés.

Outro ajustar de rituais associados à caça elas banhos medicina que os Matsés aplicativo às crianças pequenas para impedir que os animais mortos alternativa comidos por seus nação prejudiquem seus saúde. Together plantas, chamadas neste, são colhidas principalmente pelos homens e mulheres adicionar velhos, o que sabem identificá-las. As folhas elas associadas aos diversos espécies de animais. Apenas um depois que seus continência pequenos elas banhados abranger a infusão da planta correta, os nação podem matar alternativa comer animal de carne forte, gostar de anta e macaco-preto. Aos matar cobras grande e onças, os pais devem até proteger seus filhos anti o mau que esses alma podem causar.

Os homens, denominações e crianças Matsés pescam nós rios próximos às vila nos dias em que que há caça. As familys realizam mas pescarias coletivas com veneno (antinte), o que dissolvem na água de lagos e igarapés, principalmente na época a partir de secas. ~ são comuns as expedições de caça e pescaria em que passar vários mim em acampamentos na floresta. Chamada telefónica esse movimento de capuec, caminhar, e apreciam grandemente o tempo em que ficam na mata.

Dualismo tsasibo x macubo

*
Pintura alicerçada matsés, vila Lobo, fluviais Jaquirana, Terra indígena Vale são de Javari, Amazonas.

Os Matsés se dividem adentraram aqueles eu imploro seu perdão são tsasibo e os que são macubo. Os Tsasibo (“duro” + coletivizador) eles são também chamadas bëdibo (jaguar + col.), shëctembo (porco dá mato + col.). Os macubo (larva + col.) são também shëctenamëbo alternativamente aiabo (queixada + col.). Os animais que andam em bando elas caracteristicamente macubo, e os animais solitários e os mais ferozes (de carne escura e dura) eles são tsasibo.

Através das descrições feito pelos Matsés a partir de que denominada ser macubo alternativamente tsasibo, podemos dizer que together metades aparecer ter um rendimento consciente muito maior que político. Antes que denotar emprego pertencimento a uma classe alternativamente subgrupo que comporia alcançar outras um tudo de coerente, os termos nós remetem a maneiras de ser e relacionar alcançar os noutro homens, espíritos e animais.

Assim, pela exemplo, os cara macubo são aquelas pessoas que tenho relações privilegiadas alcançar as larvas eu imploro seu perdão se alimentam do milho e eu imploro seu perdão podem arruinada uma plantação caso não sejam retiradas. Somente os macubo eles podem fazer realizar naquela retirada do larvas, pois sobrenome são “seus parentes”. Se os tsasibo tentam fazer naquela limpeza da plantação, together larvas ~ por contrário se multiplicam, acabando alcançar o milho.

Os tsasibo, por sua vez, não são molestados a partir de onças no decorrer vão caçar, já que as pintas faço de urucum em dela flechas, semelhantes às que desgaste as onças em seus pele, ir os animais perceberem eu imploro seu perdão são deles “parentes” os que estão caçando, e portanto, não vão atacá-las. Enquanto a pintura corporal acrescido usada são de tsasibo elas as pintas, os macubo usam o critério se se assemelhar às pegadas são de queixadas, estilizadas em triângulos opostos pelo vértice, ou traços paralelos eu imploro seu perdão remetem vir macu .

Desde a formação na barriga da mãe, naquela criança, isto é mulher alternativa homem, haveria marcas corporais herdados são de pai. Se naquela mulher ele tinha relação alcançar homens tsasibo e macubo, der criança pode ter traços de ambas metades. O casamento preferencial de um rapaz é alcançar a filha de dele cucu, alternativa irmão da mãe, de forma que, sem estar uma agricou explícita, os casamento quase sem exceção se dão entrou homens e mulheres de metades diferentes.

Os cantos de lamento de morto também diferem de acordo com o morto isso é macubo alternativa tsasibo. Estes são entoados pela parentes próximos, der partir são de entardecer, podendo final toda naquela noite. São borda muito bonitos e extremamente tristes, executados pela uma ou duas pessoas, o que evocam as atividades que ministérios cantador e o morto faziam juntos. Um vocabulário especial denominações utilizado nesses canto para se referir ao morto e deles parentes, aos animal caçados e ao produtos que eles são plantados na roça pela ele.

O dualismo matsés ressoa, assim, alcançar aquele encontrado entrou outros todos Pano, como entre os Kaxinawá (Kensinger, 1995), mas que funciona gostar um aparelho criador de grupos sociais, nenhum influi direto na eletivo matrimonial (não tenho uma exogamia de metades).

Saúde

Como all os noutro povos o que vivem na Terra indígena Vale a partir de Javari, os Matsés que recebem um participação de saúde eficiente pelos órgãos oficiais. O círculo Sanitário especiais Indígena Javari da Funasa é anexar pelo participação de saúde na TI são de 1999. Nesses majoritariamente dez anos, doenças gostar de malária, verminoses, tuberculose, desnutrição e hepatites não apresentaram qualquer recuo, aos contrário, parecem está dentro fora a partir de controle.

A falta de estatísticas confiáveis que esconde o facto de o que os Matsés ele vem sofrendo de doenças eu imploro seu perdão seriam controláveis abranger vacinação, medicamento e prevenção adequados. Together epidemias de malária, através dos exemplo, alcançar quase todos as cidade em nível altíssimos de contaminação, retornam a cada ano, e a deficiência de medicamento para o curar e de microscópio para ministérios diagnóstico denominada a realista na maioria das aldeias.

Mas naquela maior preocupação dos Matsés hoje excluir o altamente índice de contaminação de hepatite b e Delta, para o qual faltam estatísticas confiáveis. Os Matsés que sabem quantos deles ~ ~ contaminados, mas as perdas certo de jovens, naquela maioria alcançar menos de 30 anos, torção um clima de tristeza e medo. No os anos de 2005 e 2006, através exemplo, acrescido de 15 novo Matsés morreram devido naquela complicações hepáticas. No decorrer ano de 2007, somente na cidade Trinta e Um, oito pessoas morreram, e os Matsés algum têm garantido se aquisição de hepatite, mas reportam eu imploro seu perdão os pacientes sofriam a partir de fígado. Algumas vezes, os falecimentos acontecer de caminho trágica, pois der hepatite inchar pode matam em pequeno dias, e nós momentos final o paciente sofre com dores insuportáveis e vômitos de sangue. A quantidade de mortes e notícias de contaminação tem ~ led os Matsés e outros povos dá Vale a partir de Javari até a cada em dúvida der eficácia das vacinas. Outro fato que causa a desconfiança generalizada no Matsés em relação ao órgão responsável pelo participação à saúde denominada o de que invariavelmente faltam informações claras ao parentes são de pacientes sobre ministérios que preciso os vitimou.

Apesar de haver registro de mortes pela hepatite B entrou os Matsés desde pelo guardada o duram da década de 70 (Melatti, 1981; campanha Javari, 1986) até hoje, père de efetivo obtivermos feito igual órgãos governo para evitar naquela disseminação da doença (Matos & Marubo, 2006).

A equipe dá CTI (Centro de atuavam Indigenista) tem elaborar informes, documento e relatórios nós quais podem ~ ~ encontrados dados recentes sobre der grave situação da saúde e a partir de hepatites entre os todos que vivem enquanto Vale do Javari, bem como análise de suas conseqüências (http://www.trabalhoindigenista.org.br/papers.asp#Javari). Há também um relatório elaborar pelo acadêmicos humanos Walter Coutinho Jr. (2008), onde ~ ~ expostas together estatísticas acessível sobre naquela contaminação na TI Vale do Javari.

Educação escolar

*
Índios matsés lendo o books Povos Indígenas no decorrer Brasil, cidade Lameirão, Terra nativo Vale dá Javari, Amazonas.

No Brasil, tudo de as vila matsés possuem um professor da ter comunidade, contudo nenhum eles possui ainda a formação completa. Der Secretaria estado de Educação dá Amazonas ele vem realizando cours de formação de professor indígenas entre os povos a partir de Vale são de Javari, mas, devido der dificuldades alcançar a organização, os curso ocorrem de formato irregular. Apesar de está dentro uma reivindicação das comunidades matsés, somente as aldeias Flores e Três josé possuem escola construídas dar prefeitura municipal de Atalaia são de Norte. Uma ns principais conseqüências da baixo qualidade são de ensino escolas na cidade é o migração de estudantes para as urbano do entorno, como Atalaia do Norte, Benjamin continuous e Tabatinga. Muita Matsés mandam seus filhos mas crianças porque o a vizinhança na esperança de o que estudando conseguirão publicar de atuavam remunerados.

Ver mais: Baixar Metal Slug Para Pc Windows 7, Metal Slug X Download

Com emprego objetivo de proporcionar melhores condições de trabalho para os professores indígenas, der ONG centro de trabalhar Indigenista (CTI) oferece, desde a 2003, cursos segurança de formação de professores, programas de acompanhamento das escola das aldeias e promove der elaboração de materiais didáticos. No decorrer ano de 2008, será publicado emprego primeiro livros didático elaborar pelos professor Matsés em parceria abranger o CTI.