*

Psicologia: ensinar e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Psicol. Teor. Prat. v.7 n.2 São Paulo dez. 2005


ARTIGO

Preferência lúdica de uma amostra de crianças e adolescentes da cidade de Vitória1

Playing choice of a sample the children and adolescents in the city of Vitória

Claudia Broetto RossettiI; maria Thereza beach Coelho de SouzaII

I Universidade comunidade do espírito Santo II universidade de são Paulo

Endereço ao correspondência

RESUMO

Objetivou-se investigar naquela preferência lúdica de 100 crianças e adolescentes brasileiros adentraram seis e 14 anos. Os resultado indicaram eu imploro seu perdão meninas e meninos preferem coincide de regras, especialmente os prática em espaços abertos. As meninas escolheram como jogo dotar “vôlei”, “basquete” alternativamente “queimada”, decorrente os meninos preferiram “futebol” alternativa “videogame”. Constatou-se demasiado que os coincide preferidos são jogados principalmente em casa, alcançar irmãos e/ou amigo da escola, uma ou duas vezes através dos semana. Os adultos cru foram estimativa como companheiros de jogo. Assim, jogos, brinquedos e brincadeiras continuam em vez presentes na vida do crianças e adolescentes, principalmente fósforos de regra em espaços abertos e coincide eletrônicos.

Você está assistindo: Atividade para criança de 7 anos

Palavras-chave: preferência lúdica, Jogos, Infância, Adolescência.

ABSTRACT

the aim that this research was to investigate a playing choice of der hundred Brazilian children e adolescents aged between six e fourteen year old. A majority the boys and girls favor rule-based gamings in open up spaces. Girls made decision as der favorite game “volley”, “basketball” or “queimada”. Boys decided “soccer” e “videogame”. A favorite jogos was mainly played at pagina inicial with brothers/sisters and/or schoolmates, uma vez or twice der week. Adult were rarely cited as partners. Finally, it was verified that the games e toys ~ ~ still vital in the vida of children e adolescents, specially the rule-based games in open up spaces e the electronic games.

Keywords: play preference, Games, Childhood, Adolescence.

Introdução

Os jogos, together brincadeiras e os brinquedos encontram-se relevante às crianças desde os pontífice da civilização humana, e, idênticas antes, no circunstancias da infância a partir de grandes primatas. De fato, tenho uma espetacular unanimidade de opiniões entre psicólogos, escola de enfermagem e profissional que cuidam da infância de uma caminho geral, eu imploro seu perdão apontam para naquela importância das manifestações lúdicas como o modo espontâneo de meninas e meninos, de all os grupos sociedade e etnias, interagirem, se expressarem once desenvolverem.

Uma análise acrescido ampla do tema expressar que naquela pesquisa em todo o mundo sobre coincide tem aumentou em significado nas final décadas. De fato, parece ser ~ relevantes os dados quantitativos apresentados por Sutton-Smith (FROST, 1992), segundas os quais foi ~ publicados aproximadamente setecentos postagens sobre jogos entre 1880 e 1980, sendo que pouco adicionando de uma dúzia encontro de adiantado 1930, enquanto adicionando de duzentos passou a ser publicados demonstrar na tea de 1970.

Segundo Ruiz (1992), a preferência lúdica excluir um fenômeno relativamente efêmero e contar com de numerosos fatores como as modas infantis, together estações do ano, que permitem ou não a permanência ~ por ar livre, a influência de estimulação culturais gostar a televisão, os costumes sociais coletivos, as festas locais, o consistia de companheiros e brinquedos de eu imploro seu perdão se tenho etc. Sobre isso maneira, a preferência pela um jogo alternativamente por outro algum deve estar tomada como um indicador exato de todos os processos psicológicos implicados no decorrer mesmo. Contudo, preferido um detectar jogo e algum outro pode indicar que o jogo preferido é todo mundo sabe e ao controle pela criança, pelo guardada em um faz que lhe permite falar que sabe como jogar isto jogo.

Dessa maneira, múltiplo estudos sobre der preferência lúdica de crianças e adolescentes têm revelado semelhanças e diferenças entre os jogos, brinquedos e brincadeiras preferidos em muitos partes dá mundo, abranger ênfase em lado diversos como: (a) a afetar de diferentes ambiente de socialização na escolha são de jogo preferido; (b) naquela percepção a partir de crianças sobre as diferenças de categoria e os estereótipos sexuais presente nos jogos e brincadeiras; (c) as concepções crianças sobre ministérios brincar; (d) a afetar do estilo cognitivo na escolha dos jogos e brinquedo preferidos e (e) fenômenos recentes da preferência lúdica gostar de a escolha de coincide eletrônicos como preferidos.

Assim, Ruiz (1992) propôs, partindo da classificação piagetiana, uma novo classificação contendo três macrocategorias de jogos: partida de ação, partida de símbolos e partida de regras. Na macrocategoria coincide de ação, der autora inclui todas as atividade simples de ação para objetos ou sobre emprego próprio corpo que visam ministérios prazer da ação em si ou sucessos concretos, baseados na atividade física. Atividade como empunhando areia, água, bolas etc., são classificado como partida de ação. Assim, as origens dos coincide de ação encontram-se no decorrer estágio sensório-motor, algum desaparecendo nunca do conjunto de atividades humanas. Mas segundo naquela autora, denominações sobre as ações típicas desses jogos que se dá a evolução até as outras formas de ação lúdica.

A autora distingue três subcategorias (ou categoria concretas) de coincide dentro da macrocategoria partida de ação. Na primeira subcategoria, encontram-se os coincide motores-manipulativos, eu imploro seu perdão derivam diretamente dos comportamento sensório-motores. Na segunda-feira subcategoria, are os jogos de sucesso, que, contudo de mas manterem ministérios prazer de manipular, realizam-se também com a finalidade de construir algo ou de vai um sucesso específico, adicionando ou menos determinado pelo sujeito que se manipula. Entre estes jogos, a capacidades e der perfeição dos movimentos corporais são características secundárias, mas fundamentais. Der terceira subcategoria de coincide de ação refere-se aos jogos eletrônicos, ou seja, “atividades lúdicas que, alcançar um forte componente de ação, perseguem uma meta que vem marcada pelo conto de fadas do brinquedos eletrônico eu imploro seu perdão se manipula”. (RUIZ, 1992, p. 96).

A macrocategoria jogos de símbolos inclui, mas segundo a autora, der relação entrou significante e acepção destacando-se como a característica principal alternativamente o elemento que são de sentido ~ por jogo. Nisso macrocategoria, der autora identifica duas subcategorias (ou categorias concretas): fósforos simples de ícone e fósforos simbólicos desenvolvidos alternativamente sociodramáticos. Os partida simples de ícone são partida elementares que, segundo a autora, se caracterizam através conter naquela fórmula significante/significado sem o que se provavelmente especificar-se o contente da trama alternativamente ficção representada, alternativa seja, “se caracterizam através dos uma dispersa dos grupo do significado e dá significante que inunda tudo a trabalhar infantil. Qualquer objeto pode ser empregado como se está dentro outra coisa” (RUIZ, 1992). Através outro lado, nos jogos simbólicos desenvolvidos alternativamente sociodramáticos, o simbolismo lúdico obter, obter estruturas representativas muito adicionar complexas. Entre estes jogos, “um complicado sistema de símbolos se entrecruza abranger a ação e se acompanha de verbalizações em um definição de papel determinado, dando lugar a jogos sociais de alta complexidade representativa muitos em sua estrutura quanto em seu conteúdo” (RUIZ, 1992).

A terceira macrocategoria proposta é a dos partida de regras. Nela estão all os jogos baseados em uma series de normas objetivas compartilhar pelos jogadores. De acordo abranger a autora, esses partida são invariavelmente sociais, já que tem que ser compartilhados alcançar os companheiros de jogo. A autora identifica dois subcategorias (ou categoria concretas) de jogos de regras: os jogos de regra em espaços abertos, alternativamente jogos de rua, e os coincide de regras em espaços fechados, alternativamente jogos de reinado de mesa. Assim, segundas Ruiz (1992), os jogos de regra em espaços abrir são aqueles que necessidade de um espaço suficientemente ampla para realizar ações o que exigem mover dos sujeitos. Através outro lado, os jogos de governado de mesa, ainda que possam ~ ser jogados em espaços abertos, de um modo geral realizam-se em espaços fechados. Segundo naquela autora, dentro tipo de jogo, disposições “são eu cobrado pela natureza do objeto alternativamente brinquedo o que determina ministérios tipo de ações e verbalizações que ministérios menino ou a garota se vêem obrigados der realizar”. (Ruiz, 1992, p. 98).

Dando continuidade à seus pesquisa, Ruiz (1992) apresenta uma vasta e completa revisão da literário da área e completar uma investigação cerca de os partida e brinquedos preferidos de 813 meninas e meninos da Espanha, entre quatro e 14 anos. Em uma segunda passo da pesquisa, a autora eu fui investigado especificamente a importância dos jogos sociodramáticos na construção social dá conhecimento.

Seguindo der mesma fileira de trabalho, Denegri e Linaza (s/d) alcançar uma pesquisa alcançar 160 sujeitos de ambos os sexos, adentraram seis e 15 anos, residentes em regiões urbanas (80 sujeitos) e interior (80 sujeitos) dá Chile, abranger o objetivo verifica a influência de diferentes ambientes de socialização na sinal lúdica dos sujeitos.

Um diversos estudo ampla sobre o tema, do ponto de vista no sujeitos, adquirindo realizado através Mergen (1991), o que estudou a preferência lúdica de adolescentes de uma vizinhança dos EUA, comparando os dados encontrados àqueles de uma pesquisa anterior, bastante abrangente sobre der preferência lúdica naquele país, realizada pela Sutton-Smith e Roserberg em 1961. Havia lá uma predominância da trabalhar “assistir TV” em resposta à quesito “O o que você gosta de faz para se divertir?”, tanto como uma atividade solitária quanto na companhia dos amigos. O autor também percebeu que, de uma caminho geral, os sujeito entrevistados preferiam atividade “extramuros” (outdoors), mas atribuíam a aquelas expressão um valor diferente. Assim, elas consideradas atividades extramuros todas aquelas que são desenvolvidas fora de casa, mesmo que isto é em um local fechado.

Com o objetivo de inspeção as percepções de crianças sobre as diferenças de gênero em jogos e brincadeiras, Carvalho, Beraldo, santos et al. (1993) alcançar um aprender comparativo com crianças de cinco, oito e dez anos, de gradual socioeconômicos máximo e baixo, residente em São pólo e Recife. As autoras partiram da hipótese da presença de pressões sociais variedade em ambientes sociais muitos e, assim, encontrado investigar enfrentar culturais do comportamento lúdico, abordando em privado as percepções de adequação sexo de brincadeiras pela meninos e meninas de três monitor etárias e quatro contexto culturais diferentes. Que houve diferenças significativas nas respostas adentraram os sexos dentro crianças de classe alta de eles são Paulo. Adentraram os demais sujeitos, durante entanto, os meninos tenderam a se mostrar menor estereotipados eu imploro seu perdão as meninas. Together autoras mas observaram que as antiguidade das crianças de nível socioeconômico baixo diferem menos a partir de de grau socioeconômico máximo em uma bairros menor, possivelmente lá o arredores cultural interclasses seja adicionando estável.

Partindo são de estudo descrito acima, Ortega, Cavarra, rosa et al. (1999) realizaram uma pesquisa de opinião visando avaliação a relevante das variáveis gênero e idade no tipo de jogo preferido por crianças. Os autor entrevistaram 360 sujeitos alcançar idades entrada cinco e 10 anos, alunos de escola de classe média em Vitória, ES. Aquisição solicitado a cada sujeito que dissesse qual ser estar o dele jogo preferido, gostar de se joga isto jogo e se o jogo preferido ser estar “mais de menino”, “mais de menina” alternativa “dos dois igual” e por quê. Os sujeito de tudo de as mais velho preferem fósforos de regras e naquela preferência através dos esse modelo de fósforos aumenta com a idade. Pôde ser verificado também eu imploro seu perdão os partida preferidos de crianças de ambas os sexos são fósforos de regra e que não há estereotipia sexualmente acentuada em relação ao jogos preferidos da amostra. Os autor verificaram ainda que, no decorrer há estereótipo sexual, naquela é mais acentuado em meninos e que isto é estereotipia algum aumenta alcançar a idade.

Ainda na mesma aquecer de pesquisa, Bonamigo e Koller (1993) procurar verificar a relevante dos estereótipos sexuais nos brinquedo das crianças de ambos os sexos, considerando a preferência através dos determinados brinquedos e naquela permissão eu imploro seu perdão os sujeitos concediam ou algum para diversos criança brincar abranger um brinquedos estereotipado para ministérios sexo oposto. O aprender aponta ao a cobrar de evitar a estereotipia sexo tradicional que, segundas as autoras, em muitos aspecto é prejudicial às crianças através dos limitar as experiências lúdicas de meninos e meninas, experiências esses que se mostram básico para um bom desenvolvimento afetivo e intelectual no sujeitos.

De diversos modo, alcançar o propósito de investigar, por meio de uma perspectiva metacognitiva 2, a concepção das próprias crianças acerca do brincar, Daudt, Sperb e gome (1992) alcançar uma pesquisa, abranger base na tese de o que as crianças percebem e descrito a trabalhar de brincar priorizando os meios aos invés são de fins. Do ponto de vejo metodológico, este estudo demonstrações que, à parecer de descrições temáticas, denominada possível agrupar as apresentou do brinquedos em critérios, permitindo portanto que se estabeleça um sentido compartilhado sobre o que é naquela fenômeno são de o apontar de vista do próprias crianças.

Um fenômenos típico dos a idade 1990 adquirindo a popularização em volume dos partida eletrônicos (videogames e fósforos de computador) entre crianças e adolescentes. Pela ser um fenômeno novo, diretamente relacionado aos avanço a partir de novas formas de tecnologia, naquela tema tem despertado o interessa de muito de pesquisadores, gostar de Campos, Yukumitsu, Fontealba et al. (1994), o que realizaram uma pesquisa de opinião em elas Paulo com o objectivo de caracteriza as preferências de um agrupado de crianças e adolescentes em relação ao videogame.

Um outro estudo na área obtivermos realizado através Buchman e Funk (1996), a fechamento de verificar a significado dos coincide eletrônicos violentos no decorrer a tea de 90, o qual contou abranger a participação de 900 meninos e meninas de quarta a oitava séries. Ser estar avaliados: (a) emprego tempo gasto jogando jogos eletrônicos em uma a principal típica; (b) os coincide preferidos e (c) together diferenças de série e categoria na mesmas lúdica.

Por fim, olhar interessante analisar o trabalho realizado por Saracho (1994), que encontrado relacionar der escolha e der prática de partida e brincadeiras alcançar os estilos cognitivos de crianças da educação infantil. Assim, o estilo consciência (dependentes e independentes) de 300 crianças entre três e cinco anos aquisição testado e naquela preferência lúdica de todos foi observada e registrada em vídeo.

Tendo gostar de referência a literatura revisada, o apresentada trabalho alvo investigar a preferência lúdica de uma amostra de crianças e adolescentes da cidade de Vitória, a partir a partir de relato dos participantes sobre der prática de seus fósforos preferidos. Objetiva-se, ainda, inspeção a afetar de variáveis gostar idade e gênero na verdade lúdica a partir de referidos participantes.

Método

Participaram da pesquisa 100 crianças e adolescentes, entre seis e 14 anos, sendo 50 meninas e 50 meninos, alunos de duas colégio particulares da grande Vitória – ES, distribuídos de acordo com a escritório 1:

Tabela 1. Distribuição etária dos sujeitos que participou da primeira estágio da pesquisa

*

Foram realizadas entrevista individuais, de acordo com o comportamento clínico-crítico de Piaget (1926/s/d), a partir a partir de roteiro de entrevista abaixo:

Quadro 1. O roteiro de entrevista utilizado na coletar de dados

*

As entrevista foram realizadas para ele pesquisadora e aconteceram nas dependências das escolas dos participantes no decorrer o cronograma de aula. Os participantes passou a ser entrevistados individualmente, em salas com bom isolado acústico. Todos as entrevistas foram gravadas em fitas K-7 e para trás transcritas porque o análise.

Resultados e discussão

Durante a entrevista sobre der preferência lúdica, quase a unanimidade são de sujeitos respondeu que gosta de jogar. Enquanto perguntados acima de os partida que acrescido gostavam os sujeito responderam preferir uma variedade muito grande de jogos, como pode ser observado na mesa 2:

Tabela 2 . Relação são de principais partida preferidos igual sujeitos da amostra

*

Assim, os jogos adicionando citados foram “futebol” (19%), “vôlei” (8%) e “basquete” (7%), ser que desatualizado “futebol” aparece gostar de o jogo adicionar preferido igual meninos, “vôlei” e “basquete” são adicionar preferidos pelas meninas.

Tendo em vista naquela enorme quantidade de jogos citados pelos sujeitos, buscou-se agrupar os fósforos mencionados de acordo alcançar a classificação proposta pela Ruiz (1992). Assim, em primeiro lugar, meninas e meninos preferem fósforos de regra em espaços abertos. Em segundas lugar, os meninos preferem fósforos de ação produtos eletrônicos e together meninas preferem jogos de regra em espaços fechados.

Vale enfatizar que, para Ruiz (1992), os fósforos eletrônicos são classificado como jogos de ação e algum como coincide de regras, pois, para der autora, o que predomina incluído tipo de jogo denominada o aspecto motor e naquela destreza, e together perícias manual e visual. Como esta foi uma classificação preeminência já há adicionar de uma tea e observando-se que, cada virado mais, os partida eletrônicos tenho se sofisticado em seus estrutura, talvez ser o caso de propõe uma alteração da teoria em perguntas – o que algum é emprego objetivo do demonstrado trabalho – alcançar a marcado de fornecer o estado devido aos fenômeno da proliferação dos partida eletrônicos.

Chama a atenção ~ a baixo incidência de eletivos de coincide simbólicos gostar preferidos, mesmo entre os objeto de six e oito anos. Segundo naquela teoria proposta através dos Piaget (1946/1978), os jogos simbólicos seriam adicionando característicos do estágio pré-operatório (por volta de dois naquela sete anos) e os jogos de regras, por sua vez, seriam adicionando presentes naquela partir do prazo operatório concreto (que se inicia através dos volta de sete anos) em diante. Durante entanto, a escolha de detecção jogo de regras gostar de preferido não implica deve que isto jogo seja praticado como um fósforos de regras. Assim, um detectado jogo de regra de mesa capaz preferido através dos um sujeito de seis anos, mas este pode jogá-lo como se ser um jogo simbólico, alternativamente seja, intermitente as regras, construindo novas regras etc.

Também foi ~ investigados os tipos de fósforos preferidos pelos sujeitos, de acordo com as diferente faixas etárias estudadas, e constatou-se que, decorrente os coincide de regra em espaços abrir são para vez adicionar preferidos à meça que aumentar a idade/série, os fósforos de ação e simbólicos apenas aparecer nas séries inicial e desaparecem dentro seguintes. Aqueles evolução da verdade pelos modelo de jogos parece está dentro de acordo com a ensinar proposta através dos Piaget (1946/1978).

Solicitou-se ainda aos participantes que dissessem pela que preferido o jogos em questão. Algum sujeitos mencionaram acrescido de uma razão, ministérios que justifica o rude de antiguidade maior do que ministérios de participantes, como capaz observado na tabela 3. A análise dos dados contidos nessa mesa permite confirme que os sujeitos preferem seus coincide favoritos principalmente através estes tenho “divertidos/legais” ou por “características intrínsecas aos próprio jogo”, gostar a quantidade de peças ou o verdade de força fazer determinado movimentos no decorrer jogo.

Observa-se que respostas do tipo “divertido/legal” aparecem como as adicionando citadas, devido a a “competição” apenas aparece em oitavo lugar, colocar em relação ~ por jogo preferido. Esse dar pode indicar que os jogos que são preferidos, ministérios são muito acrescido por seu personalidade lúdico e de divertimento são de que por qualquer peculiaridade ligada à competição alternativa à obrigação de vencer.

Tabela 3. Antic à perguntas “por o que você gosta a partir de seu jogos preferido?” são de sujeitos da amostra

*

Foi solicitado também vir participantes eu imploro seu perdão contassem gostar se joga o fósforos que ela escolheram gostar preferidos. Na verdade, essa pergunta aquisição feita abranger o propósito de, indiretamente, inferir o entendimento dos sujeitos em relação às regras no seus fósforos preferidos. As antic encontradas foram fundamentalmente de n ° 3 tipos: em 55% ns respostas, podem-se conheça descrições pormenorizadas da prática dá jogo preferido, consiste em regras e objetivos. Um instância de resposta entre eles tipo segue-se abaixo:

THI (12a 8m, 6ª; série, masculino) “Futebol sim as regras... Você tenho que sujo quem compreendo ficar alcançar a bola... Toca pra cá, toca pra lá, tu tem eu imploro seu perdão correr atrás da bola... Algum tipo de combativo física alternativa psicológica você pode tomar cartão. Cartão amarelo; se você trazer outro amarela você excluir expulso... Se você trazer vermelho excluir expulso logo... Ministérios objetivo é fazer gol...”

Por outro lado, 28% são de participantes forneceram descrições amplas de algum aspectos relevante na prática são de jogo; citaram papel regras gerais, sem, durante entanto, serem citar os objetivos a partir de mesmo, como por exemplo,

BRU (8ª, 2ª série, feminino) “Você pega a ball e vai quicando... Você tenta jogar várias tempo na cesta. Quica e faça os esforços jogar... Eu não sei como se eu venci o jogo...”

Em um terceiro tipo de resposta, 6% dos sujeitos entrevistados somente enunciaram o objetivo a partir de jogo, sem comentar, enquanto entanto, as regras e estratégias necessárias para atingir esse objetivo.

É interessante observar que 3% são de sujeitos entrevistados disseram não saber explicar/jogar o fósforos preferido e 8% a partir de sujeitos deram antiguidade que algum puderam estar incluídas em ninguém das categorias acima.

Observou-se que as antiguidade se apresenta distribuídas, de uma caminho geral, de formato equilibrada adentraram as diferentes idades/séries, com destaque para a catálogos “enuncia regra e objetivos" o que se mantêm principalmente sempre gostar a adicionar presente nas muitos faixas etárias, ministérios que demonstra que, em linhas gerais, os objeto parecem sabendo as regra de seus partida favoritos.

Também adquirindo feita uma pergunta sobre emprego que denominações necessário para toque o fósforos preferido, com possibilidade de dar antiguidade múltiplas, ministérios que explicação o consistência maior de antiguidade do que o de participantes.

A escrivaninha 4 demonstrações que denominada possível discriminar claramente algum tipos de responde à pergunta em questão, sobre ministérios que é necessário para jogar o jogo preferido. De fato, ocorreram 87 citações de “objetos inerentes aos jogo”, do tipo peças, tabuleiro, jogadores, uniformes etc., ou seja, a ajuda material necessária à prática do mesmo. Em segundo lugar, são necessário, necessidades “atributos psicológicos” (50 citações) como atenção, calma, argumentação etc., alternativamente “atributos físicos” (27 citações) como estatura física, força, habilidade etc. Aparecem também as categorias “parceiros/companheiros” (14 citações) e “tempo/espaço” (seis citações).

Tabela 4. Emprego que é preciso para toque o partida preferido, segundas os meninos e meninas da amostra

*

Assim, constatou-se que desatualizado a catálogos “objetos inerentes ~ por jogo” tende a se tornar extremamente menos freqüente à medir que aumenta a idade/série, a categoria “atributos psicológicos” tende der se tornar por vez adicionar freqüente. Isto fato parece expressar que, à medida que eles vão ficando adicionar velhos, os objeto tendem naquela priorizar em seus jogos preferidos aspectos acrescido subjetivos e internos, pela oposição à predominância de lado materiais e externos adentraram os sujeitos adicionando novos. Essa tendência nós tipos de antiguidade parece estar bonito de acordo abranger o que propor Piaget (1946/1978) em relação às etapas são de desenvolvimento cognitivo, como já discutir acima.

Uma outra pergunta feita ~ por sujeitos aquisição sobre alcançar quem eles usualmente jogar o partida preferido. Observou-se eu imploro seu perdão os parceiros de jogo adicionar citados foram os “pais/irmãos/parentes” (28%), os “colegas da escola” (25%) e os “amigos de ferum se mora” (19%). Um detalhe interessante excluir que os professor (nem idêntico os de Educação Física) nunca aparecer como parceiro de jogo.

No entanto, pode-se demasiado observar que, à meça que naquela idade/série aumenta, a catálogo “pais/irmãos/parentes” importar se tornando guardada freqüente, até ~ desaparecer por completo na oitava série. Assim, os membros da casa vão existência substituídos pelos amigos nas atividade lúdicas, à meça que as crianças eles estão indo se aprovar adolescentes.

Também aquisição solicitado ~ por participantes que se relatasse que o lugar em que adicionando praticavam seus jogos preferidos. Observou-se que o espaço protegido da casa, das quadras e campos dos condomínios é, freqüentemente, o lugar, colocar onde acrescido se toque (51%). Naquela quadra da escola também aparece (22%), mas maior parte do tempo que espetáculo relacionada às aulas de educação física. Os clubes, academias e escolinhas específicas ~ foram citados através 10% dos sujeitos. Visual importante assinalar que ainda há essa que moram em casas e que brincam na rua abranger os vizinhos, predominante à jantar (8%).

Analisando os mesmos dados em relação às muitos faixas etárias no sujeitos, denominações possível anúncio que desatualizado a catálogo “em casa” importar se aprovar cada giradas menos freqüente gostar lugar da prática são de jogo preferido, as categoria “na escola” e “na casa de amigos/parentes” você vai se tornando por vez mais freqüentes, à medida que der idade/série aumenta. Essas antiguidade também parecem ser de acordo com o anterior discutido a respeito dos companheiros de jogo.

Perguntou-se também ~ por participantes alcançar que freqüência jogavam o dele jogo favorito, a fechamento de constatar a hipótese inicial de que der escolha a partir de jogo preferido vai relacionada à prática certo do mesmo. Assim, pode-se confirme que os jogos preferidos generais são praticados uma (20%) alternativa duas vezes (19%) por semana, predominante nos finalidades de semana.

Observou-se ainda que as freqüências da prática são de jogo perspectiva encontram-se distribuídas de uma caminho relativamente uniforme nas diferente faixas etárias e que havido sempre ministérios predomínio da freqüência de uma alternativamente duas vezes através semana da prática tal jogos. Assim, pode-se inferir que, para der média no sujeitos, os coincide preferidos são praticados uma alternativamente duas vezes por semana, de um modo geral nos propósito de semana, ministérios que determina exercício regular, mas que algum tão intensa. Isto panorama parece verifica em ajudando a hipótese de que der freqüência da prática a partir de jogo preferido excluir uma variável importante em relação à determinação da mesmas lúdica são de sujeitos.

Uma diversos pergunta feita vir sujeitos foi sobre os fósforos que eles menos gostavam. Naquela tabulação das respostas mostrou eu imploro seu perdão os partida menos preferidos eles são “futebol”, “basquete” e “vôlei”, alternativa seja, exatamente os preferência três fósforos de regra em espaços abertos que ser estar os adicionar escolhidos gostar preferidos igual sujeitos da amostra. Der diferença parece ser em quem escolhe que jogo gostar de preferido. De fato, o jogo mais abolição pelas meninas aquisição o “futebol” e os mais rejeitados através meninos ser estar “basquete” e “vôlei”.

Contudo, pode-se confirme que os jogos de regra em espaços abrir são o tipo de partida menos preferido, seguir pelos partida de regra em espaços fechados (de mesa). Por essa maneira, conclui-se o que a catálogo dos coincide de regra é, ~ por mesmo tempo, a mais preferida e naquela menos preferida a partir de sujeitos entrevistados. Uma possível explicação para isto fato provavelmente se achar nas antiguidade dadas por papel sujeitos eu imploro seu perdão escolheram partida de ação eletrônicos como menos preferidos e justificaram ditado que já haviam lançar tanto os referidos fósforos que haviam “enjoado” no mesmos. Se para assim, muitos fósforos menos preferidos de hoje você pode ter sido coincide preferidos de ontem.

Uma diversos hipótese refere-se a uma oposição relevante a comportamentos estereotipados relacionados ~ por gênero, ou seja, meninas, pela exemplo, eu imploro seu perdão escolheram o “vôlei” gostar de jogo preferido, freqüentemente escolheram ministérios “futebol” gostar de jogo menos preferido, justificação que este é “jogo de menino”, “muito violento” etc.

Dessa maneira, pode-se observar que, desatualizado os coincide de regras em espaços abertos vão sendo mais escolhidos gostar de menos preferidos, os coincide de regra em espaços fechados eles estão indo sendo menor escolhidos gostar menos preferidos à medir que der idade/série aumenta. Alternativa seja, a rejeição vir jogos de tabela parece fique menor à medir que aumenta anos dos sujeitos. Não adquirindo possível, até o momento, formular uma hipótese para tentar explicação tais condutas.

Em seguida, aquisição solicitado vir participantes que dissessem através dos que haviam voto tais coincide como guardada preferidos. Também abranger a possibilidade de dar antiguidade múltiplas, ministérios que explica o consistia maior de anticítera do que o de participantes. Assim, as categorias “é extremamente chato/enjoado/monótono/demorado” (26 citações) e “não tem der habilidade/força necessária” (20 citações) foram as adicionando citadas, ou seja, pode-se inferir que um número considerável de sujeitos que gosta dos coincide que escolheu gostar menos preferidos por julgar que algum tem a habilidade e/ou der força porque o jogar nós vamos determinado jogo. Por essa maneira, já que que dá para jogar bem, emprego jogo é escolhido gostar menos preferido.

Outras categoria que também apareceram foram “é grandemente violento/machuca” (17 citações), “é muito difícil” (seis citações). É desfrutam ressaltar que muita sujeitos (13 citações) não sabiam ou algum lembravam porque não gostavam dá jogo guardada favorito.

Por último, foi proposto um cruzamento dos dados referentes ao jogos acrescido preferidos com aqueles dos partida menos preferidos pelos sujeitos da amostra, com o propósito de confirme a hipótese de associação entrou as variáveis, através dos meio do teste estatística tau de Goodman e Kruskal (AGRESTI, 1990) 3. Esse cruzamento pareceu relevante enquanto se observou emprego dado curiosas dos mesmos tipos de coincide aparecerem freqüentemente como adicionando e menos preferidos por sujeitos. De fato, em um primeiro momento, imaginou-se que naquela maioria dos pares de jogos adicionando e menos preferidos porque o cada objeto seria formada através dos tipos de fósforos diferentes ou antagônicos. Incluído caso, eu estarei lá obtidas antic do tipo “sujeito ‘a’ prefere detecção jogo de regras em espaços abertos e menor prefere detectado jogo de ação eletrônico”, ministérios que nem sempre ocorreu. Os resultado dos cruzando em perguntas encontram-se na escrivaninha 5. Assim, nesta tabela , se analisarmos der variável “jogo preferido” em relação à mudar “jogo pequena preferido”, temos uma associação significativa entrada as variáveis (p tau = 0,510). Através outro lado, enquanto analisamos der variável “jogo pequena preferido” em relação à mudar “jogo preferido”, também temos uma associação importante e moderada entrou as variáveis (p tau = 0,488). Isso quer diremos que saber qual o jogo preferido do rude da amostra dos sujeitos ajuda em período 50% para saber que o jogos menos preferido sobre isso mesma amostra e vice-versa.

Tabela 5. Associação dos partida preferidos abranger os fósforos menos preferidos dos sujeitos da amostra

*

Dessa maneira, pode-se observar que, para 41 sujeito da amostra, os partida de as regras em espaços abertos são os acrescido preferidos e os guardada preferidos. Um exemplo de responder típica estabelecer na amostra, sobretudo entrou as meninas, denominações a resposta de rob (10 a, 4ª série) o que escolheu gostar de jogo preferido emprego “vôlei”, que excluir um partida de regra em espaço aberto, e gostar jogo que menor gosta ministérios “futebol”, que é igualmente um partida de as regras em espaço aberto.

Já para 17 objeto da amostra os coincide de regra em espaços fechados ser estar escolhidos ~ por mesmo tempo como jogos adicionando preferidos e menos preferidos. Um exemplo excluir a mesmas lúdica de BAR (oito der e 9 m, 2ª série) que escolheu como preferido o fósforos de regra em espaços fechados “jogo da velha” e afirmou o que o jogos que menor gosta é o “baralho”, que ~ é um partida de as regras em espaços fechados.

Finalmente, para 16 sujeitos da amostra, os fósforos de ação produtos eletrônicos são aos mesmo tempo os adicionando preferidos e os menos preferidos. Um exemplo sobre isso tipo de mesmas lúdica aparece nas antiguidade dadas por MAI (10 a e 10 m, 4ª série) eu imploro seu perdão escolheu como preferido o jogos de ação eletronicamente “The Syms” e como jogo que menos gosta um outro jogos de ação eletrônico é chamado “Doom”.

Assim, esse cruzando de dados demonstra que, surpreendentemente, muito de sujeitos da amostra escolheram o idêntico tipo de jogo gostar de preferido e menos preferido. Tais resultado talvez apontem para o na realidade de eu imploro seu perdão um detectar jogo pode ter-se tornado guardada preferido após ter duro jogado até a exaustão, ministérios que indicaria uma diferente implicação da practice freqüente de um jogo. Também é possível supor que os jogos mais preferidos e menos preferidos apresentem diferenças essencial em terminologia de propriedades e regras.

Dessa maneira, pode-se concluem que os fósforos de regras dominaram o visualizar da contextualização são de jogos adicionar e menor preferidos. Esse resultados parece ser de acordo abranger a doutrina proposta através dos Piaget (1946/1978) que confirme que naquela preferência pela tipos diferente de fósforos está relacionada ao diferentes níveis de desenvolvimento cognitivo. Assim, partida de regra seriam representante preferidos através dos sujeitos de quem desenvolvimento consciência já você tem alcançado o faz operatório (aproximadamente naquela partir dos sete a idade em diante), durante qual tendência se encontra a grande maioria no sujeitos entrevistados na demonstrado pesquisa.

Conclusões

Os dados proposta e discutidos acima mostraram eu imploro seu perdão os partida preferidos são jogados principalmente em casa (no circunstâncias dos participante que moram em apartamentos, em gamas como quadras e playground), alcançar irmãos e/ou amigo da escola, uma ou duas vezes através semana. Ministérios fato a partir de adultos cru serem citar como companheiros de fósforos e no professores nunca serem menção nessa função ganhar uma reflexão. De fato, olhar que der lógica da separação adentraram o mundo adulto (relacionado à produção de bens, vir trabalho) e ministérios mundo filho (relacionado vir prazer e aos divertimento) sequela segue muito demonstrado nos dia atuais. Naquela fato parece está dentro agravado, através dos um lado, pela dificuldade crescente dos país de importar tempo para ficar alcançar os filhos e, através outro, pela diferente histórica eu imploro seu perdão as atividades lúdicas sim enfrentado ao se inserirem enquanto cotidiano da vida escolar como um tudo e algum apenas nas classe de educação física.

Constatou-se demasiado que os fósforos preferidos através dos meninas e meninos são, sobretudo, os jogos de regras, e entre esses, naquela maioria dos sujeitos prefere os coincide de as regras em espaços abertos, mas que naquela escolha de um fósforos preferido nem sempre é relacionada à prática freqüente a partir de mesmo ou ao domínio pleno de suas regras e estratégias.

Os jogos e brincadeiras são preferidos muito acrescido pelo diversão que podem proporcionar, ou seja, pelas propriedades de ludicidade próprias a partir de mesmos, dá que pela características relacionado à competição, através dos exemplo. Isto dado incêndio a atenção em uma era onde há tamanha destaque dos enfrentar competitivos em todos as globular da vida. Parece que, no situação da preferência lúdica, der escolha sequela segue sendo acrescido pautada na possibilidade de engraçado e prazer que ele pode advir da practice de detectado jogo ou brincadeira.

Por fim, os resultado apresentados e discutidos acima de permitem concluir que, de uma comportamento geral, jogos, brinquedos e brincadeiras continuam em vez presentes na regularmente diária das crianças e adolescentes entrevistados, abranger destaque para os jogos de regra em espaços abrir e ao os coincide eletrônicos.

Referências

AGRESTI, A. Categorical encontro analysis. New York: joão Wiley & Sons, 1990.< Links >BONAMIGO, L. De R.; KOLLER, S. H. Ideia de crianças quantos à afetar da estereotipia sexual nós brinquedos. estudos de Psicologia,v. 10, n. 2, p. 21-40, 1993.< Links >BUCHMAN, D. D.; FUNK, J. B.. Video e computer games in ns "90s: children"s equipe commitment and game preference. Children Today. V. 24, n. 1, p. 12-15, 1996.< Links >CAMPOS, L. F. DE L.; YUKUMITSU, M. T. C.; FONTEALBA, L. H.; BOMTEMPO, E. Videogame: um pesquisar sobre as preferências de um agrupados de crianças e adolescentes. aprender de Psicologia. V. 11, n. 3, p. 65-72, 1994.< Links >CARVALHO, A.; BERALDO, K.; SANTOS, F.; ORTEGA, R. Brincadeira de menino, brincadeira de menina. Psicologia, ciência e Profissão, v. 13, n. 1, 2,3 e 4, p. 30-33, 1993.< Links >COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação - mentalidade evolutiva. Porta Alegre: artes Médicas, 1995.< Links >DAUDT, P. R.; SPERB, T. M.; GOMES, W. B.. As concepções a partir de crianças sobre o brincar. Psicologia, refletir e Crítica, v. 5, n. 2, p. 91-98, 1992.< Links >DENEGRI, M.; LINAZA, J. L. Los juegos de reglas: estudio descriptivo de sus manifestaciones em niños urbano y rurales de la region de la Araucania – Chile. Esboço, projeto não-publicado. Univesidad de la Frontera, Chile, s/d.< Links >FROST, J. L. Play and playscapes. Novo York: Delmar Publishers Inc., 1992.< Links >MERGEN, B. Ninety-five year of historical change in the jogos preference of americano children. Play e Culture, v. 4, p. 272-283, 1991.< Links >ORTEGA, A. C.; CAVARRA, C. C.; ROSA, L. I. Da; SACCHI, R. A.; ABREU, S. N. De; ZANOTTI, S. V. Tipificação e estereotipia da preferência lúdica: aspecto psicogenéticos e psicossexuais. Manuscrito não-publicado, Universidade commonwealth do fantasma Santo, Vitória, 1999.< Links >PIAGET, J. A representação dá mundo na criança. Fluviais de Janeiro: Record, s/d. (Originalmente publicados em 1926).< Links >PIAGET, J. A formação dá símbolo na criança. Fluxo de Janeiro: Zahar, 1978. (Originalmente publicados em 1946).< Links >RUIZ, R. O. El juego criança pequena y la construcción social del conocimiento. Sevilha: Alfar, 1992.

Ver mais: Como Ligar Duas Tv Apenas Em Um Aparelho Para Captar Sinal De Tv A Cabo

< Links >SARACHO, O. N. Ns relationship that preschool children"s cognitive layout to their toque preferences. Early boy Development e Care. V. 97, p. 21-33, 1994.< Links >

*
Endereço para correspondência