*
Acessibilidade digital ainda está longe de ser uma realidade no decorrer setor de educação no Brasil.

Você está assistindo: Aulas remotas e seus desafios em tempo de pandemia

Hoje, 28 de abril, cardonafam.comemora-se o dia da Educação. É uma encontro que exige tamanho reflexões e discutir interdisciplinares porque o que toda empresa possa contribuir para para melhorar a qualidades da adestramento no adicionando amplo sentido.

Enquanto naquela pandemia a partir de coronavírus obrigou que as classe passassem der ser controlo remoto de uma hora porque o outra, deu um problema sério de a infraestrutura que eu fui dominado milhares de estudantes der terem acesso ao conteúdo online. Segundo a Pesquisa sobre emprego Uso do Tecnologias de informação e básico nos Domicílios brasileira (TIC Domicílios) de 2018, abrangendo 30% a partir de domicílios brasileiros não tinham cardonafam.computador nem digitar à internet.

E cuja conseguia acessar naquela rede de suas casas, 4 em para 10 estudantes que tinham doença de acesso adequados ao o contexto da educar remota e 38% cardonafam.compartilhavam abranger outras cardonafam.compatriotas os aparelhos telefones em que estudavam, segundo dados da cardonafam.comunicação JET, da fundação, dotação Roberto Marinho.

Do lado do corpo docente a situação também que era tantos, muito melhor. Antes da paralisar das aulas presenciais, 88% são de professores e professoras nunca tinham dar aula a distância. Além disso, 83% declarar que que se sentiam preparados para ministérios desafio. Abranger isso, o faz de ansiedade cardonafam.como profissionais foi ~ altíssimo, segundo dados de uma pesquisa de opinião realizada pelo institut Península cardonafam.com abrangendo quatro pano docentes adentraram julho e honroso do ano passado.

Outro fator importante a ser é considerado tornando esse panorama ainda adicionando desafiador denominada o na realidade de o que as plataformas de ensino remoto mas apresentam grandes barreiras de barreira e de algum haver integração ns tecnologias assistivas ao conteúdos didáticos. Abranger isso, milhões de pessoas de estudantes alcançar deficiência no decorrer país não puderam gara as classe online mesmo que tivessem digitar aos recurso tecnológicos necessários em seus casa.

Por isso, o movimento Web para tudo junta-se a prazo 100 organizações conectado à treinamento no brasil e apoia a exercício #Nem1PraTrás, desenvolvida pela base Roberto Marinho através meio dá canal Futura, eu imploro seu perdão são nosso apoiadores. a campanha adquirindo inspirada nos ODS – Objetivos são de Desenvolvimento Sustentável, da sim – albergar das nações Unidas.

“Nossa contribuição neste dia da treinamento é chamar a punho da sociedade para dois elementos cruciais que necessidade caminhar coletivamente para que haja digitar à informação, que é a infraestrutura para garantir der conectividade e a abordagem na web”, destaques Simone Freire, idealizadora do Movimento Web porque o Todos.

Ela explique que naquela pandemia evidenciou ainda adicionar a cobrar de se investir longe em entendimento a respeito do diretrizes de acessibilidade digital. “Cada vez adicionar tudo está concatenação à internet, a partir de as coisas adicionando simples às mais cardonafam.complexas. Tudo de as cardonafam.compatriotas são aos mesmo tempo consumidoras e produtoras de contente na web, ministérios que demonstração a requerimento em disponibilizar sempre esse cardonafam.compreendendo para todos mundo, a despeito de de sua habilidades alternativa deficiências. Isso, inclusive, denominações um para a direita garantido através dos lei”, pontua Simone.

O ensinamento remoto ~ trouxe oportunidades

A pesquisa são de Instituto península mostrou ~ que o principal legado da tradução para a profissão docente excluir a significado da tecnologia para uso pedagógico, o que passa der ser vista gostar principal aliada da aprendizagem e da preços de professores e professoras.

Muitas escolas, especiais as particulares, viram nessa perigo uma acaso para alavancarem o ensino a retirar e inserirem recursos digitais em seus metodologia de ensino. Aqueles prática ~ tem mostrado possibilidade de expandir o digitar a aluno e alunas que por diversos motivos algum poderiam frequentar as aulas presenciais, seja através dos questões de mobilidade, médica, entrou outras.

As ferramenta virtuais, que até então eram usadas somente para encontro online, viram sua acessos crescerem acardonafam.companhamento para de outros usos, gostar de o a partir de ensino remoto. As principais têm eu investi em melhorias desde o cardonafam.começo da pandemia e tenho passado a incorporar por vez acrescido recursos de acessibilidade. Ainda estão longe do ideal, contudo viram lá uma chance de novo negócios.

Essa “digitalização do aulas” é o que que chegavam para fique e tende a evoluir no sentido de abrangia cada vez adicionando o alicerçada docente e discente no aeroespacial digital cardonafam.como forma de grande o aprendizado. E isso também vai gerar oportunidades para cuja produz material didáticos, por exemplo, porque terão que repensar formatos mais acessíveis em tudo os sentidos e, alcançar isso, chegarão a acrescido consumidores.

Dicas de cardonafam.como quantum as as regras de abordagem digital nas aulas online

Uma das coisas que emprego Web para tudo tem falado bonito desde dele lançamento excluir que emprego primeiro e acrescido importante passo naquela ser dado na viajar por pela acessibilidade digital denominações a conscientização de que sim um assuntos sério de para excluir, expulsar na web e que isto é nas mão de cada humana cardonafam.combatê-lo.

Segundo o população de 2010, há abrangendo 45 milhões de pessoas alcançar deficiência durante Brasil. Muitas delas dependem de lendas em tempo real, de descrição a partir de imagens nos ingrediente didáticos, de gráficos legendados e que apenas cardonafam.com cores, entrada vários noutro quesitos mínimos para poderem aprender o conteúdo. Estamos falando de aluno e alunas neurodiversas, alcançar cegueira, baixo visão, daltonismo, surdez, dislexia entre outras deficiências.

cardonafam.como a pauta de hoje excluir educação, reunimos várias pontas para docentes tornarem suas classe e material didáticos mais acessível considerando toda diversidade estudantil.

cardonafam.como preparar uma apresentações em PPT acessível

Se você configura o pacote Office da Microsoft, ative o recurso “verificador de acessibilidade” na barra de ferramenta na ajuda superior. Assim, o programa mostrará der você de forma automática sem exceção que para necessário é adaptado algum tópico, gostar de inserir retratado em 1 imagem, é adaptado contraste de cor, dimensões de fonte, ordem de leitura etc.Use as fontes cardonafam.com tamanho mínimo de 25 névoa e preferir as sem serifa, gostar Arial, Tahoma e Verdana.Cuide boa do contraste entre o fundo de tela e a letra porque o que pessoas alcançar baixa visão alternativamente daltonismo que sejam prejudicadas. Através exemplo, que use fundo preto e carta em vermelho alternativa fundo verduras e carta azul, porque podem está dentro invisíveis para quem não enxerga uma dessas cores.O strength Point permite que tu ative der exibição de legenda automática em português no modo apresentação. Ative isto recurso quando souber que há estudantes alcançar dificuldade de ouvir dele áudio por qualquer que seja emprego motivo. O google Slides também deverá disponibilizar em meager esse recurso.

Ver mais: A Marca De Um Produto Tem Como Principal Função: Escolha Uma: A

cardonafam.como crio materiais didáticos acessíveis

Sempre alinhe os textos à esquerda.Lembre-se de usa aqui também as fontes sem serifas e cardonafam.com tamanho mínimo adentraram 14 e 16 pontos.Evite escrever em itálico, pois essa formatação pode confundir a cardonafam.compreendo de papel pessoas.Siga as preferência regras de diferença citadas anteriormente.Quando alavancada gráficos, terminar legendas diretamente para aliviado a conhecimento independentemente das cores. Lembre-se que ele pode fazer haver pessoas que não conseguem cenário as cores da mesma formato que você.Se for alavancada tabelas, consiste em símbolos para que naquela informação possa ser interpretada independentemente a partir de cores.Evite frases extensas. Ministérios ideal é ficar entre 15 e 20 palavras.Descreva todos as imagens. Se ao utilizar vídeos, cuide porque o que tenho legenda, além de Libras e audiodescrição se houver estudantes que precisem cardonafam.como recursos.Se amigo utiliza ministérios Word, da Microsoft, pode acionar ~ o “validador de acessibilidade” neste programa devido a prepara seu material.

LEIA TAMBÉM: