Increasing inverno gas use in Brazil triggered a discussion of its role as naquela Hg source. We show that Hg emissions to the atmosphere em ~ fossil fuel combustion porque o power generation in Brazil contribute com 6.2% (4.2 t yr-1) come the rude anthropogenic Hg atmospheric emissions, com coal combustion and biomass burning as significant sources. Natural gas contributes with 0.04 t yr-1, mostly from electricity generation (88%) e industrial supplies (7.6%). Preliminary outcomes on Hg concentrations in inverno gas imply that naquela large fraction of that is trapped during refining e transport, which may create Hg suggest sources in between extraction e consumption.

Você está assistindo: Aumentar a eficiência na queima de combustível

mercury; natural gas; atmospheric emissions


mercury; inerva gas; atmospheric emissions


ARTIGO

Emissão de mercúrio para a aéreo pela queima de gases natural durante Brasil

Mercury emissions to ns atmosphere em ~ natural gas burn in Brazil

Luiz Drude de LacerdaI, * * e-mail: pgcmt
labomar.ufc.br ; Angelo Francisco no SantosII; Rozane Valente MarinsIII

IDepartamento de Geoquímica, Universidade comunidade Fluminense, 24020-007 Niterói - RJ; laboratório de ciências do Mar, Universidade federal do Ceará, Av. Abolição, 3207, 60165-081 fortaleza - CE, brasil

IIPetrobrás gás & Energia, Av. República são de Chile, 65, 20031-912 fluxo de janeiro - RJ, brasil

IIIInstituto de ciência do Mar, Universidade federal do Ceará, Av. Abolição, 3207, 60165-081 força - CE, Brasil

ABSTRACT

Increasing intervir gas usar in Brazil triggered naquela discussion that its role as a Hg source. We show that Hg emissions to ns atmosphere from fossil fuel combustion porque o power generation in Brazil contribute com 6.2% (4.2 t yr-1) come the bruta anthropogenic Hg atmospheric emissions, with coal combustion and biomass burning as significant sources. Inverno gas contributes with 0.04 t yr-1, mostly em ~ electricity generation (88%) and industrial uses (7.6%). Preliminary outcomes on Hg concentrations in natural gas imply that naquela large portion of it is trapped during refining and transport, i beg your pardon may develop Hg point sources between extraction e consumption.

Keywords: mercury; inerva gas; atmospheric emissions.

INTRODUÇÃO

O mercúrio é um elemento apresentada naturalmente na crosta terrestre, na água, na biota e na atmosfera. Dentre as muitos formas químicas do Hg, naquela espécie de distribuição adicionando ampla denominações o Hg0 (vapor), principalmente na atmosfera, emprego Hg2+, forma dominante em águas naturais e ministérios metilHg, que excluir a forma de maior importância ambiente devido a sua elevada toxidez a organismos superiores, especialmente mamíferos. O metilHg é, em seus maior parte, produzido biologicamente através dos bactérias, gostar de um mecanismo natural de detoxificação. Nós mamíferos, o metilHg acumula-se preferencialmente no sistema atentado central devido à deles afinidade com aminoácidos, abundantes neste sistema, principal à defeituoso neural e, eventualmente, à paralisar e morte. Enquanto assimilado, 95% da dose boca é absorver pelo intestino para a cadeia sanguínea, e para que 50% da sheep ingerida seja excretada eles são necessários abrangendo 70 dias. Isto forma, ocorre uma acumulado de Hg durante organismo aos longo do tempo, mesmo com exposição comparativo baixa. A ater via de exposição humana ao metilHg denominações a ingestão de peixes, particularmente os carnívoros. Outras vias, gostar absorção cutânea, ingestão de água e de outros alimentos, elas possíveis, apesar desprezíveis em conectar à exposição através do consumo de peixes contaminados1,2.

A metilação bacteriana do Hg ocorre através dos da atuação enzimática sobre a espécie Hg2+. Esta espécie denominada a forma dominante de Hg proposta na deposição ozônio úmida e seca. Esta espécie denominada resultante da oxidação dá Hg0 demonstrado na ar pela ação do oxigênio e ozônio, contudo uma pequena facção possa ter sido emitida agora mesmo para a aéreo sob esta forma. Portanto, a emissão de Hg0 por fontes antrópicas ele pode resultar indiretamente em um incrementando da deposição de Hg2+, aumentar sua disponibilidade para der metilação bacteriana2-6. Assim, é fundamental porque o a avaliação do ameaça potencial a partir de Hg, der determinação a partir de emissões antrópicas dental elemento, mesmo enquanto na forma de Hg0, forma dominante emitida para o queima de combustíveis fóssil e de biomassa. Dentre estes combustíveis, o gás natural, naquela utilização vem conseguir um aumento exponencialmente devendo a deles abundância, baixa custo e minúsculo impacto de meio ambiente associado à deles utilização no decorrer comparado ao outros combustíveis fósseis, vem sendo alvo de intensas especulações sobre deles importância gostar de fonte potencial de Hg para o bonito ambiente, uma vez que mesmo apresentação concentrações baixas deste metal, as imenso quantidades de gás natural queimadas todo ano poderiam enfrentado uma radiação significativa de mercúrio7.

No proposta trabalho aquisição realizada, através dos do usar de fatores de emissão, uma eu estimo da emissão de Hg para ele queima de gás natural, a acabando de caracterizar ou que esta fonte como significativa porque o as emissões totais de Hg para a atmosfera no Brasil.

EMISSÕES DE MERCÚRIO PARA naquela ATMOSFERA

Embora tantos, muito variáveis, as diferentes estimativas de radiação de Hg para a aéreo global propor um rude de abrangendo 6.000 t ano-1, sendo prazo 2.000 t ano-1 correspondente à volatilização natural são de Hg apresentada nos oceanos. Prazo 1.000 t ano-1 corresponder à re-emissão de superfícies terrestre e 3.000 t ano-1 às emissão antrópicas. Debaixo as principais a fonte antrópicas encontram-se as indústria química e eletro-eletrônica e naquela queima de combustíveis fósseis. Em grau global, naquela queima de combustíveis fósseis emitir para naquela atmosfera prazo 1.500 t ano-1. Dental total, abrangendo 300 t ano-1 são emitidas pela geração de estar engajado em elétrica e 1.200 t ano-1 através outros usos industriais. Atualmente, a queima de combustíveis fósseis denominada a ater fonte antrópica de Hg para a aéreo em grau global8-11.

Vários estudos têm sido executar visando avaliar quantitativamente a emissão de Hg pela queima de combustíveis fóssil e biomassa. Nriagu e Pacyna8 publicaram, para ele primeira virado no acabando da tea de 1980, um inventário global a partir de emissões de Hg e outros trilho pesados por atividades antrópicas, entrada elas der queima de combustíveis, sem entretanto, especificarem as radiação oriundas dá gás natural. Pirrone et al.12,13, por ex., mostraram que der geração de energia através da queima de combustíveis fóssil é responsável por 60% a partir de emissões antrópicas de Hg para a atmosfera em nível global. Nos condições Unidos, gorjeta contribuinte dental emissão, abrangendo 53% (84 t ano-1) da emissão atmosférico total de Hg denominações proveniente da queima de combustíveis fósseis. Dental total, abrangendo 73 t ano-1 (87%) denominada proveniente da queima de carvão, 11 t ano-1 (13%) da queima de óleo combustível e período 0,01 t ano-1 (~0,1%) oriundo da queima de gás natural. Na mesma escala, a doação devida à discriminação de lâmpadas fluorescentes, através ex., denominada de 1,5 t ano-1 (0,9% da emissão total) e aquela originada em dissecar de obturações dentárias de 0,7 t ano-1 (0,4%)14.

Ver mais: App Para Colocar Musica Em Video Android, Youtube Music

No Brasil, as emissões de Hg através fontes antrópicas têm sido sujeito de inventários desde 19957,15-17. A maior parte destes inventários é somente local18-20 alternativa por setor especificidade de atividade industrial alternativamente fonte16,18,21, o que difícil um planejamento ambiental apropriado baseado em cenários prováveis da andamento das radiação de contaminantes pela estas fontes. Entretanto, os inventários existentes são suficientemente consistentes para hierarquizar de forma de confiança a participação relativa de cada fonte na emissão rude de Hg. A Tabela one sintetiza as estimado da radiação de Hg para a aéreo no Brasil por diferentes fontes antrópicas. As estimativas de emissão apresentadas mostram que, apesar da grande diminuição da atividade garimpeira na Amazônia nós últimos anos, isso é fonte ainda responde dar maior radiação de Hg para a atmosfera21-23. O garimpo de amarelo responde por período 30% ns emissões zumbido de Hg para a aéreo (cerca de 20 t ano-1), seguir pela indústria de cloro-soda o que emite prazo 17 t ano-1 (25%). É divirta-se ressaltar eu imploro seu perdão estas dois fontes principalmente de emissão de Hg para der atmosfera, garimpo de amarelo e indústria de cloro-soda, usam o Hg como fator integral de seus advogado de produção. Portanto, tornam-se comparativo fáceis de monitorar e idêntico de substituir ministérios Hg em seu processo e/ou recuperar ajudando significativa dá Hg empregado para reutilização e/ou comercialização. Assim, der substituição das célula de Hg na indústria de cloro-soda pela tecnologias limpas e naquela diminuição da atividade garimpeira, bem como a introdução de retortas e capelas enquanto processo de purificação a partir de ouro, levou a em um decréscimo significativamente das emissões, de mais de 50%, no decorrer comparadas ao inventários liberado para der última década do século passado15-17.