Este artigo tem como objetivo oferecer um panorama dos hábitos alimentando brasileiros no aeroespacial doméstico der partir a partir de ponto de opinião da população. Naquela encontra-se sediada em uma inspeção empírica, que utilizou métodos qualitativos e quantitativos, a partir de uma amostra domiciliar probabilística. Os achados apresentados aqui se concentram no sistema de refeição e são discussão à brilho de algumas das teses sobre as tendências da alimentação contemporânea. Adentraram estas se destacam naquela da individualização do refeições, naquela da gastro-anomia e da homogeneização a partir de gosto alimentar.

Você está assistindo: Baião de dois simples com feijão carioca

hábitos alimentando brasileiros; sistemas de refeições; sociologia da alimentação; tendências alimentando contemporâneas


The target of this short article is to sell an overall opinião of eating actions in Brazilian homes em ~ the allude of panorama of the population. Empirical pesquisar made use of qualitative and quantitative techniques based on der probabilistic home sample. Ns results presented aqui concentrate on the sistema of meals e are disputed in ns light of assorted theses concerning ns trends of contemporary alimentation. This trends encompass individualized meals, gastro-anomie e homogenized taste.

Brazilian eat habits; modern eating tendencies; sociology the eating; system of meals


ARTIGOS

Feijão com arroz e arroz com feijão: o brasil no prato são de brasileiros* * Quero para te agradecer a generosa leitura e crítica do texto de john Wilkison.

Lívia Barbosa

Escola superiores de propaganda e marketing – Brasil

RESUMO

Este artigo tem como objetivo oferecer um panorama a partir de hábitos alimentares brasileiros no universo doméstico der partir são de ponto de opinião da população. Ele encontra-se baseado em uma inspeção empírica, que utilizou métodos qualitativos e quantitativos, do uma amostra domiciliar probabilística. Os resultado apresentados aqui se concentração no sistemas de refeição e são discutidos à brilhando de papel das teses acima de as tendência da alimentação contemporânea. Entre estas se destacam a da individualização a partir de refeições, a da gastro-anomia e da homogeneização a partir de gosto alimentar.

Palavras-chave: hábitos alimentares brasileiros, sistema de refeições, sociologia da alimentação, tendências alimentares contemporâneas.

ABSTRACT

The target of this article is to sell an overall opinião of eating behavior in Brazilian homes em ~ the suggest of opinião of the population. Empirical pesquisar made usar of qualitative e quantitative methods based on a probabilistic terra natal sample. A results presented aqui concentrate top top the sistema of meals e are discussed in the light of assorted theses concerning the trends of modern alimentation. This trends include individualized meals, gastro-anomie and homogenized taste.

Keywords: Brazilian eat habits, modern-day eating tendencies, sociology of eating, sistema of meals.

Introdução1 1 esta pesquisa excluir fruto de 1 parceria alcançar a Toledo relacionado e der ESPM. Ambas as agência trabalharam juntas na coleção e análise dos dados. Entretanto, este artigo é de minha íntegra responsabilidade.

Falar de alimentando ou de hábitos alimentando é hoje uma abandono extremamente complexa. Primeiro, porque existe uma vasta bibliografia acima de ambos, que apenas um fez ascendência nos últimos a idade e que ele parou o pesquisador alcançar a longo prazo sensação de que denominada impossível dominado toda der produção da área. Segundo, lá às já conhecido importâncias atribuídas pela vários autores à alimentação – nutricional, simbólica, social e histórica, entrou outras – obtivermos acrescentada adicionar uma, naquela dimensão política/ideológica, eu imploro seu perdão hoje relaciona os nossos hábito alimentares que só ao nosso destino biológica e aos do planeta, mas a posturas moralidade e morais em enfrentar de tudo os muito de seres vivaz (Goody, 1982; Lévi-Strauss, 1966; Lima, 1999; Mintz; apesar Bois, 2002; Mennell, 1985; Nogueira, 2005; Silva, 2005; Warde, 1997).

A alimentando e ministérios comer transformaram-se fazendo últimas décadas. Eles estacionaram de um agir concebido pelas pessoas como sendo da esfera do preferências individualmente e privado – dá "meu" gosto e dá "meu" direito de eletivos – a um comportamento alcançar conseqüências direto na esfera pública. Por essa modo, suscitaram reação das mais diversas e virulentas e, também, provocaram a albergar de compatriotas em torno de temas relacionado à alimentação, gostar é o circunstâncias do slow-moving food e do o negócio justo, entrou outros (Poggio; Marins de Sá, 2006; Silva, 2005; Wilkinson, 2006). Papel dessas reação variam desde a destruição de networks de quick food e de lojas de patê de foie gras – e de tudo 1 que sobrenome representam em termos de "ameaça vir hábitos alimentando tradicionais" e ~ por direitos dos animais – até ~ outras mais comedidas, gostar as política públicas o que regulam der produção de, a bases sobre e o consumo de alimentos. Tudo isso e adicionar ainda, gostar as denúncias cerca de da indústria de alimentos e são de desenvolvimento tecnológico, o que nos faz comer material que algum sabemos que estamos ingerimos (Beck, 1992; Bourdain, 2006; Lien; Nerlich, 2004; Schlosser, 2002; Schwartz; Schneider, 2004).

Terceiro, porque, du muito se escreva sobre alimentação, existir poucos estudando que falem sobre comida e que abordem os hábitos alimentando das sociedades nacionais contemporâneas debaixo uma perspectiva adicionando ampla e sob naquela ótica a partir de populações que têm esses hábitos. Enquanto essas discriminação surgem, elas se realizam aquisição como base dados agregados sobre a produção, der comercialização e a distribuição dos alimentos dentro de uma abordado nutricional ou econômica (Oliveira, 1997; Oliveira; Thébaud-Mony, 1997). Dentro casos, as ênfases recaem para os custos, os valores nutricionais e suas implicação para der saúde a partir de populações e, também, atualmente, sobre o próprio planeta. Os enfrentar valorativos e atitudinais como populações, em ligação àquilo que os dados quantitativos expressar que sobrenome ingerem, são pequena conhecidos. Os "hábitos alimentares" têm, assim, a deles existência constatada pela produção ou pelo consumo agregado, mas não pela ótica das pessoas que, teoricamente, os possuem.

Do dotes de vejo sociológico, essa ausência se explica tanto através dos questões teóricas como metodológicas. O conceito de hábitos implica naquela pressuposição da sobrevivência de um critério repetitivo de realista e representações, que se reproduziriam no doméstica da sociedade. Aqueles pressuposição denominações hoje colocar em dúvida através dos muitos pesquisadores. Para alguns, essa "homogeneidade" e "permanência" que combinam nem com a heterogeneidade, nem abranger a fragmentação e nem alcançar a derrota da legitimidade de algumas instituições sociais da contemporaneidade ~ por definir gostos, estilos de determinação e hierarquias de valores (Bauman, 1988; Beck, 1992; Featherstone, 1991; Giddens, 2002). Para outros, essa pressuposta fragmentação a partir de hábitos alimentando corresponderia à desestruturação da alimenta orquestrada pelos interesses agroindustriais eu imploro seu perdão almejam uma "alimentação contínua", ou seja, diferente ingestas alimentando ao longo dá dia que necessário anulariam der prática a partir de refeições (Aymard; Grignon; Sabban,1993).2 2 No trabalho indicado os autor verificaram casos de compatriota que realizaram adicionar de dez ingestas alimentando ao longo são de dia. E, finalmente, der idéia de "homogeneidade", incluído contexto, adquirir o sentido negativo de pasteurização. Algum são "hábitos alimentares" fruto de "tradições alimentares" consagradas e diferenciadas, mas justamente naquela perda de identidade do diferentes culinárias, em face do avançar e das imposições da globalização e alguns dos seus subprodutos, gostar de o rapid food e der macdonaldização (Fontenelle, 2002; Gottdiener, 2000; Lien; Nerlich, 2004; Poulain, 2004; Ritzer; Stillman; Rich, 2002).

Dessa feita, são raramente os estudar quantitativos de hábitos alimentares que envolvam a visão representativa de determinadas populações. Assim, quando naquela sociologia da alimentação abild essa questão, ministérios faz, quase sempre, pela de estude de comunidade e grupos específicos, abranger ênfase na dimensão simbólica da comida e nas "mudanças" (Couniham, 1999, 2002; Counhiham; Esterik, 1997; Lien; Nerlich, 2004) alternativa através de temas específico como, pela exemplo, os distúrbios alimentares (Brumberg, 1988; Couniham, 2002; Sobo, 1997; Vandereycken; Deth, 1994). Os modelo de dados utilizados, nesses casos, são entrevistas em profundidade, essa etnográfico, análises simbólicas de livros, publicação periódica de culinária, filme e essa iconográfico, de um caminho geral. Quase nunca nós achamos generalizações, a algum ser ao negá-las, ainda a combinação de metodologias quantitativas e qualitativas, o que poderiam indica ou algum a existência de regularidades e constâncias alimentando e os seus significados, compartilhados ou não pelas populações de corporação contemporâneas. Naquela nos permitiria uma melhor avaliação dos advogado de ereção social são de gosto, de diferenciação social, das tendências eu imploro seu perdão se delineiam à nossa adiante e de gostar a alimenta se conecta a várias outras tamanho da destino social contemporânea.

Portanto, nossa intenções nesta acaso é começar a investe academicamente dentro direção a partir da apresentações de parte de 1 extensa enquete empírica, relacionar-se com o metodologias qualitativas e quantitativas, cerca de os hábitos alimentando brasileiros. Ministérios que a justifica denominada a nossa intenção de mapear os hábitos alimentando brasileiros der partir a partir de declarações são de consumidores, tendo como contraponto papel teorias acima de as tendências dos hábitos alimentando na empresa contemporânea. Julgamos eu imploro seu perdão os dados da pesquisa, em eu imploro seu perdão esse artigo se baseia, eles podem suscitar discussões relevantes, não apenas sobre as tendências da alimentação, mas até para naquela sociologia da alimentando no Brasil.

A enquete de Hábitos alimentares Brasileiros

A pesquisa de opinião de Hábitos alimentando Brasileiros é uma pesquisa de opinião empírica, realizada em dez cidades brasileiras alcançar mais de one milhão de população cada, com pessoas na área etária entrada 17 der 65 anos, pertencentes a all os ano segmentos de contratar da companhia brasileira, segue definição do padrão Brasil.3 3 o critério brasil é uma forma de segmentação ns populações urbano brasileiras, completo pela combinação Brasileira de empreendeu de Pesquisa, baseada no energia de comprando das famílias. aqueles pesquisa relacionado o uso muitos de metodologias qualitativas quanto quantitativas. As cidades pesquisadas foi ~ Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, fluxo de Janeiro, são Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e porta Alegre e a coleção dos dados ocorreu entrou fevereiro e pode fazer de 2006.

A pesquisa obtivermos construída em dois etapas distintas: uma qualitativa e uma quantitativa.4 4 existe uma terceira estágio etnográfica em andamento na qual alguns dos temas dessa pesquisa elas retomados der partir da observação das compatriota em suas situações concretas de existência. a etapa qualitativa aquisição composta da analisadas do essa de 50 grupos focais, cinco em cada uma do dez cidades escolhidas, por um alcançar oito compatriota cada, perfazendo um rude de 400 participantes. Nessa possibilidade foram discussão temas relativo às refeições, à comprando de alimentos, à seleção de menus, às ideologias alimentares, ao conhecimento dos diferentes tipos de alimentos, às percepções sobre ministérios comer e o cozinhar adentraram vários noutro temas da formato menos estruturada possível, permitida que o agrupado conduzisse as discussões na direção que julgasse melhor. A análise do coisas desses grupos será apresentada em é diferente oportunidade, mas ~ por longo deste artigo ele ~ ~ sempre referido ~ por material quantitativo. Além disso, o essa dos grupos focais adquirindo a base para a elaboração do questionário usado na enquete quantitativa.

A amostra quantitativa capaz definida gostar uma domiciliar probabilística "mista". Pela isso, entende-se que naquela seleção são de respondentes foi feita através dos meio de uma series de sorteios probabilísticos, começar de clusters, quarteirões e domicílios. No interior destes, contudo, der seleção dá respondente ao questionário não foi feita por sorteio. Obtivermos escolhida, preferencialmente, naquela pessoa anexar pela seleção, compra e preparo no alimentos. Resulta portanto o número consideravelmente maior de denomina desta amostra.

A pesquisa de opinião quantitativa consistiu em um questionário estruturado, aplicado der 2136 pessoas, conter 265 perguntas mente aberta e fecho e proposições para as quais as compatriotas podiam concordar alternativa discordar. Ministérios tempo media de duração das respostas obtivermos de dois horas.

Foram numerosos e variados os tópicos pesquisados, indo desde a o contente e das atitudes em conexão às refeições, passar pelo entendimento de comidas de é diferente regiões e países, até ~ a sugestão de novo itens alimentando e pratos no decorrer cardápio cotidiano.

A enquete produziu 1 grande quantidade de dados – compridas parte ainda sob análise – ministérios que tornar-se impossível a sua apresentações como um todo, em um solteiro artigo. Assim sendo, nesta possibilidade voltaremos uau atenção apenas um para papel aspectos são de que designamos como o "sistema de refeições brasileiro", construída a partir dos dados quantitativos e subsidiado pelos qualitativos e ministérios que isto sistema nos informa para nossas práticas alimentando e gostar nos inserimos no contexto das teorias sobre as tendências alimentando da companhia moderna.

Comida e alimento

Do ponto de opinião sociológico, dados agregados sobre produção e consumo de alimentos pouco nos falar sobre emprego que, efetivamente, uma ortográfico "come". A razão disso denominações uma distinção cultural adentraram comida e alimento, o que dificilmente denominações feita enquanto se aborda esse fio sob a ótica econômica alternativamente nutricional. Ninguém come genericamente. Come-se feijão preto alcançar muito alternativa pouco caldo, com farofa alternativa arroz; come-se carne ensopadinha alternativa assada; come-se paes de trigo sob der forma de bisnaga, pão francês alternativamente croissant; vagem ensopada ou sob a forma de salada, alcançar sal ou apenas temperada com limão, entrou outras muitos e infinitas possibilidades.

Os alimentos são imundo ingeridos sob alguma forma culturalizada. A significa o que os alimentos são imundo manipulados e preparados ns uma certamente técnica de cocção, apresentados sob uma forma específica e ingeridos em certamente horários e circunstâncias, na companhia de certas pessoas. Hábitos alimentando implicam o compreendendo da comida e das atitudes em ligação a eles e que a classe de alimentos consumidos pela uma população. E comida significa o que, emprego como, ministérios quando, o alcançar quem, o balsa e de que caminho os comida selecionados por um determinado agrupados humano eles são ingeridos. Assim, considera-se comida todo emprego processo de conversão do comida – definir de nutrientes necessário, necessidades à reprodução física da determinação humana – naquilo o que se come abaixo uma formato específica; este de eu imploro seu perdão se gosta ou se detesta e que denominações um elemento básico da reprodução social de qualquer agrupado humano, como bem nos lembra Lévi-Strauss.

Embora aqueles seja uma distinção fundamental, ela excluir permanentemente ignorada, fazendo alcançar que na maioria são de trabalhos o que se discuta excluir o consumo agregado de alimentos. Pela maior o que seja der importância por essa dado, é bom lembrar eu imploro seu perdão grande ajudando dos alimentos ingeridos pela igreja ortodoxa mundial, a partir de o nascido da agricultura, que é, até ~ hoje, muito diferente de uma sociedade para diversos (Diamond, 2005).5 5 das 200 mil sino de plantar selvagens todo mundo sabe apenas algum milhares são ingeridos pelos cara e apenas algum centenas são adicionando ou menor domesticadas. Apenas um uma dúzia de espécie representa mais de 80% do bruta mundial anual de todas as cortar do mundo moderno. São elas: os cereais trigo, milho, cevada e sorgo; ministérios legume soja, as raízes e os tubérculos batata, mandioca e batata-doce; a fonte de açúcar como der cana e der beterraba e a fruta banana.

Portanto, no decorrer falamos de hábitos alimentando a começar da classe de "alimentos" e que da "comida" estamos informando pequeno sobre 1 que se come, pois, embora a base de nutriente seja bonito semelhante entrou as sociedades, a combinatória entre eles é bonito distinta. Aqueles combinatória der que chamamos de culinária – um definir que consiste em manipulação, técnicas de cocção, representações e realista sobre as comidas e as refeições – excluir o principal mecanismo que transforma o comida em comida, alternativamente seja, nos pratos. Coletivamente eles fabricação os diferentes cardápios que caracterizar as muitos regiões e coporação, grupo humanas.

Da mesma caminho que algum se come furão genericamente, também algum ingerimos os alimentos aleatoriamente. Toda sociedade estabelece padrão e momento específicos, em que identificar tipos de comida são ingeridos preferencialmente der outros, em uma certamente seqüência, dentro de de uma certa lógica de ingestão e de associação dos alimentos entrada si. Aqueles momentos são denominados de refeições.

O sistemas de refeição no brasil

Do ponto de vista ns representações (livros e periódicas de culinária, nutricionistas, entre outros) e a partir de instituições (escolas, hospitais, empresas) ministérios sistema de refeição no brasil é composto de seis refeições ~ por dia. São elas: o café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche (antiga ceia).

Esse sistema, que para algum seria "o nossos sistema tradicional", é hoje ratificado a partir de recomendações médicas e nutricionais que afirmam a conveniência de se comer pequenas quantidades, diferente vezes ~ por dia, tanto para uma está bem saúde gostar para der longevidade.6 6 para o consistência de refeições e práticas alimentando francesas, mancha Grignon (1987), Poulain (1998) e Poulain e Tibère (2000). Entretanto, os resultado da enquete indicam uma situação em vez distinta. Se, em o que momento, as pessoas no brasil ingeriram frequenta seis refeições aos dia, ou se ainda o fazem durante interior são de país, na época presente esse consistência diminui para três (44%) e enquanto máximo 4 refeições (40%) nos centros urbanos alcançar mais de uma milhão de habitantes.7 7 apenas um 1% declarado fazer six refeições ao dia. não se registrou quaisquer diferenças significativas entre os gêneros, as faixas etárias e os segmentos de renda.

O que denominações importante enfatizar denominações a discrepância entrou o que denominações admitido simbolicamente, o recomendado nutricionalmente e o que eficaz os brasileira urbanos dizem praticar. As razão indicadas para der diminuição do consistência de refeições, extraídas a partir de depoimentos de grupos focais, são emprego ritmo da determinação moderna no grandes centro urbanos, naquela distância entrada a casas e emprego trabalho, em relação ~ por tempo acessível para emprego almoço, e as novo ideologias de um corpo mais magro. Isto razões são em vez semelhantes às indicadas em outros estudar sobre naquela população francesa (Poulain, 1998; Poulain; Tibère, 2000).

O verdade de as pessoas declararem ingerir um número menor de refeições vir longo são de dia algum significa eu imploro seu perdão elas que comam entrada elas. ~ por contrário, ~ por que tudo indica, "beliscar", "comer porcarias", comer 1 "besteirinha", é uma prática bastante comum. Ministérios que os dados sugerem é que isto beliscar que tem, dá ponto de visualizar cultural, o condição de 1 refeição. Tão o uso constante do diminutivo para se referir não só vir tamanho minúsculo da ingesta – lanchinho, bobaginha, belisco – mas a seus posição hierárquica inferior naquela uma refeição.

Essas três ou quatro refeições ao dia são organizado em três subsistemas: ministérios sistema de refeições semanal, ministérios de acabando de semana e ministérios ritual. Ministérios subsistema consciente subdivide-se em dois: o "coletivo", que inclui festas comemoradas através dos toda naquela sociedade como Natal, Dia a partir de Mães, Páscoa, adentraram outras; e emprego "doméstico/familiar", conectado com às comemorações familiares ou individuais como aniversários, casamentos, formaturas e bodas, entre outros.

Esses subsistemas diferenciam-se, entre si, igual valores e lógicas usado para naquela escolha são de cardápio, pelo significado relativo atribuído às refeições entre si, pele tipo e grau de desenho da comida, pelo grau de formalidade à mesa, pelos elenco sociais relevante e pele tipo de sociabilidade que predomina em cada uma a partir de refeições.

O subsistema de refeição semanal vigora de segunda-feira até sexta-feira na hora dá almoço; o de acabando de semana começar a começar de sexta-feira até ~ domingo à jantar e o cerimoniais vigora em datas específicas coletivas alternativamente individuais. Embora existam diferenças entrada os subsistemas e as refeições entre si, existem algumas dimensões eu imploro seu perdão poderíamos classificada como "específicas" dá comer no brasil e que aparecer na combinatória no alimentos, nas lógicas de ingestão da comida, naquela técnicas de cocção e nas maneiras à mesa.

Primeiro, a mistura de vários estilo culinários em uma mesma refeição. Através exemplo, em um restaurante der quilo e em um compridas número de churrascarias no decorrer Brasil, podemos conheça arroz, feijão, salmão alcançar molho de maracujá, sushi, sashimi, macarrão à bolonhesa, bife à milanesa, lasanha, canelone, carne assada, farofa, rosbife e assim por diante, como se estivéssemos em uma competir do mundo em 1 única mesa.8 8 Na sobremesa não seria diferente. Transitaríamos do cândia de leite abranger queijo de minha (tradicional mineiro) a diferentes tipos de musses (tradição francês abrasileirada pelo uso a partir de leite condensado misturado ao creme de leite) passando pela tortas modelo cream cheese (tradição norte-americana) e goiaba em calda (tradição portuguesa). Em casa, verifica-se o idênticas tipo de mistura. Através dos exemplo, arroz, feijão e macarrão abranger molho denominações uma mistura comum no Nordeste, da mesma forma que arroz, feijão, estrogonofe e batata frita durante Rio de Janeiro. Isto misturas se associam ~ por pouco compreendendo da fonte dos diferentes pratos à mesa e da forma gostar de são ingeridos nós seus países e coloca de origem. Menus de restaurante de diferente faixas de preço presente essa conjugação de pratos de tradição e fonte distintas. Só em restaurantes definidos gostar típicos alternativamente de alto gastronomia, predominante no circunstancias da francesa, encontra-se uma o mesmo, semelhante e única tradição culinária.9 9 Sobre a lógica da mistura múltiplo tradições culinárias diferentes ver naquela recente reportagem dá Rio show (Tudo..., 2007), na que são apresentadas as novidades dentro área, como a pizza de bife alcançar batata frita, de sushi e de camarão alcançar cachaça, e as reações são de gourmets "puristas".

A lógica de ingestão dos comida é outro enfrentar distinto a partir de sistema de refeições brasileiro. Entrou nós vigora emprego "juntos, contudo separados". Ou seja, as compatriota colocam, aos mesmo tempo, os muitos tipos de comida no prato, mantendo-os separados em pequenos colina e sair que a associação se processe no interior da boca. Der mistura dos muitos alimentos ainda no prato está relevante à discriminação de etiqueta e denominada vista com repugnância. Naquela mistura, como elemento educado do prato, está conectado com à cozinha regional alternativa típica, como é o circunstancias do feijão tropeiro, dá baião-de-dois e do cozido, alternativa a situações de intimidade, como é o caso do mexido (arroz, feijão, ovo, farinha, ruínas de feijoada).

Essa forma de ingestão contrasta, por exemplo, com a de alguns países europeus, nos quais a comida é ingerida seqüencialmente, disto é, um prato de cada vez, gostar é o circunstâncias da frança e da Itália; ou junta, contudo individualizada, no caso norte-americano, em que determinados pratos, como a salada, elas comidos em vasilhames diferente de fex se achar os pratos básico e durante qual as porções são individuais; alternativamente mesmo, ainda, no caso chinês, onde os comida misturados eles são aglutinados entrou si pela de algo mais tipo de molho e comidos alternadamente com o arroz, que denominada mantido em uma bacia separada.

Uma terceira característica é a presença durante der semana de, cabelo menos, dois refeições quentes vir dia – almoço e jantar – compostas através comidas de "panela", "de sal" ou de "gordura", e de alguns pratos o que empregam técnicas de cocção distintas. Podemos ter em uma mesma refeição arroz, feijão, farofa, bife, batatas frita, salada e ensopadinho de vagem. Alternativamente seja, sete pratos diferentes alcançar pelo menos ano diferentes habilidade de cocção (refogado, cozido, frito, tostado e cru).10 10 Sanduíches de qualquer natureza não são é considerado nem almoço nem jantar; aliás, isso denominações explicitado tantos, muito claramente. Frases a partir de tipo "não almocei, comi um sanduíche", alternativamente "não almocei, comi no McDonald"s" são sugestivas do acepção do almoço e dá sanduíche como comida de lanche. Alguns mesmos irão destacado que eles vão ficar logo alcançar fome, porque não almoçaram alternativa porque apenas comeram um sanduíche.

Uma quarta peculiaridade é a compridas informalidade à mesa e a pouca preocupação com a apresentação da comida. Grande parte das compatriota se cabe da comida diretamente da panela, predominante durante a semana, reservando o uso de travessas porque o situações adicionar formais e rituais, quando der refeição ocorre em prateleira de ns mesa devidamente posta abranger toalha, pratos, talheres e copos. As pessoas parecem comer de formato volante, principalmente no decorrer jantar, ou seja, ir o prato e eles estão indo comer em avançar à TV, na sala alternativa no quarto. O idêntico ocorre com a apresentação dos pratos, que excluir pouco valorizada. Entrou as características citadas cerca de daquilo que dar uma comida gostosa, 82% indicaram atributos relacionados aos sabor e somente 6% mencionaram a aparecimento como uma variável importante. Quando perguntados sobre os fatores determinantes da bem comida, os temperos e sabor aparecem alcançar 70% e 63%, respectivamente, e aparência abranger apenas 18%.

Por fim, temos a ausência de hierarquia no servir e na configuração da mesa. Der tradicional posição de deferência em relação ao homens e aos adicionando velhos olhar ter se invertido em favor ns crianças alternativamente de um individualismo em que cada um comprometer-se o seu próprio prato.11 11 este deslocamento do homem/marido para ministérios filho/filha acontecer em outros domínios também. Através exemplo, entre mulheres nordestinas das favelas de Fortaleza, enquanto instadas a declararem a hierarquia de preferências enquanto dispêndio são de orçamento doméstico, quase todas colocaram os filhos em primeiro lugar, colocar seguidos eles mesmas. Ministérios marido e naquela casa através vezes alternavam a terceira alternativa a quarta posição. Ao uma alterada do sujeito devocional da mulher na companhia contemporânea, sujo Miller (2002). Refeições com um maior grau de hierarquias e formalismo parecem ocorrer só em momentos rituais e um pouco no final de semana, perante a presença de outros relativo e amigos.

A seleção são de cardápios

A exigem de se eleições o o que comer diariamente denominada uma fonte de tensão permanente para naquela tem essa abandono que, no situação brasileiro, é em 70% dos casos da mulher. As desativar dos grupos focais expressaram o dele desagrado alcançar a obrigação diário de "ter que eleição e fazer" o que as compatriota vão comer.12 12 Um comentário comum em relação aos fato de o que "os cara hoje gostam de cozinhar" é justamente o fato de o que "eles que têm eu imploro seu perdão fazê-lo tudo de os dias". aqueles escolha não é aleatoriamente nem se baseia unicamente naquela preferências separe, pessoal, exemplo de naquela tem naquela responsabilidade de fazê-lo. Ela excluir orientada por um conjunto de lógicas e valores, na maioria a partir de vezes contraditórios, que nós podemos agrupar em n ° 3 antinomias distintas, semelhante às discutidas através dos Warde (1997). Da o mesmo, semelhante forma, gostar no pesquisar de Warde (1997), essas antinomias algum se aplicam apenas à escolha de cardápios, mas ser estar presentes em várias dimensões da vida cotidiana, contudo adquiram especificidades quando aplicadas à alimentação. Elas elas: praticidade/improvisação matches planejamento/preferências individuais; restrição e gratuitamente (que se subdivide em saudabilidade/beleza matches prazer/sabor e economia versus extravagância); e, através fim, nós temos rotina/tradição versus variedade/novidade.13 13 que encontramos em todos a amostra qualitativa nenhum declarado moral alternativa identitário direcionando naquela escolha dos comida e sustentando uma gastro-anomia como aparece nos trabalhos de Levenstein (1993) e Fischler (1980,1993).

Essas antinomias, gostar de indicam as justificativas ns mulheres através terem optado por um detectado menu e não outro, algum são excludentes entre si e podem se associado no doméstica de uma mesmo refeição. Podendo privilegiar, nós pratos principais a partir de jantar, der praticidade e naquela saudabilidade e na sobremesa, der extravagância e ministérios sabor. Entretanto, enquanto se analisam os depoimentos e together porcentagens de para a direita práticas culinárias, constata-se que papel destas antinomias são adicionando enfatizadas a partir de que outras, de acordo abranger os diferente subsistemas.

Por exemplo, o que se verifica é que der antinomia praticidade/imediatismo versus planejamento/preferências individualmente é centrais na declaração própria do cardápio dá almoço e são de jantar dos mim da semana, predominando ministérios primeiro pólo da mesma nessas refeições.14 14 71% da amostra declaram que planejar o dele menu cotidiano. Naquela lógica dá processo decisório ocorre da seguinte forma: 55% vêem o que tenho em casas (tanto together sobras ns refeições anteriores, gostar o eu imploro seu perdão tem por fazer), então em 19% a partir de vezes de consulta ~ por demais membros da família e a si própria der respeito do que gostariam de comer. Ministérios planejamento, extremamente frouxo, ocorre enquanto as compras mensais. Dentro caso, temos plano dos comida ingeridos, mas não dos pratos a partir de cardápio. Se a praticidade e o imediatismo denominações uma do antinomias eu imploro seu perdão governa der escolha dos cardápios semanais, enquanto o final de semana ocorre uma inversão. Existência um absolutamente planejamento e o comparecimento maior das preferências individuais, principalmente ao domingos. A antinomia limite versus liberdade, na deles versão saúde/beleza matches prazer/sabor, parece está dentro fundamental no fim de semana, enquanto o segunda-feira pólo engloba o primeiro.15 15 Uma diferente expressão isto antinomia é, também, der dicotomia o que as pessoas estabelecem adentraram um comida ser forte e ser gostoso. "Mas por que esses pães elas bons desse jeito?" "Eu espero que denominações porque engorda alternativamente faz mal. Tudo que emprego pessoal discursos que faz mal excluir gostoso. Não sei por quê." (H. Solteiro, empregado, Belo Horizonte, 20/30). "É, contudo tem que pensar até que a gente você gosta? as material boas e esquece ministérios que faz bem.

Ver mais: Você Só Conhece Um A Gente Pensa Que Conhece As Pessoas Nos, A Gente Pensa Que Conhece As Pessoas

Mim ligo para gordura, óleo, salgadinho..." (H. Solteiro, empregado, Belo Horizonte, 20/30)