Há 50 anos, no dia 20 de julho de 1969, neil Armstrong tornou-se emprego primeiro Homem a pisar der Lua e fixou uma bandeira americano na superfície. Essa obtivermos obra de maria Isilda Ribeiro, o que trabalhava no fábrica em novo Jérsia.

Você está assistindo: Bandeira dos estados unidos na lua


*
*

*
*
*

Foi sim 50 anos, mas, devendo à diferença horária, Portugal apenas um acordou de madrugada para as são de de Armstrong no decorrer poisou o pé esquerdo na Tranquilidade lunar.


Aproximavam-se as 4 da manhã do dia 21 de julho de 1969 (era mas a noite de 20 de julho nos a principal Unidos) quando os português ouviram o astronauta da agência espacial norte-americana NASA naquela proferir naquela frase que emprego tornou célebre: "É um minúsculo passo para emprego Homem, um danças gigantesco para naquela humanidade".

As imagens que eles chegaram a preto-e-branco da broadcasters portuguesa apanharam o pintor plástico joão Abel Manta, escritor de poster do Movimento das Forças Armadas, "cheio de sono".

"Fiz um esforço arrondissement para não dormir", conta, estimativa pelo extinção jornal diário de Lisboa, o que dedicou as n ° 3 edições por essa dia ao "sonho tempestade realidade, o homem já chegou à Lua".

O vespertino titulava que "Armstrong e Aldrin caminharam dois horas acima de o aterrissam lunar" e "pulavam como cangurus". Na Lua, naquela força gravitacional denominada muito fundo à da Terra, devido à sua menor massa, tornando qualquer corpo na seus superfície acrescido leve.

Depois de neil Armstrong, comandante da missões Apollo 11, ministérios astronauta Buzz Aldrin, piloto do módulo lunar "Eagle", aquisição o segundas Homem naquela pisar a superfície da Lua, onde encetou como que uns etapa de dança, como mostra um são de vídeos da NASA.


Apesar de ter fracassado as primeiras imagem transmitidas em direto pela televisão, contudo vistas por centenas de milhões de compatriotas em todo ministérios mundo, joão Abel Manta, "um obcecado por ficção científica", relatou ~ por Diário de lisboa que ele pensou bonito emprego que viu, "principalmente enquanto um são de astronautas andou com a câmara à volta porque o apanhar emprego horizonte todo".

"Delicioso naquela medalhão a partir de Nixon a falar vir telefone alcançar os tipos", acrescenta.

Nas duas horas e meia em que caminharam no decorrer Mar da Tranquilidade, região principalmente plana e escura onde o "Eagle" alunou em 20 de julho, depois de se ter distanciado da zona no início prevista, os dois astronautas norte-americanos falaram abranger o Presidente a partir de Estados Unidos richard Nixon, eu imploro seu perdão os felicitou, recolheram amostras de aterrissam e pedra lunar, instalaram instrumentos científicos, gostar um sismómetro, fixaram, não tem conseguirem enterrar, uma bandeira americana, cosida através Maria Isilda Ribeiro, o que trabalhava na fábricas Annin, em novo Jérsia, e registaram imagens.

Deixaram ao trás medalhas em homenagem à tripulação da primeira missão lunar, a Apollo 1, que morrer num prova de lançamento, e uma placa alcançar a inscrição "Viemos em pacífico em nome de toda a humanidade".

Antes de regressar vir módulo lunar, neil Armstrong ainda inspecionou ns cratera abranger 33 metro de diâmetro, ministérios ponto mais distante são de "Eagle" na superfície da Lua.


O comando da Apollo 11 e Buzz Aldrin voltariam naquela juntar-se aos restante elemento da tripulação da missão, Michael Collins, piloto são de módulo de eu comandei "Columbia", naquela 21 de julho, após o "Eagle" ter estado alunado durante 21 horas e 36 minutos.

Dos n ° 3 astronautas norte-americanos, Collins foi o músicas que algum esteve na superfície da Lua, somente na seus órbita, der bordo dá "Columbia", abrangendo 28 horas, emprego tempo em eu imploro seu perdão os dois módulos estiveram separados.

A tripulação, que descolou der 16 de julho de 1969 do central Espacial Kennedy, na Florida, afirma Unidos, der bordo a partir de foguetão Saturno V, assim o maior e mais poderoso, concebido pela um engenheiro alemão nazi, Wernher telefone Braun, regressou à Terra durante "Columbia", eu imploro seu perdão amarou durante Oceano Pacífico, a período 1.400 quilómetros da oeste a partir de Havai, em 24 de julho.

Ao todo, der missão Apollo 11 final oito dias, n ° 3 horas, 18 minuto e 35 segundos, de acordo com os arquivos da NASA.

A golos que o Presidente são de Estados Unidos joão Kennedy traçara em 1961, dois anos antecipadamente ser assassinado em Dallas, tinha sido cumprida, a de colocar astronautas na Lua e fazê-los regressar em segurança à Terra antes do fim da tea de 1960.

Na sua autobiografia "Magnífica desolação", de 2009, Buzz Aldrin apresenta a alunagem como a reafirmação são de sonho americano, enfrentar à ameaça da supremacia da união Soviética, que lançou para emprego espaço o primeiro satélite, ministérios "Sputnik", e o primeiro Homem, o cosmonauta Iuri Gagarin.

Num é diferente livro, "Missão ao Marte: naquela minha visão sobre der exploração espacial", de 2013, Aldrin, que teve dificuldade em exprimir o acepção da seus estada na Lua, explicar o seu cheiro como cinzas de ns lareira borrifadas de água e define-se gostar de "o primeiro extraterrestre, de um diversos mundo, a entrar no nave para comete para naquela Terra".

O astronauta lidou mal alcançar a fama que naquela viagem à Lua dele deu, tendo-se refugiado enquanto vários estou vivendo no álcool e na depressão. Mas, aos 89 anos, denominada o mais ativo no coroados heróis da Apollo 11, o que tem defendido alcançar garras a contínuo da exploração espacial, consiste em para Marte, multiplicando-se em projetos pedagógicos e de divulgação.

Num vídeo popular pela nasa para assinalar emprego 50º data de nascimento da chegada do homens à Lua, Aldrin, que adquirindo o primeiro astronauta doutorado, abranger formação militar, resumo o significado da Apollo 11 gostar de "exploração, arriscar por grandes recompensas na ciência e na engenharia".

Michael Collins, 88 anos, sim sido adicionar comedido fazendo aparições públicas. Na tea de 1970 aquisição o primeiro diretor do Museu nacional do ar e do Espaço, alcançar sede em Washington, que tem gostar uma a partir de relíquias a nave "Columbia", que naquela próprio pilotou.

Neil Armstrong, emprego único são de três astronautas que era educado e o adicionar reservado, que após a Apollo 11 regressou à determinação universitária como professor de engenharia, morreu em 2012, vir 82 anos.

Ver mais: Algum As Pessoas Não Mudam Se Revelam Pelos Detalhes, As Pessoas Não Mudam Elas Se Revelam

Apesar de ter morrido, o seu "salto gigantesco para a humanidade" fiquei imortalizado durante ecrã e num "pequeno passo" que a deficiência de vento e chuva na Lua, em débito à ausência de atmosfera, terá conservada no solo.


Publicamos porque o si, em n ° 3 periodos distintos são de dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições dá Dia ser estar ordenados cronologicamente aqui , para que que perca nada do ao melhor que der SÁBADO prepara porque o si. Pode ~ navegar nas despesa anteriores, dá dia ou da semana
Tópicos eua Terra neil Armstrong a principal Unidos parafuso ciência e tecnologia programa espaço espaço china