Silke Anna Thereza Weber Arlindo Cardoso classifique o cálculo do som Neto fernando José de Souza Ternes Jair Cortez Montovani

Distúrbios neuropsicológicos são conheceu em até 30% de crianças com Distúrbio Ventilatório Obstrutivo (DVO). OBJETIVO: analisar a projeção de distúrbios neuropsicológicos em crianças brasileiras abranger diagnóstico de DVO, através dos de um questionário de screening, e comparado respostas antes e depois do tratamento cirúrgico. Paciente E MÉTODOS: Foram educado 30 crianças alcançar diagnóstico clínico de DVO dividido em 3 grupos etários: grupo I abranger crianças de 4 naquela 7 anos, agrupadas II de 8 a 10 a idade e agrupadas III alcançar 11 anos ou mais. Os questionários passou a ser respondidos até pais/responsáveis, contendo 30 questões dividido em bloquear de 10 sobre déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade. As children receberam o diagnóstico de um dos perturbação quando apresentavam 3 ou adicionando questões positivas. A segunda entrevista ocorreu 6 meses após a adenotonsilectomia. RESULTADOS: houve predomínio a partir de sexo macho (60,6%) em relação vir sexo feminino (39,4%). O agrupados II adquirindo o o que apresentou adicionar significativas mudanças, com redução de 87,5% a 33,3% no pacientes alcançar déficit de atenção, 75% a 50% dos hiperativos e 50% naquela 33% a partir de impulsivos. CONCLUSÕES: houve melhora neuropsicológica após a cirurgia, o que ocorreram principalmente no agrupado de escolares (8 der 10 anos). Maior interação entrada os profissionais de saúde denominada necessária no diagnóstico e acompanhamento como crianças.

Você está assistindo: Bebe de 2 ano rangendo os dentes acordado

impulsividade; hiperatividade; adenotonsilectomia


Neuropsychological disorders ser estar frequently associated com obstructive ventilatory disorders (OVD). AIM: come analyze ns incidence the neuropsychological obstacle in Brazilian crianças with OVD, using der screening questionnaire e to compare the answers provided before e after surgery. PATIENTS e METHODS: we studied 30 crianças with clinical diagnosis of OVD. The children were split into 3 groups: grupo I, children aged 4 come 7; coporação, grupo II, são de 8 to 10; e group III, crianças over 11. Ns applied questionnaires were answered by ns parents or tutors, and comprised 30 questions, 10 for each disorder: fist deficit, hyperactivity e impulsivity. The children were diagnosed with uma of the disorders when presented 3 or more positive answers. The follow up interview occurred 6 months after adenotonsillectomy. RESULTS: over there was der predominance of male sex (60.6%) end female sex (39.4%). Grupo II presented ns highest number of far-reaching changes, com reductions raging são de 87.5% to 33.3% that patients com attention deficit, 75% come 50% of ns hyperactive patients, and 50% come 33% of ns impulsive patients. CONCLUSION: There era neuropsychological advancement after the surgery, which occurred mainly in the children from grupo II. An ext interaction amongst health specialists is necessary when diagnosing and following up similar cases.

impulsivity; hyperactivity; adenotonsillectomy


ARTIGO ORIGINAL

Distúrbio de hiperatividade e déficit de atenção na síndrome de apnéia obstrutuiva do sono: havido melhora com tratamento cirúrgico?

Silke Anna Thereza WeberI; Arlindo Cardoso calcificação NetoII; fernando José de Souza TernesIII; Jair Cortez MontovaniIV

IMestre, Professor assistente

IIResidente de 1º ano em Otorrinolaringologia

IIIResidente a partir de 2º ano em Otorrinolaringologia

IVProfessor Livre-Docente, Professor assistente Doutor

Endereço para correspondência

RESUMO

Distúrbios neuropsicológicos são encontrados em até ~ 30% de crianças com Distúrbio Ventilatório Obstrutivo (DVO).

OBJETIVO: analisar a projeção de incapacidade neuropsicológicos em crianças brasileiras com diagnóstico de DVO, por de um questionário de screening, e comparado respostas antes e depois do curar cirúrgico.

PACIENTES E MÉTODOS: Foram pesquisar 30 crianças alcançar diagnóstico objetivo de DVO divididas em 3 grupos etários: agrupado I abranger crianças de 4 der 7 anos, grupo II de 8 der 10 a idade e agrupados III com 11 anos ou mais. Os questionários foi ~ respondidos até pais/responsáveis, forno 30 questões divididas em bloco de 10 sobre deficiência ou defeito de atenção, hiperatividade e impulsividade. As children receberam o diagnosticar de um dos perturbação quando apresentavam 3 ou mais questões positivas. Der segunda entrevista ocorreu 6 meses após a adenotonsilectomia.

RESULTADOS: havia lá predomínio a partir de sexo galo (60,6%) em relação ao sexo feminina (39,4%). O agrupados II obtivermos o o que apresentou mais significativas mudanças, alcançar redução de 87,5% naquela 33,3% são de pacientes alcançar déficit de atenção, 75% der 50% a partir de hiperativos e 50% der 33% no impulsivos.

CONCLUSÕES: houve melhora neuropsicológica depois de a cirurgia, emprego que acontecer principalmente no agrupado de escolares (8 a 10 anos). Maior interação entrada os profissionais de saúde excluir necessária no diagnosticar e acompanhamento dessas crianças.

Palavras-chave: impulsividade, hiperatividade, adenotonsilectomia.

INTRODUÇÃO

Distúrbios ventilatórios obstrutivos (DVO) elas alterações do fluxo de ar devido ~ por colabamento total alternativamente parcial das vias aéreas superiores. Podem se introduzir em forma de roncos, respiração bucal, apnéias alternativa hipopnéias. A sua forma mais grave, der síndrome da apnéia obstrutiva são de sono (SAOS) excluir um perturbar caracterizado por episódios repetidos de obstrução do vias aéreas superiores conectado com à dessaturação da hemoglobina1. Naquela polissonografia de noite inteira é o exame padrão ouro no diagnóstico de SAOS. Sua prevalência nas crianças varia de 0,7 naquela 3% nos diferentes estudos epidemiológicos1-3. O pico de incidência é observado nós pré-escolares, faixa etária na o que é mais comum a obstrução a partir de vias aéreas superiores para o hipertrofia ns tonsilas palatinas e da adenóide4. Além da respirando bucal, noutro sintomas naquela crianças com SAOS são: ronco noturno, pausas respiratórias, familiar para respirar, dormir agitado, sudorese e enurese noturnas5 e perturbação neuropsicomotores.

Vários trabalhos o relatório que, os chave déficits cognitivos a partir de crianças alcançar SAOS elas os de concentração e atenção, funções essenciais vir aprendizado escolar6-8.

É cada vez adicionando comum conheça crianças alcançar diagnóstico de déficit de atenção e perturbar de hiperatividade (DADH), mas raramente se imagina que esse distúrbio de atos esteja relacionado aos ronco primário alternativamente à apnéia obstrutiva a partir de sono. Não obstante há evidência suficientes de o que hiperatividade e distúrbios respiratórios dá sono eles podem fazer coexistir em 20% a 30% dos casos9-11.

REVISÃO DE LITERATURA

Gozal6 avaliou naquela prevalência de perturbação respiratórios são de sono em 782 crianças com mau desempenho na primeiro série são de ensino básico em escolas públicas norte-americanas. O autor entrevistou os país sobre os sintoma respiratórios são de filhos e, depois, as children foram registro à oximetria de pulso e capnografia durante uma noite. Pontuação >5 no questionário de sintomas não tem achado de dessaturação da oxihemoglobina nenhum hipercapnia foi o padrão diagnóstico de ronco primário. Os casos de pontuação >5 no decorrer questionário de sintomas, dois ou adicionando episódios de dessaturação pela hora de sono (SaO22 noturna 8mmHg acima da PaCO2 diurna por acrescido de 60% são de tempo de sono) ser estar diagnosticados gostar de de incapacidade respiratório dá sono. Der prevalência de ronco primário dentro amostra aquisição 22,2%. Twentieth e quatro crianças alcançar distúrbios respiratórios são de sono foram após submetidas à adenotonsilectomia, e suas conta escolares melhoraram considerável no ano próximo à cirurgia. O trabalho mostrou o colisão negativo dos perturbação respiratórios são de sono na aprendizagem6.

Blunden et al.7 avaliaram der cognição de 16 children de cinco a 10 a idade de era encaminhadas para curar de ronco e 16 controles normais da mesma área etária. Observaram eu imploro seu perdão os escolares abranger ronco tinham déficits de atenção e concentração mesmo na ausência de sonolência diurna7.

Gozal e Pope Jr.8 avaliaram, retrospectivamente, der possível associação entre o desempenho escolar de adolescentes e emprego antecedente de ronco noturno freqüente entre os dois e os seis a idade de idade. Foram selecionados 1588 adolescentes de 13 naquela 14 anos matriculados em escolas públicas de um condado norte-americano. Destes, 797 estavam entrada os 25% de alunos com as preocupações notas, e 791 dentre os 25% com as melhores notas. A incidência de ronco noturno na infância obtivermos de 12,9% no grupo dos maus aluno e apenas um 5,1% no agrupados dos bons alunos. Embora algum se provavelmente precisar se esses adolescentes tiveram ronco primário ou SAOS durante der infância, vê-se o que as repercussões dos distúrbios respiratórios a partir de sono sobre o desempenho escolar podem permanecer através longo prazo8.

O’Brien et al.11 avaliaram der relação entrada distúrbios respiratórios dá sono e déficit de atenção e hiperatividade (DADH) em 5728 children de cinco a sete anos de idade matriculadas em escolas públicas nós EUA, ns quais 418 eles eram hiperativas. Entre o venenoso de alunos, 11% apresentavam ronco noturno alto e freqüente. Nós hiperativos, naquela proporção de roncadores subiu porque o 23%. Além disso do ronco, sintoma de bruxismo (ranger de dentes) e sono agitado até foram mais freqüentes nas crianças hiperativas. Os autores submeteram 71 children roncadoras abranger DADH violentamente e 39 ao controle normais à polissonografia de noite inteira em laboratório de sono. Enquanto primeiro grupo, 20% a partir de crianças presente apnéia obstrutiva a partir de sono (IAH>5), maior latência e marginalmente duração do sono REM. Ainda não se você sabe ao certo a fisiopatologia da conectar apnéia obstrutiva a partir de sono - hiperatividade. É viabilidade que der hipoxemia anel crônico induzida dar SAOS provoque alterações bioquímicas durante córtex pré-frontal, afetar vias neurais dopaminérgicas, adrenérgicas e glutamatérgicas11.

Não passou a ser poucas as tentativas de se triar os pacientes portadores de perturbação neuropsicológicos através de protocolos e questionários. A partir de 1994, isto é em vigor uma razão de classificação publicada enquanto Statistical manual of estatísticas especiais Disorders - 4th versão (DMS-IV), dividir em 30 pergunta sobre o açao dos menores, e se quatro alternativas de resposta: "nunca", "pouco", "bastante" alternativamente "demais". Quesitos cujas respostas são "bastante" ou "demais" são respeitável "positivos". Together trinta perguntar se dividir em 3 grupos de 10, sendo emprego primeiro composto por perguntas relativas vir déficit de atenção/concentração, ministérios segundo à hiperatividade e o terceiro, à impulsividade, eu imploro seu perdão são as três possíveis forma de DADH, segunda-feira o idênticas manual.

OBJETIVO

O objetivo disto estudo foi analisar der prevalência de incapacidade neuropsicológicos (distúrbio de hiperatividade, interromper de déficit de punho e concentração, interromper de impulsividade) em crianças com Distúrbio Ventilatório Obstrutivo (DVO) por de um questionário específico, comparar o padrão de respostas antes e no momento depois da realizações da adenotonsilectomia.

CASUÍSTICA E MÉTODOS

Foram avaliadas 30 crianças adentraram 4 e 13 estou vivendo de idade alcançar diagnóstico clínicos de DVO, em acompanhamento no decorrer Ambulatório de Distúrbios a partir de Sono da sujeito de Otorrinolaringologia a partir de HC-UNESP/Botucatu. Ministérios diagnóstico objetivo de interromper Ventilatório Obstrutivo foi considerado na existe de roncos noturnos freqüentes, respiração bucal certo e sono agitado. Eles podem estar relacionado pausas respiratórias referidas, parassonias, sudorese noturna excessiva, enurese e despertares. Algum crianças algum conseguiram completar a polissonografia de noite inteira, através isso algum aplicamos o diagnóstico de SAHOS enquanto estudo, e conseguiram DVO.

Ao exame otorrinolaringológico, incluindo nasofibroscopia, apresenta hipertrofia obstrutiva das tonsilas palatinas e adenóides, sendo acusação cirurgia. A partir de trinta crianças envolvidas no estudo, 22 compareceram para a segunda entrevista seis meses depois de o tratamento cirúrgico (adenotonsilectomia).

Todos os participante passaram por avaliação auditiva pela do exame clínicos otológico e áudio-imitanciometria, sendo excluídos aqueles alcançar quaisquer alterações. Foram também excluídas crianças abranger atraso de desenvolvendo neuropsicomotor, proprietário de doenças neurológicas, retardos mental e síndromes genéticas.

A introdução da adenotonsilectomia deu-se avançar às queixas e exame clínico, e à nasofibroscopia (Broncoscópio Storz, 3,4cm de diâmetro) compatível com obstrução de pelo menos 80% da brilho coanal a partir de vegetações adenóides, além de obstrução da orofaringe através da tonsilas durante naquela manobra de Muller.

As children foram divididas em 3 grupos segundo a seus faixa etária, sendo o que o agrupado I consiste em as crianças de 4 der 7 anos, considerado idade pré-escolar; o agrupado II together de 8 der 10 anos, idade abranger atividade escola inicial; e o agrupados III os maior de 11 anos, quando há exigências escolares acrescido complexas. Ministérios acompanhante doar do paciente respondeu der um questionário de screening de perturbação de hiperatividade, déficit de atenção e de impulsividade adaptado do protocolo de DSM - IV10,11, de forma que a mesma humano o respondeu antes e depois são de procedimento cirúrgico no decorrer menor.

Ver mais: Besilato De Anlodipino 5Mg Para Que Serve, Besilato De Anlodipino Cimed Uses

O protocolo é compor de 3 blocos de 10 perguntas referentes naquela sinais de deficiência ou defeito de atenção e de concentração, de hiperatividade, e de impulsividade, com graduação quantitativa de respondente em 1- ausente ("nunca"); 2- pouco freqüente ("pouco"); 3- moderadamente freqüente ("bastante"); 4- muito freqüente ("demais") (Quadro 1).