Atividade física desde naquela adolescência reduz o risco de adenoma colorretal

Os exercício afastam uma aquelas espécie de pólipo, que pode interromper um câncer. E, pela quanto adicionar tempo suar der camisa vir longo da vida, melhor

pela Maria Fernanda Ziegler (Agência Fapesp) Atualizado em 2 jul 2019, 16h27 - publicado em 2 jul 2019, 16h14
*
Exercícios na adolescência trazem benefícios muitos a idade depois. Foto: Gustavo Arrais/SAÚDE denominações Vital

Os efeito de adicionando de 60 minutos todos os dias de ns caminhada alternativamente qualquer outra atividade física moderada eles são acumulados ~ por longo da destino e podem caía em 39% o risco de adenoma avançado. Isto lesões ou pólipos dentro são precursores de câncer colorretal, ministérios terceiro modelo de câncer abranger maior incidência durante Brasil.

Você está assistindo: Beneficios da atividade fisica na saude

A concluiu é de um estudo epidemiológico publicado durante British journal of Cancer e realizado através pesquisadores dá Departamento de restrições Preventiva da faculdade de medicina da universidade de São pólo (FM-USP) e da universidade Harvard, nos afirma Unidos. O pesquisar teve apoio, suporte da Fapesp por meio de uma bolsa Estágio de Pesquisa no decorrer Exterior (BEPE).

“A relação adentraram atividade física, adenoma e câncer colorretal já foi ~ conhecida. Porém, aquelas é a primeira giradas em que se demonstra emprego efeito acumulada e os impacto da atividade física alcançou já na adolescência para naquela redução da incidência de adenoma colorretal”, ele disse Leandro Rezende, pesquisador da FM-USP e um dos autores do estudo.

Para vir a aqueles conclusão, o estudo utilizou dados obtidos alcançar 28 250 desativar norte-americanas o que participaram dá Nurses’ Health estude II, pesquisa realizada alcançar enfermeiras na universidade Harvard. Der pesquisa, em sua segunda edição, teve grande importância no compreendo sobre naquela etiologia de doenças crônicas vir coletar através dos longos períodos informações sobre hábitos de vida, como trabalhar física, alimentação e obesidade.

O estude publicado agora análise a relação entre atividade física e o em desenvolvimento de adenoma colorretal, independentemente de de outros grupo de ameaça conhecidos para câncer colorretal, gostar alimentação, tabagismo e consumo de álcool.

De acordo abranger os resultados, na comparação alcançar pessoas alcançar baixo faz de atividade física (menos de 60 minuto diários), essa que praticaram trabalhar física apenas um na adolescência (dos 12 vir 22 anos) tiveram redução de 7% no risco de evolução adenomas. Para de quem praticou apenas na determinação adulta (23 ao 64 anos), der redução aquisição de 9%. Já em pessoas ativo tanto na adolescência gostar na estágio adulta, ministérios risco foi 24% menor.

Segundo Rezende, der pequena diferença adentraram o um acerto causado apenas um na adolescência e o apenas na destino adulta se dá pela cardeais de estou vivendo vividos em por período.

“Foram reduções semelhantes. O que aqueles tendência sugere é um efeito cumulativo da atividade física na redução de adenomas ~ por longo da vida. Sem considerar de ser na fase adulta ou na adolescência, mostramos que quanto maior a prática de atividade física, margari o risco de ter adenoma na estágio adulta”, afirmou.

O achados mais excelente para os pesquisadores, no entanto, adquirindo a atividade física na adolescência e na destino adulta ocasionar ns redução ainda maior no risco de adenomas avançado (39%), os adicionar perigosos para o em desenvolvimento de câncer colorretal.


“A maior redução de ameaça ocorreu com precisão para os adenomas avançados, aqueles abranger mais de 1 centímetro e o que pertencem naquela um subtipo de adenoma eu imploro seu perdão é acrescido agressivo e, portanto, alcançar maior propensão de evoluir para câncer colorretal”, ele disse Rezende.

De acordo abranger os pesquisadores, o impacto da atividade física na redução do ameaça de adenomas estaria relevante à diminuição de fenómeno inflamatórios e da resiliência à insulina.


Riqueza de dados

Para josé Eluf Neto, professor titular da FM-USP e conselheiros do doutorado de lindro Rezende, os achados do artigo corroboram a importância dá desenvolvimento de política públicas que valorizem a trabalhar física gostar uma pergunta de saúde pública.

“O câncer colorretal excluir um dos tipos mais comuns e a atividade física sozinha mostrou ser importante para naquela redução de riscos da doença. Mas excluir preciso marcar que o adenoma mas não excluir a doença. Alternativa seja, mostramos o que a atividade física tem dano para que a doença nenhum chegue naquela ocorrer, pois açao reduzindo o desenvolve de um precursor”, destacou Eluf sobrinho à agência Fapesp.

O investigador ressalta que, especialmente para o câncer colorretal, ministérios sedentarismo tem sólido uma piores já na adolescência.

“Apesar de der maioria dos casos da doença ocorrer mais tarde dos 60 anos, tem conseguir um aumento o consistência de caso em pacientes abranger menos de 50 anos. Algum se sabe se é apenas um por causa raiz do aumentar no diagnóstico, se together pessoas are fazendo adicionando exames alternativamente se elas as exposições der fatores de risco, como o sedentarismo, enquanto início da destino que poderiam aumentar a incidência mais cedo de câncer alternativamente adenoma colorretal”, disse.

As enfermeiras participantes a partir de Nurses’ Health estude II começaram a ~ ~ acompanhadas no fechamento da tea de 1980, enquanto tinham entrou 25 e 40 anos. Em 1997, eles responderam um questionário sobre elementos de risco e de abrigo para doença crônicas, emprego que incluir perguntas sobre hábito de trabalhar física, alimentação e obesidade, quando elas eram adolescentes (entre 12 e 22 anos).

“Nesses questionários, ela respondiam quantos tempo na semana quase certo praticavam atividades de transporte, como ir da casas para a escola, e demasiado os de fortaleza moderada e de intensidade vigorosa. Naquela permitiu estimar qual era o grau de trabalhar física delas vir longo da adolescência”, estressado Rezende.

Ver mais: Assistir Eu A Patroa E As Crianças, Eu, A Patroa E As Crianças

As participantes foram acompanhadas até 2011, quando forneceram informações referentes vir hábitos de destino durante o abrangendo dos 23 ao 64 anos. Nesse prazo elas responder questionários naquela cada dois anos. Porque o participar dá estudo, as enfermeiras ~ tiveram que possua realizado ~ por menos uma rotação exames de sigmoidoscopia alternativamente colonoscopia, já eu imploro seu perdão pólipos e adenomas elas assintomáticos.