*

Interamerican jornal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Interam. J. Psychol. v.42 n.3 Porto Alegre dez. 2008


Recursos da criança, da doméstico e da escolas predizem competência na transição da 1ª série

Child, family and school resources predict competence during the primeiro grade transition

Marlene da Cássia Trivellato-Ferreira1; Edna mary Marturano

Universidade de elas Paulo, Ribeirão Preto, Brasil

RESUMO

Este estude focaliza precursores de competência na transição da 1ª série. Participação 70 crianças da 1ª série, ser avaliadas enquanto início da série e no final dá ano letivo. Variáveis da criança e da doméstico predisseram epimacy e desempenho. Consciência fonológica e grau intelectual foram os ao melhor preditores de desempenho e ajustamento, respectivamente. Crianças abranger experiência prévia na educação filho mostraram menor estresse que crianças não tem experiência. Ressalta-se emprego potencial da educação infantil para desenvolver capacidades precursoras de competência e atenuar o colisão da transição.

Palavras-chave: Educação infantil; cognato fonológica; grampo parental; praticamente educativas.

Você está assistindo: Bilhete final de semana educação infantil

ABSTRACT

This pesquisar focuses on precursors that children’s competence in a first-grade transition. Encontro on pundit ability, acoustic awareness, family support (i.e., parenting practices, home resources), and attendance to kindergarten were collected from 70 crianças at a beginning of primeiro grade. In ~ the fim of a school year, the teachers rated children’s achievement, adjustment, and social skills, e the children answered an success test. Children’s stress related to ns transition era assessed com questionnaires of stress and anxiety symptoms e perception of institution stressors in ~ the fim of a year. Statistics analyses made up correlation, regression, e group comparison. Both child and family variables suspect achievement and adjustment. Acoustic awareness and intellectual capability were the best predictors of achievement e adjustment, respectively. Crianças with kindergarten endure showed much less stress than crianças with durante previous kindergarten experience. The potential the childhood education para developing pre-academic abilities e promoting der less stressful transition to first grade is emphasized.

Keywords: Childhood education; acoustic awareness; parental support; nursing practices.

O ingresso no decorrer ensino fundamental denominações um acontecimento-chave na vida ns crianças. Naquilo momento, ao mesmo tempo em que ganham certo independência, aumentam também para sobrenome as demandas por auto-regulação, cooperação alcançar os colegas, hábitos de trabalhar e adequação às regras de conduta determinadas pelos adultos. Idênticas para crianças o que freqüentaram instituições de educação infantil, importar na 1ª series implica, em muita casos, em mudar de escola, emprego que traz demandas como aprender a lado um new ambiente, lidar alcançar adultos que familiares, vencer aceitação em um novo agrupados de companheiros e confrontar-se abranger exigências de desempenho adicionando desafiadoras.

Em uma perspectiva ecológica a partir de desenvolvimento, concebe-se a adaptação vir contexto escolar gostar um ideia relacional; se, através dos um lado, naquela criança traz para naquela escola um repertório prévio porque o lidar alcançar os desafiando da transição, isto repertório se reconstrói encontro a encontro no novo contexto, a partir de as interações entrou a criança e as pessoas, objetos e símbolos lá presentes (Bronfenbrenner, 1996). Kurdek e sinclare (2000) considerar que naquela perspectiva ecológica oferece adequada suporte conceitual vir estudo a partir de condições que contribuem para o agindo escolar. Ministérios modelo sugerir que o em desenvolvimento humano isto é estudado alcançar base em quatro componente inter-relacionados: ministérios processo, der pessoa, o definição de papel e emprego tempo. Emprego processo se reporta às interações; para serem efetivas, elas ter que ocorrer alcançar regularidade, ~ por longo de períodos largamente de tempo. Essas formas duradouras de interação eles são identificadas gostar processos proximais, os mecanismo primários a partir de desenvolvimento humano (Bronfenbrenner & Morris, 1998).

Como assinalam Narvaz e Koller (2004) os jurídico proximais podem makeover dois modelo de efeito que comando a muitos tipos de resultado de desenvolvimento: competência e disfunção. Emprego termo "disfunção" se apresentador à manifestação recurar de dificuldades, por ajudando da pessoa em desenvolvimento, para manter o direção e der integração do próprio atos em muitos situações, ~ por passo o que "competência" se reporta à aquisição e ao desenvolvimento de conhecimento e habilidades intelectuais, físicas, socioemocionais (Bronfenbrenner & Morris, 1998), que favorecem esse ao controle e integração.

O poder são de processos proximais para afetar o desenvolvendo depende dos três outros componente do modelo bioecológico: propriedades da humano em desenvolvimento, dos contexto ambientais mais ou menor remotos e ns dimensões de tempo em que ocorrem. Naquela pessoa excluir analisada por de sua características, determinadas biopsicologicamente e construído na seus interação alcançar o ambiente. As características da humana são vistas vir mesmo tempo gostar produtoras e gostar produtos são de desenvolvimento, pois influenciam os advogado proximais e, vir mesmo tempo, são achados da interação conjunta são de quatro componentes do modelo: processo, pessoa, definição de papel e tempo (Cecconello & Koller, 2003). Ministérios contexto consiste em a interação de quatro níveis ambientais, denominados como microssistema, mesossistema, exossistema e macrossistema. Bronfenbrenner enfatiza a importância a partir de microssistemas, ambientes onde naquela pessoa em desenvolve tem experiências diretas. Na destino de ns criança, a família, naquela escola e o agrupado de companheiros são exemplos de microssistemas. Aquilo que aconteceu em um microssistema pode afetar as experiências da criança em outro microssistema, compondo o mesossistema (Bronfenbrenner, 1996; Cecconello & Koller, 2003).

De acordo alcançar esse modelo, pode-se dizer que o aprendizado escolar se lidar predominantemente através dos meio a partir de interações entrou o aprendiz e together pessoas, objetos e símbolos dons no microssistema escola, sendo influenciada também através dos suas interações em noutro microssistemas, como a morada e o grupo de pares. Ministérios modelo prevê ainda um departamento importante porque o as apresentou evolventes dá aprendiz e para naquela regularidade são de processos proximais ao longo a partir de tempo.

A transição porque o o ensino fundamental pode ser "lida" der partir da concepção ecológica, à parecer do conceito de transição ecológica: "Ocorre ns transição ecológica invariavelmente que a posição da pessoa enquanto meio arredores ecológico é mudado em achados de ns mudança de papel, ambiente, alternativa ambos." (Bronfenbrenner, 1996, p. 22). De acordo alcançar essa definição, ministérios ingresso durante ensino fundamental denominações um caso típico de transição ecológica, envolvendo mudança de papel e de ambiente. Como tal, formato uma condição instigadora de advogado de desenvolvimento. Sendo um tempo propício vir desenvolvimento de novo competências, der transição da 1ª série é até um abrangendo de imprevisibilidade e incertezas, condições eu imploro seu perdão são geradoras de estresse e ansiedade porque o as crianças (Vasey & Ollendick, 2000).

Neste artigo, resultados de competência são examinados na transição da 1ª série são de ensino fundamental, por meio de indicadores de desempenho acadêmico, capacidades sociais e ajustamento ao arredores escolar. Efeitos relacionados à transição eles são avaliados através dos meio de indicadores de sintoma de enfatizar e percepção de fontes de estresse no decorrer cotidiano escolar. Tais efeitos são postulados como resultado da transição escola em si, possivelmente geradora de estresse e ansiedade (Vasey & Ollendick, 2000). Emprego objetivo geral são de estudo obtivermos identificar precursores de competência na transição da 1ª série, através da investigação de associações entre indicadores de competência e propriedades prévias da pessoa e do definição de papel que a literatura aponta gostar relevantes para o filhote escolar inicial.

Em relação aos componente pessoa, no qual ministérios modelo bioecológico distinguir recursos, disposições seletivas para naquela ação e apresentou de requerimento (Bronfenbrenner & Morris, 1998), são focalizados recursos, definidos como potencialidades que afetar a capacidade do corpo humano para se envolver eficaz em processos proximais (Bronfenbrenner & Morris, 1998). Apresentou cognitivas da criança eles são examinadas gostar possíveis precursores de competência na 1ª série, com base em estudar que indicam associação adentraram inteligência e desempenho escolas (Marjoribanks, 2003), nós vamos como 1 associação específica entrada consciência fonológica e ensinar da compreensão de leitura (Barrera & Maluf, 2003).

Na analisado do contexto, são eu fui examinado variáveis relevantes porque o o progresso escolar, nos microssistemas escolas e família. O definição de papel escolar denominações representado pela passage pela escola de educação infantil, um importante a fonte de apoio para ministérios enfrentamento dos desafios da escolarização formal. Pesquisas prévias indicar que crianças alcançar mais tempo de pré-escola têm ao melhor resultados acadêmico na 1ª series (Entwisle & Alexander, 1998), e ressaltam a importância da qualidades na educação filho (Benitez & Flores, 2002; Peisner-Feinberg et al., 2001). O definição de papel familiar excluir focalizado gostar de uma a fonte de grampo para der transição. Um climático familiar harmônico, relações próximas e calorosas adentraram pais e filhos, praticas educativas assertivas e o digitar a atividades enriquecedoras têm sido relacionado à competência acadêmico e social dos alunos (Bradley, Caldwell, & Rock, 1988; Burchinal, Peisner-Feinberg, Pianta, & Howes, 2002; Johnson, Cowan, & Cowan, 1999; Joussemet, Koestner, Lekes, & Landry, 2005).

O estudo investigou der importância relativa de cada variável antecedente, quando é considerado em conjunto alcançar as demais, na deles associação alcançar resultados posteriores. Alcançar exceção da cognato fonológica, que naquela literatura aponta como um precursor especificidade de compreensão de leitura e escrita, esperava-se que as demais variáveis antecedentes ser estar associadas, em algo mais grau, abranger diferentes indicadores de competência da criança na transição da 1ª série, e que tivessem associação negativa com o estresse associada à transição.

Método

Delineamento

Foi desempenhada um pesquisar prospectivo. As mudar postuladas como preditoras de competência na transição foi ~ avaliadas durante início a partir de ano letivo; os indicadores de competência foram obtidos durante final do segundo semestre, assim como os indicadores de estresse conectado com à transição.

Local e Participantes

O estudo obtivermos realizado em duas escola da rede municipal de Ribeirão Preto/BR. Junte 32 meninos e 38 meninas, abranger idade entre 6 e 8 anos, suas maternas e professoras. Tudo de as crianças freqüentavam naquela 1ª série para o primeira vez. Sim completado um ano de educação filho 52 participantes; nove tinham freqüentado naquela pré-escola através dos pelo guardada seis meses, porém que completaram ministérios ano, devido a fatores como mudança de residência; nove crianças nunca tinham freqüentado escola antes. Together mães teria concluído, em média, 6,39 anos de escolaridade (SD=2,97), nível debaixo da média dá município, que excluir 8,05 anos (Instituto nacional de estudar e Pesquisas instrutivo Anísio Teixeira, 2003). O consistência de famílias correspondente a 51% do famílias convidadas. A algum participação se deveu principalmente a que comparecimento ao encontros agendados, recusa e interrupção por mudança de escola.

Instrumentos

Roteiro de entrevistas sobre desenvolvimento da Criança e seu arredores Familiar. Entrevistas semi-estruturada, realizada alcançar as mães, abordando temas como relacionamento familiar, realidade educativas, monitor das atividades da criança pelos pais e experiência escola prévia da criança. Ministérios instrumento obtivermos desenvolvido para aquela estudo e isso consiste de um sistemas de categoria para análise das práticas educativas e são de relacionamentos familiares, alcançar base em outros estudos (Ackerman, Schoff, Levinson, Youngstrom, & Izard, 1999; Alvarenga & Piccinini, 2001). Foi avaliada a confiabilidade da categorização são de relatos mediante calcular de eu acordo entre naquela primeira autora e 1 auxiliar de pesquisa. Os índices obtidos cerca de 10 entrevista variaram entrada 0,86 e 0,98 para categorias de praticamente educativas, e entre 0,76 e 1,00 para categoria de relacionamento familiar.

Inventário de recursos do ambiente Familiar - RAF (Marturano, 2006). Foram utilizados sete tópicos são de RAF: o que naquela criança comprometer-se quando não está na escola; andar de realizados nós últimos 12 meses; atividades compartilhadas alcançar os nação em casa; placa de brinquedos disponíveis; placa de livros disponíveis; rotinas diárias alcançar horário definido; momentos a partir de dia e da semana em que der família se reúne. Esses tópicos compuseram um escore de recurso do ambiente familiar promotores de desenvolvimento. De acordo alcançar revisão recente, ministérios RAF denominada um ferramenta válido para predição de desempenho escola em crianças de cama socioeconômico baixo e ele apresenta índices de consistia interna entrou 0,76 e 0,84 (Marturano, 2006). No presente estudo, a consistência interna da edição reduzida obtivermos igual a 0,70 (alfa de Cronbach). Exemplos de artigo do RAF são: brinca na açúcar (o que a criança dar quando que está na escola), parque de diversões (passeios).

verifica de Matrizes Coloridas de crow para naquela avaliação da inteligência de crianças. Foi utilizada a padronização de Angelini, Alves, Custódio, Duarte e Duarte (1999), eu imploro seu perdão reportam confiar satisfatória (0,90) cabelo método do duas metades. Segundas Pasquali, Wechsler e Bensusan (2002) emprego teste é correto para para avaliar o raciocínio analógico, apesar diversos artigo apresentem dificuldade para der maioria das crianças.

Prova de consciência Fonológica. Sediada no trabalho de Cardoso-Martins (1993), a prova abrange uma desistir de identificação de rimas. É composta através dez itens, cada um formado por uma palavra-padrão e dois palavras-teste (palavra-rima e são de não-rima). Naquela palavra-rima compartilha ministérios segmento final alcançar a palavra padrão. Naquela palavra não-rima isto mostra no máximo um a lâmina em comum alcançar a palavra-padrão (p. Ex: fogo-faca-jogo). Gardinal (2007) relata correlação positiva entrada escores nisso prova e medição de lendo e escrita na 1ª série. Quanto à consistia interna, obtivemos no proposta estudo um alfa igual a 0,71.

Teste de Desempenho escola - TDE (Stein, 1994). Ofertas normas ao classificação dá desempenho escolar pela de n ° 3 subtestes: leitura de são de (p.ex., projeto), escrita dá nome e de são de ditadas (p.ex.: revolto) e aritmética (p.ex., 6 + 3 =). Isto mostra índices de consistência interna adentraram 0,93 e 0,98 (Stein, 1994) e é sensível der diferenças adentraram crianças alcançar bom desempenho escola e crianças abranger dificuldade de estude (D’Avila-Bacarji, Marturano, & Elias, 2005).

Avaliação do Desempenho pelo professor (TRF-D). Aquela item de competência social a partir de TRF (Teacher Report Form) de Achenbach (Silvares, 1998) é formado através dos duas escalas de ano pontos, nas quais naquela professora informa o nível a partir de desempenho atual do aluno em portugal e matemática (nível bonito baixo, nível um pequeno baixo, faz médio, grau um pouco ~ acima da média, faz bastante acima de da média). Gardinal (2007) obtido para emprego TRF-D elevada consistência interna (a=0,96) e correlação positiva alcançar uma avaliação de desempenho fez na departamento de aula. Nisso estudo, obtivemos um coeficiente alfa igual der 0,98.

Avaliação dá Ajustamento em departamento de Aula (TRF-A). Foi utilizado ministérios item iii da avaliação de competência social são de TRF, preenchido pela professora. Naquela avaliação cobrir comparar naquela criança com outras da o mesmo, semelhante idade, indicando, em escalas de sete pontos: Em que grau está se esforçando no seu trabalho? Em que grau está se comportando adequadamente? Quanto isso é aprendendo? Em que degrés ele denominada feliz? emprego escore bruta é der soma são de escores atribuídos der cada um no quatro lado avaliados. No estudo de Gardinal (2007) alcançar alunos da 1ª série, o TRF-A mostrou consistência interna moderada (a=0,79) e correlação negativa alcançar uma avaliação de problema de açao feita pelo próprio professor. Na amostra estudada no presente estudo, o coeficiente alfa obtido aquisição igual der 0,84.

Protocolo de Avaliação da Competência social dos alunos - PACS-P (Del Prette & Del Prette, 2003). Naquela professora preenche o protocolo formado pela 11 escalas bipolares de n ° 3 pontos, o que permitem der avaliação da criança em habilidades interpessoais (p.ex., ajuda os parceiro - não ajuda os colegas). A cada item é entregar escore inválido (pólo negativo), um alternativa dois. Emprego escore total é naquela soma são de escores são de itens. Na pesquisa de Del Prette e Del Prette (2003), o PACS-P identificou déficits em capacidades sociais em crianças alcançar dificuldade de estude e eu mostrei correlação positiva com uma avaliação corresponde a feita igual colegas. A consistência interna a partir de instrumento adquirindo avaliada no apresentada estudo, obtendo-se a=0,78.

Escala de Stress criança pequena - ESI (Lucarelli & Lipp, 1999). Tem através dos objetivo confirme se naquela criança apresenta sintomas de estresse e destino que tipo de sintoma é adicionar freqüente. A escala é composta de 35 artigo (p.ex., Tenho andado muito esquecido) e ofertas um escore de estresse sediada na soma dos escores a partir de itens. Der validade de constructo da ESI obtivermos determinada pela meio de análise fatorial e a consistência interna por meio dá coeficiente alfa de Cronbach (a=0,90; Lucarelli & Lipp, 1999).

Inventário de Estressores Escolares (IEE). Derivado de uma entrevistas proposta pela Rende (1994), investiga der ocorrência de 38 situações relevante à determinação escolar da criança (p.ex., que consegui terminar der lição), bem como a intensidade de sua efeitos, em termos do grau em que por situação perturbou naquela criança, segundo deles percepção. Os itens são demonstrado oralmente e abrangem situações diário de domínio acadêmico e relacionamento alcançar os companheiros, o professor e os pais, bem como demandas outras dons no contexto escolar. Na avaliação das respostas, atribui-se valioso zero ao item, enquanto este que ocorreu, e um para resposta que expressar ocorrência. Naquela cada item aconteceram acrescenta-se um, dois alternativa três, de acordo alcançar o grau a partir de efeito noticiadas (um=perturbou um pouco; três=perturbou muito). Emprego escore total é naquela soma são de escores no itens. Ministérios IEE obtivermos desenvolvido para 1 estudo. A consistência interna aquisição verificada pela meio dá coeficiente alfa de Cronbach, obtendo-se um avaliada de alfa igual a 0,76.

Procedimento de coleção de Dados

Foram feitas duas coletas de dados (fevereiro-abril e outubro-dezembro). Toda der coleta aquisição realizada naquela escolas, no decorrer o cerca de de aula, em sala cedida dar direção.

No início são de ano, as mães eles eram convidadas naquela participar da pesquisa, através dos telefone ou bilhete. Mediante a aceitação, foi ~ agendada entrevista individual, em que primeiramente se demonstrado o expressão de acordo livre e esclarecido. Uma rotação que ministérios termo fosse assinado pela mãe, aplicava-se o Roteiro de entrevistas e emprego RAF. As entrevista foram gravadas a partir de consentimento. As crianças foi ~ avaliadas individualmente, depois de darem seu aceita verbal, pela meio a partir de Teste de crow e da desistir de consciência Fonológica. No final dá ano, as crianças ser estar avaliadas pessoal pelos adido instrumentos: TDE, ESI e IEE. Nessa mesma época, as professoras responderam aos TRF e ~ por PACS-P.

Procedimentos de análise dos Dados

A análise dos relatos do entrevistas contemplou, para ministérios objetivo isto estudo, quatro categorias de condições possivelmente facilitadoras dá desenvolvimento infantil: relação conjugal harmonioso, relação pai-criança harmonioso, relacionamento mãe-criança harmonioso e práticas pais positivas, esses últimas incluindo estabelecimento de as regras e de limites, praticamente indutivas (de acordo alcançar Alvarenga & Piccinini, 2001) e monitoramento das atividade da criança igual pais.

A análise dos dados foi feita no programa SSPS e compreendeu 4 etapas: a) exploração de diferenças relacionadas ~ por sexo; b) cálculo de correlações adentraram as variáveis do estudo; c) análises de regressão para definida preditores dos resultado no fechamento da 1ª série; d) comparação de grupos para verificar associações entre exposição à educação infantil e indicadores de competência no último da 1ª série. Together comparações de sexo passou a ser feitas alcançar o exame t de Student porque o amostras independentes. Para as análises de correlação e regressão, a exposição à educação infantil adquirindo quantificada em n ° 3 níveis: 1=nunca freqüentou; 2=freqüentou menos de um ano; 3=completou um ano de educação infantil. Os escores das demais variável foram converter em escores z. Foi usado o factor de correlação de Pearson.

Um modelo de análise de regressão passo naquela passo adquirindo usado para constatar quais os melhores preditores dos resultado da criança, incluindo-se enquanto modelo aqueles variáveis são de início dá ano significativamente correlacionadas com os achados obtidos no decorrer final dá ano.

Para confirme associações adentraram a exposição à educação filho e indicadores específico de competência no duram da 1ª série, foram faço comparações entre o agrupados que freqüentou educação filho (n=61) e o agrupado que nunca havia freqüentado escola antes do ingresso na 1ª série (n=9). Aquisição usado ministérios teste algum paramétrico U de Mann-Whitney. Considerouse significativamente todo resultado abranger p 0,05.

Resultados

Não foram achar diferenças de sexo dentro comparações feitas alcançar o teste t, de caminho que as plural subseqüentes passou a ser processadas alcançar os dados da amostra total. As correlações entrada as variáveis do estudo elas apresentadas na escrivaninha 1. Devido naquela limitações de espaço, passou a ser incluídas na tabela só as variável que aparecer em 1 ou adicionando correlações significativas. Através dos esse motivo, que estão na escritório as variáveis relacionamento conjugal harmonioso, relação pai-criança harmonioso e relação mãe-criança harmonioso.

*

Quando se focalizam, na mesa 1, as correlações das variáveis são de final a partir de ano abranger as dá início, verifica-se que o desempenho escolar, o epimísio e a competência social correlacionam abranger todos alternativa quase tudo os preditores são de início dá ano, aos passo que os sintoma de estresse e a percepção de estressores escolares correlacionam apenas com o indicador de tempo de exposição à educação infantil. Observa-se demasiado que der freqüência à educação infantil e o acesso a recursos promotores de desenvolvimento no ambiente familiar se associam, e que por um correlaciona alcançar pelo menor um a partir de recursos da criança avaliados durante início da 1ª série.

O teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov, aplicado para constatar a normalidade da distribuição ns variáveis pessoa dependente a serem incluído na análise de regressão, indicou desvio da normalidade na distribuição são de escores z a partir de TRF-D, causa raiz pela qual isto é variável não adquirindo incluída fazendo regressões. O diagnosticar prévio de multicolinearidade entrou as mudar preditoras indicou o que as correlações entrou estas estavam dentro de do limite de tolerância ao serem incluir juntas durante modelo de regressão. Para cada indicador de competência avalie no final a partir de ano, emprego modelo de analisadas de regressão adquirindo composto apenas um pelas mudar preditoras que mostrar correlação significativa com esse indicador.

Os resultados da regressão passo naquela passo, porque o cada indicador de competência enquanto final a partir de ano letivo, são presente na escritório 2. Ministérios modelo duram preditivo de desempenho escolar explica 43% da variantes nos resultados do TDE e inclui consciência fonológica, recurso do ambiente familiar e práticas parentais positivas, nisso ordem de importância. A relacionado fonológica denominada o preditor adicionando forte, respondendo por 31% da variantes dos resultado no TDE. As duas variáveis do ambiente familiar explicam, em conjunto, 12% da variantes nos resultados de desempenho escolar.

*

O detalhado à escola, avalie pela professora, excluir o indicador de competência com melhor predição a partir do variáveis incluídas enquanto modelo. Ministérios modelo final de regressão, eu imploro seu perdão responde através 61% ns diferenças separe, pessoal, exemplo nos achados de ajustamento, é construir pelas variável inteligência, consciência fonológica, ajustamento, os grupos algum diferem quanto ~ por esforço e vir comportamento, mas diferem em relação ao desenvolvimento na estude e ~ por bem estar, conforme a percepção do professor. ~ por avaliar der competência social no alunos, o professor discrimina os grupos em quatro no 11 itens: querido por colegas, nós vamos educado, disciplinado e querido cabelo professor. Finalmente, segundo naquela avaliação da ter criança, o agrupados sem semiótica prévia na educação filho apresenta mais sintomas de enfatizar e percebe os eventos escolares como adicionando perturbadores.

Discussão

Este estude se baseia na premissa, derivado da doutrina ecológica (Bronfenbrenner & Morris, 1998), de o que diferenças em resultados de competência no último da transição da 1ª series podem está dentro explicadas em termos de experiência escolar prévia, braçais familiar e recurso da criança vir iniciar naquela transição. Alcançar base em está funcionando anteriores, os fatores de interessa selecionados foram: freqüência à educação infante (Entwisle & Alexander, 1998; Benitez & Flores, 2002), recurso do arredores familiar promotores de em desenvolvimento (Bradley et al., 1988), relacionamentos parentes positivos (Johnson et al., 1999), práticas pais positivas (Burchinal et al., 2002), egoísmos geral (Marjori-banks, 2003) e relacionado fonológica (Barrera & Maluf, 2003). As medição de competência no final dá ano letivo incluído uma diversidade de indicadores, obtidos por testagem e informação são de professor. Efeito relacionados à transição em si, potencialmente geradora de enfatizar e ansiedade, passou a ser avaliados mediante práticas pai positivas e tempo de permanência na educação infantil. Os recursos da criança elas os melhor preditores, sobre tudo o nível intelectual avaliado pelo prova de Raven, o que explica, sozinho, 46% dos achados de ajustamento. De tudo as medições de competência no duram da 1ª série, incluir na tabela 2, a competência social denominada a o que aparece menos associada a variável avaliadas enquanto início dá ano. Ministérios modelo final consiste nível intelectuais e recursos do arredores familiar, explicando 28% da variância nós escores de competência social.

Análises de regressão univariada foi ~ processadas para naquela predição de sintomas de enfatizar e percepção de estressores escolares naquela partir da semiótica prévia na educação infantil. De acordo alcançar os resultados, o degrés de exposição à educação infantil explique 6% da variância nós escores de sintoma de estresse (p ns freqüência à educação infante em sua associações com os achados da criança no duram da 1ª série. Os achados são mostrados na mesa 3, onde os resultado no TDE, durante TRF e durante PACSP estão discriminados por área de desempenho.

*

Observa-se que o agrupados sem experiência prévia de pré-escola isto mostra desempenho significativamente acrescido pobre na maioria do medidas de competência avaliadas no último da 1ª série. Em relação ~ por desempenho escolar, o TDE e der avaliação no professores dão ajuda ao agrupadas que freqüentou naquela educação infantil, abranger exceção são de desempenho na escrita, em que a diferença é apenas marginalmente significante. Na avaliação de informação da privado criança. As análises permitiram confirme a adequação dá modelo eu propondo para explique diferenças individuais nos resultados das crianças vir final da 1ª série, dimensionando der importância relativa de para variável antecedente, quando respeitável em conjunto abranger as demais, na seus associação com resultados posteriores.

Variações nos resultado de desempenho acadêmico, exatamente pelo TDE, passou a ser explicadas através uma combinação de três variáveis: consciência fonológica, recurso do ambiente familiar e práticas pai positivas. A atlético associação alcançar o grau de consciência fonológica inicial foi ~ esperada naquela partir da inspeção associando consciência fonológica e desempenho depois de em compreensão de leitura e escrever (Barrera & Maluf, 2003). Emprego papel a partir de variáveis do arredores familiar também era esperado, no que se apresentador à presença de recursos promotores de em desenvolvimento (Bradley et al., 1988; Burchinal et al., 2002). Através dos outro lado, o modelo final de predição não incluiu together variáveis egoísmo e passagem pela educação infantil.

A ausente do indicador de egoísmo geral no modelo último de predição algum contradiz os estudos que encontraram associação positiva entrou inteligência e desempenho acadêmica (Marjoribanks, 2003; Marturano, Linhares, Loureiro, & Machado, 1997), mas conseguiram a visão de que naquela primeira sim precedência. Em um pesquisar prospectivo recente, abranger alunos do ensino fundamental, emprego QI algum só mostrou-se ineficiente porque o prever sucesso alternativamente fracasso na aquisição de leitura, gostar de também se elevou depois de um cerca de escolar, sugerindo efeito da escolarização (Maia & Fonseca, 2002). Provavelmente o ao melhor modelo explicativo isto é de retro-alimentação. Pode-se demasiado supor eu imploro seu perdão a afetar inicial da inteligência sobre ministérios desempenho não seja direta, contudo mediada através outras capacidades, como, pela exemplo, a relacionado fonológica. Quantos à passagem pela educação infantil, também ausente no modelo final de predição dá desempenho escolar, excluir tratada acrescido adiante nesta discussão.

O ajustamento escolar, avalie pelo professor, foi predito através uma combinação de variáveis incluindo inteligência, relacionado fonológica, práticas parental positivas e tempo de permanência na educação infantil. Emprego indicador de ajustamento é composto através uma combinação de artigo em eu imploro seu perdão o mestre avalia o aluno em terminologia de esforço, aprendizagem, adequação comportamental e bem-estar. Naquela inclusão de um artigo que avalia aprender pode aproveitar sido responsável pela presença da consciência fonológica enquanto modelo de predição. Deve-se considerado que a consciência fonológica, além de favorecer diretamente o ensinar da leitura, correlaciona abranger outras habilidade de linguagem, relevante a pegue de aprendendo nos primeiros estou vivendo escolares (Kurdek & Sinclair, 2000). Pode-se pensar ainda em efeitos conectado com a uma terceira variável, correlacionada alcançar ambas as mudar em estudo. Emprego desempenho na 1ª série maio ser essa terceira variável, associada, como se viu, à consciência fonológica e também ao ajustamento.

A associação entrada práticas parentais positivas e detalhado encontra doar na literatura. Joussemet et al. (2005) verificaram o que práticas maternidade promotoras de autonomia, quando der criança ele tinha 5 anos, eu estarei lá associadas aos ajustamento estude na 3ª série. Em relação à educação infantil, há resultado divergentes. Entwisle e Alexander (1988) que encontraram associação entrada tempo de pré-escola e resultados socioemocionais na 1ª série. Já Peisner-Feinberg et al. (2001), focalizando mudar processuais, pegue associação positiva, mas que modesta, entrada a qualidade da relação professor-aluno na educação infante e indicadores de assuntos de atos e sociabilidade na 2ª série.

Ao passo que adicionando de 60% das diferenças individualmente nos escores de detalhado são explicados através dos variáveis preditoras da criança, da doméstico e da escola, somente uma porção modesta da variação nos resultados de competência social no final da 1ª série capaz explicada através dos variáveis avaliadas enquanto início a partir de ano letivo. Demonstrar os indicadores de inteligência da criança e recursos do arredores familiar eles são apontados como preditores na regressão passo der passo. Todavia, a literatura sim enfatizado a importância de outras variáveis do contexto familiar, particularmente as realista educativas, porque o o desenvolvendo de habilidade sociais, empatia e competência social (Bolsoni-Silva & Marturano, 2002; De Salvo, Silvares, & De Toni, 2005; Garcia-Serpa, Del Prette, & Del Prette, 2006). Comparações entre estudos são difícil pelo verdade de diferentes autor usarem diferente definições e combinações de componentes, tanto para práticas educativas como para competência social. De tudo modo, os dados fornecidos pela demonstrado investigação que permitem avançar adicionando na discussão deste tópico.

A exposição à educação criança pequena sobressai como a somente variável antecedente associada aos estresse da transição, na direção esperada. Du seja modesta der porcentagem da variantes nos achados que isso pode ser explicada pele tempo de exposição à educação infante (6% para sintomas de estresse e 18% porque o percepção de estressores escolares), 1 associação negativa estatisticamente significante aquisição encontrada entrada a passagem pela pré-escola e os dois indicadores de estresse. Deve-se notar que os indicadores de enfatizar mantêm correlação apenas alcançar medidas de competência no final são de ano letivo, a saber, desempenho e ajustamento. Esses correlações, sendo negativas, sugestões relação entrou estresse e difícil atuais. Naquela experiência subjetiva de enfatizar parece relacionada der situações que desafiam der criança no contexto da 1ª série (por exemplo, difícil acadêmicas), presente atenuada para o exposição prévia naquela um contexto alcançar propriedades semelhantes, emprego que denominada compatível alcançar o referencial ecológico (Bronfenbrenner & Morris, 1998).

Uma leitura a partir de resultados alcançar foco nas variáveis avaliadas no decorrer início dá ano aponta os recursos da criança gostar os ao melhor preditores de competência no decorrer final são de ano letivo. É de se esperar que os recursos mobilizado pela criança dentro interações sustentadas no definição de papel escolar tenham efeito maior, inclusive mediando efeitos da doméstico e da educação infantil, pois, afinal, são aqueles recursos pessoalmente que are diretamente envolvido nos processo judicial proximais promotores de competência. Com relação ~ por suporte familiar, avaliado através dos meio de alguns indicadores, os resultado das análises multivariadas propor efeitos a partir de práticas pai positivas e no recursos favorecedores de desenvolvimento sobre os resultado de competência, aos passo que nenhum associação aparece envolvendo der qualidade do relacionamento familiar.

A passagem pela educação infante parece aproveitar favorecido um melhor ajustamento e está bem estar subjetivo na 1ª série. Quando se comparam as crianças não tem experiência prévia em escola abranger as demais, verifica-se o que as primeiro chegam ao final dá ano letivo alcançar pior desempenho, avaliado seja pele professor, seja por teste objetivo. Elas até são vistas cabelo professor como menos ajustadas, guardada competentes quanto à polidez e ~ por cumprimento das normas, e pequena queridas até demais. A essa avaliação externo menos favorável é equivalente a uma vivência subjetiva de maior estresse associada à escola.

Este estudo isto mostra limitações que tem que ser levadas em conta na apreciação a partir de resultados. Como foram selecionado apenas papel dos possível precursores de competência, nenhuma conclusão definitiva capaz feita sobre naquela importância relativa do variáveis da criança, da escolas e da família. Dado a essência correlacional a partir de dados, ninguém afirmação isso pode ser feita para os mecanismos causais por meio no quais aqueles preditores afetar os achados de competência no final da 1ª série. Especial em relação à passagem pela educação infantil, dois limitações importantes ter que ser mencionadas. Naquela primeira diz respeito ~ por fato de avaliarmos "educação infantil" alcançar uma medida global, que que levou em conta aspecto processuais. Der segunda limitação é que não se direcionou der composição da amostra para 1 representatividade equivalente de crianças abranger diferentes vezes de exposição der esse grau de ensino; como conseqüência, a amostra representou a realidade local, porém com um pequeno consistência de crianças que não fizeram der pré-escola. Essas duas limitações eles podem ter restringido a sensibilidade a partir de estudo para captar efeito da educação infantil, em relação às é diferente variáveis preditoras.

Feita der ressalva, é preciso reconhecer, contudo, o que os achados das análises multivariadas eles são coerentes alcançar o referencial teórico adotado, no decorrer que diz respeito vir peso relativo a partir de variáveis da morada e da escolas na explicação do diferenças separe, pessoal, exemplo de competência na 1ª série, se não em valores nominais, pelo menos na atribuição de importância. De acordo com o referencial, o desenvolve da criança é o produto no processos proximais eu imploro seu perdão ocorrem nós múltiplos ambientes em que eles vive, em processo cumulativo (Bronfenbrenner & Morris, 1998). Na amostra do proposta estudo, naquela exposição da criança ao ambiente familiar se estendia desde o nascimento, vir passo que der exposição à educação criança pequena contava, no máximo, um ano letivo passy parcial. Portanto, der escola tivera menor participação que der família na construção das competências da criança até então. À medir que naquela exposição ao arredores escolar se acumula, espera-se maior afetar deste contexto sobre os resultado escolares da criança.

Nos a idade iniciais são de ensino fundamental, visual que naquela educação infante tem é feito protetor ao crianças oriundas de famílias com menos recursos. Peisner-Feinberg et al. (2001) verificaram que os efeitos positivos da qualidades da educação filho foram mais fortes ao crianças cujas mães teria poucos a idade de escolaridade. Burchinal et al. (2002) observaram eu imploro seu perdão uma relação afetuosa entrada o professor e naquela criança na educação infantil estava relacionado a ganhos de compreensão de leitura na 2ª série, enquanto o arredores familiar oferecia menor recursos favorecedores a partir de desenvolvimento, semelhantes ~ por investigados no demonstrado estudo. 1 é um área de investigação ainda pouco explorado. Pesquisas são necessárias para avaliação a doação da educação infante e deles contribuição para o evolução escolar ns crianças, visto que a passagem para o educação infantil que garante, através dos si só, ministérios repertório de habilidade pré-acadêmicas considerado relevantes para a aprender nos anos iniciais da escolarização formalmente (Benitez & Flores, 2002).

Voltando ~ por referencial teórico da apresentada investigação, outros achados compatíveis com o modelo bioecológico sugerem: der primazia são de recursos da pessoa, viver envolvidos nós processos proximais promotores de competência; o bilhete na 1ª série gostar transição ecológica; der importância são de mesossistema família-escola e, em particular, o suporte familiar gostar de facilitador são de enfrentamento do tarefas inerentes à transição; a exposição prévia à educação infantil, um micros-sistema abranger propriedades semelhante às da 1ª série, como experiência que contribui para atenuar o impacto da transição.

Em relação a aquela último aspecto, os resultados levam naquela supor que naquela contribuição da educação infante na amostra estudada se deu por pelo menos duas vias: por meio de processos de socialização eu imploro seu perdão facilitam naquela aceitação pelos pares e pelo mestre no contexto da 1ª série; pelo ensinar de habilidade específicas, que favorecem naquela aprendizagem.

O estudo reitera a importância da educação criança pequena na preparação da criança para ministérios ingresso no ensino radical e tem diversas implicações educacionais. Uma deles é der importância de atividade promotoras a partir de desenvolvimento da cognato fonológica, enquanto nível da educação infantil. Na amostra do demonstrado estudo, a medida de cognato fonológica adquirindo um progenitor relevante são de desempenho escolar, porém seus correlação alcançar o tempo de exposição à educação infantil foi modesta, ainda que positiva. Através dos meio de atividades lúdicas interessantes, de suave implementação e baixo custo, o professor da educação infantil pode impulso o em desenvolvimento desta habilidade em seus aluno (Barrera & Maluf, 2003). Então medida educacional é particularmente importante na rede pública de ensino, que tem uma concentração de alunos de baixo renda, considerando os resultado recentes de Noble, Farah e McCandliss (2006); esses autor verificaram um efeito multiplicativo entrada nível socioeconômico e consciência fonológica, de como sorte o que crianças de nível económica baixo, quando are aprendendo der ler, sim menos acaso de compensar pela si preferência uma habilidade pobre de relacionado fonológica e, portanto, beneficiam-se mais alcançar programas para desenvolve da habilidade.

Uma segunda implicação são de estudo porque o práticas educacional está na cobrar de trabalhar a transição da 1ª série, enquanto sentido de minimizar o enfatizar que together crianças experimentam. Os achados da demonstrado investigação sugerem eu imploro seu perdão os elementos associados ao estresse elas condições da vida escolar em si, passaporte que naquela experiência prévia em contexto semelhante o atenua, vir passo eu imploro seu perdão o baixo desempenho atual está combinar a maior estresse. Caberia à escola implementar medições de acolhimento que favorecessem uma transição tranqüila porque o todas as crianças, e ao poder espectadores garantir a universalidade do acesso à educação infantil, o que contribui efetivamente para minimizar o enfatizar da transição e promover o detalhado da criança ao novo contexto.

Referências

Ackerman, B. P., Schoff, K., Levinson, K., Youngstrom, E., & Izard, C. E. (1999). The relations in between cluster indexes that risk and promotion and the problem behaviors of 6- e 7-year-old crianças from financially disadvantaged families. Developmental Psychology, 35(6), 1355-1366. < Links >Alvarenga, P., & Piccinini, C. (2001). Realista educativas mães e problemas de atos em pré-escolares. Psicologia: consideração e Crítica, 14(3), 449-460. < Links >Angelini, A. L., Alves, I. C. B., Custódio, E. M., Duarte, W. F., & Duarte, J. L. M. (1999). Matrizes progressivas coloridas de Raven. Manual. Eles são Paulo, SP: CETPP. < Links >Barrera, S. D., & Maluf, M. R. (2003). Consciência metalingüística e alfabetização: Um estudo alcançar crianças da primeiro série dá ensino fundamental. Psicologia: reflexão e Crítica, 16(3), 491-502. < Links >Benitez, Y. G., & Flores, S. M. (2002). Sondeo de habilidade preacadémicas en niños y niñas mexicanos de cama socioeconómico bajo. Revista Interamericana de Psicología, 36(1-2), 255-277. < Links >Bolsoni-Silva, A. T., & Marturano, E. M. (2002). Praticamente educativas e problema de comportamento: Uma analisadas à brilho das habilidade sociais. Pesquisar de Psicologia, 7(2), 227-235. < Links >Bradley, R. H., Caldwell, B. M., & Rock, S. L. (1988). Pagina inicial environment e school performance: der ten-year follow-up e examination of 3 models of ecological action. Son Development, 59, 852-867. < Links >Bronfenbrenner, U. (1996). Der ecologia são de desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados (M. A. Veríssimo, Trad.). Porto Alegre, RS: arte Médicas. (Original liberado em 1979) < Links >Bronfenbrenner, U., & Morris, P. (1998). Ns ecology that developmental processes. In W. Damon & R. M. Lerner (Eds.), Handbook of son Psychology: Vol. 1. Theoretical models the human advancement (pp. 993-1028). Novo York: Wiley. < Links >Burchinal, M. R., Peisner-Feinberg, E., Pianta, R., & Howes, C. (2002). Breakthrough of scholastic skills são de preschool through second grade: Family and classroom predictors the developmental trajectories. Journal of school Psychology, 40(5), 415-436. < Links >Cardoso-Martins, C. (1993). A cognato de unidades suprasegmentares e o seu papel na aquisição da leitura. Temas em Psicologia, 1, 103-111. < Links >Cecconello, A. M., & Koller, S. H. (2003). Inserção ecológica na comunidade: Uma express messenger metodológica para o aprender de famílias em situação de risco. Psicologia: consideração e Crítica, 16(3), 515-524. < Links >D’Avila-Bacarji, K. M. G., Marturano, E. M., & Elias, L. C. S. (2005). Braçais parental: Um estudo sobre crianças alcançar queixas escolares. Psicologia em Estudo, 10(1), 107-115.

De Salvo, C. G., Silvares, E. F. M., & De Toni, P. M. (2005). Realista educativas gostar forma de predição de problema de atos e competência social. Estude de psicologia (Campinas), 22(2), 187-195. < Links >Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2003). Habilidades sociais e difícil de aprendizagem: doutrina e enquete sob um enfoque multimodal. In A. Del Prette & Z. A. P. Del Prette (Eds.), habilidade sociais, desenvolve e aprendizagem: questões conceituais, avaliação e intervenção (pp. 161-206). Campinas, SP: Alínea. < Links >Entwisle, D. R., & Alexander, K. L. (1998). Facilitating the transition to first grade: The natureza of transition e research on factors affecting it. The Elementary institution Journal, 98(4), 351-365. < Links >Garcia-Serpa, F. A., Del Prette, A. A. P., & Del Prette, A. (2006). Meninos pré-escolares empáticos e não-empáticos: Empatia e procedimentos educativos a partir de pais. Revista Interamericana de Psicología, 40(1), 77-88. < Links >Gardinal, E. C. (2007). Antecedentes cognitivos e socioemocionais a partir de desempenho e a partir de ajustamento escolar. Dissertação de Mestrado não-publicada, universidade de eles são Paulo, Ribeirão Preto, SP. < Links >Instituto nacional de estude e Pesquisas educacional Anísio Teixeira. (2003). Mapa dá analfabetismo enquanto Brasil. Brasília, DF: Autor. Retrieved November 25, 2003, a partir de http://www.inep.gov.br < Links >Johnson, V., Cowan, P. A., & Cowan, C. P. (1999). Children’s class behavior: a unique donation of família organization. Diário of família Psychology, 13(2), 355-371.

Joussemet, M., Koestner, R., Lekes, N., & Landry, R. (2005). A longitudinal pesquisar of the relationship the maternal autonomy assistance to children’s adjustment e achievement in school. Jornal of Personality, 73(5), 1215-1235.

Kurdek, L. A., & Sinclair, R. J. (2000). Psychological, family, e peer predictors of academic outcomes in first-through fifth-grade children. Journal of educação Psychology, 92(3), 449-457. < Links >Lucarelli, M. D. M., & Lipp, M. E. N. (1999). Validação são de inventário de sintoma de stress infante - ISS - I. Psicologia: refletir e Crítica, 12(1), 71-88. < Links >Maia, A. C. B., & Fonseca, M. L. (2002). Quociente de inteligência e aquisição de leitura: Um aprender correlacional. Psicologia: reflexão e Crítica, 15(2), 261-270. < Links >Marjoribanks, K. (2003). Family and ability correlates of academic achievement: Social status group differences. Mental Reports, 93, 419-422. < Links >Marturano, E. M. (2006). Ministérios Inventário de recursos do arredores Familiar. Psicologia: consideração e Crítica, 19(3), 498-506. < Links >Marturano, E. M., Linhares, M. B. M., Loureiro, S. R., & Machado, V. L. (1997). Crianças sugestão para atendimento psicológico em virtude de baixo rendimento escolar: Comparação alcançar alunos não referidos. Interamerican journal of Psychology, 31(2), 223-241. < Links >Narvaz, M. G., & Koller, S. H. (2004). Ministérios modelo bioecológico a partir de desenvolvimento humano. In S. H. Koller (Ed.), Ecologia são de desenvolvimento humano: inspeção e intervenção no brasil (pp. 51-65). Eles são Paulo, SP: casa do Psicólogo. < Links >Noble, K. G., Farah, M. J., & McCandliss, B. D. (2006). Socioeconomic background convey cognition-achievement relationships in reading. Cognitive Development, 21(3), 349-368. < Links >Pasquali, L.,Wechsler, S., & Bensusan, E. (2002). Matrizes progressivas do Raven Infantil: Um estudo de validação para ministérios Brasil. Avaliação Psicológica, 2(1), 95-110. < Links >Peisner-Feinberg, E. S., Burchinal, M. R., Clifford, R. M., Culkin, M. L., Howes, C., Kagan, S. L., & Yazejian, N. (2001). A relation of preschool child-care high quality to children’s cognitive and social developmental trajectories through 2nd grade. Boy Development, 72(5), 1534-1553.

Rende, R. (1994). Ns stress of o primeiro dia grade and its relation to actions problems in school. In J. C. De Fries, R. Plomin, & D. W. Fulker (Eds.), Nature e nurture throughout middle childhood (pp. 152-164). Oxford, UK: Blockwell. < Links >Silvares, E. F. M. (1998). Clínicas escolas: Novas para moldar de comparecimento psicológico. Proposição de gratuitamente Docência não-publicada, universidade de elas Paulo, SP. < Links >Stein, L. M. (1994). TDE exame de Desempenho Escolar: handmade para aplicação e interpretação. Elas Paulo, SP: casa do Psicólogo. < Links >Vasey, M. W., & Ollendick, T. H. (2000). Anxiety. In A. J. Sameroff, M. Lewis, & S. M. Miller (Eds.), Handbook the Developmental Psychopathology (2nd. Ed., pp. 383-401). New York: Kluwer-Plenum.< Links >

Edna maria Marturano.

Ver mais: App Para Mudar O Menu Do Celular, Mudar O Conteúdo Da Tela Inicial No Android

Psicóloga. Hierárquico em Psicologia experimental pela universidade de São paulo (USP) e doutora em ciências (Psicologia) pela o mesmo, semelhante universidade. Presente é professora titular da USP, na faculdade de farmacêutica de Ribeirão Preto. Marlene da Cássia Trivellato-Ferreira. Psicóloga. Hierárquico e doutora em Psicologia dar USP. Actuais é professora do central Universitário barão de Mauá. uma Endereço: universidade de elas Paulo, faculdades de medicina de Ribeirão Preto, departamento de Neurologia, Psiquiatria e psicologia Médica, Av. Bandeirantes, 3900, jardim Recreio, Ribeirão Preto, SP, Brasil, CEP 14049-900. E-mail: emmartur